Cronica de Graciliano Ramos
Todo homem é livre para escolher entre ter ou ser e dizer sim ou não... O que chamamos antônimo é tudo aquilo que contraria, se opõe, contradiz um estado do outro; O Amor e ódio, alegria e tristeza, guerra e paz, forte e fraco, rico e pobre, feio e bonito, amargo e doce, descrença e fé, sujo e limpo, seco e molhado, bom e mau, positivo e negativo, direita e esquerda, a frente e atrás, sincero e mentiroso, ignorante e sábio... Se escolheu viver, configure, do contrário, permanecera morto mesmo estando vivo.
A água não cai do céu como enfatizam as pessoas ate por que, cair é a consequência de um acidente, logo, ela apenas criteriosamente cumpre com seu papel, obedecendo as imutáveis leis da natureza, e desce formando a chuva indispensável a vida, fazendo nascer os rios que correm sem atropelar obstáculos mas contornando-os, e continuam descendo até alcançarem o Mar que é ponto mais baixo da terra, em busca do nivelamento absoluto, dai a água evapora se livrando da matéria, sobe e segue o mesmo percurso infinitamente. Se observarmos o fato de que toda a evolução tecnológica cientifica existente é extraída da tecnologia de Deus, concluiremos que a evolução da vida consiste em nascer, morrer e tornar a nascer assim, a alma humana se aprimora e vive por toda a eternidade e o que chamamos de acidente, a natureza explica como desvio do caminho.
Quando de fato alguém entra em nosso coração não é por ordem de nossa cabeça mas... Por algum motivo do qual ainda desconhecemos, ela simplesmente tinha a chave da porta e entrou, já, tanto a tristeza quanto a alegria produzida por conta do novo hospede, são oriundas de nossa cabeça, logo, se estamos sofrendo, não adianta ficarmos em vão, tentando produzir uma ordem de despejo; Ao invés de ficarmos nos fazendo mal pensando nela o tempo todo, deixemo-la o tempo todo no coração que não pensa e pensemos o tempo todo em coisas que nos deixem felizes.
A fé não é algo de permuta na qual trocamos por algum milagre ou para dar cabo a atribulações de qualquer ordem, assim como que para ajustar um parafuso sextavado de 10 a ferramenta adequada é uma chave fixa de 10 e não um alicate, a fé tem a função de nos encorajar diante as questões da vida para entende-las, não a de nos esquivar deixando-as nos campos da ignorância. Em tempos de tormenta não apeie, junta-te à fé e cavalgue na direção de teu entendimento.
No dia em que baseado em “provas” justificarem retaliações e condenação contra quem quer que seja, caso julgar merecer comemoração comemore, agora fora disso, cuidado... pois nosso senso de justiça também está sendo cuidadosamente avaliado pela esfera Divina e será exatamente com o resultado do nosso comportamento presente, que a vida usará como projeto para a construção de dias futuros. Não se esqueça; O teu dia de hoje, será o resultado exato da soma do que fez ontem, com ante ontem.
Meditar é mais que encontra-se consigo mesmo, inicia-se primeiro com uma imagem embasada e que aos poucos, cria forma, se expande, cresce... Uma onda, uma nuvem, um lugar, um luar, uma flor, um orvalho, um pássaro, um bebê, uma, ou várias luzes vivas que cintilantes brilham incandescentes. É quando que aparentemente distante recria-se os seus instantes. É sentir e observar o ar adentrando seus pulmões dando a ele a respiração desejada, é caminhar ao fogo fisicamente impalpável para queimar apenas o que não te serve, não te pertence, não te faz bem, é imaginar não uma estrela simples, mas sentir-se uma simples estrela em meio a constelação, é submergir em um lindo riacho, e emergir na grandeza e o esplendor do pacífico, é ver a terra brotar o fruto como a mãe que o filho pari, é ver no coração a bomba que não implode, não explode irrigar-te o corpo com sangue da vida, de harmonia e paz. Além de reprogramar o corpo e a alma à plenitude, meditar é sobretudo a arte de se encontrar com Deus.
Estamos vivendo tempos em que um simples debate se torna um discussão confusa, barafunda, polêmica, e por vezes irônica onde conseguimos ao mesmo tempo sermos juízes, jurados, advogados, promotores, acusados e acusadores... Em suma, nos tornamos as verduras de nossa própria salada e famintos, estamos nos devorando.
As vezes antes de se calar o sábio ri... não da cara de quem esteja enrolado, mas por reviver em lembranças a graça das situações em que da mesma maneira enrolou-se quando ainda não era sábio, ai então ele se cala para em oração auxiliar, não para repreender quem agora vive as trapalhadas que um dia ele já viveu.
Não importa como será seu dia aceite-o, não importa quais serão seus problemas resolva-os, a importância de sua tristeza deve ser considerada pela fé, não pela lamúria, e a de sua alegria admitida pela gratidão, não pelo acaso... aprenda refletindo e não murmurando, lembre-se que tolerante a paciência pode até cogitar o desânimo, mas jamais desanima.
Não atribua aos outros a felicidade que és tua, assim como tua és a tristeza também; Antes de querer ser percebido perceba-se, antes de querer perdoar perdoe-se, antes de querer encontrar alguém encontre-se, o amor requer habilidade então, habilite-se para que quando for o caso de ter que ensinar... o faça com os argumentos de ter aprendido.
Diz se da denominação de selvagem; Inculto, agreste, nômade, insensível, bárbaro, rude, bruto, ignorante, irritável, silvícola, grosseiro, incivil, violento, injusto, achavasco, desabrido, bronco, severo, estúpido, feroz, ríspido, agressivo, cruel, atroz, bravio e tosco que vive na selva.... agora eu pergunto; Salvo àquele com raciocínio próprio, quem, além do homem “racionalizado” trás consigo traços tão peculiar ?
Reencarnacionista, por extensão me vejo em corpo efêmero, limitado, sintético, conciso e resumido, já minha história.... metódica, analítica, uniforme, atemporal, constante e permanente . Posso levar várias vidas para conseguir reparar erros que no tempo cometi e atenuá-los, mas nada haverá de existir que consiga extingui-los.
Não entre no drama das pessoas ingratas e mau agradecidas elas nasceram assim aceite-as... Por hora, as mãos que à elas serviam sirva outros para não perder o habito de servir e quando voltarem que por certo voltarão, as receba não como um gesto de superioridade, mas para dar lógica ao ato de ser bom.
Sinto-me as vezes indo, escapando-me as mãos, desabotoando-me a alma, desprendendo-me de algo do qual desconheço, ou ainda não reconheço... algo que desata em mim os nós que me atrelam, tornando-os em laços que me unem. Não sei dizer ao certo se é bom ou ruim, mas sinto que é pacífico, e estranhamente prazeroso.
Talismã são conhecidos como objetos gravados em símbolos cabalísticos aos quais atribuem-nos a virtude e a plenitude da felicidade vinda de um poder sobrenatural que nos une a Deus... o que no sentido figurado é por muitos conhecido como amuleto, eu o reconheço como família e grandes amigos até porque, estou convencido que Deus antes de me enviá-los, escreveu no coração deles todo o nome meu e no coração meu o nome de todos eles.
Sinto pessoas das quais tanto amo afastando-se de mim e certamente, por alguma razão pragmática, objetiva, imparcial e relativa... embora entenda, respeite e aceite, eu não consigo me conter ainda que tente me desprender... é como acordar com uma borboleta atravessada na garganta querendo se transpor, adiantar-se, partir, se evadir, sair depois de ter concluída sua jornada de metamorfose no núcleo de meu coração onde se não abro a boca para fuga ela murcha e se abro, ela se permeia batendo suas belas asas em voo rasante rumo a liberdade que tem de ser.... É quando as vezes fustigado, me pego indagando a Deus o por que existem coisas assim tão efêmeras....e tão transitórias.
Ainda muito me toca a ultima mulher que me tocou, ainda muito me prende a ultima mulher que me libertou, incansável ela me permeia a consciência dia afora, arredia, em leito me toma o coração para o repouso noite a dentro, fazendo-me permanecer intocável e fiel a mim mesmo exercitando-me ainda que distante... é como se estivesse em curso intensivo de códigos, traços e sinais que me levam ao aperfeiçoamento, e a compreensão do quão importante és a assinatura que deixastes em minha alma.
Criticar o Socialismo por conta das pessoas insociáveis é o mesmo que culpar a dieta por causa de obesos indisciplinados. O problema não está no regime de qualquer gênero, mas nas pessoas que nele, buscam meios de se safar, logo, àquele que não quer algo irá sempre arrumar na desculpa, um pretexto para não fazê-lo, já àquele que quer, irá buscar no comprometimento, uma razão para realizá-lo. Em suma; Não é o socialismo que não está preparado para nós, somos nós, que não estamos a altura de merecer vivê-lo.
O que é aventura se não o atrevimento entre o possível , o imponderável, e o choque que pode tanto nos causar dano de qualquer sorte, quanto flerte ao absoluto do prazer, da contemplação e o cansaço ? Em meio a animais bravios, rios profundos, penhascos e desfiladeiros... em caminhadas longas e turbulentas que se encontra o nosso Éden. O lado positivo da façanha está no divino do êxtase e o negativo... em alguns sustos, e dores de fadiga.
Imortal é aquele que se permite jamais deixar de existir, seja por algo que tenha criado, tocado, dito, proporcionado, escrito, descoberto, provado, intrigado, percorrido, constituído, provocado... e não há nada melhor que ser registrado pela história imortalizando-se como exemplo ao um bem comum.
