Compreensão

Cerca de 2647 frases e pensamentos: Compreensão

Quem tem um alto nível de compreensão sabe aproveita a vida com prazer sem se importar com a dor do amanhã.

Inserida por marcelio912

Aqueles que têm hoje um alto nível de compreensão
sabem que o perdão é uma coisa secundária.
_____Sim__

Inserida por marcelio912

Tudo na vida
é passageiro, menos
o universo...
❤🌹
_____Compreensão
Mútua__
Sim.

Inserida por marcelio912

A verdadeira compreensão do quão miúdo é o próprio saber cresce na mesma medida em que se adquire conhecimento. Em outras palavras: quanto mais se sabe, maior é a ciência de que se sabe pouco.

Inserida por RenanJAraujo

De nada vale ao homem a pura compreensão de todas as coisas,
se ele tem algemas que o impedem de levantar os braços para o alto.
De nada valem ao homem os bons sentimentos, se ele descansa nos sentimentos maus.

Inserida por katiacristinaamaro

⁠Porque somos do jeito que somos?
O assunto é bem complexo, mas vou detalhar para fácil compreensão,
Para entender perfeitamente precisamos ter em mente como somos formados.
A criança herda de seus pais algumas de suas características, entretanto essa herança genética representa apenas um percentual na formação do indivíduo.
A herança genética fornece algumas de nossas características físicas e mentais, e é capaz de predispor doenças, traços de personalidade e até vícios, porém não é determinante, ou seja, estará propenso a desenvolver, e não condenado a ter ou ser.
Isso porque o meio externo, que é o ambiente em que ela está sendo formada desde a ventre materno até as fases de sua infância e sua adolescência, exerce grande e forte influência.
Quando falamos em ambiente, abrangemos toda a vivência experimentada pela criança, o amor, atenção e carinho recebido, hábitos familiares, alimentação, e a maneira como essa família se relaciona e interage com o mundo externo.
Contamos também com a epigenética, que a grosso modo, é a maneira como reagimos a tudo isso.
Cada um de nós possuímos uma sensibilidade pessoal, a medicina chama isso de vulnerabilidade, por esse motivo, duas crianças inseridas em um mesmo ambiente familiar e recebendo sem distinção os mesmos cuidados, desenvolvem particularidades distintas.
Um exemplo que costumo citar, supõe que duas crianças podem presenciar a queda de um avião em seu quintal, e uma delas adquirir uma fobia e nunca conseguir entrar em um avião, mesma em sua vida adulta, já a outra pode ficar fascinada por aviões e dedicar-se em ser um piloto.
Portanto a epigenética possibilita que eventos traumáticos idênticos provoquem traços de personalidade e aptidões distintas na formação do indivíduo, a depender de sua vulnerabilidade e sensibilidade pessoal.
Em uma abordagem do ponto de vista comportamental, podemos afirmar que estes três elementos determinam nosso modo de agir e pensar, determinam nossa personalidade e a formação do caráter.
É na infância, e principalmente em nossa família de origem que nossa estrutura interna se molda, na infância é que aprendemos como é a vida.
Trazemos muitos traumas, e questões mal resolvidas, todo adulto tem uma criança emocional e muitas vezes, bastante ferida.
Aquilo que lembramos, ainda que seja uma memória dolorosa, lembrar pode provocar dor, mas se lembramos facilmente não é o que lhe causou o trauma.
No evento traumático, a dor é quase insuportável e por isso é enterrada para que não haja lembranças.
Fica tudo guardado no inconsciente, para que possamos viver sem problemas, mas há um fato em questão.
A maioria de nossas decisões e atitudes são tomadas por este inconsciente.
Há uma máxima que diz: se compararmos a direção da vida com um cavaleiro em seu cavalo, o cavaleiro é o inconsciente, o consciente é apenas o cavalo.
Talvez você já tenha visto a representação da nossa mente demonstrada como um iceberg, onde o topo, parte aparente, é o consciente, e o inconsciente a área submersa.
Falava-se de que 90% é inconsciente, e só 10% racional, ou seja consciente, Entretanto tenho más notícias, com o avanço da neurociência, já acredita-se ser apenas cinco , ou seja 95% e 5%.
Qual é o problema disso?
é um grande problema , causador da situação, onde se querer fazer uma coisas, e acabamos fazendo algo totalmente diferente.
Os conflitos estão bem dentro da gente, podemos mudar o ambiente ou o parceiro atual, sem resolver nossas questões internas, teremos sempre resultados iguais.
Muitos dos nossos comportamentos são a repetição daquilo que fizeram conosco.
"Se você não curar sua ferida irá ferir quem não te fez mal"
Ninguém gosta de sofrer, apesar disso, temos a tendência de se aproximar daquilo que nos fez sofrer, pois é algo conhecido.
Os três maiores medos da humanidade são: medo da morte, medo de falar em público, que nada mais é que o medo da opinião dos outros, medo de ser criticado, e o terceiro medo é o medo do novo.
Esse medo do novo nos faz procurar algo conhecido, isso nos traz segurança, mesmo não sendo algo bom.
Desta forma o ser humano busca familiaridade, somos guiados pelo inconsciente a um caminho conhecido.
Perceba como nosso inconsciente direciona nossas escolhas, de forma associativa relaciona o presente com experiências vividas.
Essa busca por familiaridade remete a sensação de segurança, já que o novo sempre desperta medo, anseios e incertezas, por esse motivo, de forma inconsciente somos levados a situações dolorosas, relacionamentos problemáticos, a sofrimentos parecidos ou iguais aos que tivemos na infância, uma vez que já aprendemos a conviver com os mesmos.
Quanto mais problemática tenha sido suas experiências passadas, mais propenso a desejar relações problemáticas essa pessoa terá, e uma guerra é travada, já que de forma racional, ou seja consciente, ela não quer esse sofrimento, mas o deseja de forma inconsciente, é o conflito entre o coração e a razão, ou seja o inconsciente e o consciente.
Como falado acima, todos temos uma criança emocional, umas muito feridas, outras pouco feridas, e algumas raras exceções com quase sem ferida alguma, entretanto ninguém saiu ileso, por esse motivo a terapia é recomendada a todos.
Comportamentos limitantes, auto sabotagem, procrastinação e emoções desproporcionais desencadeadas por gatilhos, tem muito que ver com nosso inconsciente.
Todo comportamento agressivo possui mais de uma causa, ou seja, a forma como reagimos em um evento atual, tem a ver com o que vivenciamos no passado.
A irritação do ser humano, tem mais a ver com ele mesmo, do que com o que ele se diz irritado.
Digo e repito, o problema nunca são os outros, o problema, sempre é a gente!
Muitas vezes não são os defeitos dos outros que nos incomodam, mas são nossos traumas que não nos permitem suportar tais comportamentos .
Para termos uma vida plena, o autoconhecimento é fundamental, por meio de terapia podemos entender nosso modo de agir e corrigir padrões de pensamentos prejudiciais a nossa vida e a nossos relacionamentos.
Tente tornar consciente o motivo dos seus atritos, escreva detalhes para descobrir os gatilhos que lhe deixa irritado, reconheça suas limitações, e caso precise, busque ajuda especializada.
Saúde mental é nosso melhor investimento, pois tudo começa e termina na mente, portanto precisamos conhecê-la e cuidar dela.
Psicanalista, terapeuta e escritor
Júnior Oliveira

Inserida por JuniorOliveiraRJ

O amor é fraternidade
E, muita, compreensão;
Uma dose de amizade
E, outra, de dedicação.

in VERSOS - Trovas e Sonetos

Inserida por antoniovilelagomes

⁠Falácias

No âmbito da compreensão das coisas, especificamente nos quesitos morais , éticos e da evolução humana, a tua afirmação deveras é a tua opinião. Agora no que tange aos comentários; só desenvolva aqueles na qual são fundamentados, e com argumentos convicentes.

130523

Inserida por J6NEMG

ALCUNHA

⁠O indivíduo que recebe a alcunha de compreensivo, excede todas as esferas da compreensão, perde literalmente o respeito, torna-se omisso, e se rende à submissão.

Dezembro de 1999

Inserida por J6NEMG

⁠É incomensurável a compreensão de não compreendermos, que os outros não compreendem, o modo de vida inoperante em que as pessoas escolhem como modelo de vida.

251124

Inserida por J6NEMG

⁠O homem é o ponto de referência universal, pois é através de sua percepção e compreensão que podemos entender e dar sentido ao mundo ao nosso redor.

Inserida por DietrichLohan

⁠A existência é um mistério que desafia a compreensão humana,
Uma jornada única e complexa, repleta de altos e baixos,
Mas em meio a todas as incertezas, há uma certeza que nos guia:
Cada um de nós tem um propósito único e valioso nesta vida.

Inserida por DietrichLohan

O infinito é uma concepção. Essa concepção é definida como limitada. O infinito é uma compreensão do indecifrável.

Inserida por DietrichLohan

⁠A natureza não precisa ser dominada com armas, mas com a compreensão profunda de suas leis, transformando o que parecia sólido em pura energia controlável.

Inserida por pensadorposmoderno

⁠Um dia bom dia a vida a felicidade a paz amor compreensão, o céu está presente o tempo consola o momento passou a história mostra que tudo passo naquele que me fortalece.

Inserida por Raimundo1973

⁠Eu passei muito tempo explicando justificando no entanto não houve compreensão nem entenderam o meu valor.

Inserida por Raimundo1973

A Arte é: silêncio colorido que ensurdece a descolorida compreensão.

Inserida por JoniBaltar

⁠⁠Nem sempre a compreensão de um fato, lhe fará mudar de opinião, porque, compreender não significa aceitar.

Inserida por Colicigno

Nos labirintos dos relacionamentos, a compreensão mútua é a luz que guia. Quando as palavras falham, é o entendimento que fortalece os laços. A melancolia de um amor que não se entende ecoa em silêncios e desencontros, tornando-se um peso difícil de carregar.

Inserida por dionegondim

⁠⁠⁠Há uma complexidade presente
que vai muito além da nossa limitada compreensão, que por mais cheguemos ao máximo de entendimento a respeito, conseguiremos somente uma pequena parcela de um complexo de muitos fragmentos, pois não saberemos ao certo por qual razão acontece, isso resulta numa busca incansável por conhecimento e aceitação, onde nem todas as respostas serão alcançadas, talvez, uma das formas que Deus usa para não ficarmos acomodados e para lembrarmos de que muitas coisas estão fora do nosso campo de atuação, pois somos limitados, mas sem esquecermos de que nenhum esforço será em vão se trouxer algum aprendizado.

Inserida por jefferson_freitas_1