Cronica de Graciliano Ramos
Só as manhãs de domingo são capazes
De ordenar o mundo
Mas a ordem de que falo não é a das casas, é mais profunda:
Não há nada mais belo que uma cama por fazer,
Não há nada mais limpo do que o corpo ao amanhecer,
Os relógios impacientam-se por esperar,
Chora-se por se ter rido, ri-se porque se quer chorar,
Nasce-se na morte de começar a viver
Porque aqui só se vive se se tem por quem morrer,
Mas passam as horas e não te oiço chamar,
Só o amor e as tardes de domingo
São capazes de fazer-me chorar.
"Crie filhos em vez de herdeiros."
"Dinheiro só chama dinheiro, não chama para um cineminha, nem para tomar um sorvete."
"Não deixe que o trabalho sobre sua mesa tampe a vista da janela."
"Não é justo fazer declarações anuais ao Fisco e nenhuma para quem você ama."
"Para cada almoço de negócios, faça um jantar à luz de velas."
"Por que as semanas demoram tanto e os anos passam tão rapidinho?"
"Quantas reuniões foram mesmo esta semana? Reúna os amigos."
"Trabalhe, trabalhe, trabalhe. Mas não se esqueça, vírgulas significam pausas..."
"...e quem sabe assim você seja promovido a melhor ( amigo / pai / mãe / filho / filha / namorada / namorado / marido / esposa / irmão / irmã.. etc.) do mundo!"
"Você pode dar uma festa sem dinheiro. Mas não sem amigos."
E para terminar:
"Não eduque seu filho para ser rico, eduque-o para ser feliz. Assim, ele saberá o valor das coisas e não o seu preço."
Resgate a criança curiosa e filosofa que dorme em algun canto do seu self, toda criança sadia é uma filosofa.De asas a sua imaginaçao, ou seja, permita em muitas ocasioes que a sua imagem se transforme em açao, com vista a libertar sua criatividade.Para que voce seja bem sucedido no resgate de sua criança-curiosa, filosofa, imaginativa, criativa, é impressidivel que tenha bem estabelecida a diferença que existe entre uma curiosidade patogenica e uma sadia.A primeira é de natureza essencialmete intrusiva, invasiva, invejosa e controladora. A segunda é uma curiosidade saudavel e estruturante do psiquismo, visto que conduz a um estado mental interrogativo, aliado a um amor pelas verdades, o que conduz a um sentimento de sentir-se verdadeiro e autentico.
Destarte nao se apoquente com a sua relativa ignorancia; pelo contrario faça um bom uso dela.Aplique para si mesmo o "método maieutico" preconizado por Socrates, que induzia o interlocutor a reconhecer sua propria ignorancia e, a partir dai, encontrar e partejar possiveis soluçoes e novas aberturas. "Novas aberturas" nao quer dizer que elas devam ser certas, ou originalissimas, mas, sim, simplesmente, que elas sejam outras...
Incorpore o "principio da incerteza" do filosofo Heisemberg, principio hoje aceito por todas as ciencias, logo, pela psicanalise - alude ao fato de que a verdade é sempre relativa, e que a significaçao dos fenomenos observados dependem, em grande parte, da atitude e da posiçao do observador. Cuide-se para que nao caia em dogmatismo moralista e doutrinario.
ATO DE GRATIDÃO
Agradeço ao Senhor porque me deu a vida;
Agradeço Senhor porque me fez sofrer;
Pois sofrendo aprendi a amá-lo muito mais;
Agradeço ao senhor pelas horas de encanto; de estesia de amor, de alegria infinita;
Agradeço ao senhor que me deu inspiração;
Agradeço ao senhor por minhas mãos ligeiras;
Por meus pés que se vão por veredas seguras;
Agradeço ao senhor pela luz dos meus olhos;
Por meu ouvido,por meu celebro,meus lábios;
Agradeço ao Senhor por essa maravilha;
Que ele, sábio, ele criou;-O corpo humano!
Agradeço ao Senhor por tudo quanto tive;
Agradeço ao Senhor por tudo quanto tenho;
Agradeço ao Senhor por meu labor continuo;
Porque como disse Jesus aos Judeus;
"MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA,E EU TRABALHO TAMBÉM"
Agradeço ao Senhor que nunca me deixou;
Agradeço ao Senhor pelo tempo que passa;
Pelo meu calendário, onde há tantos domingos...
E agradeço Senhor pelo instante da morte, quando eu chamada for para enfim descansar!
Autoria desconhecida.
A maioria das pessoas é mais ou menos escrava de algo, escrava da hereditariedade, do meio ambiente, das opiniões alheias, dos costumes e das ideais daqueles que pensam por ela; analisado em um nível ainda mais profundo, muitos são escravas das emoções, das sensações, do prazer, e até escravas de si mesmo. Os escravos gostam de afirmações depreciativas diante do conhecimento, vezes sem fim com aquele ar de superioridade de deuses do Olimpo (looking down on) afirmam: — "sou livre e só faço o que me apraz e o que bem entendo". Bem, analisando mais profundamente essa questão, não somos livre em quase nada, nossa margem de manobra é bem finita, alguns não conseguem explicar o que faz elas terem certas preferências, ou o que faz elas quererem isto ou aquilo.
Na verdade transformam seus desejos no querer e um certo grau de liberdade está no querer pelo simples querer e não a busca incansável pelo prazer.
Entendem a diferença?
Chrīs Nunes
Na arte não pode haver censura... se houver não é arte!
Ela não foi feita para agradar ninguém... nem fazer sentido
Nem quer dar exemplos e muito menos seguir qualquer tipo de realidade
A arte é feita de estética, às vezes, só dela...
Muitas vezes, ela terá em sua natureza o impacto do choque, da rejeição, da revolta, do insulto
Ela te arranca da zona de conforto...
Porque a arte provoca...
A cada amanhecer vejo com gratidão a misericórdia divina, um ser tresloucado, cheio de dúvidas ainda sim merece o cuidado do Criador... Não pela visão pessoal, por mim não há razão para tanto acho que morto ou vivo não faço diferença, mais percebo que de alguma forma, Deus se importa, e isto é o que me mantém vivo certo de que tudo vai dar certo pois, tenho um Deus que me ama e isso é tudo!
Sabes as coisas mais simples? Como um abraço apertado, um beijo, uma amizade verdadeira, um voto de confiança, um amor mais puro, andar de mãos dadas, um sorriso, contar as estrelas, olhar para o céu, um olhar sincero… É isso que eu reparo, é isso que eu mais gosto, é isso que marca a diferença. Não sou maluca, apenas vivo num Mundo em que não vale a pena ser normal.
Desta janela lembro o sol que me espreita através do teu rosto, acrescento-me ao teu texto, um outro tato onde colho uma rosa e o vento....até que os dedos me devolvem a superfície da folha e do poema que se abriu com o calor das nossas mãos.... é nesta página que encontro a bússola repentina que me oleia o coração...
Sei que você perdeu o seu amigo, seu animal de estimação, que era tão querido... como deve estar seu coração. Você sabe que a sua ausência vai doer por um tempo, mas depois vai passar. Tudo é uma questão de tempo pois ele está em um bom lugar. Acalme seu coração dessa dor, pois tudo o que você deu a ele foi o seu amor.
Hoje acordei assim. Abri as gavetas do armário, joguei uma porção de coisas fora e depois saí por aí, cabeça leve, coração sossegado, corpo e alma em harmonia. Saí para a vida que eu guardava aqui dentro, sacudi os tapetes, abri as cortinas, fiz faxina. E então caminhei no meu ritmo, sem medo, sem pressa, sem alarde. Deixa estar, eu pensava. Que é hora de deixar pra lá tudo o que faz mal e sufoca. Que é hora de soltar o cabelo, deixar o vento bater na pele, despentear. Deixa estar. E desapega do que não vale a pena, menina, porque o tempo não espera por nada não. Deixa estar. E vai. Que a força do bem te ajuda, que a tua força te cura e o que tiver que ser será.
Você acreditaria se eu dissesse que no fundo eu sabia? Geralmente é o que dizem. A gente se engana, mas desde o princípio já sabe, ou pelo menos tem alguma ideia. A espera faz tudo ter o seu preço. Mas, a melhor parte dela é quando encontramos. Em meio as idas e vindas, perto dos sorrisos e das lágrimas. É na bagunça mesmo que a gente se acha!
