Conto Amor de Clarice Lispector
As três idades da mulher
Da boca que contorna o queixo
Ao mais aberto sorriso;
Das mãos que lavam a loiça
Às luvas de cetim;
Dos jeans rasgados
À calcinha rendada;
Da cachoeira castanha solta
Às comportadas tranças;
Da jovem que invade as fotos
Às cãs pedindo pintura;
Da que procura por olhares
À que provoca carinho:
Ela é uma.
Ela é una.
Ela quer mais.
Ela contém todas.
Ela, elas... menina, moça, mulher.
(Homenagem à pintura homônima de Klimt)
Frida Kahlo
Faz uma tela sentida:
Prepara pincéis e tintas,
Um'alma exposta, ferida...
O que ela externa, tu pintas.
Carrega nas cores quentes:
Rosto? Amarelo-pavor.
Ígneas lanças nos dentes;
Na boca, maçã do amor.
Nos olhos, usa três cores:
Tenta azul, verde e cinzento.
Tons de finados amores...
Arco íris em tormento.
Não poupes nas cores frias!
Põe púrpura nos cabelos.
Nos seios, como farias?
Cor de gelo, sem apelos.
Nem penses ficar com ela;
Assim, ela te domina!
Crava no corpo da tela
A fria espada da China.
Fêmea louca que se esvai?
Ah... Não te sintas dorida.
É tinta o sangue que cai.
É bela e ainda tem vida.
(Verônica Marzullo de Brito)
Houaiss
O que significa:
O espinho que doeu para sair?
O mecânico após prisão no elevador?
Um abraço de conforto?
A farpa arrancada com agulha incandescente?
Galanteios pela rua após inverno noturno?
O caco de vidro que exigiu corte no pé?
O pára-quedas que abriu?
A dor curada por injeção?
Um bom filme após desistir de conversar?
O dente de leite sangrento no telhado?
Mais abraços, secando as lágrimas?
O bote no naufrágio?
O corpo após a dieta?
A integridade após a solidão a dois?
O arco-íris?
(Verônica Marzullo de Brito)
Uma vez ainda tentarei persuadir, voltemos a razão, ao estado do filosofar sobre(...) e não a autossabotagem com o discurso preguiçoso e sectário do fim.
Querendo acreditar em pesquisas do turismo como se os dez países piores para se viver estivessem alistado assim :Russia, Brasil, Africa do sul, Burundi, Antártica, Afeganistão, Somália, Sudão , Colômbia, Iraque. E os dez melhores fossem alistados assim: Austrália, Suécia, Noruega, Suíça, Dinamarca, Canada, Estados Unidos, Nova Zelândia, Islândia, Filândia.
Eu contestarei ainda levando em consideração que entre os piores e os melhores ali alistados, existem outras possibilidades de felicidade. Convergir como um tufão os elementos escatológicos, como se o Brasil tivesse exclusividade no enredo apocalíptico fantástico, é limitar a razão ao mecanismo do pendulo. É ainda desconsiderar que nos 518 anos, tivemos a atenção do mundo quando ha um pouco mais de dois anos eramos considerados país emergente, somente nesta ocasião fomos a bola da vez, tivemos nossa hora da estrela. Assim, estamos longe de sermos protagonistas da teleologia humana. havendo de fato na historia, a existência de um fato histórico chamado "diluvio", este só pode ter acontecido no contexto universal, e não será diferente o Armagedom bíblico, deixemos a ideia de fim dos tempos para os preguiçosos. A tendencia em tempos de crise é tentar voltar-se covardemente ao olimpo como se este estivesse furiosíssimo com os mortais. Ai recriamos a imagem de Orestes, o matricida, que vingando assim a morte do pai orientado pelo oraculo, atrai toda sorte de azar para sua vida e de seu entorno. Quando abandonamos a virtude da criticidade, nos tornamos cegos e surdos em nossa razão, fracos e desnutridos nos entregamos ao misticismo oportuno dos colonizadores de mentes.
Quando achamos que o avesso é a resposta ao que não foi bem sucedido quando o favorável fracassou. É que mecanicamente raciocinamos. A razão dá lugar ao intuitivo, as cores se reduzem a branco e preto. O problema de tal mecanicismo no cotidiano é que a confiança e desconfiança passam a ser componentes norteadores nas relações sociais. Seu veículo de informação é confiável, seu parceiro "cônjuge" é confiável, sua religião é confiável, seu vizinho é confiável. Quando começam as decepções, seu veículo de informação passa a ser imprestável, seu cônjuge é adúltero, você agora é ateu e seu vizinho se tornou uma má companhia. Tomando o antagonismo como único meio de mediação nas relações sociais, a razão atrofia, o humor se converte em sisudez. Enquanto humanos somos complexos e não lógicos, forçar essa natureza é caminhar para o subjugamento dos que são críticos. É espontaneamente se tornar escravos daqueles que sabendo de sua complexidade existencial resistem o clássico estoicismo cristão da resignação e vislumbram a multiplicidade de escolhas que a razão lhes oferece. Para os tais o avesso é o inferno, mas o favorável seu marketing.
A vida que você leva hoje, é simplesmente o resultado dos seus atos e atitudes....se você se acha frívolo, que sua vida é monótona e pacata, que tudo o que você faz é em vão, comece a mudar a sua maneira de pensar. Levante a cabeça e não deixe de ser consciencioso e otimista, diversifique, procure inovar suas atitudes e habilidades, seja uma pessoa proativa e jamais permita que a rotina ou pessimismo destrua seu ser. Pois você nasceu para vencer, para superar e driblar as dificuldades...nunca esqueça que todos nós temos problemas, mas que para tudo existe uma solução e nada se perpetua exceto a morte, por mais duradouro que seja as adversidades, sempre haverá uma saída, pare de se vitimizar ao se deparar com os impasses e contratempos do cotidiano, são infortúnios que nos remete a experiência, nos traz amadurecimento e aprimoramento para o nosso crescimento físico, cognitivo e social.
"H.A.A."
Confusão paralela.
Vontade de gritar ao vento, que está tudo errado.
Talvez eu seja diferente, talvez eu seja louco, talvez eu seja simplesmente nada.
O meu eu, briga constantemente comigo mesmo.
E não vejo nenhuma vantagem nisso.
Muitas perguntas sem respostas me cercam.
E muitas respostas sem perguntas.
Em que? No que? Em quem? Em qual? Porque?
Acreditar ou permanecer a dúvida?
Meu medo se torna o escudo da felicidade.
Observar em silêncio os atos, os fatos, pois assim, que faz o sábio, pois sabe o peso e o poder das palavras atoas jogadas ao vento.
(Jeffyn)
Dor
Fortes dores as que nos deixam sem fala são mudas vindas de sementes germinadas caídas de galhos altos quando açoitados pelo vento que em seu senso torto de direção quer jogar para longe todo desejo de felicidade, a semente cai, afunda no solo lamacento, na sombra do choro surdo da árvore que ainda sente dor na ranhura de seu tronco vergado, seu choro ecoa sem rumo levado pelo vento algoz que não sabe mas ali mesmo ao pé da grande mãe nasce o fruto do seu açoite, ontem dor, hoje luta, amanhã quem sabe...
O LEGADO DO FUTURO
Tapetes de veludo em rocha descarnada
Oásis de flores dançam em diversas cores
Os passáros namoram,cantam em louvor
As árvores com os seus galhos se abraçam
Mãe Natureza cheia de mil riquezas tem alma
Toda ela é harmonia,se exprime com amor.
O Legado do Futuro,agora comprometido
Sofrido, agoniza soltando gemidos.
Fauna em extinção, pela pele e o marfim
Florestas silenciosas, aves raras jà não falam
Nos rios poluídos peixes jà não nadam
Ninguém aguenta mais,nem homens nem animais.
Somos todos dependentes desta Caixa de surpresas
Tomara que o homem na sua ganância e desdém
Compreenda que dizimando a Natureza
Busca a sua desventura também !
Amanhã é dia 12 de junho
DIA DOS NAMORADOS
O Dia dos Namorados, em alguns países chamado Dia de São Valentim é uma data especial e comemorativa na qual se celebra a união amorosa entre casais e namorados, em alguns lugares é o dia de demonstrar afeição entre amigos. Segundo o Wikipédia
Um dia de declarações de amor, presentes, flores, fotos em redes sóciais e motéis lotados.
