Condenação
Talvez ela liberte mas muitos presos não conseguem voltar a liberdade e do que adianta a libertação para ir ao lugar ruim e ser tradato de um forma pior.
Tua consistência é teu poder de escolha entre o bem e o mal... É o maior juiz entre a tua absolvição ou condenação.
Conheço moralismos tardios decorrentes da perda de interesse por determinados prazeres, geralmente por razões hormonais, cujos atores passam a condenar nos mais jovens aquilo que sofregamente faziam quando o vigor lhes permitia
"Estamos todos autosentenciados pelos pensamentos, emoções, sentimentos, atos e omissões condenatórias ou libertadoras."
É impressionante e contraditório o pensamento da humanidade:
Diante de uma ocorrência, qualquer que seja essa, a primeira tendência, normalmente, é de as pessoas condenarem o autor, imediatamente, o colocando como réu, sem ouvir sua explicação, nem mesmo havendo um julgamento ou, ainda sentença e, depois da justiça julgar e condená-lo, diante de muitas explicações, as mesmas pessoas anteriormente, lhe concede vários recursos, em diversas instâncias, retardando assim o cumprimento da pena.
Recebemos cartas de todo o país. Por ano, no mínimo, milhares de cartas de homens e mulheres encarcerados. Muitas dessas pessoas estão presas há duas, três décadas. Elas estão sem tempo, então nos procuram. Essas cartas representam seres humanos que estão presos e alegam terem sido condenados injustamente. Em muitos aspectos, somos a última instância.
"Pecamos e não nos importamos com o próximo 364 dias no ano, mas, pelo jeito, é na sexta-feira Santa que nosso comportamento definirá se estaremos salvos ou condenados."
A culpa já destruiu muitas vidas, evite-as ou livre-se dela na cruz. O perdão é o único meio de tirar tal peso dos ombros e da existência.
"Ninguém poderá perder-se finalmente, sem antes ter chegado frente a frente com a verdade, conforme ela se acha em Cristo".
A soberba do Ser Humano que se declara "autossuficiente" através de suas convicções, sejam elas Filosóficas ou Ideológicas, lhe armará laços de condenação eterna.
Temos que ser livres, doutores dos nossos sentimentos, e senhor de nossas decisões, ninguém garantirá salvação a nós, mas podem garantir condenação.
"O sangue de Jesus representa a justiça eterna em nosso favor. Sem esse sacrifício, não haveria nenhuma possibilidade de escaparmos no dia do juízo, pois nossa absolvição diante de Deus depende da aceitação de nosso substituto. A nossa resposta ao sacrifício de Cristo determina nossa sentença: se aceitamos, não há condenação, se rejeitamos a condenação
é certa" Justificação para Principiantes, pág. 242.
Não me culpo, julgo ou condeno pelo que fiz no passado, muito pelo contrário, orgulho-me. Se pudesse voltar atrás talvez fizesse diferente, talvez, mas na época sei que fiz o melhor que eu podia fazer levando em consideração as condições que a vida me deu.
Fantasia é uma história que por não ter forma real é condenada a passar a vida entre as grades do pensamento.
- Relacionados
- Erro e Condenação
