Conto Amor de Clarice Lispector
Carta para meu amado. (Part 1)
Olá,
Tá tudo bem com você?
Hoje eu te vi passando na avenida... Há algum tempo meu coração não batia tão forte, minhas mãos suaram e minhas pernas eu já nem sentia mais. Te ver me provocou tontura, ansiedade, nervosismo, esqueci tudo que eu tinha que fazer, fiquei sem norte. Eu só pensava na tua imagem passando ali na minha frente. A saudade apertou meu peito, por um instante eu desejei que chovesse e que a chuva se misturasse com a lágrima que rapidamente escorreu dos meus olhos, para que ninguém notasse minha emoção.
Você me faz tanta falta...
Ei... Sei que faz tempo que a gente não se vê
Faz tempo que a gente se fala
Eu sinto falta de você
Eu sinto vontade de fazer uma mala
E ir embora
Ir por aí a te procurar
Mas nem sei onde você mora
Nem onde você trabalha
Sinto falta da sua risada
Tomando conta da sala, da casa, da cidade
Do meu coração...
Sinto falta da ingenuidade
Que eu tinha quando tinha a sensação de te ter por perto
Sinto falta do meu sorriso aberto
Do nosso futuro que parecia certo
Mas não foi...
Acabou como o pôr do sol no inverno
Eu esperei pra te ver
Mas você nunca apareceu
As imensas e escuras nuvens te esconderam do meu olhar
Te levaram embora e nem vieram me avisar...
Perdi você
Apesar de nunca te ter...
Sou todo errado, só te machuco com minhas inseguranças e paranoias, então me diga o por que de você insistir em mim, pois não consigo entender, é tão confuso, não entendo o que se passa na sua cabeça.
Meu coração é muito frio para você e mesmo assim você insiste em ficar nele, por quê?
Talvez nós nunca iremos ficar juntos, e mesmo assim fazemos tantas promessas, planejamos, sonhamos, imaginamos e dizemos bem alto tudo o que queremos, mesmo assim, nada muda, sempre vamos ser aquelas crianças birrentas que brigam por tudo.
Por quê meu coração se tornou dependente de você? Por quê imagino desde a hora que eu acordo um futuro com você? Por que sonhamos com algo que parece tão impossível?
Só sei que meu coração está dependente de ti, desde quando te conheci eu senti algo fora do normal, uma aceleração cardíaca, uma falta de ar tão longa, seu jeito de me tratar, não era igual ao o que as outras faziam e por isso aquilo me cativou, me seduziu. E hoje em dia, não consigo viver sem você, já pensei em te deixar porquê tava com medo de te machucar mais e de me machucar, não sabia se estaria sendo egoísta ou não e por isso nunca fiz nada, mas a cada dia que se passa eu me apaixonava mais e mais com se nunca tivesse fim.
Você a menina mais louca, gentil, amigável, extrovertida, linda, cheirosa fofa que eu conheci, seus olhos castanhos, sua risada, seu sorriso, seu cabelo comprido.... tudo era tão perfeito.
Parecia que Deus tinha feito você para mim, do jeito que eu amava, do jeito que eu sonhava...
Nunca desejei alguém igual eu desejei você, todo dia eu orava para Deus fazer nosso amor eterno.
Ele irá fazer? Me pergunto todos os dias, mas sempre parece que não, com todas nossa brigas por coisas bobas, nosso ciúmes infantil.... tudo isso só nos afastava, mas com o tempo eu observei, que eu só achava que estávamos nos afastando, por que nunca ficamos sem se falar, um não conseguia esquecer o outro e sempre tinha aquele EU TE AMO no meio das conversas.
Então, obrigado por ter esperança em mim, obrigado por ser o meu primeiro e único amor!!
TE AMO!!
Eu te amo. Começo dessa maneira por não conseguir dizer algo que descreva mais puramente o que sinto por você. E assim, dessa forma bem nervosa e direta, quero dizer que tudo bem não estarmos juntos. Tudo bem não sairmos sábado à noite como sempre sonhei. Tudo bem não te dizer os clichés do meu coração e não rir da maneira que você sorri. Tudo bem não fazer planos contigo sobre o nome dos nossos filhos ou do nosso casamento sem luxo, mas emocionante.
Eu te amo. Não importa quantas vezes eu escute (e até acredite) que essa coisa tão linda que sinto quando você e o tempo passam é obra de quem imagina de mais e age de menos. Também não importa se você casar com aquele seu antigo amor de juventude. Eu ainda respeitarei o olhar que trocamos um dia. Não importa quantas vezes eu seja para você apenas o invisível esquecimento ou a lembrança rápida. Não importa.
Eu te amo. Muito. De uma maneira tão bonita que sorrio só de dizer. De uma maneira tão intensa que nem os anos passados, os desprazeres e desafetos que mancharam meu coração fizeram com que sua cor se apagasse em mim. De uma maneira tão íntegra e honesta que não garanto sentir isso por outra pessoa. De uma maneira tão delicada que te mantenho seguro aqui dentro.
Eu te amo. E não se preocupa, pois está tudo bem. Te amo tanto assim de longe, porque algo me diz que é mais conveniente amar sozinha e por mim, do que estar contigo e amar por dois.
Eu te amo.
"O Espiritismo não é uma luz nova, mas uma luz mais brilhante, porque surge de todos os pontos do globo, por intermédio dos que viveram. Tornando evidente o que era obscuro, põe termo às interpretações errôneas e deve ligar os homens a uma única crença, porque só há um Deus e porque suas leis são as mesmas para todos. Enfim, assinalará a era predita pelo Cristo e pelos profetas."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Ore cada um segundo suas convicções e do modo que julgue mais conveniente, porquanto a forma nada vale e o pensamento é tudo. A sinceridade e a pureza de intenção, eis o essencial. Um bom pensamento vale mais do que grande número de palavras, que se assemelham ao ruído de um moinho, mas onde o coração em nada toma parte."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Homens de todas as castas, de todas as seitas e de todas as cores, sois todos irmãos, porquanto Deus a todos vos chama a si. Estendei-vos, pois, as mãos, seja qual for a maneira por que o adoreis, e não vos lanceis anátema uns aos outros, visto que o anátema é a violação da lei de caridade proclamada pelo Cristo."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"O Espiritismo é, ao mesmo tempo, uma ciência de observação e uma doutrina filosófica. Como ciência prática, consiste nas relações que se podem estabelecer com os Espíritos; como filosofia, compreende todas as conseqüências morais decorrentes dessas relações."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
"Quem não conhece o Espiritismo, supõe que se podem produzir fenômenos espíritas, como se faz uma experiência de Física ou de Química. Daí a pretensão de sujeitá-los à sua vontade e a recusa de se colocar nas condições necessárias para os poder observar.
Não admitindo, como princípio, a existência e a intervenção dos Espíritos, ou, pelo menos, não conhecendo nem a sua natureza, nem o seu modo de ação, esses indivíduos se comportam como se operassem sobre a matéria bruta; e, desde que não obtêm o que pedem, concluem que não há Espíritos.
Colocando-se em um ponto de vista diferente, compreender-se-á que, não sendo os Espíritos mais que almas dos homens, todos nós, depois da morte, seremos Espíritos, e que, nestas condições, também estaríamos pouco dispostos a servir de joguete, para satisfação das fantasias dos curiosos."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
"Os Espíritos não são entes abstratos, vagos e indefinidos, mas seres concretos e circunscritos, aos quais só falta serem visíveis para se assemelharem aos humanos; donde se segue que se, em dado momento, pudesse ser levantado o véu que no-los esconde, eles formariam uma população, cercando-nos por toda parte."
Allan Kardec (Hippolyte Léon Denizard Rivail)
(O que é o Espiritismo / por Allan Kardec. [tradução da Redação de Reformador em 1884] – 56. ed. 1. imp. – Brasília: FEB, 2013.)
Tira máscara antes de dizer que não presto.
Tira a máscara antes de dizer que não foi justo.
Tira a máscara antes de apontar o dedo.
Tira a máscara antes de tornar sua verdade a mais absoluta.
Tira a máscara antes de dizer que eu tenho uma.
Tira a máscara, aproveita e tira a venda também!
Você não sabe sobre a vida que você não vive.
Como te tocar se minha mão não te alcança
Meu braço se estende alem do meu corpo
Mesmo assim não consigo te tocar
Um toque era tudo que eu queria nesta vida
Sempre tão linda e bela, seu corpo como as montanhas
Mas tão distante ela, tão no horizonte
Sua beleza me encanta e me congela
Sorriso tão lindo e brilhante
É uma pena que seja assim tão distante.
Gostaria de encurtar os espaços e saltar nos seus braços
Te alcançar alem do tempo, te fazer mulher
O seu olhar me fascina, sua beleza me encanta
A sua voz me domina, viver sem poder te tocar me espanta
se eu me sentir inseguro, só o seu toque me acalmaria
você com seu doce encanto, me alivia até a alma melancólica
Você chega discreta como quem não quer nada
E me enlouquece até os ossos
Você se transforma na metamorfose divina
com seus encantos, sua beleza, seus vários detalhes,
com seu jeito meigo, da vida ao seco da minha alma
Ah se você soubesse que sua beleza está no pudor do seu agir
Que eu me encanto toda vez que você sorri.
Ah se você soubesse que a pureza é que torna belo o seu corpo
Você pararia de se sentir a mais, pois para mim es perfeita.
Ah se você soubesse quão rápido você faz meu coração bater.
E se você soubesse que quando te olho não vejo uma mulher
Vejo meu destino, meu céu, meu paraíso
Vejo a dona do meu coração
A primavera esta chegando novamente
E eu louco para tirar flores do jardim pra te dar
Até quando elas esperaram pra serem colhidas
A primavera te espera e as flores me convidam
Um dia te levarei flores, aquelas colhidas por mim mesmo
Te amo...
"O tempo é o nosso explicador silencioso e te revelará ao coração a bondade infinita do Pai que nos restaura a saúde da alma, por intermédio do espinho da desilusão ou do amargoso elixir do sofrimento."
Emmanuel
(Emmanuel (Espírito). Pão Nosso. [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília-DF: FEB.)
"A existência na Terra é um livro que estás escrevendo...
Cada dia é uma página...
Cada hora é uma afirmação de tua personalidade, através das pessoas e das situações que te buscam."
Emmanuel
(Reformador – 4/953 / pelo espírito Emmanuel; [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB.)
"É lógico que todo homem conte com o tempo, mas, se esse tempo estiver sem luz, sem equilíbrio, sem saúde, sem trabalho?
Não obstante a oportunidade da indagação importa considerar que muito raros são aqueles que valorizam o dia, multiplicando-se em toda a parte as fileiras dos que procuram aniquilá-lo de qualquer forma."
Emmanuel
(Caminho, Verdade e Vida / pelo espírito Emmanuel; [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB.)
"Saber não é tudo. É necessário fazer. E para bem fazer, homem algum dispensará a calma e a serenidade, imprescindíveis ao êxito, nem desdenhará a cooperação, que é a companheira dileta do amor."
Emmanuel
(Vinha de Luz / pelo espírito Emmanuel; [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB.)
"Em toda tarefa lembra-te do Cristo e passa adiante com o teu esforço sincero. Não perturbem as desconfianças, a calúnia e a má-fé, atento a que Jesus venceu galhardamente tudo isso!..."
Emmanuel
(Paulo e Estevão / pelo espírito Emmanuel; [Psicografado por] Francisco Cândido Xavier. Brasília: FEB.)
TENHO SAUDADES
Eu tenho saudades daquele tempo quando o amar era verdadeiro,
Saudades de ver aqueles que amavam confessarem ao mundo inteiro,
Eu tenho saudades das caricias, tenho saudades dos cuidados,
Eu tenho saudades das palavras bonitas e dos corações apaixonados.
Eu tenho saudades do tempo em que ainda se perdoava, de ver a boca sincera confessando que errava,
Eu tenho saudades do tempo em que ainda havia conversa,
onde todos os problemas se resolviam sem guerras.
Eu tenho saudades de ouvir aqueles eu te amo , bom dia, e até o toma cuidado, quando tu vins estarei te esperando
Eu tenho muitas saudades daquilo que um dia existiu...
Onde está tu sentimento verdadeiro?
Onde está tu amor?
Onde está tu eterna paixão?
Por que não te encontro mais em nenhum coração?
Haa vida, tu sem amor não eis nada, estais ai angustiada e abandonada, de ti nunca esperei isso, pois não sabia que tu maltratava.
Eu sei que sou humano e cheio defeitos, mais ainda há uma chama de amor viva em meu peito.
Vem ver o que meus olhos falam sobre você,Escuta meu peito gritar o teu nome, em cada batida, em cada vibração, vem e escuta que em cada letra coloco paixão.
Eu tenho saudades daquele tempo, daquele tempo eu tenho saudades, eu tenho saudades daquele tempo que até eu amei de verdade!
Infelizmente
Infelizmente o coração dela não pertence mais a mim
Infelizmente o Pôr-do-sol existe, apesar de ser lindo
Infelizmente eu tenho que deixa-la ir
Infelizmente eu nao sei o que se passa
Infelizmente você vai ser sempre aquele ponto final que eu torço pra que tenha a continuação de um parágrafo
Infelizmente dentre aquele ditado clichê sobre o amor de sua vida e amor pra sua vida, você seja os dois
Infelizmente eu nao sei o que te faz ficar
Infelizmente eu nao sei o que faz você ir
Infelizmente eu não sei o que te faz sempre voltar
Ou talvez infelizmente eu nao sei porque eu não consigo esquecer o lugar
Infelizmente eu não sei porque consigo sempre desenhar seu rosto
Infelizmente não sei como segurar minhas pulsações ou minhas pupilas dilatadas quando te vejo
Infelizmente não sei o que me faz perder o chão e a marra quando existe sua presença
Infelizmente eu sei que existe mais pessoas por aí
Infelizmente eu nao sei o que faz parecer que está querendo ficar
Infelizmente eu nao sei porque você parece longe as vezes
Infelizmente eu posso te decifrar, e as vezes não quero
Infelizmente você seja aquela que vai estar ao altar
Mas só é infelizmente porque você nao quer estar
Infelizmente ao acaso eu sempre vou ter uma infeliz mente
Infelizmente eu não estou mentindo, pois só um infeliz, mente
Infelizmente eu vou ficar lendo até esse poema se tornar ridículo
Infelizmente e.
choro
o choro que derramo hoje
tem nome
tem sentimento
mas não tem vida
o choro que derramo hoje
ninguém nunca verá o motivo
ninguém nunca, se quer, adivinhará o motivo
nem com magia, nem com raciocinio
mas todo ano, uma data eles lembrarão
o choro que derramo hoje
a burocracia não irá ajudar
a igreja não poderá ajudar
mas, quem sabe, minha família conseguirá me levantar
o choro que derramo hoje
ninguém escutou,
pois não teve barulho
mas acho que Deus viu minhas lagrimas
e resolveu me ajudar...
me permitiu ter criatividade para escrever esse poema
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp