Crônicas de Amizade

Cerca de 11865 cronicas Crônicas de Amizade

Gigante: O amigo que mudou tudo.
_“Onde o silêncio encontra o ritmo, nasce a cura.”_
Sinopse
Maria e Pedro não tinham tempo para rótulos. Exaustos pelo trabalho, viam as crises de seu filho Antônio (5 anos) como problemas de disciplina que o afastavam de um diagnóstico que teimavam em ignorar. A negação, porém, é quebrada com um ultimato da escola que os força a encarar a realidade: Antônio tem Transtorno do Espectro Autista (TEA), Nível de Suporte 2. O diagnóstico é apenas o começo de uma jornada de descobertas.
Sem saber por onde seguir, a família busca refúgio na fazenda do tio Carlos, onde Antônio encontra um elo improvável: o imponente cavalo Gigante. Longe da confusão e da sobrecarga sensorial do dia a dia, Antônio aprende, através do ritmo e da calma de Gigante, a autorregular suas emoções.
Esta é a emocionante história de pais que trocaram a culpa pela aceitação, e de como a conexão silenciosa com um animal abriu o caminho para que uma família inteira encontrasse seu próprio ritmo de apoio e amor.

O Encontro com o Trem Amigo
Certo dia, Leo está muito frustrado porque não consegue parar um tique de piscar os olhos. Ele abraça seu boneco de trem favorito.
Na sua imaginação, o trem ganha vida. Era o Vaporinho, um trem gentil, de apito suave e rodas coloridas.
Vaporinho diz:
“Sabe, Leo… às vezes eu também solto vapor sem avisar ou dou um solavanco nos trilhos. Trens não precisam ser perfeitos para seguir viagem. Eles só precisam continuar.”
Thomas ensina Leo a lidar com a ansiedade”
"O trem amigo mostra a Leo um jeito carinhoso de se acalmar quando o corpo fica agitado."

Humanidade,

Cansei de falsos positivos idealistas,
Cansei dos grandes amigos solícitos,
Cansei de bons políticos oportunistas,
Daquele caminho de duplos sentidos.

Somos todos vítimas de grandes potências,
Que privam o mundo, suas principais obras,
E criando objetivo, em conquistas de louros,
No benefício de poucos, massacram o povo.

A falência humana de todos os tempos,
A perda da inocência e da honestidade,
De ter conceito de ser uma boa pessoa,
Para ter no patrimônio grandes valores.

Espelho, espelho meu
Quero ouvir um conselho seu
Diante de ti estou eu
Só nos dois, amigo meu
Sincero
Singelo
Olho profundamente nos olhos teus
Que são reflexo dos meus
É a idade?
Ou a vaidade?
Mostre-me espelho meu
Onde posso retocar
Onde posso melhorar?
Espelho, espelho meu
Diga-me que aconteceu
Onde preciso mudar
Para paz encontrar
Há algo a me incomodar
Só você pode mostrar
Diga espelho meu
Estamos aqui só você e eu!

Bom dia!
É domingo, vamos celebrar em família e amigos na praia, num bar ou no quintal de casa... quanta felicidade né!?❤️
Ery santanna




Bom dia @
Fé não é ausência de medo, mas sim a convicção que existe uma força maior operando a favor de quem crê no impossível de Deus.🌻
Ery santanna




Bom dia!
Um novo amanhecer, um novo dia uma esperança.
Fé força e confiança pra vencer. 🌻🌿
Ery santanna




Bom dia!
As coisas do ontem ficaram no ontem. Cada dia que se acorda Deus está pedindo bis; bis para a vida, para o amor, para o prosperar e para o próximo. Viver é isso!🌿🌻
Ery santanna

Eu estava com raiva do meu amigo: Contei minha ira, minha ira acabou. Eu estava com raiva do meu inimigo: Não contei, minha ira cresceu.

E eu a reguei com medos, Noite e manhã com minhas lágrimas; E eu a ensolarava com sorrisos, E com suaves e enganosas artimanhas.

E ela cresceu dia e noite, Até que deu uma maçã brilhante; E meu inimigo a viu brilhar, E ele sabia que era minha,

E roubou para meu jardim Quando a noite havia encoberto o pólo: Na manhã, alegre, eu vejo Meu inimigo esticado sob a árvore.




