Cronicas de Luiz Fernando Verissimo Pneu Furado
Mesmo diante dos desafios internos e externos, o povo eleito de Deus caminha sobre a verdade que é Jesus (Hebreus 10:25-27). Nenhum tipo de ofensa é capaz de retirar a fé daqueles que foram justificados (Atos dos Apóstolos 13:39), predestinados (Efésios 1:11) e eleitos (Colossenses 3:12-15) na eternidade. O caminho do perdão é a via de acesso a um novo destino, Deus nos ensina isto através da Cruz. O apóstolo Paulo nos adverte dos perigos que a igreja enfrenta e enfrentaria em meio a um mundo corrompido, nos orientando para a manutenção da paz, unidade da mensagem, doutrina e pregação da fé, como também pela comunhão dos santos (1 Coríntios 1).
Na medida do amadurecimento percebemos que o amor consiste em um esforço constante, persistente e intenso. Por ele somos impelidos a dar toda nossa energia, toda a nossa força, uma entrega total. A cruz representa o amor, de um prisma o amor de um Pai pelos seus filhos, do outro prisma o amor de um filho pelo seu Pai. O amor é profundo, responsável, incondicional e eterno!
Quando estamos no deserto precisamos estar ao lado de Josué e Calebe, pois são estes que tem a correta mentalidade para entrar na terra prometida. Certamente que formam uma minoria, mas que estão do lado certo, comprometidos em ter uma visão para além das dificuldades e desafios, com uma olhar de fé capaz de confiar integralmente na promessa de Deus.
Quando Josué e Calebe manifestam a fé por uma mentalidade nova, na certeza da conquista diante da promessa de Deus, conclamam a ira da maioria, porque quem não quer mudar tem raiva de quem já mudou. A nova mentalidade se manifesta ainda no deserto, como o ouro é refinado no fogo. Quem tem a nova mentalidade deseja conquistar, quem tem a velha mentalidade deseja brigar, prejudicar e paralisar.
Quando nos dispomos a aprender com nossos erros, já não existem fracassos, apenas resultados. Ninguém que se sente fracassado, chegará a lugar algum. A mudança de mentalidade é o passo inicial da vitória. Os erros e derrotas podem ser grandes pedagogos para a vida, extraindo destes todo o potencial para o aprendizado. A vitória começa no deserto, mas para aqueles que resistem em aprender sempre existirá resultados negativos, que culminarão na crença de que nasceu para ser fracassado. Deus nos fez livres para decidirmos qual caminho trilhar, quais objetivos perseguir, que destino escolher, por isto devemos assumir o controle do nosso eu, nos responsabilizando pelos nossos atos e decisões.
Um relação conjugal sadia a luz das escrituras sagradas não evoca a figura de alguém que "manda" sobre o outro, mas espelha a perfeição da trindade em uma relação de equilíbrio e amadurecimento, pelo que ambos estão ligados ao propósito de servir, ofertando proteção, afeto e amor. Isto só é possível quando ambos desidrataram o ego, entendendo que é possível através do conhecimento superar a inimizade natural trazida como consequência do cometimento do pecado original.
Ser Cristão envolve também assimilar uma filosofia cristã de vida. Infelizmente, a realidade é que esta tem sido deixada de lado, com a adoção da filosofia materialista. Isto explica o alto número de doenças emocionais, depressões, enfermidades psicossomáticas, alterações de peso e etc. Não é apenas uma religião mas um modo de viver e levar a vida!
Diante de situações adversas da vida podemos reagir agressivamente na tentativa de obter o respeito, tentando chamar a atenção das pessoas por meio de nossas habilidades, satisfazendo assim o nosso ego. No entanto, o caminho da felicidade, ao contrário, passa pelo cultivo da amizade, da promoção do bem e da paz da humanidade.
Diante dos estudos de Freud sobre a psicanálise, ficou compreendido que quanto mais aprofunda-se o homem em seu autoconhecimento, mais evidente fica, na maior parte das vezes, o aparecimento da culpa como fator de desorganização da sua estrutura, esta aparecendo em regra na infância. Esta aparece por vezes na necessidade de sofrimento embutida no subconsciente, pelo que este busca o sofrimento através de suas ações, mesmo não o desejando de forma consciente. Essa desintegração, similar a uma automutilação torna seus pensamentos contrários ao seu próprio bem estar, atraindo relacionamentos abusivos, perdendo este a qualidade de vida. Uma atitude mental positiva pode tornar esta culpa em um fator de sucesso, criando o despertar para o crescimento e o desenvolvimento dos mais nobres sentimentos e comportamentos.
Quando um líder guarda mágoas, bloqueia-se a prosperidade sobre os seus liderados. Quando um líder espiritual guarda mágoas, sua comunidade é afetada negativamente. Quando um líder familiar assim o faz, sua família é afetada negativamente. Quando um líder político guarda mágoas, a comunidade e a sociedade é impactada negativamente. Em um tempo de tantas mágoas causadas por pessoas com baixa autoestima, é preciso que os lideres aprendam não somente a perdoar, mas a viver sobre um estado de espírito de perdão!
O amadurecimento do cristão está ligado ao nível de sondagem dos seus próprios pensamento. Devemos nos questionar: Qual a intenção desse pensamento? Isto ajuda a impedir o desgaste emocional! A renovação da mente através da meditação das escrituras produz a energia para vencermos quaisquer dificuldades!
Quanto mais o ser humano desenvolve autoanálise, se conhecendo melhor e se esforçando para o seu crescimento e valorização, está mais apto a entender a diferença entre riqueza e dinheiro. Aquele que é rico em dinheiro é pobre, mas aquele que é rico espiritualmente é verdadeiramente próspero. Isto não significa uma independência de Deus, ao contrário, em nossa miserabilidade espiritual encontramos nele todo o nosso valor. A riqueza assim começa sendo construída dentro da alma humana, formando suas bases através do conhecimento de si mesmo, estando este integrado e propiciando uma entrega de valor a sociedade e a sua comunidade. Quando somos movidos pela riqueza espiritual temos a oportunidade de desfrutar da verdadeira felicidade!
Entendendo a lição do célebre entendimento de Heráclito a respeito dos 100 soldados na guerra, é correta a noção para a vida de que o fraco ou falso combatente não dá valor ao guerreiro. O que não milita de verdade, não dá valor ao que milita. O guerreiro luta pela sua pátria, mantendo o seu propósito, independente do resultado e do reconhecimento.
Alcançar o estado de consciência permite assumir a responsabilidade pelos atos, pensamentos, sentimentos e emoções. Enquanto não se chega a este estado, a culpa é do sistema, da religião, da igreja, dos pais ou de outras pessoas que causaram alguma dor. Neste modelo de inconsciência, o ser humano distingue o pecado público do secreto, por isto continua praticando os pecados secretos, os que ninguém ficam sabendo. Aqui há mais preocupação com a reputação do que com o caráter, aonde não se comete pecados públicos, mas há mágoa e ódio no coração, transferindo a responsabilidade para todos, mas nunca para si mesmo. Neste modelo errado, não escandalizar é mais importante do que obter o verdadeiro relacionamento com o criador. Quando olhamos o exemplo de Abel e Caim, vemos que os dois estavam no mesmo sistema, na mesma família, na mesma situação, mas tiveram posicionamentos diferentes ante ao mundo. Melhor seria que aquele que guarda mágoas estivesse cometendo pecados públicos, do que se esconder atrás da religiosidade, talvez assim haveria maior probabilidade da noção pessoal de sua miserabilidade e consequentemente em arrependimento e mudança de rota. Isso não quer dizer que devemos desistir do verdadeiro caminho por causa da dificuldade, mas que devemos escolher com sinceridade em qual caminho seguir. O escândalo ocorre pela razão de nos escondermos atrás da religiosidade, vindo à tona graves fatos e atos em decorrência da não resolução interna da nossa alma. Ter medo de escandalizar não contribui em nada para a resolução dos problemas internos, o que deveríamos nutrir é o desejo de ter efetivo relacionamento com Deus.
"A gratidão só existe em corações que foram lapidados pelo amor. Quando amamos, podemos sentir gratidão, mas não esperamos a gratidão do outro. Neste caminho, desejamos o amor do outro, mas não precisamos dele, porque nos amamos e somos gratos em qualquer circunstância. Será feliz e terá uma jornada longa na Terra aquele que se ama, que aprendeu a viver de uma forma que o torna feliz, que não depende de realizações para sentir efêmeros prazeres que não suprem o desejo da alma humana. O único caminho para o amor está dentro de cada ser humano; a felicidade se constrói a todo instante, a cada segundo. Ela é o segredo contido na prática, e não no conhecimento."
Dentro de uma igreja, você é aceito se seguir as opiniões e os costumes das pessoas. Mas, se decidir viver de acordo com a verdadeira Palavra de Deus, será chamado de herege, descrente, e excluído por aqueles que se dizem irmãos. No final, ser cristão de verdade vale muito mais do que apenas se declarar cristão e viver em contradição com os ensinamentos de Cristo.
Ser pessoa com deficiência, é ter um atestado social durante toda a vida de que você sempre terá que demonstrar a sua capacidade, mesmo sendo capaz, pois, o julgamento de incapacidade cega as pessoas que não veem a capacidade nas pessoas com deficiência, mesmo elas sendo capazes. O que precisa é acessibilidade e oportunidade para a capacidade se aflorar e aparecer.
Que o dia que se inicia seja mais uma oportunidade de conseguirmos acertar e que se assim não o for, que possamos perdoar e sermos perdoados. que apesar de termos conhecimento da possibilidade de inúmeras vezes o erro ocorre ou de não obtermos êxito, que nunca percamos a fé, a esperança e a coragem de ousarmos novamente.
Zele por aqueles que te querem bem de verdade. Abrace-os sempre que tiver vontade e faça isso também quando não tiver vontade, pois são de pequenos gestos que entenderemos o amor e o afeto. A relação não nasce somente de palavras, mas de gestos, que sejam eles compostos de muito carinho e sinceridade.
De noites em claro que eu passei, de dias tristes em que vivi, de horas chorando por um único motivo, de minutos em que eu lembrei e de segundos em que me esqueci de você. Eu te pergunto: "Quantas noites você passou em claro por mim?" "Quantos dias viveu triste por eu não estar por perto?" "Quantas horas chorou?" "Quantos minutos lembrou, quantos segundos em que se esqueceu de mim?" É, eu tenho que me esquecer de você e relembrar de mim.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp