Contos de amor
Viver sem um amor, dói, mas se vive.
Dói mais, quando esse amor é platonico.
Não se vive. Simplesmente vemos a vida
passar se remoendo pelos cantos. Isso não
é vida. Se amar procure e fale, se não for correspondido...
...simplesmente espere seu coração, ele em breve
vai bater novamente... por alguem que vai te retribuir.
Apenas espere ele está chegando....
Após a leitura de diversos casos extremamente chocantes sobre matar por amor, me permiti ignorar a forma que o livro expunha o amor para mostra-lo de forma diferente, antes de realizar a abordagem sobre o tema.
O amor, sentimento interno e externo, nos demonstra a melhor forma de vivermos individualmente e em sociedade, pois se não amamos, mortos estamos para nós mesmos e a perda deste nobre sentimento é muito grande e muitas vezes irrecuperável.
A mais bela definição de amor que já li até hoje, foi expressa pelo apostolo Paulo em carta aos Coríntios, e na Bíblia Sagrada relata:
“O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece”.
“Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal;”
“Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade;”
“Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta...”.
Esta mais linda forma de expressão faz vivermos intensamente apenas lendo e reportando ao nosso interior o significado importante deste sentimento.
Quando amamos, nos tornamos um ser melhor, somos diferentes e até mesmo nos transformamos, muitos poetas deram características diferentes ao amor, Luís de Camões o expressou desta forma:
“Amor é fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer;
É um não querer mais que bem querer;
É solitário andar por entre a gente;
É nunca contentar-se de contente;
É cuidar que se ganha em se perder;
É querer estar preso por vontade;
É servir a quem vence o vencedor;
É ter com quem nos mata lealdade.
Mas como causar pode seu favor
Nos corações humanos amizade,
Se tão contrário a si é o mesmo Amor?”
Quando amamos, somos poetas, a nossa namorada é a pessoa mais especial do mundo, se torna única e só queremos estar todo tempo ao lado dela, e em decorrência deste querer, vem o casamento.
Um amigo um dia me disse que o casamento é a mulher trocar a atenção de mil homens pela desatenção de um homem só, no momento não percebi o que ele queria dizer-me com aquela citação, mas hoje entendo, infelizmente, em alguns casos, após o casamento, o amor que no principio foi uma conquista começa a passar por transformações, se prestarmos atenção na palavra do apostolo Paulo, observamos que o amor é sofredor, em momento algum, ninguém o prometeu como mil maravilhas e em decorrência da vida a dois por sermos pessoas diferentes com instintos diferentes, gênios diferentes, passamos pela maior mutação em nossas vidas.
Quando se lê que alguém matou alguém por amor, é hora de parar para pensar, será que realmente foi por amor?
Sob minha simples ótica, discordo totalmente e após a atenta leitura sobre a paixão no banco dos réus, pude analisar estas questões desta forma:
Alguns que ali mataram, o fizeram por ciúmes, não por amor, um significado de ciúmes para não o confundir com amor é este, apresentado pela Psicóloga Ayala Pines: ciúme é "a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade. Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas”; outros o fizeram por paixão que também não é amor descrito desta forma: do verbo latino, patior, que significa sofrer ou suportar uma situação dificil) é uma emoção de ampliação quase patológica do amor. O acometido de paixão perde sua individualidade em função do fascínio que o outro exerce sobre ele. É tipicamente um sentimento doloroso e patológico, porque, via de regra, o indivíduo perde a sua individualidade, a sua identidade e o seu poder de raciocínio. Visto deste ponto de vista, podemos avaliar a paixão no banco dos réus, pois cada caso descrito demosntra a multiplicidade dos sentimentos , com exceção de amor.
Quem mata, não o faz por amor, faz por ódio. Não conhecemos o teor de cada processo em detalhes, porém podemos observar que muitas vezes na história jurídica no Brasil este tipo de crime não correspondeu as expectativas da sociedade, considerando muitas vezes que a maioria dos assasinos que os cometeram, foram absolvidos e em casos outros não chegaram nem a cumprir pena. Houve condescendência com criminosos de situação de status e muitas decisões intrigantes nos deixam com questionamentos sem respostas.
Sendo este tipo de crime cometido na maioria por homens, demontra quanto a irracionalidade do homem é estúpida e a caracteristica impessoal masculina não se pode comparar sequer aos animais,pois os mesmos apesar de não serem considerados seres racionais, não cometem tais atrocidades , tanto contra sua espécie quanto sua propria companheira.
Esta agressão gratuita que parte do ser humano é tão mediocre que ficamos sem palavras para definir este ato , um atitude que o homem assume para sí pensando ser a mulher uma propriedade, um bem fisico que pode ser manipulado como objeto pessoal, matar uma companheira por ciúmes, ódio ao ponto de vista moral é imperdoável, porém do ponto juridico, deveriamos ter penas que fossem cumpridas independentes de serem os réus de classe baixa ,média ou alta, ofendem o maior bem jurídico tutelado e não encerram apenas com a vida da vitima, mas a vida social de toda familia , maculando assim com toda convicção ao nome e a honra desta familia.
ENTRE O SER E AS COISAS
Onda e amor, onde amor, ando indagando
ao largo vento e à rocha imperativa,
e a tudo me arremesso, nesse quando
amanhece frescor de coisa viva.
Às almas, não, as almas vão pairando,
e, esquecendo a lição que já se esquiva,
tornam amor humor, e vago brando
o que é de natureza corrosiva.
Nágua e na pedra amor deixa gravados
seus hieróglifos e mensagens, suas
verdades mais secretas e mais nuas.
E nem os elementos encantados
sabem do amor que punge e que é, pungindo,
uma fogueira a arder no dia findo.
O Amor e a Morte
Sobre essa estrada ilumineira e parda
dorme o Lajedo ao sol, como uma Cobra.
Tua nudez na minha se desdobra
— ó Corça branca, ó ruiva Leoparda.
O Anjo sopra a corneta e se retarda:
seu Cinzel corta a pedra e o Porco sobra.
Ao toque do Divino, o bronze dobra,
enquanto assolo os peitos da javarda.
Vê: um dia, a bigorna desses Paços
cortará, no martelo de seus aços,
e o sangue, hão de abrasá-lo os inimigos.
E a Morte, em trajos pretos e amarelos,
brandirá, contra nós, doidos Cutelos
e as Asas rubras dos Dragões antigos.
Mesmo uma cômoda entulhada com lembranças,
Notas velhas, cartas de amor, fotografias, recibos,
Deposições judiciais, cachos de cabelo em tranças,
Esconde menos segredos do que o meu cérebro
[poderia produzir.
É como uma tumba, um cemitério de indigentes
[cheio de corpos,
Uma pirâmide onde os mortos deitam-se às
dezenas.
Eu sou um cemitério que a lua abomina.
Sou o que sou, minha essência não muda por te amar... Erramos quando por amar de mais tentamos agradar de mais, erramos quando tentamos ser o que gostariam que fossemos... Quando na verdade o AMOR, consiste em amar o próximo com suas diferenças, seus erros e seus defeitos. Quem não consegue entender esse principio do amor, é incapaz de amar.
Amor é o melhor conforto do mundo, uma razão indescritível para a vida. Como uma praia com um Sol de fim de tarde e um cupcake com gotinhas de chocolate. Quando a competição acaba e a ternura da vitória chega, está presente por toda parte em todo mundo, lá dentro do olhar dos namorados, do seu reflexo no espelho e do abraço amigo. Depois que experimentei decidi transparecer e influenciar os outros, mudei meus sentimentos e o sorriso dos meus amigos e amores, mudei um pedaço do mundo e declarei amor eterno.
a vida, não é só uma linha reta cheia de obstáculos mas também é uma linha reta com pessoas maravilhosas que iram te ajudar a passar por estes obstáculos, e essas pessoas você pode levar para vida toda ou também só cumprimentar... mas nunca se esqueça eles também estão em uma linha reta e talvez... eles queriam te levar pra vida toda.
se a estrela, brilha na luz do dia, cada dia vejo seu amor brilhando na minha vida tento contar quantas estrelas tem no céu pra você ver que eu sou o amor, de sua vida preciso de você pra voar além dessas estrelas, Por que o seu amor e uma vitamina que recompõe as minha energias, nunca esqueça que sempre vou ti ama além das estrelas assim e você na minha vida como uma estrela?
Quando eu era criança, queria ter 20 anos da noite para o dia. Assim como nos filmes. Porque ser criança não me ajudava a superar as dificuldades. Então, quando fiz 20 anos, queria ter 30. Achei que precisava passar por aqueles anos de amador pra me entorpecer da dor. Mas, mesmo depois dos 30, nada mudou. Comecei a sentir falta dos momentos que eu esperava que passassem logo. Foi quando eu percebi que cada momento que vivo é o que faz minha vida durar mais. Agora vou viver cada momento ao máximo. Porque a vida não é um filme. É a realidade.
Ele diz que prefere Malbec a Cabernet Sauvignon and eu finjo que entendi. Ele dorme do lado direito da cama e faz conchinha por cinco minutos pra embalar meu sono. Depois se vira com cuidado para eu não acordar. Ele me apresenta Paulo Mendes Campos e eu tento convencer ele de que a Taylor Swift é a maior compositora viva.
O amor não é sempre como um raio, as vezes é só uma escolha. Talvez o amor verdadeiro seja uma decisão. Decisão de correr risco com alguém. Dar-se, sem se preocupar se vão dar algo em troca ou magoar você ou se é a pessoa certa. Talvez o amor não seja algo que aconteça, talvez seja apenas uma escolha.
Bastaria as pessoas serem mais sinceras, honestas e humildes, que veríamos comportamentos maravilhosamente diversificados, personalidades espontaneamente interessantes, equívocos rapidamente resolvidos, decisões amplamente mais libertas, preconceitos instantanemente eliminados e atitudes surpreendentemente menos egoístas.
Depois de algum tempo você descobre a diferença, a sutil diferença entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
Nota: Trecho adaptado de poema de Veronica Shoffstall. Link
Eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida (...) mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não o declare e não os procure.
Nota: Versão adaptada de trechos da crônica "Meus secretos amigos" de Paulo Sant'Ana: Link. A frase é muitas vezes atribuída, de forma errônea, a Vinicius de Moraes
...MaisSabe, eu me perguntava até que ponto você era aquilo que eu via em você ou apenas aquilo que eu queria ver em você, eu queria saber até que ponto você não era apenas uma projeção daquilo que eu sentia, e se era assim, até quando eu conseguiria ver em você todas essas coisas que me fascinavam e que, no fundo, sempre no fundo, talvez nem fossem suas, mas minhas, e pensava que amar era só conseguir ver, e desamar era não mais conseguir ver, entende?
Alguém entra na sua vida, rouba seu tempo, destrói sua confiança, agride sua autoestima, estilhaça o pouco que resta da sua esperança no amor. E sai ileso. Não adianta desperdiçar sofrimento por quem não merece. É como escrever poemas em papel higiênico e limpar o cu com os sentimentos mais nobres.
Mas nada é tão teu quanto eu, nem a noite é tão tua quanto eu, pois no escuro sou teu farol para iluminar as trevas. Nada é tão meu quanto você, pois nem o brilho das estrelas é tão intenso quanto o teu sorriso. Nada é tão maravilhoso quanto o que sinto por ti, pois já te amava antes mesmo de te conhecer. Já estávamos predestinados. Nada é tão forte quanto o que sinto por você, pois é com amor que viverei te amando. E nada é tão importante do que você na minha vida. Poderia te chamar de meu O², ou de meu levantar, ou de meu bom dia. Mas te chamo de meu amor porque preciso somente de ti e por ti sou somente apaixonado. Bom dia e eu te amo!
Acho que dizer que te amo demais não vai fazer diferença. De qualquer forma você vai continuar igual. E tudo entre nós vai permanecer também do mesmo jeito. Se é que eu posso dizer que "nós" já existiu. É, "acho" que não. Mais eu daria tudo para que "nós" existisse. Não estou procurando somente um namorado ou qualquer um para amar ou me dar amor. Eu apenas quero estar ao lado de quem eu amo desde o primeiro instante. É, às vezes cansa de repetir isso. Mais desde o primeiro momento em que te vi, eu me apaixonei por você. Vê se entende de uma vez por todas. Não importa mais nada. Se você ama outra o problema é seu. Se eu amo você e escolhi continuar amando o problema também é meu. Mais acaba se tornando seu problema também o fato de eu te amar e você me ignorar. Fazer de conta que não me viu quando passa na minha frente. Você pode fazer o favor de me notar?
Quero dizer que te amo só de amor. Sem idéias, palavras, pensamentos. Quero fazer que te amo só de amor. Com sentimentos, sentidos, emoções. Quero curtir que te amo só de amor. Olho no olho, cara a cara, corpo a corpo. Quero querer que te amo só de amor.
São sombras as palavras no papel. Claro-escuros projetados pelo amor, dos delírios e dos mistérios do prazer. Apenas sombras as palavras no papel.
Ser-não-ser refratados pelo amor no sexo e nos sonhos dos amantes. Fátuas sombras as palavras no papel.
Meu amor te escrevo feito um poema de carne, sangue, nervos e sêmen. São versos que pulsam, gemem e fecundam. Meu poema se encanta feito o amor dos bichos livres às urgências dos cios e que jogam, brincam, cantam e dançam fazendo o amor como faço o poema.
Quero da vida as claras superfícies onde terminam e começam meus amores. Eu te sinto na pele, não no coração. Quero do amor as tenras superfícies onde a vida é lírica porque telúrica, onde sou épico porque ébrio e lúbrico. Quero genitais todas as nossas superfícies.
Não há limites para o prazer, meu grande amor, mas virá sempre antes, não depois da excitação. Meu grande amor, o infinito é um recomeço. Não há limites para se viver um grande amor. Mas só te amo porque me dás o gozo e não gozo mais porque eu te amo. Não há limites para o fim de um grande amor.
Nossa nudez, juntos, não se completa nunca, mesmo quando se tornam quentes e congestionadas, úmidas e latejantes todas as nossas mucosas. A nudez a dois não acontece nunca, porque nos vestimos um com o corpo do outro, para inventar deuses na solidão do nós. Por isso, a nudez, no amor, não satisfaz nunca.
Porque eu te amo, tu não precisas de mim. Porque tu me amas, eu não preciso de ti. No amor, jamais nos deixamos completar. Somos, um para o outro, deliciosamente desnecessários.
O amor é tanto, não quanto. Amar é enquanto, portanto. Ponto.
