75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
Letrinhas no céu
Um menino achou um livro,
Sem entender as letras, fez uso das folhas de acordo a sua realidade. A inocência de criança, brincou, e fez um monte de pipa.
Corria, corria e feliz gritava, olha as letrinhas no céu!
Um menino achou um livro!
Rica Almada
Outro dia, chamei alguns meninos e meninas do bairro, para uma tarde de recorte e colagem em fanzines. Queria saber o que é ser criança no contexto onde moramos. Como é soltar pipa na rua ou brincar na beira do córrego já que as quadras e pracinhas da vila ficam a mercê da juventude que bebem e fumam seus baseados. Em vielas, becos e escadões também não é possível brincar, pois correm o risco de atrapalhar o comércio local das drogas ilícitas. E as motocas barulhentas que sobem e descem o morro? Ora com perseguições e aborgadens mal sucedidas da Polícia que rodam a favela de noite e de dia. Este é o olhar dos meninos, porque as meninas não podem sair de casa. Suas mamães não deixam e dizem que menina têm que aprender os afazeres de casa para se tornar uma mocinha. O dia-a-dia da criança na periferia é assim: De manhã, trancada em casa sendo cuidada pela avó e a televisão, e a tarde, na escola pública cercada de grade. Mas tem aqueles que não estudam, pois não vêem graça no ensino educacional. Estes, preferem a rua. E aprendem o quê ela têm a oferecer.
Quanto mais o tempo passa
mais fácil perceber o quanto
mais temos a aprender
do que ensinar às crianças.
Um sopro, onde o vento não passa...
Há dias, em que a África mora aqui
Em outros, fica logo ali, depois do jardim
É e foi sempre e sempre assim
Seja sob a lua, sob o sol, sob a chuva
Não é difícil de se aperceber ou encontrá-la
Basta tirar do horizonte o olhar e mirar
Nas crianças nordestinas: anjos sem asas!
Nascidas guerreiras, já quase em partida
Encolhidas em colos, sedentas de vida
Tombos na vida são importantes para que aprendermos a ver bem o rumo por onde seguimos.Sejam tombos reais ou aquele onde o pensamento prega peças, induzindo a algumas coisas que nem sabemos de onde vem a ideia ou tentação.Muitas vezes nos perdemos por causa deles. Cabe a nós escolhermos o tanto de tombos que podemos suportar, mas uma coisa é certa: todos eles nos farão levantar e aprender.
Assim como o pescador joga mais uma vez o anzol
Nova e pontualmente renasce o Sol
Sempre inundando as manhãs de esperança
Renovando os sonhos da esquecida criança
Nova e pontualmente renasce a Alegria
Energia que quebra a desfalecida monotonia.
Ela dança na chuva
Sem receio do que vão pensar.
Gotas da divindade
É sagrado este molhar.
Sente uma alegria
de quando era menina
e tudo podia ser diversão.
Liberta das normas da sociedade
Ali sente-se a vontade
Não há nenhuma prisão.
Ainda percebe que poucos
tem essa ousadia,
Libertar a criança
que vive escondida
em um adulto preso
em suas obrigações.
Descalço na terra, e toda essa plenitude me invade, então sou, o que sou, e o resto é vaidade, quem é que toca a bola rápido, que nem olha pro lado, continua a malicia, olho no peixe, olho no gato, quem é que te define, quem é que te julga, quem pode fazer isso, enquanto ninguém te ajuda, quem segue rente ao que quer, quem não vê empecilho ao fazer, quem é a pessoa que quer ser igual a você, quem te faz acordar cedo, quem que te faz dormir tarde da noite, a criança que você foi ontem, gostaria do adulto que se tornou hoje?
Hoje procurei desenho em nuvens
"Hoje olhei pro céu,
Estava encoberto,
E não sei ao certo
O que me aconteceu.
Procurei desenho nas nuvens.
Lembrei da minha infância,
Brincadeiras de criança,
De muitas traquinagens.
A gente cresce, fica sério.
Nada mais tem graça.
Nos divertimos só pra fugir do tédio.
Faz bem pra alma mudar a sintonia.
No calendário da rotina,
Volte a ser criança por um dia."
Existe no olhar das crianças, um segredo escondido ...o da continuidade! Nada a impede de continuar a sonhar, mesmo quando fica retida entre o sonho e a realidade amarga e adulta que lhe rouba o direito de ser criança.
São elas que nos ensinam, que mesmo quando as bombas começam a cair, mesmo quando a dor é incontrolável, mesmo quando perdemos quem mais amamos...deveremos continuar a correr pelo parque ...!
Muito se fala de FELICIDADE, mas penso que só somos verdadeiramente felizes, quando crianças ... só as crianças são feitas de VERDADE e só elas habitam o tempo em que tudo é ... para SEMPRE!
Crianças ... são como borboletas dançando ao vento! Algumas voam rápido, outras voam pausadamente, mas todas voam do seu melhor jeito, porque cada uma é ... ESPECIAL!!!
Moça, sai da sacada
Você é muito nova pra brincar de morrer
Me diz o que há, o quê que a vida aprontou dessa vez?
Venha, desce daí
Deixa eu te levar pra um café, pra conversar
Te ouvir
E tentar te convencer
Que a vida é como mãe
Que faz o jantar e obriga os filhos a comer os vegetais
Pois sabe que faz bem
E a morte é como pai
Que bate na mãe e rouba os filhos do prazer de brincar
Como se não houvesse amanhã
Moça, não olha pra baixo
Aí é muito alto
Pra você se jogar
Vou te ouvir
E tentar te convencer
(Somos programados pra cair)
Que a vida é como mãe
Que faz o jantar e obriga os filhos a comer os vegetais
Pois sabe que faz bem
E a morte é como pai
Que bate na mãe e rouba os filhos do prazer de brincar
Como se não houvesse amanhã
Mas, tudo bem, nem sempre estamos na melhor
Moço, ninguém é de ferro
Somos programados pra cairrrrr
Minha Infância
Minha infância não foi muito frufru da qui nem frufru de la,
foi mais brinque daqui ese divirta de la.
Quando era pequena adorava brincar,
brincava de pega-pega, pique-esconde
até me machucar.
Cansar eu? acho que isso não vai acontecer. Pois sou espoleta pra valer.
Os vasos da vovó nunca quebrei,
mais nem por isso nunca apanhei.
Minha infância foi uma verdadeira diversão
como de qualquer criança que brincou e ralou no chão.
PAIS, O QUE VOCÊS ESTÃO FAZENDO COM AS NOSSAS CRIANÇAS???
Vocês sabiam que a superexposição às tecnologias (celulares, tabletes, notebooks, etc) a crianças (cujo cérebros estão em desenvolvimento) pode influenciar no surgimento de dificuldades de aprendizagem, déficit de atenção, atrasos cognitivos, impulsividade, comportamento infantil problemático, obesidade e entre outros?
Vocês sabiam que o uso excessivo de tecnologias, ou o seu uso em idades inapropriadas podem atrasar o desenvolvimento do(a) seu(sua) filho(a) provocando até mesmo um impacto negativo no rendimento escolar dele(a)?
Vocês sabiam que as crianças são mais sensíveis imunologicamente e que consequentemente elas estão mais propícias a contrair uma doença cancerígena devido ao uso de celulares, já que estes emitem radiação?
Sempre ouvimos dizer que nessa Era tecnológica “as crianças já nascem sabendo” dominar esse ou aquele aparelho. Mas será que essas mesmas crianças, estão acompanhando o desenvolvimento natural esperado para a sua idade? Estão sabendo falar? Ler? Escrever? Se comunicar saudavelmente com as pessoas do seu convívio? Estão sabendo ter respeito por vocês pais e pelos outros a fora? De onde vem o seu orgulho de achar que “as crianças já nascem sabendo”? Em que a “esperteza” tecnológica que ela adquiriu contribui para o desenvolvimento infantil dela? Será que isso não é apenas uma das citações que te alivia para parecer que todas as crianças estão “no mesmo barco” e que a atitude de vocês pais é super “normal”, quando no fundo essa permissividade inadequada a tecnologia não passa de uma negligência para evitar aborrecimentos com seus(suas) filhos(as)?
“Ah, porque fulaninho(a) não tem ninguém pra interagir”; “Ah, porque eu passo o dia todo fora de casa e fulaninho(a) fica sem ter o que fazer”; “Ah, porque fulaninho(a) não tem lazer.” “Ah, porque...porque...porque...” Por favor, parem de arrumar desculpas para investir na qualidade de educação que devem dar aos(as) seus(suas) filhos(as) dentro de casa. Filho(a) é “coisa séria”, assumam essa responsabilidade, antes que criem problemas para eles, vocês, ou para a sociedade. Passem algum tempo dedicando-se a eles(as) (o mínimo que seja), estimulem a comunicação, o afeto, a empatia...desconectem-se um pouco do mundo virtual vocês também, e permitam-se respirar juntos lá fora...Sintam-se conectados pela própria presença humana!
Que futuro vocês esperam das nossas civilizações? As crianças de hoje serão os resultados de amanhã. Não sejam cúmplices da criação de sujeitos cada vez mais individualistas, cheios de vontades, e fechados nos seus mundinhos virtuais. Ensinem os seus filhos a construírem sua independência e onde ao mesmo tempo saibam conviver em sociedade.
Pensem sobre isso hoje...Amanhã pode ser tarde demais...!
(18/01/2018)
Anjos existem...
(Nilo Ribeiro)
Anjo de ficção,
anjo humano,
estão no coração,
não há engano
os que cuidam dos pais,
os que olham as crianças,
eles são reais,
são nossas esperanças
o teu ato é angelical,
ao praticar boa ação,
um comportamento magistral,
é um doar de coração
seja anjo constante,
e não se arrependerá,
seja esta luz brilhante,
Deus te abençoará
anjo de verdade,
te desejo felicidade...!!!
Depois da chuva sempre volta o sol, mas depois do sol precisa chover de novo e a chuva vai chegar ao fim novamente
- Relacionados
- 47 frases sobre Educação Infantil para educar com empatia
- Frases sobre infância para abraçar nossa criança interior
- Frases bíblicas e versículos para crianças
- Frases sobre sorriso de criança que refletem pureza e encanto
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- Frases de incentivo ao esporte infantil que motivam essa prática
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
