Culpar
Nós preferimos culpar a natureza pelas coisas que não gostamos em nós mesmos do que dar crédito a ela pelas coisas que gostamos.
Quantas pessoas, no alto da velhice, corroídas pelas consequências das próprias opções e escolhas erradas, olham para o céu e praguejam, se vitimizam?
As vezes o que você chama de falta de oportunidade é apenas falta de competência, mas a primeira permite você culpar alguém, na segunda a culpa é tua, por isso usa-se tanto a primeira.
Devotei a minha vida a desfazer o pecado do meu ancestral, mas nunca fui a solução. Só me viam como uma lembrança do problema. Precisam culpar alguém.
Uma vez disseram que a vida era como um quebra-cabeças. Das melhores lembranças até as piores experiências que nos fazem querer culpar o destino. São peças insubstituíveis da nossa vida.
Nós temos o hábito de culpar a sorte, o destino, o diabo, a macumba, outras pessoas. Culpamos tudo e a todos, pelas coisas que nos acontecem, exceto o único responsável por elas: nós mesmos.
Você sempre será o culpado pelo
seus fracassos e não as pessoas.
Não culpe ninguém a não ser
você mesmo .
As pessoas tendem a culpar seres invisíveis pelas próprias falhas, não sei dizer se é arrogância por sentirem-se mais próximos de um ser celestial do que as demais espécies desprovidas de consciência, e nesse momento reflito do que adiantou toda a cognição humana?
Não é só você que têm problemas no mundo, nem mesmo o seu é o maior deles. Quando parar de culpar os outros pelos seus problemas, passará a gastar mais energia no que aí realmente importa, resolver problemas.
ERRAR É HUMANO, CULPAR O OUTRO MAIS AINDA:
Essas duas frases são corretas. E é importante lembrar-se dela, sobretudo para quem se cobra muito conseguir perdoar-se, lembrar justamente que, por ser humano, é normal cometer erros; mas claro, pode-se tentar errar menos nas próximas vezes; desenvolver uma autocrítica construtiva para nos desenvolvermos é muito bom. Nos relatos que escuto, culpar os outros, é também um método muito praticado no mercado de trabalho, junto com um outro,NÃO FIZ PORQUE NÃO ME ENSINARAM, o que pode lembrar um jeito pouco maduro de ser.
Mas há que se perdoar e o outro, e rever a questão da cobrança de si e do outro.
"Como culpar você? Se quem errou fui eu ao me apaixonar por algo vazio, por depositar meu amor e sentimentos em algo desprovido de substância e significado."
- Relacionados
- É Fácil Culpar
- Culpar os outros e Não a Si
- Chega de me Culpar
