Crônicas Engraçadas de Comunicação
“Quem afirma ter se comunicado com alienígenas não passa de um idiota. Presença de ETs em nosso convívio é bobagem. Dizer que Jesus Cristo é um extraterrestre é uma heresia terrível. Todos os casos de aparições de ÓVNIs documentadas e investigadas mostram na verdade serem animais, carros, nuvens, ilusões de ótica. Também tenho em mim a certeza que Deus não criou um universo tão vasto para ser habitado somente por nós. Mas isso é minha opinião e não uma teoria científica comprovada.”
“Nós nos comunicarmos com eles, eles nos verem, eles nos escutarem, eles poderem rogar a Deus por nós e Deus nos atender, sim. Isso é provado e comprovado com muitos milagres. Agora, nós evocarmos, fazer com que os mortos venham até aqui para se comunicar, a chamada mediunidade, toda a ciência é contra. Nunca, jamais houve um fato no nosso mundo que superasse as forças da natureza. Nunca. Pessoas dizem que reconhecem a voz e até mesmo a roupa de quem já morreu. Eu digo que quanto mais se parece mais prova que não é verdade. Algo completamente falso.”
“Repetindo: comunicarmo-nos com os mortos, invocando-os para que eles intercedam a Deus, sim. Isso é possível. Evocar, fazer com que eles venham a uma sessão de espiritismo, comunicar alguma coisa, nunca. Mais ainda, o espiritismo não tem base nenhuma. Não existem espíritos de mortos. Existem homens vivos e homens ressuscitados. Corpo e alma neste mundo e corpo glorioso e espiritualizado no além.”
“Monteiro Lobato deixou em envelope lacrado e sem comunicar a ninguém, uma ‘senha’ com o Dr. Godofredo Rangel (diretor dos jornais ‘O Dia’ e ‘A Noite’, do Rio de Janeiro), e mais uma ‘senha’ com Dona Ruth Fontoura, de São Paulo (Biotônico Fontoura): ‘Se eu puder me comunicar, colocarei a senha; se ela não aparecer, é falsidade do médium’. Chico Xavier (e outros médiuns) psicografou como se fosse Monteiro Lobato, mas não apareceu nenhuma das duas senhas...”
Se todas as mulheres aprendessem como dominar a sua comunicação com fé, ousadia, coragem e sabedoria diante dos homens mal-intencionados ou desiquilibrados emocionalmente, é bem provável que todos os seus relacionamentos seriam os mais edificantes, saudáveis, úteis, pacíficos, ajudando-os a administrarem as suas intenções e investidas, bem como seus propósitos e pensamentos, em vez de gerar medos, traumas, escândalos, ataques e fobias, evitando assim a queda acentuada de possíveis manchetes de jornais, de rompimentos conjugais e de inúmeras ocorrências em delegacias.
A liberdade de imprensa só existe quando o meio de comunicação e publicação é auto-sustentável, digo, não recebe verbas governamentais e não sobrevive de patrocinadores poderosos. Distante disto, toda noticia é filtrada e doutrinada pelos pontos de vista e interesses do dinheiro publico e privado.
Quando comunicamos com cuidado e levamos em consideração o impacto que nossas palavras têm na vida de alguém, demonstramos um sincero cuidado pela forma como essas palavras serão recebidas. Infelizmente, nem todas as pessoas compartilham dessa preocupação em relação às nossas próprias reações. Elas podem não compreender ou simplesmente não se importar com o fato de que suas palavras podem causar mágoa, embora isso não me afete pessoalmente. No entanto, é importante lembrar-se sempre de sermos sensíveis e compassivos ao nos comunicarmos com os outros.
É ensinando, comunicando, trabalhando, educando e plantando que o Brasil passa de fases, da pobreza à riqueza, da enfermidade à saúde, da educação à formação acadêmica, do crescimento à responsabilidade, da cooperação à integração da sociedade e da solidariedade à união de muitas nações.
Quando nos comunicamos por aplicativos de mensagens, podemos perder um pouco da cortesia e empatia que temos em conversas cara a cara. Assim também, quando Deus deixa de ser para nós apenas um personagem de um livro ou parte de uma expressão popular, como "Oh, meu Deus", e se torna uma Pessoa real para nós, evitamos qualquer coisa que possa magoá-Lo ou ferir Seus sentimentos, como forma de empatia por Ele. Devemos tratá-Lo com respeito e consideração em nossas palavras e ações, sendo uma forma de fortalecer nosso relacionamento com Ele.