Pois é resumido a isso, será mesmo que nessa data a ser lembrada, é tudo de verdade? Ou apenas uma "modinha", é tudo tão previsível, já estão esperando por algo, muitas vezes algo que não foi o esperado, ou até mesmo surpreendente da pessoa que namoramos, eu só passei 1 dia dos namorados com alguém, em toda minha vida, não por opção, mas estava decidido a ir além e não deu certo... "Quando tudo da errado sem possibilidade de volta é porque não era para ser" eu não estou aqui para encontrar o amor da vida várias vezes ao ano, ou lembrar de vários dias dos namorados com alguém diferente, eu sempre sonhei com um relacionamento a moda antiga sabe? Aquela paixãozinha a primeira vista, que logo se torna amor, pedir "autorização" aos pais, como diziam antigamente, "posso cortejar sua filha" tudo como mandava a regra, mas eu me lembro que não são mais aqueles tempos, onde a inocência do sentimento era pura, onde se apaixonavam além da beleza, corpo, condição social, bens materiais ou até mesmo simplesmente por status.
É uma pena onde as "demonstrações de amor" se resumem a fotos em redes sociais, onde estão mascarados abusos, agressões, traições.
O dia dos namorados está além de uma data, é todos os dias, em um pequeno detalhe, como um "bom dia meu amor" "sinto sua falta" "boa noite sonha comigo" "quando chegar me avisa" "toma cuidado" tudo em pequenas palavras que se tornam demonstrações de amor, afeto e cuidado.
As vezes meus pensamentos entram e saem do foco real, mas eu prefiro comemorar dia dos namorados, todos os dias e em cada 12 de junho, de todos os anos da minha vida, sejam fotos ou até mesmo declarações públicas com a mesma pessoa, que um dia venha as ser minha esposa eterna namorada.
Enquanto neste verso
Vou ditando.
Meu coração
Está gritando.
Enquando este verso
Vou escrevendo.
Mais uma pessoa
Está morrendo.
Porque o mundo
Tem que ser assim?
Nao tem 30 anos
E chegou o fim.
A sociedade diz
Que acalenta.
Mas na verdade
Violenta.
Nosso povo é
Descriminado.
Porque não poder
Comprar algo caro.
Direitos humanos
Em tese.
Mas na verdade
Discriminam a cor
Da pele.
Enquanto eu estou
Fazendo cada palavra.
Mais uma pessoa
é violada.
Por causa de
Nossos governantes.
Que não fazem nada
Mediante.
Para resolver
Tal situação.
Eles encruzam
As mãos.
Que mundo é esse
Que nós vivemos?
Pouco a pouco
Ele está derretendo.
Como no
Efeito-estufa.
Como na desvalorização
Da saúde pública.
Nesse mundo de
Discriminação.
Fazer guerra nao
É solução.
Da nossa população
Espero mais.
Para vivermos com
Mais paz.
Dos governantes
Espero mais ainda.
Para o fim da
Desigualdade nessa
Vida.
Saidade de minha mãe
Hoje eu só queria estar ali, ouvindo a conversa sem nexo, sentido o cheirinho da fumaça do fogão a lenha e pensando em nada a não ser no aperto dos braços curtos e do afago carinhoso das mãos pequeninas de dedinhos tortos, hoje eu só queria o colo dela, hoje eu só precisava encostar a cabeça no seu ombro mãe e esquecer que cresci, esquecer de qualquer coisa ruim, esquecer de tudo até de mim...
Quando o grande Petre Tsutsea disse 'Só o cristianismo é absoluto, tudo o mais é relativo', ele quis dizer precisamente que o cristianismo não é uma teoria, não é uma doutrina, é a própria estrutura da realidade, que as teorias tentam interpretar cada uma a seu modo.
Tomar a doutrina cristã como base para conclusões filosóficas é nivelar a realidade com a nossa interpretação dela. A Palavra de Deus não é uma teoria -- nem mesmo uma teoria certa --, é uma AÇÃO divina, portanto algo que faz parte da própria estrutura da realidade. Tem uma presença, por assim dizer, física. Isso significa que JAMAIS a entendemos completamente, o que de imediato já a distingue de toda teoria, cuja única e essencial virtude é a inteligibilidade máxima. Noventa por cento da apologética cristã circulante consistem em reduzir Deus a um filósofo melhor que os outros.
A exemplo das gaivotas que avistamos sobrevoando numa formação integrada e dinâmica, assim somos nós quando nos relacionamos com outras pessoas para formar a nossa egrégora impulsionadora de nossa evolução.
Somos atraídos por aqueles que necessitamos interagir em prol da nossa própria Reforma Íntima.
Acreditando que nada no universo ocorre por acaso, é por meio dessas interações que podemos entrar em contato com os aspectos de nossa persona à serem por nós transmutados.
CAFÉ
Fazes parte integral da minha vida
De manhã, à tarde ou mesmo à noite
Aprecio-te nos bons e maus momentos
Quente ou gelado, puro ou adoçado
Mas sempre delicadamente perfumado.
Em grão ou em pó,em roda de amigos ou só
Com frio, chuva ou em tarde de verão
Levo-te aos lábios,em silêncio ou em música
Com prazer degustado ,suavemente saboreado…
Sentada, ou mesmo de pé, amo-te café !
Soneto de um poeta adormecido
Dentro da minha alma, escondido,
Dorme um "eu" que não conheço ao certo,
Um poeta que sonha, adormecido,
Que vaga pela noite a céu aberto.
Coração de menino perdido
Que em sonhos atravessou o deserto,
Que, sem rumo, procura um sentido
Buscando tão longe o que está perto.
Quer escrever no livro da vida
Páginas da dura ilusão sentida
Na sua pobre alma sonhadora.
Mas enquanto sonha, não escreve.
Passa o momento, afinal, tão breve...
Terei de acordá-lo, sem demora!
Solitário, solidário.
Eis a jornada luminosa e edificante do navegante.
Embarca só e
Desembarca só, em meio ao mar da vida,
Que o convida como tripulante à pilotar o veleiro ao destino certeiro da Luz, não olvidando de ser solidário aos que na nau conduz.
Solitário, solidário.
Eis a jornada luminosa e edificante do navegante.
Inexiste alguém mais digno de seu respeito ,que aquele que convive com você no seu passar cronológico ,neste planeta e na eternidade . Alguém que estará contigo em todos os momentos nas derrotas e nas vitórias ,nos momentos felizes e nos momentos infelizes ,não tem como substituir este alguém ,nem seus pais ,seus filhos ou qualquer outro ser humano que você considere .
Este alguém ......ahh ,há quanto tempo você não conversa com ele(a) ,neste afã de sempre estar ,bonito(a) para outro(a),ostentando ,desempenhando papel para agradar uma platéia de figurantes ,enfim se preocupando com tudo e com todos.Deixando este alguém sempre a segundo plano ....
Pense e reserve um momento para o ser humano mais importante em toda a sua vida e na eternidade....V O C Ê
Ainda da tempo..........
Bom dia, a paz que chega ilumina o caminho... A luz que brilha aquece o coração... Que alegria que vem espalha no ambiente! Que paz que vem de Deus ilumine o nosso caminho, pra que nossos corações estejam repleto de luz e que alegria do amor Deus esteja conosco durante toda a vida!
Shirlei Miriam de Souza.
"Persistência! Nenhum gol vem fácil. O jogo não acaba ao se colocar o voto na urna. Para a Democracia ser campeã é preciso foco!"
CCF, ao final do jogo Brasil 2 X 0 Costa Rica em 22/06/2018, quando a persistência foi o fator fundamental para a vitória nos minutos finais e de acréscimos do jogo.
No Islam não existe propriamente a 'conversão' a uma 'fé'. Esses são conceitos cristãos que só se aplicam ao Islam com bárbara imprecisão. O que existe é a ADESÃO A UMA COMUNIDADE JURÍDICA, por meio de uma DECLARAÇÃO PÚBLICA que vale independentemente de qualquer 'fé' ou 'sinceridade' interior. Sendo assim, a posterior abjuração — caso aconteça — não é uma 'apostasia' no sentido cristão (o abandono de uma crença interior), mas um ato de ALTA TRAIÇÃO, que é qualificado pela legislação penal e deve ser punido com a morte.
Tão logo confirmado por uma autoridade islâmica que o sr. Fulano ou Beltrano, após ter aderido ao Islam, o abandonou, não só os tribunais islâmicos mas todos os cidadãos muçulmanos do mundo têm NÃO SÓ O DIREITO, MAS O DEVER DE MATÁ-LO se tiverem os meios de fazer isso.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp