Compreensão
O orgulho luta incansavelmente com o perdão. O amor espera ansiosamente pela compreensão, e a felicidade da um banho de emoção, na razão.
Onde há COMPREENSÃO não existe irritação.
Onde não há IRRITAÇÃO a raiva não se manifesta.
Onde não há acúmulo de RAIVA o ódio não se instala.
E onde o ÓDIO não está, também não há Síndrome do Pânico.
@dramarislei
Fevereiro, que rompa
Suave, alegre e racional
Traga na folia a compreensão
Cuidados, afinal
Pra haver repetição
A vida tem de ser integral
E neste bonde não seja um passageiro
Bem-vindo fevereiro!
Que assim seja especial!
© Luciano Spagnol - poeta do cerrado
31 janeiro, 2022 – Araguari, MG
Alguns minutos consigo mesmo, se tratando com compreensão, carinho e respeito. Ouvindo o que teu coração têm a dizer e respirando...suave e profundamente. É disso que você (e eu) precisa !
Mentalidade ágil é o processo de pensamento que envolve compreensão, colaboração, aprendizado e flexibilidade para alcançar RESULTADOS com segurança e dinamismo em qualquer contexto
Sobre o natural? Bom... ninguém busca a compreensão da real verdade, mas dentro do que poderia ser nada mais que uma mera ficção científica ou sobrenatural, é onde mais pessoas procuram e espalham falsas verdades, pois é uma forma que acham para alimentar sua falta de aventuras no dia-a-dia mórbido.
"Só através da compreensão conseguiremos respeitar as diferenças das outras pessoas que cruzam o nosso caminho ".
No amor sempre deve haver compreensão e carinho, para que possamos
bem viver a vida, e preferencialmente ao lado de quem amamos...
Vamos assim, saber amar a vida, amar na vida, e saber amar nosso amor com verdadeiro amor...
Vamos saber viver a vida, e tomar os devidos cuidados para bem preservá-la...
Ósculos e amplexos,
Marcial
UMA MENSAGEM DE AMOR AO AMOR E À VIDA
Marcial Salaverry
O amor para ser vivido em plenitude, tem que ser sentido no coração, tem que vir da alma, trazendo toda a emoção que poderá proporcionar um viver feliz... Sinceridade e reciprocidade é o mais importante... E respeito mútuo, pois ninguem é dono de ninguém, e assim, é preciso saber viver para ter um viver feliz, preferencialmente ao lado de quem se ama... Parece a coisa mais fácil do mundo saber viver. É suficiente ficar respirando. Bem isso é feito por quem apenas está passando pela vida, sem contudo a estar vivendo em sua plenitude. Saber viver, é saber buscar o que a vida tem de bom e de belo para nos oferecer.
Rubem Alves deixou-nos uma linda mensagem a respeito:
"Sim, eu quero viver muitos anos mais. Mas não quero a qualquer preço. Quero viver enquanto estiver acesa em mim a capacidade de me comover diante da beleza."
Concordo inteiramente, pois viver por viver, não vale a pena. Viver apenas em função de um cargo, do montante da conta bancária, do status social, do "quanto eu tenho," não é viver realmente. Escravizados pela ambição do dinheiro, ou pior ainda, pela ambição do poder, muitas pessoas sequer tem tempo para apreciar as belezas da Natureza... Em suas viagens de negócios, de negociatas ou negociações políticas, passam por muitos lugares, mas nunca se detém para apreciar o que de belo lá existe. Visitam, mas não conhecem. Muito viajam, mas nada veem.
Outros, simplesmente esquecem o convívio familiar, e se dedicam full-time ao trabalho, numa ambição insana de sempre querer mais, e deixam de desfrutar as belezas da vida familiar, não acompanham o crescimento dos filhos (nunca tem tempo para essas coisinhas...). Sua secretária o conhece mais que sua esposa. Mais tarde, lamentará não ter aproveitado melhor seu tempo. O trabalho é necessário. É a lei da sobrevivência. Mas a família, o lazer, também o são. Há que saber dividir o tempo, que é inclemente e passa. Depois, quando se tenta recuperá-lo, não adianta mais, pois ele já foi.
As belezas a que Rubem Alves se refere, estão nas pequenas coisas da vida, às quais nem sempre prestamos atenção, e que sempre poderemos e deveremos tratar de observar. Serve inclusive, como preventivo contra o stress. Estão na Natureza e tudo que ela nos oferece, desde o nascer e o por do sol, ao canto dos pássaros, à beleza do mar, das montanhas, ao luar, às estrelas. Enfim a tudo que podemos ver e admirar quando quisermos e a custo zero. Basta parar um pouco com a atividade incessante e apreciar, curtir, viver enfim...
Apreciar as belezas da vida familiar, acompanhar o crescimento dos filhos, conversar com a esposa, saber dos problemas domésticos do dia a dia. Brincar com as crianças, rolar na grama ou na areia da praia. Esquecer por um momento a cotação da Bolsa, o jornal na TV, e escutar o que seu filho está tentando lhe falar. Essa conversa poderá evitar que ele faça alguma besteira. Ajudar a esposa nos pequenos afazeres domésticos, e conversar com ela. Participar de seus sonhos, saber o que ela gostaria de fazer no fim de semana. Fazer uma pequena viagem, apenas para curtir a família, esquecendo-se de tudo que se refira às obrigações. Isso poderá diminuir um pouco sua conta bancária, mas vai render muito na conta familiar, em seu futuro.
