Cronica Escolas Gaiolas Escolas Asas Rubem Alves
Sobre as canções
Meu coração quebrou o silêncio, depois de muito tempo. Eu nunca consegui te dizer todas as coisas que sentia, mas isto não significa que eu não as sentia. A verdade é que eu cansei de mentir para mim mesma, fingindo que está tudo bem enquanto meu coração grita de dor. Eu precisava te dizer que eu não posso nem consigo demonstrar felicidade todo o tempo. É inevitável, às vezes, demonstrar um pouco de tristeza. Aprendi, em alguns momentos, a mostrar uma felicidade que não existe e que eu mesma criei, mas a máscara não dura muito tempo. Não sou boa em manter máscaras, esta é a verdade. Sou movida a sentimentos, embora sempre os tornem maiores do que realmente são. Sempre foi assim, desde o início e acho difícil ou quase impossível mudar, mesmo que eu queira. Eu sou como uma canção que você ouviu, gostou, mas que esqueceu largada em um CD qualquer e apesar de você não lembrar que eu exista eu ainda estou aqui, como sempre estive.
Memórias
O amor ainda faz parte de mim. Olho pra dentro de mim e só enxergo você, tatuado em meu coração. Eu te amei por tanto tempo. É inacreditável este poder que você exerce sobre mim. É algo tão forte que faz com que eu me feche para o resto do mundo, como se fosse impossível amar outro alguém. Estou criando coragem, pouco a pouco. Hoje eu decidi esquecer, mas tudo que eu consigo pensar é na saudade, de tudo aquilo que você me faz lembrar. Nem mesmo as piores palavras do mundo vão me fazer esquecer. E por mais que eu tente esquecer ainda posso te ouvir, dentro do meu coração. Você não faz nem idéia do quanto me faz bem só o fato de poder estar perto de ti.
Eu queria
Eu poderia dizer que foi fácil tirar você da minha vida e que superei isso facilmente. Sentir meu coração livre e dizer que me sinto feliz sem você. Não sei mais o que sentir. Só queria que isso tudo fosse real. Tudo que eu consigo pensar é no quanto eu me odeio por não conseguir esquecer, deixar isso pra trás ou por seguir caminhos que sempre me levam a você. Nem queira saber. Nem tente entender. Não me venha representar o papel do típico garoto egoísta, porque isto não combina com você. Eu adorava o jeito como você fazia tudo parecer tão fácil e eu amava isso em você porque você era diferente de todos os outros. Eu queria esquecer que tenho um coração, nem que seja por um segundo. Talvez eu consiga.
Sobre o que não se pode esquecer
Me diga você, o que aconteceu pra que os nossos olhos não se cruzassem mais e pra que as palavras que você um dia me disse se tornassem apenas um eco em minha memória. Como eu queria não conseguir ouví-las, repetidamente e ser forte o bastante pra superar, sem grandes conseqüências. Porque tudo mudou de repente? E porque você mudou? Eu não sou tão forte assim. Tenho vivido tantas coisas, das quais você não faz mais parte. Cada gota de chuva que toca meu rosto me faz lembrar você. Cada uma delas. Quando você me diz que não tem certeza, isso muda tudo, não muda? Talvez eu nunca tenha conhecido você por completo, apenas uma pequena parte. A parte que eu me permiti enxergar. Tudo que é muito intenso quando acaba leva uma parte de nós. Resta aquele vazio, que ninguém pode preencher. Só o tempo. E sabe, eu nunca consegui ser tão otimista assim.
Sobre sentimentos acumulados
Quando me deparo com as incertezas é quando percebo que não é tão difícil assim deixar de amar, aparentemente. Às vezes a gente acorda pensando em agir diferente, pensar diferente, mas tudo que conseguimos é mais uma noite sem dormir, pensando em como seria. Isto só não basta. Sempre existem muitos sentimentos que devem ser organizados dentro do nosso coração e nem sempre é fácil colocá-los em ordem. Tenho sentido tanta coisa e ao mesmo tempo nada. Existem sentimentos que nos prendem ao abstrato, ao que não sabemos se realmente existem, mas que sentimos com tanta intensidade que é difícil arrancar do coração. Sentimentos acumulados tendem a crescer dentro de nós por mais que tentamos ignorar a sua existência. Nada cansa mais do que guardar sentimentos que dentro de nós imploram para serem libertados. Hoje eu pretendo acordar com a esperança de me sentir mais livre. Por mais que, a cada dia, eu só tenha encontrado lágrimas.
