Frases de crescimento para fortalecer a mente e evoluir sempre
Observe e aprenda com as crianças. Maturidade não é sobre idade, velhice ou cabelos brancos; é sobre a habilidade de transformar novos desafios em fontes de sabedoria e crescimento interior.
A cultura é essencial para expandir os horizontes da nossa alma, e não se trata de uma questão de elitismo ou presunção. É, antes, uma maneira de crescer, de rasgar as paredes do nosso pequeno mundo e de nos entregarmos ao universo. Fechar os olhos ao que nos rodeia é limitar-nos a uma vida estreita e sem cor. Procurar cultura não nos torna arrogantes; é uma forma de iluminar o espírito e enriquecer a existência.
Viajar, mesmo que seja até ao fim da rua ou até ao fim do mundo, é essencial para que o mundo nos mostre mais do que a nossa redoma. Encontrar novas paisagens, cruzar olhares desconhecidos, tudo isso alarga o horizonte do coração e da mente. Permanecer em casa, a ver televisão ou a navegar no tablet, pode restringir-nos do mundo e empobrecer a nossa experiência. Sair, explorar, deixar que o vento e as palavras nos toquem, isso sim, é viver. É na cultura e na experiência do mundo que encontramos a verdadeira essência de ser, a plenitude de uma existência rica e verdadeira.
O poeta brasileiro Mário Quintana disse que "o verdadeiro analfabeto é aquele que sabe ler, mas não lê." E aqui se passa o mesmo: o verdadeiro cego é o que tem visão e se recusa a ver. Pássaros com as mesmas penas voam juntos, mas é preciso querer voar. Não presumo estar certo, nem ditar aos outros como viver. Esta é apenas a minha maneira de entender a vida e de como procuro melhorar como pessoa. Cada um tem o seu caminho, e o meu é este, guiado pela curiosidade, pela sede de conhecimento e pela vontade de ser mais, de ser melhor.
Às vezes, no ímpeto de acertar, a alma é um rio que se desvia do seu leito natural, cortando a terra com fúria silenciosa, mas sem perceber que ao querer tanto fazer bem, faz mal. Tentamos, com a pureza de uma estrela solitária, iluminar o caminho dos outros, mas a nossa luz cega, atravessa os olhares e não encontra compreensão.
É no fervor de agradar que nos perdemos, tal como uma flor que se abre demais e se desfaz ao vento. Nossas intenções, como barcos à deriva, colidem com rochedos invisíveis, fazendo-se em pedaços antes de alcançarem a margem desejada. Queremos dar o melhor de nós, mas, em nosso excesso, desajustamos a harmonia do mundo ao nosso redor.
Não lemos os sinais, não escutamos o sussurro das folhas, o chamado dos silêncios. Apressamo-nos, os olhos fixos no horizonte, sem ver o presente que se dissolve como um sonho matinal. Somos egoístas, não por escolha, mas por descuido, pela cegueira do coração que deseja ser amado.
Na ânsia de sermos compreendidos, esquecemo-nos de compreender, de ouvir os murmúrios que nos são destinados. E assim, com as mãos cheias de boas intenções, derrubamos as pontes que queríamos atravessar, ficando, ao final, ilhados na nossa própria solidão.
Fé é entregar o timão da embarcação da nossa vida nas mãos de Deus e sem temor ou inquietações permitir que ele nos guie e, sobretudo, faça as manobras necessárias que levem ao nosso desenvolvimento espiritual.
Seja em que circunstância for, existe sempre a opção de análise de possibilidades de novas ações a serem tomadas.
Ao lamentar-se você pode estar drenando uma fonte de energia importante para a sua evolução espiritual. Tudo que está acontecendo tem um propósito, em vez de lamentar agradeça.
A escolha é nossa.
Podemos tirar lições de tudo e através de todos, aprendendo com alguns o que não devemos fazer e com outros o que devemos fazer.