Não se esqueça de que quando os anos chegarem, quem poderá estar ao seu lado, será sua família, isso se voce soube investir nela. Enfim, não basta apenas viver, é preciso saber viver, e saber apreciar tudo o que de belo a vida nos oferece.
Assim, aproveitando a vida, poderemos fazer de cada dia de nossa vida, sempre UM LINDO DIA, curtindo-o da melhor maneira possível...
Se você não tiver compreensão que nem tudo pode ser do seu jeito, todos os seus projetos estão fadados ao fracasso,
dos amores ao profissional
Quem compreende, aceita e quem aceita vive em paz
Sinceridade, compreensão, respeito, em reciprocidade,
é a real condição para uma boa vida conjugal...
Pode garantir até por mais de 63 anos...
Ósculos e amplexos,
Marcial
É PRECISO COMPREENSÃO PARA UMA BOA VIDA CONJUGAL
Marcial Salaverry
A cada dia, mais chegamos à conclusão de que uma das coisas que mais falta no mundo, é essa coisa chamada "COMPREENSÃO". Parece que é artigo já em extinção. Quase ninguém sabe o que é. Dificilmente aceitamos os erros de alguém, mas queremos que os nossos sejam entendidos e desculpados. Afinal, nunca erramos, apenas nos equivocamos. Os outros é que cometem erros, e erros sempre lamentáveis. Principalmente na vida conjugal. Acontece que os erros acontecem de ambas as partes, e dificilmente uma aceita e compreende o que a outra faz. E como isso atrapalha a vida conjugal.
Antigamente, quando a maioria dos casamentos era "arranjada", ou que os noivos não tinham oportunidade de se conhecer intimamente, era perfeitamente explicável que as pessoas se casassem sem conhecer os hábitos domésticos, pois as mulheres eram "treinadas" para obedecer. Sua função era unicamente cuidar da casa, e os maridos podiam levar a vida que quisessem fora do lar. Felizmente as coisas se modificaram e agora as mulheres já tem uma vida participativa, e claro, fazem suas cobranças. Querem sua liberdade. Querem seus direitos. Temos que convir que elas estão com a razão. Acontece que o artigo compreensão está em falta e está faltando diálogo em casa. Existem muitas cobranças de parte a parte. E essa pressão causa desentendimentos, por vezes sérios.
Meu querido amigo L'Inconnu nos deixou mais uma de suas frases lapidares, vejam:
"O fio da vida não afrouxaria se não o molhassem algumas lágrimas...e se este fio estiver esticado demais não suporta a pressão...porém, também é verdade que , muita lágrima jamais precisaria ser chorada, se houvesse um pouco mais de amor em tantos corações que nunca souberam compreender..."
Realmente, a mensagem passada é fantástica. Uma das coisas que mais afrouxam os laços de uma união, são as lágrimas derramadas devido a brigas provocadas, geralmente por desentendimentos que poderiam ser evitados com um tantinho de bom senso e compreensão. Quantas vezes pequenas coisas provocam discussões que se desenvolvem e acabam em grandes brigas, com desaforos trocados de parte a parte, por vezes levando um casal a uma situação irremediável. E se for procurar o cerne da briga, foi uma bobagem, que com um pouco de boa vontade teria sido contornada.
A cada desinteligência, mais o fio se estica, até que chega uma determinada hora em que ele se rompe e assim, fim de tudo... Tivesse havido um pouco de compreensão... Principalmente porque muitas pessoas no aceso de uma discussão, dizem muita coisa pesada. Insultos são trocados. Mágoas são colocadas para fora. E essa é a situação que deve ser evitada. Até mesmo separações irremediáveis devem acontecer em clima de compreensão. Se ambos chegaram à conclusão de que a vida em comum não mais é possível, é muito melhor chegar-se a um termo amigável do que a discussões intermináveis. Diga-se de passagem, situação que é apreciada apenas por advogados...
E nesta época em que a incompreensão está levando o mundo a uma situação tremendamente caótica, é que se pode chegar à conclusão de que está tudo errado. Talvez o Amigão tenha chegado à conclusão de que não temos mais jeito, e vai começar tudo de novo, em novas bases. Talvez deixando a semente da compreensão bem plantada para que não se faça as mesmas besteiras, e claro, usando um barro de melhor qualidade...
É nessa esperança que desejo a todos UM LINDO DIA, esperando que a compreensão volte com força total...
"Ter compreensão de nossa finitude e a infinita grandeza daquilo que desconhecemos, pode parecer pouco, mas são os primeiros passos para uma vida de gratidão e paz, assim pela dádiva de estarmos aqui, assim pela fortuna de cada instante de aprendizado."
Ver seguir o que
nunca esteve ou foi!
Difícil a compreensão, mas, enfim, cada um sente a seu modo e com a intensidade oriunda da sua alma!
"Caminhando pela estrada da benevolência, compreensão e perdão, não se colhem os frutos amargos dos julgamentos e críticas, mas as sementes doces e fecundas do amor, da gratidão e da paz."
A Compreensão é sempre o exercício mais difícil. E eu vou vos dizer o porquê.
Compreender algo significa vê-lo em sua essência (enxergar seu âmago, sua alma), conhecer sua função, sua aplicação na vida. O motivo de algo ser o que é pelo tempo em que precisar sê-lo. Compreender, no entanto, não implica aceitar. Apenas conhecer algo (um conceito, uma ideia, um assunto etc.) em sua essência.
