Conselho para uma Pessoa Orgulhosa
Tudo que acontece na nossa vida tem uma razão; nada acontece por acaso; se não for por uma causa, é para um ensinamento... Tudo o que chega, chega sempre por algum motivo...
Uma vida de "quases", é uma vida de "nuncas"... É preciso querer "ir", avançar, chegar e vencer... Quem fica "parado"; não chega a lugar nenhum...
Todo mundo um dia passa por um sentimento, uma reflexão ou uma sensação que não sabemos explicar. Relaxe, respire fundo, pegue tintas e comece a criar coloridamente o que sente. A arte que fazemos instintivamente, pergunta e responde a maior parte de nossas dificuldades camufladas com a maior exatidão.
Devemos aprender a amar os diferentes pois uma centelha do grande arco íris da vida, colori de forma nova a alma da gente.
Todo aquele que migra o curso de uma antiga amizade pela coloração esportiva, politica, religiosa, filosófica e comportamental, é por si só um " idiota contemporâneo " que passa pela vida mas sem ter aprendido a viver.
Uma das grandes lições que aprendi na vida, desde pequeno, foi me ensinado, pelas amigas negras lavadeiras que moravam nas Casas de Cômodos, num dos muitos, familiares subúrbios cariocas. A lição é bem simples e sigo ela, até hoje. A lição é sempre cultivar um bom e habilidoso mentiroso de bom coração, em sua vida. Por que qualquer sonho, grande ou pequeno sem uma boa dose de mentira, fica incompleto. De certa forma, deixa de ser um sonho e passa ser um objetivo a ser alcançado numa esperançosa racional previsibilidade. Até o nome, desta faculdade, ficou sem graça. Prefiro os sonhos com boas mentiras.
O passado é imutável mas no futuro temos uma boa chance, se iniciarmos em adotar mudanças, a partir de hoje.
Com advento da internet e das mídias digitais por uma esquizofrenia coletiva entre a dor e o medo temos bem mais a construção de personagens belos e sedutores do que seres humanos com personalidades generosas e saudáveis.
Ainda hoje me magoo muito diante uma meia verdade, pois não existem mesmo, meias verdades, fico triste perante toda mentira, mesmo as ditas por amor, pela razão que for, preservando me da dura realidade da verdade e da dor.
Nada na verdadeira soberania de uma nação livre, justifica a perversa politica publica da desigualdade, da mais ignorância e da deseducação.
Haverá um dia que uma santa padroeira do Brasil, na maior população católica do mundo , será negra por etnia e vida, não mais uma imagem da virgem branca escurecida pelo agir do tempo que esteve em esquecimento, perdida e submersa. Afinal com o avançar dos anos, o próprio povo vai aprender que somos todos bem mais amulatados, pardos e negros, do que brancos.
O nosso sonho não tem hora certa para começar mas uma vez começado, daí não tem hora certa, mesmo para acabar.
Os sonhos quanto mais impossíveis, nos parecem verdadeiramente muito felizes.
Toda ofensiva armada para diminuir e enfraquecer um território ocupado por uma facção criminosa, que o poder publico perdeu o controle, e o constitucional direito de liberdade de ir e vir. Só tem êxito realmente, se o estado constrói no dia seguinte, um batalhão armado no lugar resgatado, para restabelecer o domínio do estado. Por que se não for feito, um alicerce governamental na região, a antiga facção enfraquecida, horas depois, devagarzinho volta a existir.
Todo sistema de segurança publica deve estar interligado a uma boa politica publica penitenciária. Não adianta diminuir as penas para tentar mascarar a falência do sistema prisional pelo contrario deve tornar las mais severas, temidas e construir mais presídios bem afastados dos grandes centros urbanos.
Ontem foi um dia triste mas luminoso, minha tia e madrinha Edylla, virou mais uma estrelinha no céu do RJ, aos 96 anos, foi se juntar na eternidade a nossa constelação materna familiar. Enfim, descanse em paz, querida madrinha.
Todos nós somos frutos de uma mesma romã, a Bíblia diz que Salomão pediu para colocarem duzentas romãs em cada capitel das colunas do templo, uma era Jaquim e outra era Boaz. A fertilidade, a Lei com 613 sementes, a santidade, a unidade e a fraternidade. A romã é o símbolo máximo de fraternidade e aliança na Maçonaria. Muitas sementes, muitos irmãos. Uma única casca uma única ordem universal.
