Cronica de Graciliano Ramos

Cerca de 28555 frases e pensamentos: Cronica de Graciliano Ramos

⁠"Dentro do finito, a alma dança na melodia da infinitude,
Um grão de areia guarda o cosmos inteiro, com quietude.
O orvalho da manhã reflete o céu estrelado, com gratidão,
Encontro a eternidade nas delicadas pétalas da flor em profusão.

Onde cada momento é um universo em si, uma canção,
Na dança sutil do tempo, na vida em expansão.
No olhar da criança, na brisa suave da manhã,
Na risada sincera, na esperança que não se esvaia jamais.

Dentro do finito, a alma busca sua verdade,
E encontra na simplicidade a sua imortalidade.
Pois mesmo na efemeridade de cada dia que se vai,
A eternidade se revela, e a vida continua a brilhar com sua energia.

Assim, na finitude e na infinitude, dançamos com paixão,
Um pequeno grão de areia, parte desse vasto clarão.
No orvalho da manhã, no céu estrelado, na flor de cerejeira,
Cada momento é um universo, uma pérola rara, uma verdadeira joia inteira."

Inserida por slsj2001

⁠"Minha querida Esposa [Angela Gonçalves de Sousa],

A cada dia que passa, meu amor por você cresce mais e mais. Você é a luz da minha vida, a razão do meu sorriso e a inspiração para todos os meus sonhos. Com você, encontrei a verdadeira felicidade e a paz que sempre busquei.

Sua bondade, carinho e apoio constante enchem meu coração de gratidão. Não importa o que o futuro nos reserve, saiba que estarei sempre ao seu lado, enfrentando todos os desafios juntos, celebrando todas as alegrias e construindo um futuro repleto de amor e cumplicidade.

Você é a minha pessoa especial, minha melhor amiga e o grande amor da minha vida. Nunca esqueça o quanto você é amada e o quanto você significa para mim. Nosso amor é eterno, e cada momento ao seu lado é um presente que valorizo profundamente.

Com todo o meu amor e carinho,
"Jonatas Henrique de Medeiros Borges"

Inserida por jonatashmb

⁠"Maturidade"

E quando menos esperamos parece que o tempo passa lento .Vamos deixando as necessidades de lado, Ficamos mais pacientes e não nos importamos com as opiniões das pessoas mesmo que estejam falando sobre nossas vidas .
Ja não temos mais certeza e vamos vivendo um dia por vez , pois a vida nos reserva sempre surpresas .
Dê a oportunidade as pessoas de discernir o que é certo ou errado sem as julgar.
Tudo o que importa é a consciência limpa e a certeza que deixamos flores onde havia espinhos , semeamos a tranquilidade e deixamos o medo de lado e prosseguirmos em estarrmos felizes .

Inserida por Artfati

⁠"Renúncia"

A ostra é forjada na extrema dor ,a ostra que não sente dor não pode produzir dentro dela pérulas...
As ostras formam dentro delas pedras preciosas de grão em grãos de areias para produzir pérolas e elas são produtos da dor.
Esse processo não é nada agradável para a ostra , seu sofrimento só pode resultar em uma linda joia muito rara e extremamente cara.
A pérula é uma ferida lindamente cicatrizada.
Cada um de nós ja nos sentimos um dia feridos por palavras mal proferidas contra nós, como nos julgar por algo que não falamos .
Quantas vezes o que acreditamos não significa nada e somos mal vistos nos ciclos sociais por conta das pessoas.
Seja uma pérula !!!!
esconde a dor com as camadas de amor. Nem todas as pessoas querem ser ostras que produz pérulas ,não são todas as pessoas que resiste esse processo doloroso.
Muitas pessoas querem ser pérulas mas não abre mão do conforto ilusório e deixam feridas expostas que não cicatrizam.
Ostras Vazias tambem foram feridas mas rejeitaram a dor e a dor não pode ser transformada em amor.
Atitudes demonstram mais que muitas palavras.

Inserida por Artfati

⁠"Quem Me Dêra"

Abrace uma arvore
porque até um vegetal necessita de calor afetuoso .
Não observes o sol , pois sua forte luz não faz bem a menina dos olhos . Observe a noite e assim tudo será entendido mais claramente .
Quem me dera poder achar aguas purificadoras e limpar todos que passarem por ela.
Quem me dera poder conter lagrimas de sofrimentos e torna-la em lágrimas de alegria.
Quem me dera ser a coragem dos que não sabem lutar .
Quem me dera poder escrever um final feliz na vida das pessoas .
Vejamos ,em tudo há esperança . Quem me dera ser o lugar de repouso dos cansados .

Inserida por Artfati

⁠⁠Você já velejou?
Imagine-se olhando para o vasto mar diante de você.
Você se abaixa, põe a mão na água e traz um pouco de água até você...
Imediatamente a água começa a escorrer pelos dedos até a mão estar vazia...
Essa água é a vida do homem...
Do nascimento à morte...
Ela está sempre escorrendo por nossas mãos...
Até se ir!
Junto com tudo a que você tem apreço neste mundo...
Porém o reino de que falo...
Para o qual eu vivo...
E como o resto da água do mar...
O homem vive por aquele punhado de água que escorre pelos dedos...
Mas aqueles que seguem Jesus Cristo
Vivem para aquela expansão infindável de mar!

Inserida por michaelsjb88

⁠Não te deixe enganar pois nada fica no lugar para sempre ou se ficar detenhora.

Vida destemperada não produz bom gostos ,não se limite a uma vida feitas de dietas.

Nutre a mente e ela te fará brilhante .
Não tenha medo e não alimenta-o, mas desnutri-o.

Sorria de verdade ache graça nas coisas e tu serás aos outros bem vindo .

Inserida por Artfati

⁠"Mãe e filhos "

A hora mais chegada e aguardada chegou .

Nove meses carregando dentro do ventre , o presente esta tão guardadinho e o berço esta tão quentinho,mas é hora de entrar para a história no mundo, é hora de ter um nome e hora de ser oficialmente mais um dos bilhões de seres humanos .

Finalmente o bebé rompe a bolsa e começa o corpo da mamãe anunciar o milagre da vida, as vezes é muito rapido , mas para outras é mais lento , o rebento rompe a barreira da luz .

Mães são mães,elas protegem os filhos, as mães precentem qualquer ameaça ,as mães lutam contra o invisivel ameaçador.

Um silêncio paira no ar ,um olhar magnético e penetrante e mais forte que uma espada conecta mães e filhos.

Mães não esquecem seus filhos .

Filhos não esquecem suas mães.
Assim como o céu liga o infinito , filhos e mães são para todos os momentos da vida .

*Eu dedico esse poema para os meus filhos*

Brisa De Andrade
&
Brendo De Andrade

Inserida por Artfati

⁠"Coisas simples"

Eu aceito a minha simplicidade tal como sempre fui.

Que os desejos naquilo que nunca tive não tenha força de corromper a minha essência.

Quero dos céus a minha porção de cada dia.

Até os passarinhos e as ervas do campo são cuidadosamente alimentados , eu sei o meu valor e o meu lugar!

Que minha presença seja agradável e desejada as almas sem paciência.

Que eu sempre possa ver o céu em uma noite de céu estrelado e saber que eu sou privilegiada pois aos céus eu fiz confidencias.

Naquela casinha simples com janelas simples direcionei meus olhar para a vida .

Te agradeço Senhor pela a minha caminha limitada , chão queimado e minhas coisinhas . Amanhã sempre será outro dia.

O velho fogão a gás, a porta velha com um trinco cansado, guardou o meu sono em segurança .

Deus me ajude , enquanto eu existir , minha mente sempre me levará naquela casinha, debaixo daquela árvore onde tantas vezes eu recitei por muitas manhãs a vida que eu sonhava em ter.

Minhas noites as vezes eram a luz de velas, outras vezes lampadas e luzes de brasas de fogo .

O cobertor as vezes nem dava conta de conter as noites frias , mas a esperança era o sol a adentrar o meu pequeno ser.

Inserida por Artfati

⁠Se não houve uma reação, não existe a possibilidade de uma acão!
Tudo o que acontece é fruto de nossas atitudes, o ser humano tem o hábito de destinar a Deus seus fracasos, o que decidimos fazer com o livre-arbítrio, isto é um problema para resolver totalmente e humanamente de cada individuo.
Ora, se você atraiu para si tristeza, você pode convertê-la em alegria.
Se você é pouco culto, busque o entendimento.
Se você tem pavio curto, exercite o autocontrole, amanse a fera dentro de você.
Se você desistiu, volte para o caminho. Ninguém te impedirá, a não ser você mesmo!
Faça o que tiver que fazer...
Mude, espere, chore, grite, sorria, dance, fique, vá embora, seja um ator, um lunático, seja um cientista, seja você, mas você, e menos os outros.

Inserida por Artfati

⁠Senhor, dai-me sabedoria para aprender quantas vezes possivelmente forem necessárias.
Senhor, concede-me que a dor do luto recaia-me tardiamente no seu tempo devido e natural de ser.
Senhor, conceda-me que a maldade não me atinja.
Senhor, conceda-me a força e a alegria e a paz, e que jamais se aparte do meu lar e dos meus entes queridos e principalmente dos frutos do meu ventre e dos frutos do ventre meu.
Senhor, te peço, dirige a minha vida.
Senhor, te peço, não me deixe pensar nem por um instante em um dia perder a fé.
Senhor, te peço salde e a graça de viver todos os dia da minha vida.

Inserida por Artfati

⁠Estou plantando rosas ,certamente elas murcham e morrem ...as rosas fenecem perdendo a sua linda cor ,do mesmo modo que todo o tipo de vida tem o seu proprio tempo.

Não quero perder o meu tempo com coisas mesquinhas, e tão pouco fazer parte dos que em nada se arriscam.

Não quero passar a minha vida me culpando mas me ocupando em ser feliz , que eterno e sincero seja o tempo que me durar .

Estou pronta pois não nasci com um mapa , apenas sigo enfrente e a cada passo sei o que fazer instintivamente.

Inserida por Artfati

⁠SERVIR

Sirva minha mão
para segurar a tua
transmitir apoio
potencializar a força
traduzir amor
garantir companhia

Sirva minha voz
para dizer-te coisas lindas
descrever o que vejo
revelar meus sentimentos
gritar pelos impedidos
excluídos
esquecidos

Sirva minha voz
para cantar
embalar o sono de recém nascidos
inspirar sonhos
contar histórias

Sirva minha mão
para te levar alimento
conter sangramentos
acariciar teus cabelos
te divertir no balanço

Sirva minha voz
para calar abusos
preconceitos
injustiças
violências
e desamores quaisquer

Sirva minha voz
para ser calada
ceder lugar à tua
engasgar de emoção
exalar gratidão

Sirva minha mão
para te tocar no peito
sentir os batimentos
do teu coração
nunca esquecer assim
que somos todos irmãos...

Christian art's
18.10.2023

Inserida por MarcioAAC

⁠Penso no tempo que foi
Não há reparo
Não há retorno
Penso no tempo, mas ele já foi.
Não ficou
Mas vivo, mesmo que tenha ficado no passado
Penso no futuro
Ainda não cheguei
Não aconteceu
Quem sabe eu chego lá.quem sabe eu possa durar
Pois a certeza é que passo , não permaneço

Inserida por mardoniobarros



A Liberdade !


A Liberdade se vai, para longe de nós.
Aos poucos estamos perdendo, o direito a nossa voz.
Fiquem em casa já aconteceu e o toque de recolher também.
Em breve vão nos retirar, o direito de ir e vir.
Adeus liberdade de expressão, ou calamos a nossa boca, ou iremos pra prisão.

⁠de todas as coisas que fazem perder
do ganhar que é ter o sentimento de amor
de ser seu, de ser meu, de ser eu
bem ligeiro eu já não sei quem sou
de todas as pessoas a quem já me doei
de todos aqueles dias que chorei
já me doeu e hoje não mais
só essa lembrança agridoceque não vai
não deixa seguir, não deixa passar
faz regredir, faz lembrar
teu amor atravessou, partiu, brilhou
expandiu o que achei que era amar
fraco te escrevo, lembrando de quando fui forte
de quando me fui
de quando levei o resto que havia de mim
escrevo palavras que você não verá
hoje eu cuido
não sei se de mim ou das memorias
do que foi e do que podia ter sido
da dor e alegria que seria de ser um só contigo
me livro aqui da duvida de achar que amar
é sofrer, é chorar, é lembrar
amarei o menino que aqui dentro ficou
com o que de bom no meu caminho tu deixou
vivo daqui pra frente com uma, entre poucas certezas
de que mesmo amanhã, de tarde, no final da luz do sol
te amei de verdade, com amor amor, com vontade
querendo que fim não desse em saudade

Inserida por itsnovaes

⁠Eu desejei um amor completo, que me fizesse encantar, perder noites de sono, que a cada toque me fizesse arrepiar.
Eu desejei a ti, de tal forma que minha alma pudesse dançar, correr em sua própria direção como uma bússola que sempre aponta pro norte.
Eu desejei um amor leve, descompassado
Notório até mesmo no mais escuro da noite.
Eu desejei te conhecer, reconhecer no mais perfeito 'meu'
- Eu sou feliz ao seu lado !

Inserida por Andrevictorbarreto

⁠CARTA AO JOVEM QUE QUER CRESCER

Quando somos jovens, pensamos em inúmeras situações ou sonhos que queremos alcançar na vida adulta. Muitas são as angústias que vivenciamos e sentimos. Aos poucos, começamos a entender o funcionar do bailar da vida, mas só começamos mesmo... nunca entenderemos em sua essência.

Quando somos jovens, somos aventureiros. Desafiamos a morte, pensamos que nunca iremos morrer. Muitas são as aventuras e audácias desafiando a vida. Aos poucos, vamos morrendo e não nos damos conta... e, morrendo, renascemos para viver.

Quando somos jovens, queremos ter tudo, temos todo o tempo do mundo. Muitas são as vontades e os desejos a serem realizados. Aos poucos, vamos nos deleitando nos presentes e oportunidades que a vida nos dar. Presenteamo-nos, dia após dia.

Quando somos jovens, queremos ser adultos. E sendo adultos, mesmo assim ainda somos jovens. Muitas são as realizações e histórias para contar. Aos poucos, vamos percebemos que não há mais tempo a perder e não há mais tempo para brincar de viver.

Quando somos jovens, queremos viver e adultecer. E, vivendo... mesmo adultecendo, ainda, somos jovens!

Inserida por Robkenede

⁠Em tenra idade, ainda quando muito jovem, sonhamos em conquistar o mundo. Milhões de sonhos, alguns impossíveis, outros alcançáveis.

Crescemos com várias cobranças. Muitos perguntam por conquistas materiais, pelo ter. Pouco perguntam pelas conquistas emocionais, pelo ser.

Vamos crescendo com a cobrança social de ter tudo àquilo que a sociedade julga ser o certo para um jovem ter e conquistar.

É muito pesado o fardo de ter que carregar essa responsabilidade de ter que alcançar tudo num período em que deveríamos priorizar pela nossa felicidade e bem estar.

Sucumbimo-nos no abismo da ilusão de está submerso nas vontades do que os outros querem que sejamos. Isso deveria ser um crime contra a subjetividade de cada ser.

Inserida por Robkenede

⁠Ainda, quando jovem, sonhava em conquistar sonhos e mais sonhos. Mesmo que distante, eu não deixei de acreditar que um dia poderia conseguir tudo àquilo que foi plantado em meu coração. Os meus desejos eram terra fértil naquilo que eu sempre quis ter.

Confesso que foi bem pesado carregar o fardo de ter que suportar a responsabilidade de arcar com as consequências dos sonhos que eu queria atingir um dia. Hoje, olho para trás e vejo que valeu a pena cada vez que eu me abdiquei de momentos de prazer que poderia me tirar do foco.

Quando sonhamos, quando queremos algo, quando almejamos, temos que ceder em alguma parte da vida para conseguirmos tudo àquilo que queremos. Não é fácil, eu sei. Aqui eu deixo a motivação de que por mais distante e impossível que seja o seu sonho, por mais que demore que chegue, digo-te que é aos poucos que conseguiremos tudo àquilo que sempre queremos.

É muito pesado o fardo de ter que carregar tudo isso sozinho. Mas eu te confesso que depois que tudo isso passa, depois que você sente na pele todas as provações que aparecem para você desistir na caminhada, depois que você conquista tudo àquilo que sempre quis... que a vida se torna tão leve, mais tão leve quanto o vento que sopra em direção ao horizonte.

Precisamos nos libertar de tudo àquilo que nos aprisiona.
Precisamos nos libertar de tudo àquilo que nos impede de sonhar.
Precisamos nos libertar de tudo àquilo que atravanca os nossos caminhos.
Precisamos nos libertar dos demônios sentimentais que carregamos.
Precisamos nos libertar do desejo de agradar a outrem.
Precisamos nos libertar da prisão que nos impede de viver os nossos sonhos.
Precisamos dançar e sacudir os demônios que há em nós e derrubá-los.

Por mais que demore a realização do seu sonho, não desista! Persista! Um dia, ele se realizará! E, no final, você estará bailando com os demônios que um dia foram empecilhos na sua caminhada em direção àquilo que você sempre quis ter.

Precisamos nos libertar para voar!

Inserida por Robkenede