Conceito

Cerca de 1517 frases e pensamentos: Conceito

É um pouco complicado percebermos que o conceito primário ou etimológico de “existir” se distancie radicalmente do conceito que temos sobre Deus. [Ele é incriável!]
Pois segundo a definição do linguista e lexicógrafo José Pedro Machado em seu ‘Dicionário Etimológico’ “existir” é: Do latim: ex(s)istere, 'sair de, elevar-se de; nascer, provir de, manifestar-se e mostrar-se'. Já que a palavra existir é composta de dois termos “ex e sistere”. O termo “ex” é uma preposição que significa “a partir de”, ou trazer algo para fora. O verbo “sistere” significa colocar de pé ou firmar alguma coisa.
Assim, tal termo significa literalmente “surgir a partir de algo firme”. E em seu sentido secundário seria: “ser real ou revelar sua verdadeira essência, natureza ou suas intenções ou opiniões”.

Inserida por ProfessorMarcos

HOMENAGEM À AVÓ

Minha avó não tem conceito,
Não tem limite nem definição.
Ela é só o alguém que viveu
Bem dentro do meu coração,
Mergulhou e aperfeiçoou
O ser que havia em mim
E, com sua suave doçura,
Fez-me ser maior que o enfim.

Minha avó teve seu nome,
Sua letra e sua canção.
Minha avó teve ternura,
Teve alegria e muita paixão.
Ela viu meus primeiros passos,
Mesmo me puxando pros seus braços,
E agarrava-me o quanto podia
Com cada palavra nova que eu dizia,
Porque maior que o amor por sua vida
Dedicaca amor à vida que é minha.

Minha avó era tão importante
Que DEUS a chamou num instante,
Para ela com alegria cobrir
O céu que estava a nos redimir.
Essa avó que eu tanto amei
E que hoje comigo já não está
Foi a pessoa mais nobre do mundo
Que aos seus netos só sabia amar!

Vó, nossa amada vozinha,
Sua vida agora é finda,
Mas nunca, em nenhum momento,
Desde que nos deixou ao seu tempo,
Sua vida deixou de existir
No coração dos seus netos que aqui
Sempre deliraram ao te ver sorrir.
E eu, como uma das netas mais velhas,
Queria dar à senhora um recado:
Pra sempre a senhora será lembrada
E nunca estará no passado.
Os nove netos que aqui ficamos
Queremos te dizer com alegria
Recebemos suas bênçãos vindas do céu,
Seja de noite ou de dia.

Nara Minervino

Inserida por NaraMinervino

Futilidade é a necessidade dos tolos.
Sonhos, transcende qualquer conceito de abstração...

Inserida por dimatioli

(...) As entrelinhas da fala ou da ação poderá dá um norte, porém o conceito do que acha, é apenas subjetivo...

Inserida por dedydualecrim

(...) Esteja sempre preocupado com a sua consciência, o conceito que as pessoas têm a seu respeito é apenas um conceito... Michael Jackson moveu o mundo com o seu amor, quando realidade não o teve nem mesmo do seu próprio PAI...

Inserida por dedydualecrim

Não há conceito, religião ou ma fé que suplante a dignidade.

Poeta Dos Sonhos

Inserida por Poetadossonhos

Dizer ‘um novo conceito’ é um atestado que você não manja nada do seu negócio.

Inserida por mentalidademarketing

O conceito de loucura está tão enraizado na "normose social" que foi amplamente distorcido. E também pode ser interpretado de várias formas. Sugerimos então o não-julgamento para tudo que faz parte da caminhada dos outros seres. Do auto-aprendizado e o tão distorcido livre arbítrio. Mas que sobretudo sejamos loucos por aprender a nos conhecer, respeitar, desenvolver, passar pelas dificuldades com superação e o entendimento de que, sobretudo, amar ao próximo sem esperar nada em troca é a solução! Desde que não nos anulemos ou sejamos vítimas de algozes relações. Estar só muitas vezes pode ser a única saída pra se auto-encontrar. Não temais. Não sofreis. E se quiser que assim seja, que assim seja. Sede feliz! 2019 promissor vem aí. Que possamos dar o nosso melhor para todos. E sobretudo para nós mesmos. Na unidade do que somos. Conectados à fonte da vida. Seguimos. AHOOO

Inserida por Todeschi

Das Formas de Platão ao conceito de alma do Cristianismo, a sabedoria tradicional nos disse que tudo tem sua própria essência única. Quando exploramos a mais ínfima das mais ínfimas escalas, no entanto, parece que a sabedoria tradicional ficou completamente errada nessa frente. A única maneira de distinguir qualquer coisa de qualquer outra coisa no mundo quântico é através de qualidades como carga, massa e spin; e a única maneira de adquirir essas qualidades é através de interações com campos onipresentes. A diferença entre você e tudo que você já viu reduz-se à dança caótica de campos e forças. Você, sua família e amigos, aquele idiota que te cortou na estrada, aquela aranha que você matou no chuveiro, as bactérias que residem em seu intestino, o pedaço de tecnologia que você está usando para ler isso, o ar exalando fora do seu pulmões, a luz do sol sustentando sua sobrevivência, o cosmos conhecido em sua totalidade - tudo e todas as suas diferenças podem resumir-se a nada mais do que infinitesimal de dois passos, nervosismo evanescente. Embora isso também não seja totalmente preciso, já que esses rótulos são meras metáforas do que realmente está acontecendo. No universo difuso e dinâmico dos quanta, o conceito de rótulos quebra completamente. Ficamos apenas com abstrações matemáticas e probabilidades. Não importa como você o faça, a identidade desaparece como um conceito coerente no universo dentro de nós.
Alguns acham isso inaceitável, até mesmo assustador. Para mim, é um aspecto romântico e inspirador da realidade. Ela satisfaz muitos dos desejos da "nova era" de interconectividade, sem apelar para a pseudociência, e fala sobre a composição homogênea e ilimitada de nossos seres. Apesar disso, o mundo quântico é freqüentemente considerado irrelevante, uma vez que não tem consequências sobre nossas experiências percebidas. Como eu me preocupo com o que está acontecendo em uma escala tão pequena se isso não tem nada a ver com a realidade do meu dia-a-dia? Sustentar essa opinião é negar a importância da busca da verdade, pois a escala quântica, embora muito distante de nossas percepções, é fundamental para a realidade, fundamental para a verdade. Tentar captar o funcionamento interno do cosmos é uma busca nobre por si só, mas também é um caminho rápido para enriquecer nossa vida cotidiana. Ele oferece uma olhada no quão sortudos nós somos por estarmos vivos e, particularmente, em ter consciência. As cosmologias tradicionais explicam a consciência como algo que nos é concedido do alto ou como existente em sua essência para sempre e sempre; A cosmologia quântica, por outro lado, fala de quão afortunados nós somos que a natureza foi capaz de transcender sua singularidade, seu estado de completa uniformidade sem identidade, e dar origem às experiências únicas de personalidade, emoção, criatividade, amor - em curto, identidade. Quão maravilhosamente privilegiados todos nós somos para obter uma fatia preciosa do espaço-tempo para colher esses dons da evolução cósmica.

Inserida por berudi

O que te define é o 'conceito de caráter'.

Inserida por Pottier

Chega-se a um ponto na trajetória de cada um, que o conceito de liberdade fica diferente. Ser livre não é só o direito de se fazer ou falar o que quer. É também poder admitir, com toda a dignidade permitida, que a escolha feita não foi a melhor.

Inserida por mary_difatto

DEMOCRACIA OU TIRANIA?


O conceito de democracia, grosso modo, consiste em dizer que é um sistema do governo em que o povo exerce a soberania. Neste sistema de governo o poder é exercido pelo povo através de seus representantes por eles eleitos.
Desde o Brasil colônia nosso maior sonho e luta perpassa à busca por uma democracia sólida, consistente e persistente. Até vivenciamos em outro contexto lampejos desse sonho. Ainda que de forma incipiente e intermitente durante os governos republicanos. Ironicamente entre os anos de 1946 a 1964. Em que ensejaram a dita primeira democracia.
Mesmo apresentando vestígios de um liberalismo populista denotou-se grandes avanços à manutenção da democracia, mesmo não estando a contento de sua fiel amplitude.
Todavia, o preço pago por esses avanços e uma possível antagonia ao mercado estrangeiro e seu projeto neoliberal que sentiu-se ameaçado, suscitou a abominação ao pensamento democrático através do conluio entre o capital estrangeiro, as forças repressoras e a dominação política imperialista.
Por conseguinte esse sonho definitivamente seria subtraído pela força das armas ostentadas pelos “homens” em detrimento do próprio homem.
Com o advento da famigerada “ditadura militar” no país esse sonho logo se transforma em pesadelo. “Tão real como real era nosso sonho”. E consigo trazia toda sorte de atrocidade e segregação dos mais elementares direitos à cidadania como: O direito de ir e vir, à livre expressão e o mais sublime, o direito à vida. Que naquele contexto passa a pertença à tirania que se instala.
No tempo em que dava-se início o retorno à barbárie, consolidava-se ainda mais a exploração do “homem” pelo homem. Para citar o filosofo alemão Karl Marx.
Na luta por esse sonho muitos tombaram outros obrigatoriamente deixaram seu país, familiares, razões e paixões. Como os pássaros a perder seus ninhos.
Neste momento me debruço sobre esta narrativa objetivando entender a razão pela qual fechamos os olhos a um passado tão próximo em que feridas ainda permanecem abertas e sangrando.
Quiçá por uma lógica pífia e esquálida quão o ódio que impera em nossos corações contradizendo o imperativo categórico Kantiano.
Ou talvez sobre o pretexto de combate à corrupção. Uma máxima incoerente por assim dizer. Uma vez que os fins não justificam os meios.
Enfim o contexto político atual nos remete ao iminente perigo desses atores que outrora promoveram a barbárie desconstruírem as ideias e as conquistas democráticas e inclusivas dos últimos 16 anos. Conquistadas à duras penas. Mergulhando-nos à tirania. Aonde não há lugar para as “minorias”.
A tirania se alimenta da barbárie e a barbárie consubstancia-se da execração humana.
O tirano abomina até mesmo a beleza das artes advinda dos “homens” de bom senso...
Bem disse o filosofo e sociólogo Theodor Adorno (...). “Escrever um poema após Auschwitz é um ato bárbaro, e isso corrói até mesmo o conhecimento de por que hoje se tornou impossível escrever poemas” (Adorno, 1998, p. 26.).
Ora, vejam só, aqueles que ameaçam as mais altas cortes constitucionais, o que fariam eles ante à nossa liberdade de expressão?
Vinte e oito de outubro próximo, é o dia do veredito, você será o Juiz. Absolve ou assassina a jovem democracia Brasileira.

Inserida por NICOLAVITAL

"O conceito de amor a primeira vista nunca vai ser concedido a mim, pois eu sou lindo por dentro, mas não por fora, e não haveria um amor a primeira conversa pois por não ter a aparência que elas desejam nem um oiê é recíproco."

Inserida por PHaver

A fé individual e a sua intermediação

A fé é um conceito individual e não é possível imaginar a convivência pacífica entre os povos e entre as pessoas, sem respeitar a crença de cada um.

É preciso crer, segundo a fé individual, na superação dos limites, na valorização da família, na produção do conhecimento através da formação, e na geração de riqueza através do trabalho.

Querer que todos tenham as mesmas crenças é o mesmo que desejar extirpar a raça humana. Cada um crê naquilo que julga conveniente e isso tem muito a ver com a formação cultural.

O erro não está na fé em si mesma, mas no abuso dela, através da sua mercantilização. O crime, e não ha outra palavra para definir isso, é abusar da fé alheia, cobrando por um serviço de intermediação que não existe, vendendo promessas vazias ou poesias mal feitas.

Inserida por luizguglielmetti

Questão de tempo

Quero achar um novo conceito de amar,
Pois já me perdi em uma viagem do amor,
Apesar de ter encontrado, um novo sentimento,
Naquele momento, tinha fechado os meus olhos,
Pois em pensamentos, era um amor proibido,
Foi questão de tempo e paciência,
Em uma espera, que parecia não ter fim,
Mesmo vivendo com o passar da vida,
Não importando se estava sozinho,
Senti que meu coração começou a bater,
Não apenas por arrependimento,
Mas sabendo que e preciso gostar,
Não apenas dizer palavras sem sentidos.
E preciso ser verdadeiro,
E ter a capacidade de amar,
Caso retorne a te encontrar,
Mesmo com a adversidade em nossa volta,
Sei que tenho a esperança,
De ter você ao meu lado.
Porque não quero perde esse novo sentimento,
Quero te fazer sentir, quero te fazer lutar,
Por uma causa que seja justa e sincera.
Pois não quero apenas sonhar é ter ilusões,
Quero um amor que resiste e permanente,
No seu coração, mesmo sendo questão de tempo.
Para que essas palavras escritas,
Faça compreender o que eu sinto por você.

Inserida por leandronetx

Estar certo ou ter razão?
Toda ideia ou conceito, podem ser melhorados.
Ficar preso em conceitos que já não se amoldam mais à sua vida, é um desgaste desnecessário.
Entenda que o mundo, a sociedade e até você, muda.
Quando não buscamos entender as mudanças existentes, quando ficamos parados no tempo, sofremos quando somos solapados por elas.
As mudanças, podem até não parecer, mas, elas vêm a passos lentos. Um comentário aqui, uma ação isolada ali, uma passiva aceitação social, e pronto, a ideia ou comportamento se instala.
Ora, sabendo que este processo é lento, mas, gera conceitos, devemos aprender a analisar estes com a frieza e razão necessárias ao bom entendimento do assunto.
As pessoas que conseguem passar por essas mudanças, mantendo uma visão centrada e trazendo ela para seus conceitos, com certeza se impactarão menos.
Quanto menor o impacto, menor será o susto e o sofrimento.
Assim, "estar certo", conflita com o "ter razão." Estar certo muitas vezes representa que você está em consonância com um todo, e que esse todo, aceita sua posição.
Ter razão, já é algo um pouco mais complexo, pois toda razão pessoal, pode ser questionada pelo todo.
Seus conceitos, dentro de sua razão, se não estiverem em consonância com o todo, dificilmente estarão certos.
Fazendo pequena analogia, posso citar que: A razão é como uma âncora que segura o navio do conceito e não o deixa zarpar. O estar certo é o navio que quer desbravar os mares e anseia levantar âncora. Ambos, a razão e a certeza, podem navegar juntos, mas, para isso acontecer com segurança, de tempos em tempos, esse navio terá que aportar, para depois navegar.
Dose sua razão, aprenda com a viagem, alimente seu conhecimento, e esteja certo de que sua razão e seus conceitos, mudarão em cada porto.
Ilumine seu dia.
Tenha dias de paz.
Pense. Reflita.

Inserida por Massako

Escrevendo sobre amor

Não é apenas uma palavra
Nem um simples conceito
É muito mais para meu entendimento

Já escrevi versos diversos
Apenas pensando e sentindo o amor
Que me muda e mudou

Gosto de aprecia-lo
Mesmo quando sou tocado por espinhos
Pois vale a pena toadas as cicatrizes

Em milhares de vezes pensei
Desejei sentir o que nunca conheci
O mais recíproco e belo romance

Mas sou apenas um pensador
Um apreciador do amor
Pois ainda não toquei ninguém com ele

Apesar das palavras proferidas e escritas
Não foi possível que ela sentisse
O meu sentimento mais intenso

Quantos momentos já estive perto
E meus olhos se encantavam com o olhar
A grande peculiar personalidade era de se impressionar

Não tive a ousadia de proferir
Um eu te amo se quer
Pois era intocável por meu amor

Inserida por CastelhanoWolf

transferência opcional,
divergência num conceito
trás a diversidade o sentido
sendo a vida torna se insurgente,
quando aparecer novamente será diferente
num novo conceito tudo se adapta
até que se torne convergente...
sobre mar de morte a vida ressurge
num novo conceito o lapso de tempo
converge num ato desgastado dos seres ali habitam,
com deformidade do caos causado por suas desmandas...
derivamos o amor para paralelas fontes de outros mundos,
no desacumulo de opções e alternativas se tem o braço eterno.

Inserida por celsonadilo

O conceito alheio é uma sentença que condena ou absorve,depende da importância que você permite.

Inserida por BrioneCapri

A riqueza é um conceito muito bloqueadora que chega enfraquecer a sabedoria dos apressados, para que no certo momento fazendo-os passar vergonha pelas suas pressas.

Inserida por VieiraPaulo