Toda pessoa espiritualizada não deve sentir raiva e nem se aborrece com nada. Pois, deve que ser um exemplo! Errado!
E aonde é que está escrito isso?
Somos seres humanos. Somos cheios de imperfeições. Viemos a este mundo em busca de evolução. Para fazer nossos resgates, pagar nossas dívidas com as pessoas e consigo mesmos.
Estamos aqui para errar e também acertar e o mais importante é aprender com esses erros para não mais repeti-los.
Aqui nesse planeta há pessoas distribuindo amor e caridade enquanto outras, infelizmente espalham o terror e caos.
Todos possuímos o bem e o mal em nós, porém, cabe a nós mesmos a escolher qual dos dois, alimentar.
Sentir raiva não nós torna um ser humano ruim, desde que não usemos deste artifício para machucar alguém.
Independente da crença ou religião que seguimos, temos o direito de sentir nossas emoções, é inevitável não senti-las correndo em nossas veias, somos de carne e ossos, não somos máquinas.
É saudável expressar nossas emoções, desde que, façamos isso de maneira equilibrada, pois, reprimir o que sentirmos seria um ato de pura ignorância e também grande falta consigo mesmo.
Se fossemos perfeitos não seria necessário reencarnarmos neste mundo de novo. E se fossemos, por que passarmos outra vez, por dolorosos processos de aprendizados, visto que, já tenhamos cumprido toda nossa missão?
Isso não faria sentido.
Então, antes de falar das imperfeições dos outros, porque não corrija você as suas!
Nem sempre a dor quer nos dizer que estamos doentes. Muitas vezes quando é sentida, é para mostrar quê, mais um ciclo está chegando ao fim. Quer dizer que você cresceu bastante nesses últimos tempos e que aquele casulo que antes era confortável, não lhe serve mais.
Reavalie sua vida. Delete o que não serve para nada. Arquive com o que faz você crescer. E sempre atualize os seus programas.
O meu pior inimigo, sou eu mesmo...
Quando dou margem ao ego e a vaidade, os deixando passe a frente. Quando deixo o medo e a insegurança frustrarem meus sonhos. Quando deixo de fazer o bem ao outro, devido ao egoísmo ou orgulho. Quando permito que as mentiras e as incertezas da vida me seguem. Quando desacredito daqueles que protegem. Quando permito que apaguem minha fé.
Não gostamos, mas dores são necessárias para a vida. Alerta sobre os perigos, diz quando algo está errado e precisa de tratamento. Nos afasta de tudo que é extremo [calor, frio]. Nos leva ao médico. A dor espiritual também. Um mundo rosa ou azul, não existe, senão por ilusões. A sociedade nos impõe a alegria como obrigação, como ingrediente do sucesso. A alegria ostentada nas redes. Não! Somos humanos! Temos direito de viver as tristezas. Aprender, crescer, nos fortalecer, a despeito e, principalmente, por via delas. Sucesso não é obtido ignorando dores, mas pela exercício de resiliência diante delas.
Os problemas de hoje podem parecer grandes, mas lembre-se de que cada geração enfrenta seus próprios desafios."
Cada pequeno ato de responsabilidade, mesmo que não seja motivado por culpa, representa um maior reconhecimento e controle da própria vida. Este é um caminho poderoso para o crescimento pessoal e espiritual. Jesus é o exemplo supremo de assunção de culpa e responsabilidade pelos outros, apesar de não ser culpado.
- Relacionados
- Frases sobre crescimento pessoal que refletem sua evolução interior
- Frases sobre crescer para motivar a sua jornada
- 57 frases motivacionais para agradecer por cada etapa da jornada
- Frases sobre crescer e evoluir que inspiram mudança e novos começos
- Frases sobre conhecimento e evolução profissional para inspirar sua jornada
- Frases de motivação pessoal e reflexão que inspiram crescimento interior
- Frases sobre crescimento infantil