Diferente realidade
Eu costumava sonhar com você todas as noites, sempre que fechava os olhos. Às vezes até acordada eu sonhava. Mas afinal eram apenas sonhos, nunca foram reais. A realidade é completamente diferente. Sinto que preciso de novos sentimentos, novas emoções. Eu tinha muitas dúvidas e elas me corroíam por dentro, junto com o tempo. Agora não mais. Eu sempre soube que os sentimentos não desapareceriam assim, do nada. Mas nunca pensei que fosse tão difícil esquecer. O amor é o sentimento mais inconstante que existe. E se eu conseguisse? Se eu finalmente conseguisse te esquecer, o que você faria? Ultimamente tenho gostado mais de mim. Sentimento egoísta esse, eu sei. Mas aparentemente tem valido muito a pena, porque só eu sei do que eu realmente preciso. Vá em frente, pode me chamar de egoísta. Eu não me importo mais.
Sobre a nostalgia
Olhando aquelas fotos antigas eu me senti feliz outra vez, como nunca mais havia me sentido. Sentimento estranho esse que me faz sentir assim. Acha exagero? Besteira. Eu fui feliz. Você foi a minha felicidade durante muito tempo, mas no fundo eu sempre precisei de alguém. Alguém que nunca esteve do meu lado da forma que eu necessitava. Percebe como as coisas são complicadas? Quando a gente sente que não existe mais nada a ser perdido percebemos que a vida pode ser bastante injusta, na maioria das vezes. Como um sentimento pode ser capaz de me tirar com tanta facilidade o chão? Sinto que alguma coisa está fora do lugar. Não me enxergo mais sozinha. Tudo o que eu tenho são alguns sentimentos que estão guardados pra que um dia eu possa entregá-los a você. Nada mais.
Sobre as lembranças
Eu ja tinha percebido que as coisas estavam mudando. Pressenti. Hoje eu acordei com essas lembranças na cabeça e nem sabia que elas ainda existiam dentro de mim. Talvez eu só esteja cansada de tentar criar uma história diferente das que eu já conheci. Talvez esta seja eu tentando me encontrar no meio desses sentimentos.
Sinceridades
A parte ruim de um momento feliz é querer revivê-lo, sem poder. De repente você sumiu do meu radar, o teu sinal se apagou no ar. Foi buscando pelos teus sinais perdidos que encontrei pedaços do meu coração, caídos sobre o chão frio. Loucura é esperar que eles se reconstituam sozinhos. Estranho é esperar que as mudanças surjam do nada. Não posso explicar tudo o que eu sinto, mas sei que isso já faz parte de mim. Sinto que falta algo. Você não faz nem idéia de tudo que consegue me fazer sentir cada vez que os meus olhos cruzam com os teus, mesmo que por acidente. Meu coração quer me dizer alguma coisa. E quando ele me diz algo, acredite, é verdadeiro. Eu nem preciso te explicar o que isto significa.
Espaços Vazios
Já tinha me esquecido do efeito que você causava em mim e a forma como isso me fazia sentir melhor. Eu já perdi o controle sobre isso. Preciso de uma dose de realidade. Logo eu, que sempre mantive os pés no chão perdi o foco assim tão fácil. Essa não sou eu. Perdi muito tempo tentando reformular meus pensamentos. Já passei da fase de sentir medo, hoje o que me atormenta é apenas o sentir. Você acha que me conhece tão bem, mas quando eu coloco a cabeça no travesseiro, todas as noites, eu só penso no quanto você não me compreende. E isso dói, machuca de verdade. Desisti de tentar te fazer entender. O espaço vazio que você deixou ninguém mais é capaz de preencher
Está bem coração, você venceu
Eu perco tanto tempo. Tempo que eu não tenho a perder. Você entende quando eu digo que apenas o fato de você existir já é o suficiente pra mim? Que o simples fato de me permitir dormir pensando em você, já é o bastante pra me fazer sonhar contigo todas as noites? Eu fico imaginando o que eu faria caso você sumisse de repente do alcance dos meus olhos. As vezes eu esqueço de como eu cheguei até aqui e da forma como você entrou na minha vida. Eu sinto como se o mundo fosse pequeno demais pra mim. Todo esse sentimento que eu carrego ocupa um lugar imenso. Você chegou fazendo uma reviravolta em minha vida, uma completa revolução nos meus sentimentos. Eu sei, não tenho controle sobre mais nada. Já chorei muito, mas não por tristeza. Apenas pela dor de sentir em meu coração algo tão forte que eu nem sei quantificar. E a dor de me imaginar perdendo tudo isso é ainda maior. Sensação estranha essa de perceber que não temos controle sobre os nossos próprios sentimentos. Está bem coração, você venceu.
Sobre coisas que evaporam
O céu escureceu, mais uma vez. Eu tentei não sentir, mas foi inevitável. Quando me dei conta uma parte de mim havia se evaporado. Eu perdi o chão. Percebi que às vezes fazemos as escolhas erradas, outras vezes apenas enxergamos as coisas do jeito errado. Uma coisa é diferente da outra. Nunca gostei de mudanças. Elas parecem acontecer cada vez mais. Foi a tua felicidade que te impediu de enxergar a minha tristeza. Ela te cegou e nada consegue tirar isto da minha cabeça. Não seria eu quem ia te fazer enxergar o óbvio.
Dor e outros sofrimentos
Eu sei que é impossível. Impossível arrancar esse sentimento de mim. Tudo se tornou muito intenso, intenso demais pra suportar. É a tua inconstância que me causa dor. Eu finjo não notar, minto pra mim mesma todos os dias, mas quando penso que estou curada a dor me faz lembrar de tudo, outra vez. Esquecê-la não significa que ela deixou de existir. Eu queria que você sentisse as coisas da forma como eu sinto. Você entenderia. Lamentável, mas faz sentido. Somos como duas estradas completamente diferentes. Você não se importa com as pedras no caminho e eu perco tanto tempo me desviando delas que esqueço de olhar pra frente. Provavelmente eu sinta tudo com muita intensidade. Tudo que é intenso demais sempre causa uma dor maior. Acredite, eu mais que ninguém tenho certeza disto. Você sempre foi distante demais pra perceber.
O sentido das coisas
Existem sentimentos que a gente prefere não sentir, mas por mais que juremos esquecê-los eles permanecem vivos dentro de nós. Pessoas são sempre pessoas. Nunca mudam. São inseguras, mas não querem que o mundo perceba isto. Demonstram uma coisa e sentem outra completamente diferente. Não tem explicação. Nunca vai ter. Olhamos pra dentro de nós e percebemos que falta algo, mas não sabemos o quê. Muitas vezes o nosso maior medo é demonstrar o quanto podemos ser sensíveis, frágeis. Até que chega um momento que já não importa. Não importa se demonstramos exatamente o que estamos sentindo, porque não faz mais diferença. Sufocar os sentimentos não os torna menores. E no final percebemos que nunca soubemos o que sentimos de verdade.
Frenesi
Acordar e perceber que apesar de sentir falta de algo, você está completa, não há mais nada a procurar e qualquer coisa que pudesse acontecer estragaria tudo. Talvez seja o medo, ou algo pior. São apenas detalhes. Existem sentimentos que desaparecem da mesma forma como surgiram, muito rápido. Não há nada que possa mudar isto. A verdade é que nunca sabemos como lidar com tantos sentimentos. Eles simplesmente se confundem. Ou melhor, nós os confundimos. Muitas vezes enxergamos sentimento onde não tem. As dúvidas sempre nos atraem. O que ontem não parecia fazer o menor sentido, de repente se torna a coisa mais importante do mundo. Pura contradição. A gente pode ter um amontoado de sentimentos, mas sempre estamos à procura de algo maior e mais intenso, como se não bastasse. Aquela coisa de perceber as batidas do coração acelerando, tão intensamente que conseguimos sentir o sangue fluindo nas veias a cada minuto. É isto que fazemos, colecionamos sentimentos. E sentimos.
Sobre o inesperado
Às vezes a gente só tem vontade de fugir de tudo. Correr pra um lugar distante onde ninguém possa nos ferir. Eu já me quebrei em tantos pedaços que nunca mais consegui juntá-los. Hoje em dia me pego gostando ainda menos de certos sentimentos. Sempre acabamos perdendo tudo mesmo. O passado de vez em quando retorna às nossas mentes pra nos lembrar que nem tudo é como a gente espera que seja. Existem momentos em que deixamos de sentir. Outras vezes tudo o que a gente queria era sentir algo, mesmo que aquele sentimento não existisse de verdade. Nunca sabemos realmente o que esperar de alguém, e isto não impede que esta pessoa transforme nossa vida de forma significante. Eu não sabia o que deveria esperar, mas continuava esperando. O amor é isto.
Viva o seu presente
A gente se apega ao invisível e a tudo aquilo que um dia desejamos possuir. O concreto é totalmente diferente. O tempo passa e agente começa a perceber que nem sempre os planos acabam dando certo. No entanto ninguém nos diz isto quando começamos a planejá-los, nos mínimos detalhes. Precisamos viver mais o presente e deixar o passado pra trás. A perfeição é uma mentira. Por trás de toda essa mentira existe uma vida, a qual vale a pena viver. Viva o presente. Viva o seu presente.
Sentimentos aleatórios
Eu preciso olhar nos teus olhos e ver que está tudo bem. É que as vezes eu sou levada por uma onda de sentimentos que me deixa em um lugar qualquer, distante e difícil de sair. É quando eu percebo que os ponteiros do relógio não estão saindo do lugar. O tempo parou. Eu posso ver milimetricamente cada segundo perdido e não há nada que eu possa fazer pra impedir. Passo os dias tentando entender. A realidade é que a gente nunca sabe se aquele novo sentimento realmente vai valer à pena, mas mesmo assim não deixamos de sentir. Faz alguns dias que eu passei a refletir sobre todos estes sentimentos que estão guardados dentro de mim. De onde eles surgiram? Quando o terreno é desconhecido o nosso coração caminha em passos lentos e são tantos os caminhos que às vezes ele não sabe qual é o mais certo a seguir. Como se isto realmente importasse. E se os ponteiros não voltassem a andar eu não me surpreenderia.
Sobre a intensidade
Não sabemos de onde ou quando esses sentimentos surgem. Quando percebemos a sua existência já é tarde demais, eles estão dentro de nós, se espalhando pelo nosso corpo cada vez que o nosso coração bate involuntariamente. Não sabemos lidar com essa sensação. Passei a pensar em todas estas perguntas sem respostas e o porquê de esquecermos esta necessidade de fechar os olhos, todas as noites, enquanto nosso coração bate involuntariamente por alguém. Eram só pensamentos e dúvidas, que hoje se tornaram sentimentos. Eu já senti coisas intensas, mas hoje o que eu ando sentindo não tem nome. Impossível classificar. Às vezes tenho a impressão de que tais sentimentos não se encaixam em qualquer categoria de sentimentos já conhecida. O novo é realmente algo difícil de lidar. Na verdade quando as coisas são fáceis demais passam a ser insignificantes no final. E no final é sempre o mesmo sentimento que nos faz repetir tudo de novo. São apenas sentimentos e eles nunca param.
Ter controle
Eu cheguei muito perto, perto demais de desistir e isso não seria novidade pra mim. Perdi o controle sobre o que sentia, mas não conseguia aceitar isto. Cada passo que eu dava era medido milimetricamente, era analisado detalhadamente e não havia nada que pudesse mudar isto. Me enganei. Nem sempre o que planejamos é o melhor pra nós. Eu percebi que sair dos planos as vezes pode ser melhor do que seguir sempre em linha reta. O que nos espera no final do caminho pode ser até melhor do que o que a gente esperava encontrar. Nem mil desculpas seriam capazes de impedir o óbvio. Eu não posso prometer a mim mesma ter controle sobre tudo, sempre. Todo esse sentimento era projetado em minhas pálpebras cada vez que eu fechava os olhos involuntariamente. A intensidade do que eu sentia me fazia ter medo. Me fazia tentar fugir, ir pra um lugar onde eu pudesse ter o controle sobre mim novamente. Mas não era tão fácil assim. Tanto sentimento já não cabe mais em mim.