Os órgãos de comunicação podem ser classificados, hoje, em três grandes grupos: os que publicam o que as pessoas precisam saber, os que publicam o que rende mais audiência, e os que tentam fazer a cabeça das pessoas para satisfazer aos interesses políticos ou econômicos de seus controladores. Só os do primeiro grupo merecem a nossa atenção.
A comunicação falha, a negação e a falta de consideração. Na melhor das hipóteses, abandono. O fim derradeiro do meu sonho vivo, mesmo sem entender os últimos momentos antes de acordar, mesmo com todos os sinais, cada fibra do meu ser já sabia, a confirmação chega e a realidade muda. Azul (a frieza da mentira), Vermelho (o calor de pisar em cada pedaço do que tinha) : Roxo! (Não se importar com nada), o golpe final. Mas expandir o domínio era sacanagem, premeditação. Tudo acaba, era só sonho, a escolhida combinação: 6 olhos e infinito, chega ao fim. No peito 19 dedos minúsculos com as unhas mais afiadas que qualquer feiticeiro já viu. Agora tudo é cinza, de novo, no último segundo, um filme de toda a trajetória até ali, e ecoa na sua memória: Adeus, minha expansão de domínio, durma bem e bons sonhos, até amanhã. O mais forte em dois pedaços e a tristeza acaba.
A linguagem é a ferramenta mais poderosa que o ser humano possui para se comunicar e se conectar com o mundo. Mas a comunicação efetiva não é apenas uma questão de transmissão de informações, mas sim de compreensão mútua, de criar pontes que transcendem as barreiras linguísticas e culturais. Quando utilizamos a linguagem com sabedoria e empatia, somos capazes de construir laços duradouros que transformam nossas vidas e as daqueles que nos rodeiam.
Se estuda oratória para melhorar nossas expressões faladas, para que nossa comunicação tenha uma qualidade básica e possa ser captada e entendida em todos os ambientes, para que a linguagem seja clara, objetiva, organizada e que chegue atodas as pessoas, canalizando assim as energias para um propósito bom para todos.
Em se tratando de comunicação interpessoal e, em especial no lar, seja ao falar ou ao responder, a brutalidade, a grosseria, a rispidez, a irritação... cegam! Cegam, ao ponto de não enxergarmos o valor do outro como imagem e semelhança de Deus. Cegam, ao ponto de não enxergarmos as ações de bondade que o outro está a fazer em nosso favor. Cegam, ao ponto de não enxergarmos as consequências negativas, devastadoras que estas formas equivocadas de se comunicar produzem a longo prazo nos relacionamentos. Pratiquemos a mansidão e a humildade de Jesus, e deixemos que o Espírito Santo produza em nós o seu fruto: "... amor, alegria, paz, paciência, benignidade, bondade, fidelidade, amabilidade e domínio próprio." (Gl 5.22b-5a A21)!
Seja movido por incentivos pessoais em busca de novas oportunidades de comunicação, pondo sua inteligência em contato com conteúdos educacionais que aumentarão sempre a sua disposição mental para aprender coisas novas, aumentar seus relacionamentos e conquistar uma gama de novas informações, relevantes aos seus interesses pessoais, familiares e profissionais.
Comunicação é um comportamento com intenção, produzido com um fim. Com intenção de transmitir uma mensagem (verbal e não verbal), que tem um sinal que é transmitido através de um canal, que passa pelo recetor até ao emissor. Podemos refletir sobre nós mesmos. Nossos pensamentos fluem, temos vários pensamentos durante todo tempo. No entanto ao refletir profundamente sobre nós mesmos no nosso íntimo, essa reflexão denomina-se introspecção. A extrospecção são reflexões de plurais biológicos e inanimados. Para identificar esses seres e matérias, é necessário utilizar os sentidos que são mais do que 5, mas deles faz a diferença principalmente a visão, que capta a imagem de seres vivos e matérias-primas, essa imagem é captada pelos olhos, que é refletida pelos sinais de luz, por sua vez vai para uma das partes do cérebro e as secreções químicas produzem a imagem, que é captada pelos olhos e recebem estímulos. Dizem: “ Que os olhos falam” Mas há quem viva sem eles e se expresse e reconheça as imagens, porque foram ensinados. Ex: Quando piscamos um olho estamos a confirmar alguma coisa, quando estamos a querer conquistar uma rapariga piscanossum olho, quando estamos alegres os olhos brilham, quando estamos tristes os olhos ficam mais vagos, etc. Captamos emoções através das várias artes, por exemplo: teatro, o cinema, da leitura, da dança, da fotografia, pintura. a música, também ,nos relacionamentos com pares, nas águas, na terra. E temos as mãos que tem o sentido do tacto que ao tocar também podemos provocar emoções, como receber. As mãos são fundamentais para executar inúmeras tarefas. Ao utilizar os nossos sentidos como os recetores dos músculos podemos comunicar: A fala permite-nos transmitir o que o foi captado pela visão e audição A fala surgiu na Era paleolítica onde trocavam palavras entre eles. Que são os primeiros homo sapiens sapiens. Considera-se fala a utilização de palavras. Na Era neolítica os homens já criavam gado, já pescavam, teve-se a necessidade de contar os animais e marcavam nas grutas imagens dos animais provavelmente para os contar. Mais tarde começou-se a comunicar por sinais de fumo. Os primeiros euroglifes surgiram na Mesopotâmia, de seguida foi no Egipto e Depois na China. A comunicação pode ser subentendida. Quando estamos a comunicar com outra pessoa ou com um grupo e as pessoas têm os mesmos pensamentos que nós, estamos na mesma linha de pensamentos. Isto quer dizer que muitas pessoas comunicam entre elas dizem: ele está dizer o que eu estou a pensar, ou dizem como é que adivinhas. “A conversar é que nos entendemos” Devemos dominar o diálogo defendendo o nosso ponto de vista, através da arte de falar argumentando os nossos pontos de vista, em diálogo com quem estamos a comunicar, com conversação e com argumentos para atingir os objetivos que pretendemos. O equilíbrio só se atinge quando se encontra a satisfação de ambas as partes, por parte de um entendimento entre ambos. Aceitando os pontos de vista que defendem suas ideias como verdadeiras, entrando num conflito positivo verbal com interesse de chegar a consenso. As ideias que se estabelecem podem ser por negociação.com método, de raciocínio para atingir um ponto comum que nos satisfaça. Por exemplo se aceitarmos a os contrários sobre o ponto de vista de Hegel, em que a positividade de uma ideia se realiza através da negação dessa mesma ideia, ou seja, da dialética entre tese antítese que vai originar uma síntese. Por outras palavras a verdade por meio de da oposição dos contrários, até uma conciliação de ideias, dando, assim à frase a conversar é que se entende. Para identificar esses seres e matérias, é necessário utilizar os sentidos que são mais do que 5, mas deles faz a diferença principalmente a visão, que capta a imagem de seres vivos e matérias-primas, essa imagem é captada pelos olhos, que é refletida pelos sinais de luz, por sua vez vai para uma das partes do cérebro e as secreções químicas produzem a imagem, que é captada pelos olhos e recebem estímulos. Dizem: “ Que os olhos falam” Mas há quem viva sem eles e se expresse e reconheça as imagens, porque foram ensinados. Ex: Quando piscamos um olho estamos a confirmar alguma coisa, quando estamos a querer conquistar uma rapariga piscamos um olho, quando estamos alegres os olhos brilham, quando estamos tristes os olhos ficam mais vagos, etc. Captamos emoções através das várias artes, por exemplo: teatro, o cinema, da leitura, da dança, da fotografia, pintura. a música, também ,nos relacionamentos com pares, nas águas, na terra. E temos as mãos que tem o sentido do tacto que ao tocar também podemos provocar emoções, como receber. As mãos são fundamentais para executar inúmeras tarefas. Ao utilizar os nossos sentidos como os recetores dos músculos podemos comunicar:
"Da mesma maneira que a estratégia jurídica é fundamental, a comunicação é básica ao se examinar vulnerabilidades, riscos e consequências em uma disputa. Cada oportunidade de comunicação deve ser vista como uma estratégia do direito, mesmo quando se está exposto à publicidade negativa."
Informar é comunicar a veracidades dos fatos, é anunciar o informativo na maior qualidade profissional possível ao ouvinte a fim de que todo o esclarecimento do assunto em pauta seja repassado em transparência. Prevalecer a verdadede jornalística é dever do comunicador, interagir na audiência com o ouvinte integra valor à programação, uma boa apresentação noticiária faz toda a diferença na sociedade. Quem não se informa, se acomoda com o cotidiano e não se importa com o bem comum. Informe-se!
Existem hoje diversas formas e várias atitudes diante de um mundo explosivo de comunicações modernas; porém, poucos são aqueles que apreciam, observam e tiram proveito de suas lições para inserirem em seu conceito de aprendizagem mnemônica e para expansão de seus relacionamentos pessoais e familiares e profissionais.
A comunicação virtual tem suas desvantagens, como distorções de palavras e sentimentos, é aceitável não responder alguém com quem não temos afinidade ou intimidade, porém, não responder alguém com quem temos alguma ligação é inadmissível. Eu sei que o silêncio pode ser uma resposta, mas ignorar um amigo, familiar ou "lance" casual é falta de respeito.