- William Blake

⁠Sarcasmo e Arvore

Com dificuldade
Ergo-me

Na saudade do amigo
Que
Se perdeu na eterna saudade

Daquele espelho
Me olhando
Tomo o café da manhã

À minha e à sua vontade
O gigantesco abismo
Goza a delícia de ser

Lábios roxos
Assim passeio por ele
Sem sua infantilidade

Onde a cobra fuma
Seu moderado cigarro
Admirando seu ventre

Trazendo o sol batido de vento
Enquanto o mar tece a trama
Imóveis na solidão

Juntos a novos anjos cativos
Na luta de classes

Honorárias prisioneiras
Mulheres
Que o simples toque pode romper

Por um momento
Todos e infinitos talentos em seu seio
Maior que a força contida no ato
Na móvel linha do horizonte

Definição de amigo:
Amigo de verdade é aquele que não muda quando o outro dá um conselho. Falar a verdade, aconselhar, não significa querer algo a mais significa apenas se importar. O outro precisa entender que, às vezes, os dois são só isso: amigos.

Nessas horas, eu me pergunto se sou realmente um bom amigo ou se, para eles, eu era apenas uma opção. Existem valores que são inegociáveis, e chega um momento em que a gente precisa dar um passo para trás para enxergar a verdade. Tenho feito isso para entender melhor as coisas.

Lamento não ter atendido às expectativas, mas a lealdade que eu ofereço não pode ficar em dúvida. Caso contrário, não seria amizade seria apenas convivência, um colega, nada além disso.

Começar com Jesus sem desatar os nós do passado? Cuidado, amigo... isso machuca.


Imagine zarpar em uma nova jornada ao lado de Jesus, cheio de esperança, mas carregando correntes invisíveis do ontem.


Aqueles rancores não resolvidos, mágoas pendentes, promessas quebradas... Eles não somem sozinhos. Eles se enroscam nos relacionamentos atuais e sabotam os futuros.


A Bíblia nos alerta: "Não vos enganeis: de Deus não se zomba; pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará" (Gálatas 6:7). Se semeamos discórdia no passado, colhemos frutos amargos no presente.


Jesus mesmo nos ensina a curar primeiro: "Portanto, se estás para oferecer o teu dom diante do altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar o teu dom, vai primeiro reconciliar-te com teu irmão; e, então, vem oferecer o teu dom" (Mateus 5:23-24).


*Comece direito: confesse, perdoe, solte. Desate os nós com a graça de Cristo, que liberta de todo jugo (João 8:36).*

Não busco mais sonhos falidos, nem quero inimigos disfarçados de amigos, falsos, duas caras, fingindo gostar de mim. Não serei egoísta com quem mais amei. Não jogo mais esse jogo da vida.
Estou desistindo, ou já desisti. Não há outro rosto, uma mão aqui. Não há o que possa me acolher ou redimir. Caminho sozinha para o fim.
- Marcela Lobato

Saudade...
Que saudade bonita
Dos anos de juventude
Das baladas nas casas dos amigos
Dos sorrisos genuínos
Da liberdade e do sonho
Do primeiro beijo...
Nas névoas do passado
Minhas memórias me aconchegam
Ah que felicidade... era destemida,
De sofrimento não sabia
De peito aberto encarava a vida,
Sou resultado das minhas escolhas
Umas boas outras não sábias,
Mas sou o que sou
E agradeço ao Criador...
Cada dia uma nova oportunidade
Pois a vida é uma raridade
E deve ser valorizada...
Cada respirar é uma dádiva
Pois cada momento pode ser o último
E um dia seremos lembranças...
Que essa lembrança seja boa
E desperte sorrisos nas pessoas!

Nunca desanime
Meu amigo, seja forte!
A luz que sai de ti
Ilumina a noite escura
Sempre siga firme,
Nunca desanime
Seja um raio
Destemido e iluminado
Busque sempre a liberdade
Por toda vida
Alguém te impulsiona...
Seja como um anjo
Seja um raio de esperança...
Abra seus olhos,
Não se esconda
O dia já raia
As ruas ainda estão escuras
Mas você brilha!
E sua luz chega até às estrelas
Não pare, somente
Não pare!
Meu amigo...

ELE É IMPLACÁVEL

Se o tempo soubesse
que sou seu amigo
e que conto sempre com ele,
talvez não passasse tão rápido,
nem demorasse.

Se, quando quero algo,
ele corresse apenas para realizar,
e, quando pudesse, estivesse pronto a voltar...

Eu sou amigo do tempo,
mas ele não é meu,
pois está sempre disposto
a me matar.

Se a chuva fosse sempre de verão,
o frio sempre presente no inverno,
e a primavera fosse perfumada
como a mais bela dama...

Se eu pudesse superar o tempo,
sendo forte para não me abalar
e rígido para não permitir o que
não seja bom para mim...

Seria eu escravo do tempo
ou mestre dele?
Seria eu feliz,
ou tudo se tornaria desespero
por tudo que se vai?

Tempo, seja você idêntico,
e eu jamais me curvarei.

Amor de amigo


O meu peito arde num fogo que não consome — ilumina.
É um ardor antigo, anterior às palavras, mas reconhecível nos gestos simples da vida.
Não se vê, mas respira-se.
É emoção que caminha descalça pelos sentidos, deixando marcas invisíveis no tempo.
Há uma harmonia boa que me sustém, como a presença silenciosa de uma amiga justa e fiel.
Aceito-me nos dias que passam, e os dias, por instantes raros, aceitam-me também.
Pairam tempos em que és mel no meu sangue, doçura que dá sentido ao acto de viver,
e nesses instantes reclamo ao universo:
— não deixes que o caos me devore.
Venho de um ponto infinito, de um sopro cósmico sem nome,
atravessei constelações para chegar a este eu profundo,
onde o teu balanço oscila na balança da justiça cega,
essa que diz igualdade mas pesa com dois pesos e duas medidas.
Mesmo assim, permaneço.
Olho o todo.
Beijo o céu.
E no azul distante reconheço Vénus, Deusa-mãe,
ventre da razão de existir, espelho do desejo e da consciência.
Nela me deleito, não por vaidade, mas para compreender a origem,
para perscrutar o rasto antigo dos Neflins,
essas criaturas entre a luz e a queda,
sinais de que somos mistura, travessia, contradição viva.
Procuro a razão de sermos unos,
ligados por uma corrente que pulsa entre o vivo e o morto,
entre o amor que arde e o silêncio que ensina.
E nesse fio invisível descubro:
existir é arder sem se apagar,
é amar mesmo quando o cosmos treme,
é continuar —
com o peito em chama e a alma em vigília.

Algoz Invisível
O tempo não é amigo.
É algoz disfarçado de continuidade.
Não caminha comigo — me arrasta, me despedaça, me consome em silêncio.
Se ele soubesse que o desafio, talvez hesitasse…
Mas não hesita.
O tempo não pensa, não sente, não negocia.
Ele apenas avança — indiferente, brutal, absoluto.
Eu não conto com ele. Eu o confronto.
Mas ainda assim ele me atravessa todos os dias como lâmina invisível.
Se eu quero algo, ele me responde com demora.
Se eu espero, ele me pune com pressa.
Se eu imploro, ele ri na forma do atraso.
Sou seu inimigo sem poder vencê-lo.
Ele é meu juiz sem ter sido eleito.
E ainda assim ouso perguntar:
Se eu pudesse dobrá-lo, seria liberdade ou tirania?
Se eu o dominasse, eu ainda seria humano — ou apenas outro tempo, frio e sem culpa?
Talvez o verdadeiro desespero não seja o tempo passar…
Mas perceber que nada nele precisa de nós para continuar.
Se as estações fossem justas, eu desconfiaria.
Se a primavera fosse perfeita, eu temeria seu veneno escondido.
Se o inverno tivesse piedade, eu chamaria isso de mentira.
Porque nada que é absoluto pode ser inocente.
Tempo, você não é idêntico.
Você é guerra constante contra tudo que insiste em existir.
E eu não me curvo — não porque sou forte,
Mas porque já estou sendo quebrado.
Izaias Afons

Na vida, quem encontra um amigo verdadeiro descobre um tesouro, e talvez por isso ele pareça cada vez mais raro. Em meio a uma rotina acelerada e relações frequentemente superficiais, a lealdade deixa de ser regra e passa a soar como exceção.
Os sinais dessa escassez aparecem nos lugares mais inesperados. Em situações extremas, como na criminalidade, a ideia de “parceria” se desfaz ao primeiro risco real: quando tudo dá errado, prevalece o instinto de autopreservação. Também no cotidiano institucional, episódios de falha de apoio entre colegas expõem fragilidades que vão além do indivíduo, revelando problemas de preparo, confiança e coesão.
Esses exemplos, ainda que distintos, convergem para um ponto comum: a dificuldade de sustentar vínculos baseados em compromisso genuíno. Não se trata de romantizar a amizade, mas de reconhecer que ela exige algo que não se encontra pronto nas prateleiras, tempo, responsabilidade e presença concreta.
Em última análise, a amizade verdadeira não é produto de conveniência, tampouco mercadoria disponível ao primeiro alcance. É construção contínua, feita de escolhas consistentes e atitudes que resistem à pressão. E, justamente por isso, quando surge, merece ser tratada como aquilo que de fato é: um bem raro e valioso.

Existem três formas diferentes para você conhecer uma pessoa.
A primeira, através dos amigos:
Através dos amigos você vai conhecer uma pessoa pelas suas qualidades e tudo que ela tem de melhor para oferecer, pois embora conheça os suas imperfeições e seus defeitos, os amigos sempre ressaltam aquilo que Lis é mais relevante.
A segunda, através dos seus inimigos:
Através dos seus inimigos você vai conhecer as imperfeições e os defeitos da pessoa, pois embora conheça as suas qualidades, os inimigos vão apresentá-la ressaltando aquilo que lhes é mais relevante..
A terceira, através da convivência com a pessoa:
Através da convivência você vai conhecer as suas qualidades, imperfeições e defeitos, formar a sua própria opinião sobre a mesma e apresentá-la aos demais levando em conta aquilo que mais lhe impressionou!: qualidades ou defeitos e fazer Bela uma pessoa amada ou, nem tanto!

O Abraço!

Abraço forte, abraço
apertado, abraço tímido.
Abraço de amigos,
abraço de irmãos.
Abraço de mãe,
abraço de colegas,
abraço de paixão.
Abraço que libera
ocitocina.
Abraço que libera
dopamina.
Abraço que te faz
melhor!
Abraço que cura!
Abraço que te inclui.
Abraço que te fortalece!
Abraço que te
encoraja!
Abrace mais as
pessoas que você ama!

James Alessandre

Cadê o Seu “Amigo” ?

Essa é a nossa vida, uma caixinha de surpresas, onde existem muitas pessoas má intencionadas que sempre querem o seu mal, que usam uma capa pare se esconder, que finge ser seus amigos, que quando você tem dinheiro você rodeado “deles”, que quando está passando necessidades, problemas, ou que precisa de alguma ajuda, simplesmente desaparecem, e depois de tempo sem falar contigo é quando retornam para pedir um favor.

Mas pessoas como tal não vão pra frente, irão sempre patinar, rastejar, será difícil almejar algo, pois as mesmas um dia usaram outros como degrau.

Ajudar na hora de dificuldades, qualquer pessoa ajuda. Mas e ser amigo?

Amigo mesmo, é aquele que suporta a sua felicidade, te apoia, te dá conselhos, e principalmente não te trai.

Você pode achar que não, mas energias negativas também vem de amizades, pois encontrar alguém que realmente se importa conosco, que se alegra com nossas alegrias, com nossos sucessos e torce pela realização de nossos sonhos, é muito difícil e quase impossível, e ainda principalmente na visão de um mundo de concorrência.

Se alguém que você enxerga como seu amigo não te incentiva, se sempre coloca empecilhos em sua felicidade (com a desculpa que é pro seu bem), se não suporta te ver feliz (dizendo que você está diferente (enxergando negatividade/coisas ruins na sua felicidade), se te diminui como pessoa (e depois vem com um elogio mínimo), ele pode ser chamado de qualquer coisa, menos de amigo.

Cuidado, abra o olho, frite o peixe de olho no amigo..... Muitas vezes quem você menos espera é quem quer te derrubar.

Quer ser alguém na vida?


Não espere que seus amigos,
façam escadas para o seu sucesso.
Quer ser alguém na vida?


Então construa você mesmo, os seus degraus.
Não esqueça que o seu maior inimigo,
está colado com você; ao redor da sua mesa.


Seu nome é: Inveja e essa praga, se fez presente no Paraíso, e permanece entre nós. Dentro das salas de aulas,
nos locais de trabalho e até mesmo nos templos religiosos.


Por isso não revele seus sonhos para ninguém,
deixa que eles se realizem, porque infelizmente;
vivemos cercados de olhares malignos.
Lembre-se de José do Egito foi revelar seus sonhos para sua família, e acabou sendo vendido pelos seus irmãos.




_____________________________________
ANTÔNIO ARAÚJO DE SOUZA
TONNY SOUZZA