Cronica de Graciliano Ramos
Quando você já não busca a aprovação de qualquer meio social presente, mas de Aristóteles, de Dante, de Sto. Tomás, de Shakespeare e de Leibniz, você sabe que dela não resultará provavelmente nenhum benefício exterior, mas apenas a aquisição daquela consistência íntima, daquela sinceridade profunda que lhe permitirá ser de fato 'alguém', não aos olhos dos outros, mas da comunidade supratemporal do conhecimento, ainda que ao preço de tornar-se relativamente incompreensível aos contemporâneos. A partir desse momento você está habilitado a dizer como Dom Quijote: 'Yo sé quien soy' – e a opinião dos circunstantes não pode afetar em nada aquilo que você apreendeu mediante vivência espiritual direta, solitária, sem mais testemunha ou interlocutor além da comunidade dos sábios mortos. Quando Sto. Tomás de Aquino recomendava 'Tem sempre diante de ti o olhar dos mestres', ele sabia o quanto a integração da alma no diálogo supratemporal pode custar em solidão de espírito, mas também sabia que essa solidão é o único terreno onde germina o desejo de conhecer a Deus (a não ser, é claro, que o próprio Deus decida falar com você por outros meios).
Para o aprimoramento da mente devemos sempre pensar em bons momentos vividos no passado e criar uma nova projeção de bons momentos para o futuro. Esqueça definitivamente e não se lembre de situações ruins já vividas, não traga para sua memória infelicidade e tristezas do passado, pois pensando assim sua conexão com o universo será negativa
Não podemos culpar o outro por sermos infelizes. Se você está infeliz com seu emprego saia dele, se você não gosta de como está indo seu namoro e está infeliz é melhor se separar, se você não suporta conviver com pessoas que o prejudicam e que o trazem infelicidade, afaste-se delas. Há solução para tudo nesta vida e não devemos permitir que fatores externos comandem nosso futuro.
Inveja é a admiração enrustida que uma pessoa tem por alguém, mas que não aceita o sentimento. Sabe como você detecta um invejoso? Quando ele está falando mal de uma pessoa que fez ou conseguiu algo que ele próprio não fez ou não conseguiu, e se vê que a maioria das pessoas anda falando de bem.Só ele e uma certa minoria de invejosos falando de mal dos feitos de outrem.
A violência contra a mulher não se trata apenas de um problema social e jurídico, mas também de saúde pública em que agressões sobrepostas e acumuladas, dependendo de sua gravidade e continuidade, podem ocasionar distúrbios mentais, afetivo-emocionais, problemas de incapacidade física, muitas vezes com danos irreversíveis.
"Oração é a forma mais simples de enfrentar uma situação difícil, pois no momento do ato realizado você diz para si próprio, que você aceita e compreende a determinada situação, fazendo o intelecto ter o sentimento de esperança no futuro desconhecido, através do sua evolução como pessoa ou aprimoramento na área financeira".
“A grande cidade que que se formou com seus prédios imponentes, servindo de paredões e se esquecendo do passado que se encontra ao fundo, pode ser esquecido ou nunca imaginado por alguns, mas por mim jamais, não podemos nunca esquecer nossas origens, sem origens somos uma árvore sem raiz, fácil de ser derrubada”
O desafio do século XXII continuará sendo a tecnologia. Sua evolução acelerada recria necessidades, expectativas e horizontes. Encantamento e insegurança serão suas dicotomias cuja contrariedade também é complementaridade. A qualificação técnica e as relações de produção constituem o dualismo que não poderá fugir do equilíbrio dinâmico destas energias teoricamente opostas.
Ontem na "Cantata do natal" na escola, ouvi de um aluno: — "Este é o Claudeci não precisa respeitar ele." De um aluno reprovado se espera tudo. Não fiquei chocado, mas queria dizer isso para você, talvez aprenda algo sobre caráter e educação familiar. Assim se explica também o medo da escola em reprovar aluno.
"A maioria dos humanos hoje, só se preocupam com satisfazer as próprias vontades, esquecem do planeta, e o quanto estão destruindo, desmatam, emitem carbono para atmosfera, dessa forma acabado com a camada de ozônio, se a mesma se acabar, o ser humano vai ser extinto e com eles, seus feitos e realizações".
É hora de arquitetar um grandioso futuro para sua vida, portanto pense em um amanhã belo, cheio de esperança, felicidade e realização, mas para que isso aconteça é extremamente necessário que você se livre dos antigos padrões de pensamentos. Sua mente exerce uma tremenda força, use-a ao seu favor
Gosto de poetizar a tristeza para que ela se torne alegria, mostrar a beleza e o brilho de uma lágrima, escondendo o real motivo da agonia, falar sobre o amor, poetizando o sentimento, neste mesmo momento, tentando encobrir a dor, esta é a minha realidade, é no que acredito de verdade, tornar o medo em esperança, escrever versos alegres, como se eu ainda fosse uma criança, viver o presente da minha vida, da mesma forma que sempre vivi, sorrindo, espalhando para o mundo a energia boa que dentro de mim emana, brinco e me divirto, faço pouco caso dos pensamentos contrários, apenas sorrio, aumentando a minha auto-estima, esta é a minha realidade, esta é a minha vida!
Segundo Zubiri, não existe aquela coisa kantiana de dados sensíveis brutos, caóticos, colhidos pelo corpo e sintetizados na mente segundo padrões a priori. A percepção humana é, inerentemente, percepção intelectiva ou, na fórmula zubiriana, 'inteligência senciente'. Isto tapava, de um só golpe, o abismo que três século de idealismo filosófico haviam cavado entre conhecimento e realidade. 'Realidade', diz Zubiri, é o aspecto formal que o ser oferece à percepção humana. Não há uma 'coisa em si' a ser apreendida para além da percepção, porque, precisamente, o que o ser oferece à nossa percepção é o seu 'em si' e nada mais, ou, como diria Zubiri, aquilo que ele é 'de suyo', de seu, de próprio, de real.
Todo fenômeno de ascensão interior, sem exceção, começa sempre com um indivíduo isolado — e que, no curso da sua caminhada, é levado a isolar-se ainda mais da comunidade em busca da necessária condição de concentração espiritual —, e se completa com a irradiação de parte dos conhecimentos obtidos, de início numa discreta roda de companheiros ou discípulos investidos da mesma disposição para o isolamento e a concentração, em seguida em círculos cada vez maiores, até abranger comunidades, sociedades e civilizações inteiras.
Pessoas vencedoras te incomodam? Por qual razão carrega este sentimento contigo? Seria pelo fato de que elas chegaram ou estão chegando a algum lugar em que você pretendia estar? Talvez esta seja a sua mágoa, pois ela já chegou lá,ou está bem próximo, mas você ainda não, com certeza, estes sentimentos de amargura e incomodo ao ver alguém vencendo,fará com que a sua vida fique estagnada, e você não vencerá... Pois esqueceu-se de trilhar o mesmo caminho, tropeçar e cair, passar pelos mesmos tombos, pois a vitória não é fácil, cada um tem a sua história, mas as dificuldades são as mesmas... Deste modo, você tomou uma rota diferente, a mesma que não o levará para lugar algum, nunca chegará ao local onde queria estar, pois não vive a própria vida, não estabelece uma meta, não sonha e não tem um ideal para si mesmo, está e sempre esteve vivendo em função da vida alheia...
O professor "ruim", sem imposição, deixa o aluno fora da sala na hora de sua aula. O coordenador "bom" é aquele que inspeciona, o tempo todo, nos corredores da escola, tangendo alunos para dentro das salas. E o aluno "esperto" é aquele driblador do sistema, usando o comportamento mais bizarro possível, ainda se justificando com desculpas bem elaboradas.
Quando estou em turbulência não consigo sentir com clareza. Preciso de calma para viver intensamente aquilo que me toca por dentro... Às vezes, a turbulência é o próprio sentimento que acaba me amortecendo, meus sentidos falham e é aí que eu percebo a diferença entre o que me toca profundamente e aquilo que apenas me passa, passa por mim, mas não permanece..
O dia em que não tocamos alguém de maneira positiva é um dia perdido. A beleza do ser só tem vida quando tem conexão com outra alma, seja por um sorriso, um abraço, uma atenção ou qualquer outra forma de tocar alguém... A melhor intenção do existir deve ser dar brilho à vida do outro porque é isso que nos mantêm acesos por dentro... Amadurecer leva um certo tempo, mas florescer a alma apenas um instante, é a duração do sorriso, do abraço, das sutilezas e dos detalhes que nos tornam “ser humano”...”
Somos divindades, porque temos o poder de gerar a vida, abençoar os caminhos, adivinhar os pensamentos, as necessidades, as dores, as angustias e tudo isso no início, por telepatia. Protegemos os da chuva, do vento, das pessoas, do tormento de uma vida inteira. Aceitamos as diferenças, as crenças, amenizamos as desavenças e doenças. Somos o amor encarnado e digam o que quiserem de nossos filhotes somos a defesa incondicional. Porque aqui nesse plano foi nos dado apenas um nome, Mãe.
A coisa pior do mundo é quando perdemos alguém que amávamos! Porém, pior do que isso, é quando achávamos que também éramos amados e não éramos! Mas, os sofrimentos vão passando a medida que descobrimos que não perdemos, fomos apenas aliviados do peso de carregar por tanto tempo alguém que não valia a pena! Depois que tudo passa, a quietude é algo inexprimível!