Conto Amor de Clarice Lispector
A razão do amor ser perfeito e profundamente eficaz, é que ele é o vínculo com a perfeição em todos os sentidos. E assim, quando nos unidos a ele e amamos de forma puramente fraternal e destituído de ideologia, religião, condição financeira ou filosofia de vida nós estaremos nos abrindo para uma vida abundante e verdadeira nova. E deixaremos de ser escravos dos nossos conceitos e preconceito que só nos aprisionam a cada dia.
O amor ao dinheiro, é a raiz de todos os males. Pois, quando nos apegamos demais a ele acreditamos que nossos relacionamentos, nossos sonhos, nossa vida e tudo que nos cerca é mantido por Ele. E só quando perdemos Ele definitivamente é que vamos de fato compreender, os sonhos não podem ser comprados, a vida não tem preço e os relacionamento vivem em função das virtudes do amor e não do que podemos oferecer a elas em termos materiais.
Se o amor, é o vínculo com a perfeição, e a vida está permeada das suas virtudes e graça. Qual a razão de tanta falta de amor no mundo...? A razão, é que ninguém pode dar o que não tem, e cada um só manifesta oque o seu coração está cheio. Por isso, quando o nosso coração está cheio do amor de Deus, nós manifestamos a sua graça de uma forma incondicional.
Oque a vida nos impõe de mal, não nos impede de expormos sobre tudo o amor, a fraternidade e a bondade conosco e com as pessoas ao nosso lado. Porém, muitas vezes decidimos por omiti-los, vivendo assim na contra mão do verdadeiro caminho da felicidade que anda de mãos dadas como esses mesmos valores.
Os três maiores fundamentos da verdadeira sabedoria são, o amor, a fidelidade, e a fraternidade. E assim, nesse elo perfeito vemos que aqueles que buscam os seus valores, serão sempre prósperos em todos os seus caminhos, e Deus jamais deixará que eles sejam confundido ou envergonhados em todo tempo.
O amor de Deus para que se torna compreensível, pode ser comparado ao amor de uma mãe, que desde o nascimento do seu filho o ama intimamente, e com um amor imensurável. E que somente ela pode descrever, e assim é a relação entre Deus e nós. E a cada dia, Ele se revela através da sua graça, que é pura, afável e cheia de misericórdia por cada um de nós.
Quando o amor de Deus nos preenche por completo, e nos torna uma referêncial e um testemunho de santidade as pessoas a nossa volta. Nossas palavras vão produzir um impacto de santidade dentro de cada uma delas, mais do que uma vida inteira de religiosidade, pois as palavras sem entendimento matam, porém as palavras que vêm do Espírito santo serão para sempre de vida e paz.
Quando o amor e a graça de Deus tocam uma pessoa, eles não muda apenas a sua personalidade, e seu caráter. Mas mudam principalmente suas consciência, ímpeto e índole revelando a cada um que ninguém jamais estará fora do alcance do poder curador do seu amor e graça. Pois antes mesmo de nascermos, Deus já nos amava com um amor único e singular.
É preciso amor para suportar a injustiça, e a dor. É preciso o perdão, para curar as mágoas do coração. Mas, principalmente é preciso acima de tudo tem sabedoria para escolher pelos caminhos da santidade, se queremos que o amor e o perdão façam parte integramente da nossa vida em cada situação.
A diferença entre o amor, o perdão e a misericórdia de Deus, com relação as pessoas. É que Deus é amor, e por ser amor Ele estará sempre disposto a manifestar a sua graça e amor sobre nós independente da maneira que vivemos. Já as pessoas, tem um amor circunstancial e seletivos, e não estão dispostas a manifestar a misericórdia e o amor em todo tempo.
O amor só poderá ser compreendido completamente, quando aprendermos a nos doar mutuamente. E através dessa realidade, passarmos a manifestar os seus valores, princípios e virtudes tendo com base os fundamentos inabaláveis do verdadeiro amor, e que é amor perfeito de Deus por nós a cada instante.
Só vamos ouvir a voz de Deus e ser curado pelo seu perfeito amor por nós, quando deixarmos de ouvir as vozes interiores que querem suprimir a sua glória em nós a cada momento. E aprendermos a receber mediante a fé as consolações do Espírito Santo, e quando a sua graça for para nós mais real que o ar que respiramos.
Assim como o amor ao dinheiro é a raíz de todos os males, também aqueles que colocam toda a sua confiança nos valores e princípios falíveis desse mundo. Vão compreender que a provisão de Deus nunca dependeu da nossa condição financeira, mas sim do seu amor e fidelidade para com todos os que Ele ama.
Aqueles que querem conhecer e ser transformados pelo poder curador do amor de Deus, devem primeiro compreender que Ele é amor, e que a sua graça e misericórdia nós justificam quando estamos dispostos a nos arrepender verdadeiramente. Pois, um coração quebrantado e contrito Ele jamais rejeitará.
Quando descobrirmos que o amor de Deus é capaz de nos justificar, nos libertar, nos levando ao arrependimento e a santificação. Então vamos descobrir que quando temos toda a nossa esperança, confiança e expectativas nele, nós sentiremos uma paz e alegria que ninguém poderá tirar de nós.
A diferença do amor ideal para o amor real, é que o amor real é aquele que é vivido intensamente, intencionalmente, incondicionalmente em cada situação. Já o ideal, é aquele que temos a vontade, o propósito e a decisão, porém pela nossa incapacidade temporária não conseguimos praticá-lo.
A graça é a bondade, a fidelidade e o amor de Deus em ação. E nessa perfeita união, harmonia, e sintonia. Vemos que a cada dia a sua unção busca nos levar ao retorno a santidade, e ao primeiro amor. Gerando em nós a verdadeira vida, e nos levando ao verdadeiro caminho, e ao conhecimento da das profundas verdades Nele.
Entre a verdade e a mentira, o bem e o mal. O ódio, e o amor. Existe um Deus, que em toda a sua gloria busca constantemente mudar a nossa história. Colocando a cada dia em nós, um pouco do reflexo da sua gloria. Para que assim, a medida que ela começar a se interiorizar em nós, criando raízes sólidas e inabaláveis no amor de Deus. Possamos verdadeiramente compreender, que o verdadeiro sentido da vida não é ter algo, mas sim ser algo.
Se a receita do sucesso, é viver a cada dia a bondade, o amor, e a graça para com todos. E que se traduz e manifesta na nossa relação de santidade para Deus, e de fraternidade para com o nosso próximo andando com ele a segunda milha. Sabendo que o nosso amor pode falhar e cessar, mas o amor de Deus em nós permanecerá para sempre e nada poderá nos separar dele.
O amor, como o centro de toda relação humana. E também como a vida que flui de cada relacionamento, e que gera vida onde não existe mais vida. Quando encontra abrigo em um coração sincero, e faz dele a sua morada. irá transforma-lo mais do que em mil anos de esforço e capacidade humana cético e sem entendimento.
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp