Contexto da Poesia Tecendo a Manha

Cerca de 29810 frases e pensamentos: Contexto da Poesia Tecendo a Manha

Até para se achar um endereço necessitamos de uma referencia, por que então para se achar um padrão ético seguro não se pode ter um referencial?
A quem interessa a não existência de um padrão ético universal? Tem isto a ver com a indústria da pornografia (cinema, canais de televisão, gravadores, editoras, etc), com os que lucram com a venda de drogas lícitas e ilícitas, com as casas de prostituições, com o movimento LGBT, etc? O que isto tem a ver com os que ditam as modas, as confeccionam e as vendem?
É possível viver sem um padrão ético? Se o é, por que existem leis? Não são elas o estabelecimento de limites a dizer até onde se pode ir ou não? Se o é, não teve que se tomar um ponto de partida, um padrão moral como referencial ético, ainda que este seja o mais baixo ou vil?
O que tem sido determinante na escolha de um referencial ético (padrão) a seguir? Por que é universal e moralmente correto, ou por que é o que eu quero que seja?
Se se tem tomado um ponto de partida (um referencial) para o estabelecimento dos padrões éticos atuais, qual o referencial mais seguro para a humanidade? Ela própria, com suas falhas morais, ou algo para além dela, mais precisamente o seu Criador? Melhor, quem determina as regras, quem é criado ou quem cria? Exemplo: Se você criasse ou desenvolvesse um computador, você queria que ele funcionasse do jeito que ele quisesse ou do seu jeito?
Esta sociedade atual, em seu galopante estado de degradação moral, tem condições de estabelecer um padrão ético a se seguir, ainda que a maioria o defenda por já ser um comportamento largamente adotado?

Na nossa vida passamos por tantas tribulações, tantos problemas... e ficamos esgotados, sem forças para lutar. E parece que ninguém entende.
Mas existe alguém que entende sim: Jesus! Ele passou por problemas, sofrimento e abandono, e venceu. Ele te conhece e Ele sabe o que você precisa.
Jesus quer te dar descanso. Se puder, pare o que estiver fazendo agora, mesmo que apenas por uns segundos. Fale com Jesus e Ele vai te dar descanso. Ele prometeu isso!

O MEU PAÍS

Quero país
Flor-de-lis;
Democracia
De fidalguia;
Povo lavado
E penteado;
Cidadão
Cristão,
Homem irmão,
Filho de Deus,
Anjo dos céus;
Habitação,
Um coração,
Conchego e amor;
Embalo e flor;
Piso
Liso;
Rua de luz,
Que conduz,
Aos largos da Saúde,
Da Força e da Vitude,
Cidade,
Mocidade;
Grandeza
De Beleza
E movimento
Sem tormento;
União,
Ação
Coordenação;
A apologia
Da harmonia;
Tudo a girar
No seu lugar.

Vieira do Minho, 1937

A uma morena

Você mulher das estrelas, esculpida por Deus e lapidada pelos anjos da beleza. Ensinou o que é amar e o que é o amor. Olhar fascinante, brilha mais que a mais brilhante das estrelas que existe, seduz...morena alta de rosto rosado, olhos castanhos, bem claros, cabelos sedosos, macios, longos, negros, como a mais rara das pérolas ou belo reflexo num espelho.

Bem sei que nunca poderei tê-la ao meu lado, pois não teria paz, menina sublime que atrai a tantos olhares, ainda que seu sorriso traga-me a calma da brisa do mar. Moça de raro fascínio, encanto
divino, como posso traduzir seu rosto sem jeito quando recebe o mais singelo dos elogios!?

Diga que é de mentira, que nunca a vi, pois não saberei viver somente como amigo. Sim...desejo que solte seus braços que me abraçam e deixe que flutuem pelo meu corpo tal como minhas mãos em seu rosto. Deixe que eu me perca em suas curvas, na pele macia em que minhas mãos passeiam com a mais latente vontade, como rio que corre para o mar...doces anseios.

Morena, você é sinônimo de sedução, cujo nome está guardado dentro do meu peito, como do amor uma linda canção, melodia em corpo, letra no sorriso. Não sei se me ensinaram a viver, mas aprendi a reconhecer o amor, que você exala na mais pura essência, delicada e encantadora pétala de flor.

Deus abençoou o homem com o dom da inteligência, da sabedoria... Mas, a cada instante, o mesmo o decepciona com sua falta de sensibilidade, de caráter, de um espírito que outrora, existente de forma verdadeiramente humana...
A cada segundo, a moral, os bons costumes, o respeito, o amor próprio... Estão desaparecendo dos corações mais puros, da alma mais saudável, dos atos mais elogiáveis e parabenizados aos olhos de deus.

⁠Eu sempre escutei que a solidão mata que não é bom viver só e blá, blá, blá.
Aprendi na presença do Deus Invisível, mas real que na minha vida não há melhor companhia. Aprendi a conversar com Deus e com a minha alma. ⁠Constatei o quanto eu precisava de mais tempo para ficar com eles. Descobri seus segredos e seus gostos. Conflitamos e discorremos de muitos pontos de vista. Precisei separar-me de pessoas e calar suas vozes dentro de mim para então escutá-los. Espantei-me quando percebi que embora só, não estou só e que eu sou feliz, sim eu encontrei o que eu tanto procurava no mundo e nas pessoas não encontrava, pois estava todo tempo dentro de mim. Encontrei-me com a Paz!

Intuição.


Você acredita em sua intuição?
A minha já me enganou.
Me deixei acreditar em um amor
Tão intenso, mas acabou tão rápido
Assim como o mesmo começou.

A poesia é inspiração ou intuição?
O poeta produz poesia ou lembrança?
No reinado do silêncio, o instinto
Fareja à distância um coração faminto,
Em meio ao emaranhado dos pensamentos.

Esse tabu todos os dias é quebrado
" Algum dia a dor vai passar "
E quando esse dia vai chegar?
Já me cansei, nunca mais me fale nada sobre o amor.

Estou tão cheio de tudo,
É... isso é tão óbvio, eu sei que é.
Minhas mãos eram tão pequenas
E deixei tudo escorrer entre os meus dedos,
Eu adorava, muito mesmo,
Mas agora nada mais importa.
Todas as flores que lhe dei mucharam
E se transformaram em lembranças.


Escrito por
Luan C.

⁠ P R B

O que sinto as palavras não explicam
Não sentem o mesmo que sinto
Toda semana penso em você
Mas não consigo contigo falar.
Imagino-nos como amigos
Que o amor aos poucos vai surgindo
Atravessarei todos os perigos
A você uma chance vou pedindo.
Penso em você a cada letra de música
E o som ao fundo imagino seu sorriso
Dentro de tantas coisas apenas penso nisso
Afinal, não é sua beleza, mas, os momentos contigo.
Chegará um dia normal como outros
Esse talvez mais especial de todos
Será o dia que vou me declarar
Apenas para dizer que nesta Vida vou te amar.
Percorrerei infinitas Vidas
O universo é extenso não quanto meu amor
Não viverei no mundo de uma ilusão
No momento que te ver direi que és minha paixão.

MUITAS VOZES (HOMENAGEM FERREIRA GULLAR)

Que vozes são essas?
Que até no silencio fala comigo?
Procuro dizer sem saber
O sentimento fala em meu ser
Dos poemas lidos
Dos amores esquecidos
Dos amigos perdidos
A voz presa na garganta
São manifestos?
São esperanças?
As vozes são tudo que carregamos
Do pai
Da mãe
De anos
O tom que temos
O tom que sabemos
É herança do que já esquecemos
Muitas vozes ao mesmo tempo falando
Eu aqui em silencio
Apenas observando

Deixa o seu próprio amor se intrigar com ele mesmo, porque só assim ele se manisfesta desse jeito de que você tanto fala pra mim, nessa velocidade apressada de sentir e nessa leveza no se entregar. E concordo muito com você por dizer que é uma covardia fazer a emoção se apaixonar mais e mais e mais.... por ela mesma.

Jota Cê

-

Respeitar o amor, venerar o amor, sentir o amor. Eu respeito, venero e sinto, porque é dele que venho tendo os melhores momentos e sensações já vividas e sentidas. E reconhecer isso e não ter medo nem de falar e nem de demonstrar é um passo enorme pra que amor seja sentido pela pessoa que nos despertou o sentimento na forma crua, viva e rasgando. Amamos tudo o que sai de nós dois, e tudo que sai se encontram e daí se fundem... eu disse se fundem... resultando no nosso.

Jota Cê

-

Esse querer de te querer exageradamente. Essa vontade de morrer pra tudo e só viver pra você. Desviar o olhar para o relógio, e pensar que o amor está sendo amado...agora.
Lindo, lindo mesmo é sentir esse seu amor sempre leve pro meu lado, sabe. Lindo mesmo é sentir que os dias passam e você sempre vai ficando mais.

Chega junto, vai...

Jota Cê

-

Meu número encaixa tão perfeito no seu, que nem fiz força pra deslizar todo pra dentro dele. Você é minha sedução atrevida, provocada e correspondida. Se você não rebatesse minhas investidas, não estaríamos aqui nos lambendo dessa forma. Ou fui eu que rebati suas investidas? Não importa, você estava lá pra mim e eu sabia disso.

Jota Cê

-

Sonhei com você...... um sonho bonito de se sonhar.

Assim, em um determinado ponto do sonho eu estava procurando meu irmão em uma confusão de rua em frente a uma loja qualquer... no desenrolar a confusão acaba e vejo a peça dentro da loja conversando com uma mulher linda. Vou até ele e ele me apresenta... daí essa mulher começa a falar das diferenças entre os irmãos... nisso fiquei sem graça, mas fixei o olhar na moça que começou a olhar fixamente de volta... o sonho era tão doido que a moça começou a cantar pra mim... e uma sensação estranha foi envolvendo esse momento de tal forma que tudo ao redor não fazia a menor diferença... pelo jeito que ela me olhava, dava pra sentir que com ela era a mesma coisa...... nem precisa dizer que essa mulher linda, essa moça era você no meu sonho. Que coisa louca, até nos meus sonhos quando a gente não se conhece e eventualmente se encontra... a gente se apaixona instantaneamente.

Foi bem assim...

Jota Cê

-

Continua comigo nessa corda bamba, continua... que de tão bamba ela sempre sentiu a firmeza de nossas pisadas. É alto demais, e quando resolvemos ficar nesse nosso chão o piso nunca está frio. O nosso dia começou e o nosso amor também. Me apaixonar por você todos os dias é o que mais gosto e me apaixono, viu!?! Me apaixono perdidamente, loucamente, descaradamente... simplesmente me apaixono por você, sempre.

Jota Cê

-

Mesmo com os olhos da alma em lágrimas, meu coração se esgoelando em dor fez esse efeito de hoje na gente. Por isso que você está me sentindo demais... coração batendo que nem um condenado desde a hora em que você apareceu, louco por um carinho seu... implorando, bem pidão mesmo. Esse amor tem pena não quando resolve torcer e torcer pra ver se esse sangue continua encharcando o nosso mundo. Já perdi as contas de quantas vezes eu puxei o ar bem lá do fundo e soltei bem devagar...Violento hoje. Mesmo suave. Mesmo calmo. Mesmo com cuidado.

Jota Cê

-

Você é meu motivo, minha causa, minha circunstância. Você é minha razão, meu vício, meu equilíbrio. Você é o amor que faço comigo mesmo, pra te sentir. Eu te amo. Meu foco. Meu fora do comum mais simples de se viver. Minha emoção pura. Por incrível que pareça, o dia aqui é de sol nesse meu céu azul que é você. Mas um dia cinza é bonito também. Sabe, estava aqui pensando, tem um mês ou mais que por aqui os dias são chuvosos, logo, cinzas. Você me marcou demais nos dias nublados, me marcou demais nos dias com sol. E bota lembrança boa nessa roda. Larga da minha mão nada, sou bom nesse aperto.

Você é minha e mesmo bicuda eu te seguro. Você é minha, escutou?

Jota Cê

-

Você é para o meu bem. Só quem tem o DOM de fazer do jeito que tem que ser é você. Única na sua forma de ser, única na sua forma de amar, única na sua forma de me querer, única na sua forma de me seduzir, única na sua forma de me emputecer, única na sua forma única. Mas tenho que dizer mesmo, você é doida, louca, briguenta e ciumenta... estratosfericamente falando.

Jota Cê

-

Pegue essa panela gigante, coloque todas as suas demonstrações de amor, de carinho e de afeto. Pode colocar até as que você pensa e não coloca em prática por não dar tempo no dia. Coloque também as minhas demonstrações, que quase sempre acho que são poucas pro tanto que você merece. Coloque até aquelas que você não faz ideia que existirão um dia. Mas coloque tudo até transbordar e se não der mais, pegue outra panela... só não deixe que a lenha pare de queimar e ferver o que vive nos alimentando de fora pra dentro.

Jota Cê

-

Você é aquela que molha no meu seco, que chove na minha terra, que planta o que eu colho, a luz que me escurece, o sim do meu não, o sentimento do meu amor, a alegria da minha dor, a realidade das minhas ilusões, o bom no meu mau, o certo no meu errado, a escrita nos meus parágrafos, o universo do meu céu, você toca a música da minha canção!!!

Jota Cê

-