Complexidade da Vida
Estranho essa vida, temos que fazer escolhas diferentes das que queremos, pra seguir em frente. E eu que pensei que o mais importante era ser feliz!
Decisões difíceis de serem tomadas, mas necessárias... Agora e daqui para frente sem olhar para trás!
O que o destino reserva: dor e sofrimentos ou muita alegria e conquistas; o jeito é esperar pelo o amanhã!
Sabado ao amanhecer
A brisa leve e calma
Como nuvens no verão
Tendo a visão desse vasto
Oceano com pedaços de algodão
A vegetação inicia sua apresentação
Indo de um lado para o outro
E o fim do sopro encerra a dança das pipas
E com o cansaço do sol
As aves repousam em seu ninho
Tudo é tao mágico que finalmente estamos no domingo
Amor?
Oque é o amor?
Apenas algo que sentimos? A vontade de achar alguem que nos complete?
Ou apenas uma quimica do corpo?
Não importa...
Love yourself
Quem sente de verdade
nao precisa achar um motivo
E sim sua alma gêmea
cara metade
Quem acha que a felicidade está nas coisas simples ainda não compreendeu a complexidade de um sorriso.
Ah, essa superficialidade e complexidade das relações humanas, que nos torna cada vez mais distantes, sós, isolados em nossos próprios mundos que estão murados pelo medo do contato com o próximo.
Sou Tudo e o Nada. O Perfeito e o Imperfeito. O Contraste e a Contradição. Sou a Complexidade do Universo.
A grande verdade é que a complexidade
da Natureza humana, nos faz entender que tentar explicá-la, é
uma das melhores maneiras de pirar de vez...
Osculos e amplexos,
Marcial
A COMPLEXA NATUREZA HUMANA
Marcial Salaverry
É preciso entender que a natureza do ser humano, é com toda certeza uma das coisas mais complexas que existe, e é complicado tentar entende-la, pois resiste a qualquer tipo de análise, sendo assim praticamente impossível ao menos tentar definir o que seria, ou poderia ser um comportamento padrão para as pessoas, uma vez que é algo que depende do livre arbítrio, e assim, cada criatura tem suas peculiaridades próprias, tornando assim quase inviável fazer-se alguma análise comportamental.
Mas sempre se pode dizer alguma coisa nesse sentido, pois sempre existirá alguém que possa dizer: "Parece que escreveu para mim...", e a propósito, li hoje uma das citações do meu amigo L’Inconnu, que achei muito interessante, e apropriada para o tema em questão, senão vejamos:
"Somos livres quando analisamos. Somos sensíveis quando compreendemos. Somos nobres quando não julgamos. Somos sábios quando não condenamos."
Mensagem mais exata, impossível. Efetivamente, somos livres quando analisamos, pois temos todo o direito de analisar uma situação, ou mesmo atitudes de nossos semelhantes, procurando buscar uma maneira de as entender, desde que nos limitemos à análise em si. Algo que, em síntese, possa explicar o porque de determinadas atitudes de alguém, ou de determinadas situações criadas por outras pessoas. Desde que nos limitemos a analisar, para tentar entender, e possivelmente tentar explicar, mas nunca para julgar, mesmo que sejam atos de corrupção, praticados por quem deveria combate-los...
Efetivamente, temos que ter uma certa sensibilidade para compreender certas atitudes de nossos semelhantes. Uma das melhores maneiras para analisar e entender, será a de se colocar no lugar da pessoa em questão, e tentar definir como agiríamos na situação inversa.
Isso nos possibilitará um melhor entendimento, minimizando alguns constrangimentos, ao mesmo tempo que poderemos saber o porque de certas atitudes aparentemente incoerentes e ilógicas. Há que se colocar no outro lado do espelho. Facilita a compreensão.
Quanto a julgamentos... Quem somos nós para julgar alguém? Os próprios Juizes, praticamente não julgam, apenas comunicam o que decidiram os jurados, que dizer então de nós, sempre falíveis, nos avocarmos o direito de julgar alguém... Poderemos quando muito, analisar suas atitudes, e tentar entendê-las ou não, e decidir que atitude poderemos tomar com respeito ao que houve. Mas jamais poderemos querer julgar as pessoas por determinadas atitudes. Nunca poderemos nos esquecer de que toda e qualquer ação, tem alguma explicação. Procuremos analisar as causas que determinaram o acontecido. Sempre é interessante procurar nos colocar do outro lado, para tentar entender melhor o que houve.
Se julgar já será perigoso, que dirá então condenar alguém apenas por algo acontecido por mais ofensivo que seja. Vamos nos colocar do outro lado e depois sim, poderemos, não digo julgar ou condenar, mas sim chegar à conclusão de que determinadas atitudes foram ou não corretas, claro que segundo nosso ponto de vista, ou conforme o que se pode considerar como uma atitude honesta.
Procurando observar o posicionamento de L’Inconnu, chegamos à sábia conclusão de que é por demais importante saber sempre usar de muita ponderação e bom senso.
Principalmente quando alguém nos ofende ou magoa. Antes de nos apressarmos em julgar e tomar certas atitudes precipitadas, deveremos sempre parar um instante para pensar e analisar como agiríamos em situação parelha, e depois, quais circunstâncias geraram o fato em questão.
Nossa capacidade de julgamento sempre será prejudicada por nossas emoções, portanto, vamos procurar sempre analisar melhor certas situações, antes de as julgarmos e condenarmos as pessoas envolvidas direta ou indiretamente naquilo que aconteceu.
Por exemplo, não nos cabe julgar aqueles que se valendo de uma situação privilegiada, agem de maneira desonesta, corrompendo e sendo corrompidos. Apenas podemos nos indignar com tais atitudes, e procurar fazer nossa parte para evitar que tais criaturas continuem agindo dessa maneira, não os colocando em posições que permitam a continuidade das falcatruas já praticadas por quem já esteve no poder, e quer voltar para lá, para fazer tudo novamente, contando com o beneplácito de quem não sabe pensar...
Assim crianças, espero, sem qualquer julgamento, que todos tenhamos UM LINDO DIA, sempre pensando bem quem pode ou deve ser punido...
Esses três fatores – autonomia, complexidade e relação entre esforço e recompensa – são as qualidades que o trabalho precisa ter para ser significativo.
A coisa mais fácil do mundo é sermos bons para quem é bom para nós. A complexidade mora em ter paciência e saber lidar com o resto: pessoas com valores diferentes e uns probleminhas de caráter mais acentuado. Isso sim é evolução.
A anatomia é um incrível olhar ao corpo humano y através dela podemos ver a complexidade da nossa estrutura a partir de um ponto de vista macroscópico.
A expressão "Não é nada" é só uma abreviação da complexidade: Não é nada que eu possa explicar.
Ou, em piores casos: Não é nada que você possa entender.
A arte do desabafo e do acolhimento consiste em explicar mesmo assim e entender mesmo assim, desembaracem-se.
A minha complexidade está além da sua compreensão; tentar me entender é tão inútil quanto perseguir nuvens.
A complexidade humana não tem explicação , sinceramente não entendo o que é racismo, não somos todos iguais???
O negro, o branco, o pardo sei lá mais o que, é só a cor e daí !
Sei lá, quanta ignorância !!!
A complexidade, é compreendida na forma simplista!
Por isso que a mídia manipula e usa da pseudo-intelectualidade, para desviar seu entendimento da forma mais abstrata e verdadeira do entendimento.
BN1996
03/04/2020