Quando fecho meus olhos e deixo a imaginação voar, vejo sempre o mesmo começo, me vejo lá atrás, me vejo nas brincadeiras, nas gargalhadas de infância, aquele sorriso sincero q tínhamos quando crianças. Vejo tantas coisas boas q não tinha tempo pra ver se existia alguma ruim, então nesse tempo em que a imaginação voava e eu me via crescer, os olhos não se seguravam fechados, pois enchiam d'água ao perceber que são apenas lembranças e por mais que eu deseje esse tempo onde não existia problemas, não vai mais voltar. Entretanto, sempre podemos começar de novo afinal, pois é com nossas próprias pernas que traçamos nosso caminho e é com elas que vamos dar um novo passo...
E por mais que vc saiba que não vai dar certo, por mais que vc queira que de certo, vc sabe no fundo q não vai dar certo, mais vc não se importa, pq mesmo sofrendo pela pessoa vc está feliz, e vc sabe que o melhor a se fazer é se afastar, mais vc não consegue, ela te faz mal, e te faz bem ao mesmo tempo, vc não consegue imaginar seu mundo sem ela, em quanto ela programa os planos dela sem vc, ver isso dói, mais ver a felicidade dela te deixa feliz, pq apesar de tudo, oq a gente mais quer é q a pessoa seja feliz, mesmo que não seja com a gente, vc não vive mais para si, vc vive para pessoa, e mesmo que ela não queira nada sério, ou até mesmo, se ela n te quer, vc vai entender, ou até tentar entender, vc vive preso a ela, não consegue se relacionar com mais ninguém, nas suas orações ela está presente, nos seus sonhos ela está presente, nos seus pensamentos ela está presente, nas suas paranóias ela está presente e no seu futuro ela está presente, vc sofre com isso, mais finge q a esqueceu, assim como eu, mais isso não é um problema, o único problema é vc estar deixando de ser feliz, e não deixar outra pessoa te fazer feliz... 🍃💔
Ao invés de você escarnecer, zombar, desprezar e maldizer daquele que te incomoda, que você acredita estar em erro, e que você também acredita estar escarnecendo, zombando, maldizendo e desprezando outros, pacifica seu coração, ameniza sua linguagem e comportamento, pois você não está sendo melhor do que ele.
O Brasil hoje é um país psicótico. Um país entre o infantil e o austero. Um corpo que precisa achar seu centro gravitacional, seu equilíbrio. A situação e a oposição, partes representativas e necessárias, não devem ser forças antagônicas; sim, promotores do encontro, do debate, do diálogo e da síntese. Democracia ainda que tardia!
O amor cerra os olhos, não para ver mas para absorver: a obscura transparência, a espessura das sombras ligeiras, a ondulação ardente: a alegria.Um cavalo corre na lenta velocidade das artérias. O amor conhece-se sobre a terra coroada: animal das águas, animal do fogo, animal do ar: a matéria é só uma, terrestre e divina.
Urge que ensinemos nas escolas e a cada cidadão onde estão os responsáveis pelo destino do país para, assim, justificar o tempo que cada um passa sentado na cadeira de uma escola. Obviamente, saberão escolher melhor seus governantes, entre aqueles que têm uma proposta econômica que não se submeta aos caprichos dos bancos e do mercado financeiro.
Talvez o erro do ser humano seja esse; amar as pessoas, esperando a mesma quantidade de amor em troca. Especificamente, devemos amar sem esperar nada em troca, para evitarmos sofrimentos alheios. Sei que é difícil, mas pode ser possível, na medida que você ame a se mesmo. É como darmos um presente, ficamos na espera que o presenteado goste, ai ele não gosta, e ficamos nos perguntando, onde que erramos, ou pq achamos que ele iria gostar. Não é bem assim, dê o presente (ou o amor), ele aceite se quiser, goste ou não, o problema é dele, a escolha é dele, se aceita ou não, e vira um problema (sofrimento) seu também, porque espera demais dos outros, espere mais de você, se capacite a amar, e não ser amado, você é amado pelo teu pai, o Deus poderoso, isto basta! Tenha calma, tenha fé, a paz nos traz a leveza e a felicidade, não crie ódio, porque quem você amou não te quis, pelo contrário, não desperdice o poder de amar!
Naqueles dias que eu me sinto um fracasso, me lembro o quanto o Senhor me deu, que nenhum mérito é meu, e que todo o seu sangue por mim verteu. Te amo meu Pai. O Senhor conhece o meu coração. (Melhor que eu). Há tantos que tem tão menos que eu, e que os meus. Me permita ser sal e luz. Não me deixe “cair da Cruz”. O Senhor sabe. Eu o amo Jesus! Não existe namorado, pai, mãe, profissão. O Senhor é a minha SALVAÇÃO.
