Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado

Cerca de 33523 frases e pensamentos: Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado

A tirania de direita jamais se mostrará como alternativa de combate à tirania de esquerda ou vice-versa, pois que ambas se mostram igualmente aviltantes e contrárias à dignidade humana, independente de qual seja alçada ao poder. Daí que a batalha do homem livre – que lhes oporá uma resistência ferrenha e incansável – será sempre a travada entre a liberdade e a opressão, entre seus valores e a concupiscência, e não entre os extremos que se enfrentam, já que estes passam, e o que permanece é sua consciência.

Inserida por bodstein

Definir-se como de esquerda ou de direita já representa, por si só, flutuar numa folha que carrega formigas à deriva, dependendo do lado que o vento sopra, jogando-as de um lado para outro ao sabor das correntes que ele cria e desfaz sucessivamente. A mesma direita que chega como solução é a que conduz militares à mais torpe e cruel das ditaduras, e a mesma esquerda que muitos veem como libertadora, via de regra termina numa cúpula do poder que subjuga uma legião de miseráveis submetidos à sua tirania. A única forma de estar à salvo é permanecendo fundeado pela âncora do bom-senso a uma distância segura das inconstantes e revoltosas correntes dos “ismos”. De sua bóia firmemente presa ao fundo é possível tanto impedir que alguns barcos naufraguem quanto não afundar com os que fingem não ver o furo no casco.

Inserida por bodstein

Por recusar-se a negar o que sabia ser verdade, Giordano Bruno morreu pela fogueira. Já Galileu Galilei, 16 anos mais tarde e pelo mesmo motivo, optou por retratar-se para não ter o mesmo destino. Ainda que minha rebeldia me aproxime mais da postura de Bruno que de Galileu, a inteligência me alerta que nenhum mártir até hoje pôde constatar por si mesmo que o idiota não era ele.

Inserida por bodstein

6. Você pode levar coisas admiráveis ao mundo com as ideias que desenvolve, e até fazer com que a humanidade inteira se beneficie delas. Mas no momento em que se junta a uma segunda pessoa e dá um nome ao projeto em que acreditam, pronto: está criado mais um “ismo” do qual milhares irão se apropriar e transformar em bandeira para perseguir e destruir a todos que não a vejam como a única que pode salvá-los.

Inserida por bodstein

A percepção da realidade não é uma escolha, mas um despertar espontâneo e automático como o que nos é oferecido todas as manhãs, após uma noite de repouso obrigatório: os olhos se abrem e somos avisados pelo cérebro de que acordamos. Porém, fica na decisão de cada um erguer-se ou aceitar o convite da preguiça para voltar a dormir por quanto tempo consiga. Mas a paciência da mente cósmica também é limitada: em dado momento terá que decidir entre levantar-se ou aceitar o coma de modo irreversível.

Inserida por bodstein

Houve uma época em que apegar-se a convicções imutáveis se mostrava como sinal de se ter a posse da Verdade. Em nossos dias, porém, apenas exibe seu defensor como afundado numa ignorância à prova da verdade em permanente construção que vai se revelando à medida que a humanidade avança, e onde o Conhecimento, a cada novo momento, atinge patamares nunca antes alcançados, só restando a alguns acabar pisoteados pelo futuro.

Inserida por bodstein

Pensadores são eventualmente confundidos com julgadores. Há grande distinção, porém, entre julgamento e constatação: enquanto que o pensador identifica a fonte de risco como meio de proteção própria ou de terceiros, o julgador se mostra incapaz de distinguir entre realidade e preconceito, quando então acrescenta ao papel de juiz o do carrasco, a quem cabe aplicar a pena ao seu condenado.

Inserida por bodstein

A sabedoria crística nos mostrou a necessidade de nos adequarmos ao mundo quando ensinou: "Sê manso como as pombas e astuto como as serpentes" (Mt 10:16). Mas ao lidar com tais extremos no convívio diário me arriscaria a completar: "...mas não esqueça de ser manso COM as pombas, e astuto COM as serpentes!"

Inserida por bodstein

Algumas pessoas já nascem sensíveis, ou conseguem desenvolver sua sensibilidade à medida em que se descobrem apaixonadas pela vida. Outras nunca o serão, ainda que gastem suas vidas tentando projetar essa imagem aos outros, ao confundir sensibilidade com a natureza meramente biológica da inteligência. Estas quase sempre verão nas primeiras apenas figuras “esquisitas”, o que não altera nada em suas essências pois que – como já sabia Giordano Bruno em sua época – a verdade não muda porque se acredita ou não se acredita nela.

Inserida por bodstein

Passei décadas de minha vida tentando levar meu melhor a todos à minha volta até constatar que só viam meu lado pior para poder criticá-lo como se aquilo fosse o que eu realmente era. Até que parei de tentar convencê-los do contrário ao descobrir que esse contrário ao que eles queriam sempre havia sido como eu deveria ser.

Inserida por bodstein

Passei muito tempo me culpando por não conseguir devolver o gostar de alguém que demonstrava me colocar acima de qualquer outra pessoa, até me perceber preferindo aquelas que estendiam seu amor a todas as outras, pois quando o direcionam apenas a mim não é porque sejam realmente boas, mas por querer exercer egoisticamente o seu direito de preferência.

Inserida por bodstein

Toda tecnologia à frente de seu tempo é retratada como milagre e, com muita frequência, até fantasias e mitos do folclore popular recebem mais credibilidade que fatos reais apenas por se mostrarem mais conhecidos ou comuns. Não raro escolhe-se aceitar a existência de fantasmas e negar o que é possível provar por simples aplicação da lógica.

Inserida por bodstein

A resistência automática a todo tipo de “ismo” está baseada no entendimento de que os únicos direcionamentos de que precisamos é Consciência e Ética. Todos os demais se prestam a realizar algum tipo de lavagem cerebral, e entre eles se incluem as crenças que passam de geração a geração, com exceção apenas das que brotam, espontânea e livremente, de dentro do próprio indivíduo.

Inserida por bodstein

Quando seu esquema de crenças responde “Sim” a seu próprio questionamento sobre se ele lhe chegou por seus próprios meios, em vez de absorvido por herança ou decorrente de “osmose”, então você pode ter certeza de que ele é legitimo, e nesse caso o menos importante será em que você acredita.

Inserida por bodstein

Estás descobrindo que ainda não aprendeste nada sobre a vida? Então aprende mais uma coisa: o ato de viver é uma guerra na qual terás que enfrentar gigantescas e dolorosas batalhas – algumas mais fáceis e outras terrivelmente difíceis – e onde não és posto guerreiro; precisarás aprender a sê-lo por ti mesmo se quiseres sobreviver pelo tempo que te foi dado. Mas não te exasperes nas em que amargaste a derrota, pois estas é que te deixarão capaz de enfrentar as que ainda estão por vir. Lembra apenas de que a ira das guerras é combustível apenas enquanto dura a batalha e, depois dela, veneno, para que não a retenhas em ti como medalhas de bravura. Ao fim de cada batalha dedica teu tempo à cura das feridas e deixa a guerra dentro da guerra, caso contrário a perderás para ti mesmo.

Inserida por bodstein

Neste século das “modernidades”, que bem poderia ser chamado de “a era das caras e bocas” por substituir o conteúdo pela vaidade concentrada no fútil, a qualidade - que um dia já foi a regra - cedeu espaço quase absoluto à quantidade daquilo que, em muito se peneirando, em muito pouco se distancia do nada.

Inserida por bodstein

A vida pública requer ser gerenciada com o máximo de cautela. Por mais que a justiça dos homens se revele complacente e a clemência de Deus ofereça o perdão, a História, nem mesmo com o passar dos séculos, nos brindará com a mesma generosidade. A omissão é um dos crimes mais graves, porque todas as atrocidades são cometidas por conta dela sem que ninguém se sinta culpado.

Inserida por bodstein

Já ouviu falar em “persistência de cupim”? Pois saiba que, ao lidar com eles, a única certeza que se terá é que enquanto houver madeira eles não irão desistir da guerra pela sobrevivência. Se há algo de positivo em descobri-lo é que, se os imitássemos com relação ao que precisaríamos trazer para nossas próprias vidas, o mundo que vemos hoje teria deixado para trás a maioria de suas mazelas.

Inserida por bodstein

Você pode ser espiritualizado o bastante para vivenciar profunda e sinceramente a sua religião, caso escolha ter uma, mas só conseguirá atingir o Conhecimento e viver a Espiritualidade em toda a sua plenitude quando conseguir percebê-la profundamente também pelo lado de fora, e não apenas pelo de dentro.

Inserida por bodstein

A relação de afeto entre duas pessoas é uma via de mão dupla, e não há como ser de outra forma, pois que tende a não sobreviver. Sempre que uma delas se coloca como doadora e a outra apenas como receptora, quando algo as trouxer para a realidade apenas a que só recebia irá perceber, pois que a que doou não terá como sentir falta do que nunca teve. Esta no máximo descobrirá que por tanto tempo se alimentou do próprio amor que dava, e não do que pensava vir da outra. E é quando a suspensão acabará pesando muito a uma, mas não à outra, já que apenas se fez real o que antes era uma ilusão na cabeça de ambas.

Inserida por bodstein

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp