Compreensão

Cerca de 2698 frases e pensamentos: Compreensão

⁠ Há que se dar meia volta e voltar à razão

O Brasil e o mundo vivem um momento ímpar, e perigoso, muito perigoso, da história da humanidade.
O princípio da autoridade democrática se esvai e valores como dignidade, trabalho, honra, estudo, disciplina, respeito ao semelhante, ao bem público, à propriedade material e intelectual, respeito à criança e ao jovem, direito de ir e vir, gratidão (ah! A gratidão), foram substituídos pelos valores materiais.
Simples assim!
Os interesses menores, que nos voltaram para nossos próprios umbigos, nos tornaram céticos, como diz o Chaplin em seu discurso.
Vou além, nos tornaram amargos! Graças a tanta propaganda, passamos a valorizar a casca, não o interior; passamos a nos deter no contentor, não no conteúdo; passamos a comprar pacotes, não presentes; passamos a dar valor às grandes festas, não às singelas reuniões de amigos; passamos a levar para casa o discurso, não o foco da questão; passamos a comprar o livro pela capa, não pelo escritor ou pelo que escreve; passamos, enfim, a ficar no supérfluo, não nos aprofundando na alma da pessoa que nos fala.
Perdidos nesse emaranhado de ilusões que construímos para nós mesmos, passamos a ver valor nas pessoas “saradas”, homens e mulheres; a ver como companheiro ou companheira ideal, a pessoa que se enquadre no “padrão” que nos foi vendido durante toda uma vida.
Usamos de todas as artimanhas, malhação, emagrecimento, operações das mais diversas, tingimentos e fingimentos, mas não saímos do quadrado!
Assim, “nos enquadramos” em uma Sociedade que se esqueceu como Humana, que se esqueceu como reflexo de um ser maior, bondoso, incrivelmente gentil, incrivelmente amoroso, eterno em sua sabedoria.
O que era para ser complemento passou a ser o principal, e o principal ficou esquecido em um canto de armário, cheio de poeira e teias de aranha, pedindo, clamando, por limpeza e arrumação, voltando, assim, as coisas aos devidos lugares.
Uma vida segura é construída de realidade, de leitura séria, de estudo, de trabalho, de “jogo duro”, de responsabilidade, de honra, de gratidão, não de fantasia!
Perdidos em nós mesmos esquecemos nossas origens, esquecemos que fomos feitos com o que há de melhor no Universo – Espírito, Filosofia, Sentimento e Matéria, um apoiando ao outro na medida certa, e no momento certo.
Esquecemo-nos que Educação não é a imposição de nossos conceitos, não raramente ultrapassados, mas, sim, a arte de se colocar no lugar do outro, de caminhar ao lado, para compreender a fala e as necessi-dades do educando.
Não estamos mais acostumados à bondade, à gentileza, e deveríamos
Não estamos mais acostumados ao “deixa prá lá”, ao perdão, que nos redime e eleva.
Isso é fundamental!
E não estamos mais acostumados à felicidade que, quando alcançada, nos mostra o que é a vida, de fato, nos mostra o que é SER HUMANO.
Esquecemo-nos do que é ser amigo, mas amigo de fato!
E, infelizmente, nos esquecemos dos verdadeiros amigos, nos esquivamos do afeto, nos esquivamos da alegria de uma conversa interminável, de um afago, de um sorriso, de uma dança com a pessoa querida, de uma visita, um almoço com os “velhos”, um convite para um passeio...
Nossos idosos, nossas crianças, nossas mulheres e nossos homens, precisam deste humano.
Nosso país, e nosso mundo, precisam de nosso trabalho, e de nosso grito de alerta, para que as coisas voltem aos devidos lugares.
É preciso, e urgente, que voltem!
Há que se dar meia volta.

Inserida por sidartamartins

⁠Em alguns momentos de timidez..

Dizer-me que preciso falar

Sim falo!

Falo demais..

Palavras sem nexo, falo demais por não ter nada a dizer.
E no final compreendo o porque meu silêncio diz tanto aqueles que não precisam de palavras..mas que compreendem a alma apenas pelo olhar.

Inserida por AliceLispaca

⁠Se liga aí seus ET, aprendi que quando abrimos a nossa percepção e entramos em contato com o momento presente, os frutos que colhemos são gratidão, compreensão, aceitação e paz.

Inserida por diego_sukuri

⁠A arte é banalizada por aqueles que não a compreendem e é exaltada por aqueles que já estão além da compreensão

Inserida por guilhermegss

⁠Vamos fazer com o bem uma poção,
Que possa a todas as pessoas enfeitiçar...
Amor, paz, empatia e compreensão,
Todos os enfeitiçados vão ter que viver e compartilhar...

Inserida por aldergan_pacifico

⁠O ouvido traduz a compressão e a descompressão das moléculas de ar na percepção consciente do som.

Inserida por Zaika_Capita

⁠A palavra amor é muito importante, porém, ficou ultrapassada para alguns . Acredito que respeito, cumplicidade e compreensão são imprescindíveis em um relacionamento conjugal, e em quaisquer ambientes.


Márcio de Medeiros
28/11/2024

Inserida por marciodemedeiros

⁠Não existe harmonia maior que a do olhar que conversa, do toque que compreende e do silêncio que fala.

Inserida por brunocidadao

⁠Revenge...

"Olho por olho, dente por dente..." A lei de talião ou pena de talião... tal e qual... retaliação. Faço eu justiça proporcional... uma vez que o que é justo é justo e ponto final.

Lei é bom... não é não!? Assim não saio eu desproporcionalmente, causando os mais sórdidos males que engendra a minha mente. Lei impõe o limite... não importa o quanto eu me irrite... e tudo queira arrebentar... há uma lei pra delimitar... E eu!? Bem, só me resta respeitar... se não, muito mais caro hei de pagar.

E eu gosto de ensinar o que sei: é bom pra você, seguir a lei... então, não saia da linha na hora da vingança... vá só até aonde a lei alcança.
Nem você, nem eu podemos ser ousados... vinguemo-nos sim... mas só na proporção do dano causado. Contenha sua cólera... foi só um tropeção!?
Vingue-se, mas eis a condição: outro tropeção é sua única opção.

"Mão por mão... pé por pé" é isso que é... fácil, cômodo e saboroso até que é, não é!? Nada de justiça punitiva... Vingativo é só o que você pode sair sendo (sorry pela estranha construção gramatical) pela vida... equilibradamente... nada excessivamente. Passar do limite!? Nem pense!

Lei mosaica... fratura por fratura.... e todo o mal da alma encontra a cura. Se há ferimento, nada de cair no esquecimento, nem ficar se remoendo por dentro... com a mesma moeda faça o seu pagamento.

Olho por olho... eis um belo e perfeito princípio de proporcionalidade ou de equivalência pra toda e qualquer maldade... sem emoção, não envolva o coração... use unicamente a razão. E sem rancor no final, afinal justiça foi feita... vingança na medida perfeita.

E não é que é? A lei de talião é a solução para os nossos males. Ou não é não? Diga-me, de verdade, qual é sua opinião?

Ah! Nem vem... vingança é coisa doce... e faz um bem, meu bem! Vingança é doce como mel?

Nãnãnã... que mau... vingança é um mal. Vingança é mais amargo que fel?

Poxpox, miguinh@ do ♡... olha aqui do Gandhi a opinião: "Se vigorar o "olho por olho, dente por dente", sobrará apenas um homem na face da terra. E ele, com certeza, estará cego e banguela".

E aí meu camarada... paz e amor, compreensão e perdão... Que vingança que nada... e siga em paz a sua jornada.

Inserida por RosangelaCalza

⁠Não existe um "vazio", O vazio só é apenas um conceito para nós entendermos que algo existe ali.

Adson Barroso

Inserida por adsonbarroso

⁠Respeitar é aceitar,
Aceitar é compreender,
Compeender é entender,
Entender é ver,
Ver sem julgar,
É ver con os olhos da alma.

Inserida por SidhartaCostaPinto

⁠É tão fácil ter honestidade em um relacionamento.Não precisar esconder as coisas, inventar uma mentira e depois precisar inventar outras 10 pra encobrir a primeira.
Nem sempre vamos acertar, e tudo bem. Equando erramos, a gente assume e se desculpa, e se esforça pra não errar de novo. Afinal, todo mundo erra, não somos perfeitos.
Poder dizer o que sente, o que incomoda, sabendo que será compreendido e não julgado,ter a sensação de leveza e de consciência tranquila de que está dando o seu melhor, dentro de suas limitações, é libertador.
Honestidade, diálogo e compreensão fazem qualquer relação dar certo.

Inserida por brunoiop

⁠Minha humanidade estará preservada enquanto eu desejar apenas a prisão dos maiores inimigos do povo e não vê-los nela sem alimento, mal tratados e sob tortura diária.

Inserida por acvomotta

⁠Prima perfeição!
inverso composto em verso;
incompreensão

Inserida por mnora

Que a vida continue me trazendo tranquilidade
para que eu possa absorver a sua essência e enxergar além do que é permitido aos olhos dos mortais.⁠

______A Vida é um Presente pra mim_

Sim
❤🌹

Inserida por marcelio912

"Lembre-se de que aquilo que você tem hoje, um dia esteve entre as coisas que você esperava."⁠

By-Marcélio

Inserida por marcelio912

Seria perfeito se as pessoas que nos julgam nos compreendessem.

Inserida por ARRUDAJBde

Somos em essência e mente, amor.

Inserida por ARRUDAJBde

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp