Contos de Drummond o Girassol e o Jardineiro
Ela é fogo, é paixão, sorrindo, enfeitiçando e incendiando corações, despertando intensas emoções, brindando ao amor, à felicidade, ela paira soberana sobre a cidade, buscando a plena felicidade, sem pretenções, sem veleidade, ela é beleza pura de verdade. Seu nome é...
(Juares Sasso Jardim - o Sacy Pererê do Grande ABC - Santo André - São Paulo)
Apresentamos como modelo de virtudes para todos nós Jesus Cristo. Jesus é um pensador incomum, um homem de conduta transcendente. A sua posição no conceito da Psicologia Consciencial ultrapassa questões dogmáticas, teológicas, transitórias e territoriais.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
O fundo do poço :
Se sentir no fundo do poço é algo interessante, pois quem está lá se sente limitado a situação, e a única saída é a abertura acima da sua cabeça, que também se limita no mesmo diâmetro da situação.
Todos em algum momento já se sentiu assim, a saída parece impossível seria necessário uma escada, a profundidade da situação amedronta, a escada da vida que você precisa só tem três degrais o Ontem, o Hoje e o Amanhã, deve ser usados com muita responsabilidade, o tempo pode ser usado para uma profunda reflexão introspectiva, e só depois deve subir os degraus.
" viva o Hoje, pois o ontem já passou e o Amanhã pode não chegar"
O ontem serve para reflexão introspectiva
O hoje serve para uma tomada de decisão
O amanhã já começou
Bom Dia!
A partir do momento em que despertamos para as questões conscienciais da vida, agir egoicamente traz muitos conflitos conscienciais, que nos geram muita dor. Por isso, a Psicologia Consciencial busca a exemplificação do Cristo para nos servir de referência para o esforço em praticar as virtudes e nos libertar dos conflitos e da dor.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
O Cristo representa na Terra o início da real compreensão do ser cósmico e transcendente, a ponte possível de o ser humano encontrar-se completamente com a sua essência transcendente. Ele é, sem dúvida, a magna vivência do código moral de leis em todos os sentidos, um Ser que superou a personalidade, pois nenhum movimento do meio pôde abalar-lhe as convicções.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
Sim, senhores...
Os dias têm sido cinzas...
Literalmente em alguns momentos...
Mas iremos vencer, pois eu creio que o Justo não carrega o fardo sozinho.
Sempre haverá alguém ou alguns que reunirão forças pela boa causa e pelo bem coletivo.
Tenho vivido experiências as quais dão lições de moral, ética e comportamentais a todo tempo.
Eu creio em um mundo melhor,
Eu creio na justiça tanto do homem, quanto divina.
Eu creio que aquele que faz o mal, pagará caro, e quem faz o bem será abençoado com crédito.
Creio que o honesto, será lembrado, e o opressor punido.
Não estou sendo utópico, de forma alguma...
Já vi pessoas , grupos e ícones que eram subestimados, deixando surpreendidos os que duvidavam de seus potenciais.
Sou jovem, penso, sinto e faço.
Logo, tudo pode acontecer pra quem tiver força, determinação e bons companheiros ao seu lado.
Sou grato por todos os ensinamentos de vida que cada pessoa com as quais convivi me transmitiram.
Repito: "Tem sido dias cinzas.", Mas transparentes também.
DE AMORES E FLORES
Amores são como flores cuja beleza se encontra num Jardim florido.
Há flores que desejam ser colhidas, porém se arrancadas perdem o perfume e a cor, correndo o risco do desprezo. É Melhor deixá-las ali.
Há flores que encantam. Não desejam ser colhidas, São felizes vivendo intensamente a visita de um beija flor. É melhor cultivá-las ali.
O que eu gosto mesmo é de gente que tem fé, os seus olhos enxergam os impossíveis que Deus é capaz de realizar, seus olhos são desprendidos do que veem, porque é no invisível que a verdadeira fé se faz; seu coração é habitação de Deus e por isso não divide espaço com aquilo que não edifica, não há lugar para o que é mal onde habita o bem, assim é o coração daquele que tem Deus; nos seus caminhos, mesmo que haja dor, é capaz de espalhar o amor, porque assim aprendemos de Deus;
E é por isso que na vida de quem Deus está, é possível enxergar luz, é o sinal de que Ele com sua misericórdia nos dispensa a bênção de refleti-Lo em nosso caminhar... A bênção de Deus não é nada mais do que o próprio Deus em nós...
EU ou ELES
Eu penso, logo existo.
Eu sonho, logo planejo, estabeleço metas e objetivos, mas sou só eu, vivendo em mundo meu.
Mas não se vive só por muito tempo, e no começo de tudo, o tempo passa tão devagar como se fosse uma tartaruga despreocupada com sua chegada, que um dia parece uma eternidade.
Mas com o decorrer do tempo, eu me dissipo e lentamente, não sou mais eu, somos nós. O conjunto formado por nós exige adaptação, e como nós, o eu tem que ceder, replanejar, restabelecer as metas e os objetivos.
Mesmo sendo nós, ainda há eu em nós, sinto que estou aqui, faço parte de nós, sinto que ainda me sinto em nós.
Com o passar do tempo, que, neste momento, não anda lentamente como outrora, mas corre como se fosse um maratonista em busca de quebrar seus limites, eu me dissipo mais e mais, e o conjunto se transforma em um aglomerado, e esse em numa multidão.
Na multidão formada, eu me espalho, me misturo, me dissipo mais e mais, viro um grão de mostarda, uma poeira, uma gota de água no oceano.
Não importa mais saber se o tempo anda vagarosamente ou se corre velozmente, porque o tempo me fez entender que ele foi sempre o mesmo tempo, nunca andou ou correu, só cronometrou tudo o que aconteceu, e como um espectador assistiu tudo, mas sem se intrometer.
Nessa hora lembro-me do distante eu, que um dia sonhou, planejou, estabeleceu metas e objetivos e na multidão que se transformou, não me encontro mais, não me sinto mais, penso se ainda existo.
Agora, não sou mais eu quem penso, nem somos nós quem pensamos, eu sou eles e eles nem sei se pensam, mas se pensam, nem sabem que eu existo neles.
Fabiano Narciso
Se a luta não lhe der vitória, saiba que a vida é como a lua, feita de fases, e jamais acaba, apenas passa.
E se alguma dessas fases lhe for muito pesada, converse carinhosamente com Deus, dizendo-lhe o quanto você é paciente e o quanto você se curva diante da sua vontade, e receba a paz interior que somente Ele pode nos dar.
Rutilante Anoitecer
Foi-se o sol
E um lençol
De saudade
Invade-me
Agora...
E o sino badala
Na calada
Das seis...
Ave Maria...
E um pássaro
Sobrevoa
O céu
E eu
Da matriz
Vejo o sol
Se esvaindo
Como alguém
De mim, se
despedindo.
E antes que se ouça
Se vê
A homilia divina
No prisma
Do anoitecer...
Certeza
Vejo o céu, além do mar
E a certeza de que tudo vai passar...
Embrulharei a minha incerteza,
cada vez que o brilho desse sol
voltar a me tocar.
Eu preciso ver
que os meus olhos brilham ao amanhecer...
eu preciso ver, o encanto dessa estrada...
e depois do por do sol
encontrar-me com os sonhos
sob o meu lençol e mais nada.
Vejo os pássaros cruzando os ares
sobre o rugir dos mares,
que beleza,
a vida que me deras tu,
ó natureza...
Sinto a minha poesia
falar-me sobre a alegria
de ouvir o som da vida ressurgir...
Não posso imaginar
tudo isso se calar,
os ruídos desse mundo,
cada canto profundo
Que já pude ouvir...
As canções em saxo,
O movimento do piano
E o luar me olhando
Numa noite de porvir.
Já temos os parâmetros para uma sociedade justa e ética, os quais nos foram legados por Jesus Cristo, que transcendeu o meio em que viveu, estabelecendo novos paradigmas de conduta a partir da sua própria exemplificação. Jesus é o arquétipo que todo ser humano, consciente ou subconscientemente, almeja ser e um dia será.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
O ser humano é convidado a se deparar com forças superiores as dele, que provêm do Criador da Vida, e, quando se reconhece essas forças, ele tem duas escolhas: entregar-se a elas com consciência dessa superioridade amorosa ou rebelar-se e negá-las, não podendo, entretanto, mudar os fatos como eles são.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
CAÇADOR DE PALAVRAS
Já cacei, persegui, maltratei… Feri quem não merecia; por não medir direito a gravidade das palavras. Não amei o necessário e, em troca de nada causei dores, constrangimentos.
Ainda bem, que o meu pensar mudou de lado em tempo oportuno, louvável! Baixei as armas de fogo, pólvora e chumbo; letais mesmo em disparos desnecessários.
Desarmei o meu coração errante. Nessa ablação do erro, conquistei muitos amores, compensei os meus temores. Agora o meu prazer é ganhar os meus dias em calmaria, se possível. — Ver a vida florescer nos meus encantos, em segurança. Armado adequadamente ao meu trabalho de pensar.
Se a vida propor-me a agitação no dia-a-dia,
esforçarei-me a viver na calmaria das palavras e navegar em mar tranquilo.
Não temerei o resultado dos meus relatos, pois o farei em sábias palavras.
Se houver críticas no meu fazer de escrita, não levarei tanto a sério quem as faça isso servirá para o meu aprendizado.
Caso as boas palavras que procuro se mostrarem fugidias, não ficarei aborrecido; nem sairei por aí a atirar para todos os lados, em vãs escritas.
É preciso cuidado no abate da caça, não deve ser qualquer uma, para não comprometer a qualidade do prato; o guisado da linguagem precisa aguçar o apetite.
Há ocasiões em que o caçador das palavras vira presa: é achado por elas.
Não é bom esperar que as palavras surjam do nada e nos surpreenda na nossa acomodação, busquemo-las.
Se não caçarmos bem às palavras; em imaginação, podemos jogar algo indevido no texto que produzirmos.
Quando a inspiração faltar-me não farei nenhuma narrativa, por fazer. — Nem demandarei os meus desejos em descrições ou expressões que não satisfazem.
As palavras, talvez percebam o respeito ou desprezo que muitos de nós tem por elas. Se realmente for assim sentirão a falta de quem as escrevem e os procurem ou não.
Se não buscarmos as melhores palavras para nos relacionar, as ruins demandam a questão e saltam no papel.
As boas palavras dão assistência e o ar da graça a outros pensadores.
As palavras estão por todos os lugares: na mente, no coração, diante dos nossos olhos e ao alcance das mãos. — Elas (As palavras) resistem o quanto podem ao tempo e querem ser lembradas, amadas, escritas, ditas e preditas, quantas vezes se fizerem necessário.
Por isso intitulei este texto por Caçador de Palavras. — Para que sejam postas, expostas, falada, escritas, vividas… em benefícios das boas relações e bem estar de quem as ouvem, leem, guardam.
(08:11:15)
Languagetool
"Dizem que o amor nos embriaga, nos torna tolos, indignados e palhaços do tempo escaço e implacável..
Dizem que o amor nos torna cegos, inconsequentes, irracionais e carrascos de nós mesmos...
Mas o que seria de nós sem o amor que nos deixa em carne viva e mortos em vida?
O que seria de nós se não perdessemos o fôlego e não nos víssimos perdidos em meio ao fogo árduo desse sentimento que nos esgota e que nos faz renascer?"
Todos somos convidados a fazer escolhas conscienciais, ou seja, dar atenção aos conflitos conscienciais que criamos para encontrar as suas causas, de modo a saná-las, fazendo com que os fatores que os geram sejam ressignificados. Isso somente acontece por meio da entrega amorosa aos estímulos que provêm do Ser Essencial, a Essência Divina que somos, acionando o código moral de leis em nossa consciência, desenvolvendo as virtudes.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência
FORMIGAS, “POVO INTELIGENTE”
Por Nemilson Vieira
“Vai ter com as formigas…”
É uma orientação bíblica, com uma razão de ser; como outros ensinamentos.
Indo às formigas, aprenderemos com elas, algumas coisas…
Dentre os exemplos que às formigas nos deixa, os mais difundidos e repassados estão o trabalho, a organização, a resignação, a inteligência.
“As formigas são um povo inteligente”, Bíblia.
É verdade que a formiga sabe a folha que corta; nem precisava mais sabedoria que esta.
Hoje à tarde, no meu percurso das compras, já retornando para casa, as observei à beira do caminho; nos seus trabalhos em filas indianas num ir e vir constante.
Umas vazias e outras que voltavam com as suas cargas presas nas garras dianteiras: parte de uma folha verde, duma textura lisa.
Num ritmo mais acelerado do que o normal delas.
Talvez pelo fato de estarmos em período muito frio e seco. Precisam de um aquecimento mais acentuado em seu recôndito lar e, a temporada de chuva não demora tanto; onde não podem trabalhar ao ar livre com desenvoltura.
Estas formigas do meu observatório estava a cortar as suas folhas muito longe do formigueiro. Então, sabem as folhas que devem cortar; e onde fazer isso.
Como a vida não é somente trabalho…
As formigas também precisam de um entretenimento.
Nos seus momentos de folgas preferem brincar, como as crianças do meu tempo.
Um (dia) mamãe chamou-me numa das dependências da nossa casa: — Vem cá meu filho ver as formigas na brincadeira de roda.
Fui ver e constatei muitas delas, em (círculo) agarrada na mão uma da outra. A se divertir como nós os humanos.
EM TEMPO DE PANDEMIA, todo mundo tem a bula da educação, todos querem ensinar o professor a ensinar. Mas, ninguém sabe ensinar o aluno a aprender. E o aluno repreende o mestre, dizendo que ele não pode dizer isso ou aquilo. Se não sabe o que é ser aluno, vai saber o que é ser professor?
Estou dando as tais aulas virtuais, pensei que ia interagir com os alunos, mas as mães arrogantemente mandam mensagens dizendo que seu filho não entendeu a tarefa nem me dão a chance de perguntar a ele em qual ponto não entendeu, pois elas explicarão do jeito delas, e a dúvida que nunca existiu continuará. Sim... porque as tarefas são simples demais para exatamente evitar dúvida, devido a dificuldade de comunicação. CiFA
Ao não dar atenção aos estímulos amorosos que provêm do Ser Essencial, a Essência Divina que somos, podemos desejar nos afastar dos conflitos conscienciais que criamos, porquanto eles nos geram dor e nos convidam a resolvê-los, mas é muito comum simplesmente desejarmos o afastamento da dor e do sofrimento sem resolver-lhes a causa, porque isso é muito mais fácil. Entretanto, não é possível nos afastar da dor, sem resolver o conflito consciencial que a gerou. A tentativa de afastamento produz mais dor e sofrimento, num ciclo vicioso.
Livro: Inteligência Consciencial - a conquista da autonomia da consciência