Cronica de Graciliano Ramos
Descobrir a substância experiencial (não 'experimental') dos conceitos filosóficos é praticamente tudo. Isso é o próprio método filosófico. E é um esforço imenso, não só de ordem intelectual como também de ordem moral e psicológica. Muitas vezes será preciso buscar as raízes dos conceitos filosóficos em experiências internas que você teve vinte ou trinta anos antes: é todo um trabalho anamnético, de autoconhecimento e autoanálise, e o que estraga a filosofia são justamente as pessoas que não sabem fazer isso. Porque quem não sabe fazer isso usa os conceitos filosóficos como fetiches, como se fossem coisas em si mesmas, entrando num verbalismo desenfreado onde elas nunca sabem do que estão falando e jamais admitem ser cobradas neste sentido.
A filosofia é uma meditação, uma análise crítica sobre o conjunto dos seus conhecimentos e de sua experiência, inclusive a religiosa. Nesse sentido, a filosofia se torna obrigatória para qualquer pessoa capaz de exercê-la. Se você consegue se colocar problemas de nível filosófico, então você tem a obrigação de desenvolver uma capacidade filosófica para poder raciocinar responsavelmente sobre os assuntos que lhe interessam. Não se trata de, como dizem, 'aprender a pensar'. A filosofia não é 'aprender a pensar', de maneira alguma. Todo mundo sabe pensar: é uma coisa espontânea, até um macaco ou um gato sabem pensar. [...] O objetivo de todo pensamento, como já demonstrou Aristóteles nos Tópicos, é provocar a intuição. O que é intuição? É conhecimento direto, percepção direta. Aristóteles diz que, na dialética, o confronto de várias idéias e hipóteses cria uma espécie de massa crítica, até que chega uma hora que, por intuição, você percebe as coisas como elas são. Este é o objetivo: aprender a saber, não a pensar.
Hoje em dia as pessoas dizem: 'Eu tenho a minha idéia, mas eu respeito a sua'. Mas ora, se eu tenho a minha idéia é precisamente porque eu não respeito a sua. Se eu não acho que a minha idéia é melhor que a sua, por que eu digo então que esta é a minha idéia? Ter uma idéia é achar que ela é melhor que a do outro. Como é possível eu ter uma idéia se eu acho que ela vale tanto quanto a idéia contrária? Se eu acho que duas idéias valem a mesma coisa, ou é porque eu não acredito em nenhuma delas, ou é porque eu estou em dúvida. Isso significa que todo sujeito que diz que tem as suas idéias mas que respeita as idéias contrárias dos outros é um hipócrita. Sinceridade seria dizer que você respeita o direito que os outros têm de dizer a besteira que quiserem, mas que você acha que quem está certo é você e que os outros estão errados.
"Não tenho a menor dúvida de que, quando passar a atual fase de degradação intelectual e moral do país e for possível pensar numa reconstrução, essa obra, mais que qualquer outra, deve tornar-se o alicerce de uma nova cultura brasileira. A obra, em si, não precisa disso: ela sobreviverá muito bem quando a mera recordação da existência de algo chamado 'Brasil' tiver desaparecido. O que está em jogo não é o futuro de Mário Ferreira dos Santos: é o futuro de um país que a ele não deu nada, nem mesmo um reconhecimento da boca para fora, mas ao qual ele pode dar uma nova vida no espírito."
Tudo que é normal demais não me atrai! coisas, lugares, pessoas, sentimentos; tem um valor maior quando são únicos, até porquê não teria emoção se tudo se acomodasse ao "igual", não haveria vontade de possuir o que todos possuem, a diferença é que faz a diferença, rs, redundante, mas é isso mesmo; então quando algo for único, lembre-se: Demonstre!!!
Sabe, não é como apenas gostar só por gostar, é sentir ciúmes quando está perto de outras garotas, é ficar te olhando o tempo todo quando está zoando com seus amigos, é querer ficar perto de você toda hora, é inventar desculpas para conversar com você, é me preocupar com você, é ficar pensando em você desde a hora que acordo até a hora que vou dormir, é sair de casa na chuva só para te observar de longe, é querer que fale oi e tchau para mim todos os dias, é olhar para qualquer coisa e me lembrar de você, é rezar para que esteja bem, é pensar em um futuro com você, é querer nunca te perder, é imaginar como seria se estivesse comigo, é demostrar o que sinto, é querer te encontrar em todo lugar, é ficar imaginando ''o que será que ele está fazendo agora?'', é te querer bem sempre, é ter medo que me esqueça, é querer que se lembre de mim quando estiver longe, é ficar feliz quando passa por mim e me belisca brincando, é rir até de piadas sem graça que conta, é querer que em um dia você me surpreenda dizendo apenas 3 palavras: ''eu te amo'', é chorar pensando que gosta de outra, é me sentir envergonhada perto de você, é escrever para você mas apagar por não ter coragem de enviar, é escrever músicas, poemas e poesias para você, é não querer te largar, é querer que me diga que me ama mais que qualquer coisa, é querer não estar iludida, é ficar te olhando na sala de aula, é imaginar minha vida sem você e chorar, é gostar tanto de você que o coração dói, é chegar em casa e me derramar em lágrimas de esforço por aguentar não chorar na sua frente vendo você conversando com outra, é poder admitir que sim, eu gosto de você e poder contar tudo sem medo, é ficar feliz ao te ver sorrir, é me alegrar ao saber que se preocupa comigo, é ficar feliz apenas te olhando, é cantar aquela nossa canção juntos, é demonstrar tudo, é te amar...
Não há imperfeições, nem injustiça no Universo, pois Deus criou o mundo à sua semelhança. A imperfeição que observamos é fruto de nosso livre arbítrio, mas até nisso Deus foi perfeito em sua criação e aquilo que vemos como imperfeições são, em sua realidade, a correção de nossos atos pelo axioma não há efeito sem causa, ou seja, colhe-se o que se semeou e tudo nos levará ao crescimento espiritual.
Fuja do materialismo, das convenções e confusões humanas que nos levam a caminhos dolorosos e infrutíferos. Aquilo que os ricos e poderosos sentem está longe de ser a real felicidade. Os momentos simples da vida são os responsáveis pelos sentimentos mais sublimes que um ser humano pode ter. Aquele que se sente feliz por existir e poder compartilhar sua existência com simplicidade experimenta um sentimento indescritível de leveza e bem estar que dinheiro nenhum do mundo será capaz de comprar e jamais poderá lhe ser tirado.
A grande batalha de nossas vidas se trava em nossa própria alma, pois se há uma fera ela está dentro de nós mesmos. Correr dela é inútil, lutar contra ela é tolice pois ela é mais forte. Nossa única opção é aprender a domesticá-la e trazê-la para junto de nós. Assim firmaremos harmonia com nosso ego e juntos continuaremos a estrada da vida certos de estarmos na direção correta.
As religiões são como línguas espirituais. Assim como existem várias línguas, existem várias religiões e nenhuma é melhor ou pior, apenas diferente. Como as línguas têm suas regras e estruturas religiões também as têm. Todo mundo fala a língua que aprendeu e se sente mais confortável, pois assim é com a religião. Há conceitos que são expressos em um lingua em particular por uma palavra que, muitas vezes, não existem em outro idioma, assim é com a religião. Mas assim como há conceitos que são universais e estão em qualquer língua como a palavra AMOR, o mesmo é verdadeiro na religião, porque todos sabem o significado de tal expressão de sentimento. Então, se nós mantivermos este conceito, não há por que lutar sobre nossas crenças religiosas, como não têm nenhum sentido fazê-lo em relação à língua que falamos. Neste último caso, encontramos sempre intérpretes que nos ajudam para que a comunicação seja dada de forma satisfatória.
Todas as manhãs ao abrir os olhos, agradeça por mais um dia que está nascendo, com novas oportunidades para encontrarmos a verdadeira felicidade. É momento para renovarmos nossa Fé, levantarmos a cabeça e construirmos um novo futuro. Sempre acreditando que a mão de Deus está em nosso amparo. Você encontrará em sua caminhada percalços, é fato. Mas tais obstáculos servirão de degrau para sua evolução. Também encontrará belas flores, mas não se engane, há as que estão no caminho para torná-lo mais agradável, porém há também aquelas que servem de armadilhas buscando distraí-lo e desviá-lo do caminho. Aconteça o que acontecer, encontrando o que for pela estrada, seja forte, sábio e determinado, pois Deus não criaria nada para o fracasso. Sendo assim, como criatura de Deus, tu estás predestinado à vitória, e tudo é uma questão de tempo, cabendo a ti fazer o teu tempo. Agradeça e creia neste dia pois não é por acaso que o chamamos de PRESENTE.
Essa foto tem muita importância pra mim, me amar desse jeito, sem maquiagem ou sem se importar com o ângulo da foto perfeita não foi algo conquistado da noite pro dia, hoje vejo que era o que faltava pra completar minha barra 100 de felicidade, se no final do dia sou só eu e eu mesma, não é justo eu encontrar afinidade e amor com quem eu durmo todas as noites ? O que faltava em mim era.. Eu
Não deve ser um desafio esforçar-se pela aceitação. É preciso a autenticidade de ser exatamente o que somos! Nas entrelinhas há uma forte necessidade de não permite que nossas condutas sejam pautadas na intervenção ou opinião alheia. Percepção e formatos ultrapassam o entendimento humano.
Às vezes falo sozinho e rio de mim mesmo, crio fatos malucos, digo coisas sem sentido, passo vergonha em alguns momentos, mas me finjo de desentendido, na minha inocência corriqueira, até me acho divertido, sou eu sem máscaras, sincero e descontraído, pois não sou um personagem que vive mentindo, dou valor a lealdade e tenho bons amigos, já passei dos 40 anos, mas conservo o meu espírito de menino... Mesmo triste e aborrecido, quando não estou só, faço questão de manter um largo sorriso, esta é a minha particularidade, é assim que eu vivo...
Uma identidade nacional é a memória dos grandes feitos realizados em comum. Foi a partir de 2013-2015 que o povo brasileiro começou a escrever a sua história em vez de recebê-la pronta. Espero que tome gosto pela coisa e nunca mais se deixe conduzir por seus próprios representantes e empregados.
Logicamente em um trem é o maquinista que se ocupa com da condução e da manutenção das máquinas, é esse sujeito que se encarrega em operar e dos transportes das cargas.Nossa vida pode ser vista como um trem da seguinte maneira: um vagão seria reservado para a sua vida pessoal, um vagão é para sua carreira, outro vagão é para seus relacionamentos e amizades e assim em diante.
Desde logo, o conteúdo afirmativo da fé é dado de uma vez por todas (na Revelação), e seu significado, embora possa ser progressivamente mais e melhor compreendido, não muda. A ciência, por seu lado, é apenas um ideal cognitivo – o ideal de um conhecimento perfeitamente demonstrado – que não pressupõe como verdadeira nenhuma afirmação científica em particular e é portanto um ideal puramente formal. O conceito de 'ciência', por si, nada nos diz sobre o mundo real. Ele não tem, por si, nenhum conteúdo positivo, ele é um juízo condicional, segundo o qual determinado conhecimento, se atender a determinadas exigências lógicas e metodológicas, será um conhecimento científico.
A natureza é um presente de Deus em meio ao caos das construções humanas. A beleza esculpida pelas mãos do Criador serve de inspiração para as artificialidades adquiridas pela Criatura. Dedicamos tempo para fotografar um pôr-do-sol e perdemos o momento em que ele se põe. Usufruímos da sombra das árvores mas não nos preocupamos em plantá-las. Contemplamos um céu estrelado mas não sabemos descrevê-lo. Há superioridade no Criador e não há comparação entre suas grandiosas obras.
Falamos muito sobre o que dá sentido a nossa vida, mas isso não é algo que ganhamos, ninguém pode nos dar esse sentido, isso é uma daquelas coisas que tomamos a força. É uma conquista irrealizável. E precisa ser assim, pois tão logo conseguimos o que buscamos, ela nos deixa satisfeitos, e não a nada pior que a satisfação, porque ela nos furta a ação. Quem tudo tem e nada mais deseja, se transforma numa criatura cínica e arrogante. Talvez o sentido da vida seja justamente buscar eternamente pelo próprio sentido.
A pervesidade se homizia nas trevas, desejos malignos de outrem contra alguém. Espreitando os dias para se regozijar das adversidades sucumbenciais na vida de terceiros, que gratuitamente elegeram como algozes. Mas o bem e o mal são sementes as quais disponiveis estão para semearmos deliberadamente. Logo, não colheremos, senão, aquilo no qual temos semeado.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp