Como a Vida Imita o Xadrez de Gary Kasparov
Palavras podem não dizer o que o coração sente, mas fazem sentir o que o coração diz. Como diz Gotthold "Quando o coração pode falar, não há necessidade de preparar o discurso." Ele fala bem mais alto, basta ter sensibilidade para ouvir.
Você já ouviu a voz de um anjo?
É como o canto dos passarinhos,
o sorriso de todas as crianças do mundo.
É como um sussurro da brisa da manhã e as gotas de orvalho que se equilibram nas pétalas das flores. A brandura dos anjos nos inspira a sermos melhores...
Profª Lourdes Duarte
Como a gente muda, meu Deus. Como os sonhos mudam. Alguns foram embora, me deixaram. Outros cresceram juntinho comigo e estão envelhecendo. Alguns sonhos, impacientes, fizeram as malas e se foram sem ao menos deixar algo como lembrança, um pequeno detalhe. E eu fico aqui, um pouco saudosa, tentando lembrar o que um dia sonhei e não consegui ir a luta para que se realizasse. Outras vezes me pego pensando que não tenho mais sonhos, mas uma força interior me fala mais alto: QUANDO O HOMEM DEIXAR DE SONHAR É SINAL QUE JÁ MORREU. Estou viva, os sonhos continuam.
Profª Lourdes Duarte
Rotina não é fazer o de sempre mas sim, fazer como sempre. Mude, faça diferente, invente e tente mais uma vez o que antes não deu certo.
Profª Lourdes Duarte
O AMOR É COMO UM VINHO
Profª Lourdes Duarte
O amor é como um vinho doce
Quanto mais se prova mais se deseja
O amor sem tê-lo ficamos insanos
O amor é essência da felicidade.
O amor, quando é verdadeiro
É um, em um bilhão de corações
Sentimento forte que incendeia
Alma e coração, que jamais esquece.
O amor não se vê mas é sentido
No mais profundo do ser que é contemplado
O amor não se ganha se conquista
Quando cultivado, dura uma eternidade.
O amor é o mais puro dos sentimentos
Ao mesmo tempo nobre e avassalador
O amor mistura almas , corpos e corações
O amor é o alimento da paixão,
Ou loucura do coração.
A nobreza do amor é infinita
Transforma vidas e nutre corações
Ameniza dores e renova as conquistas
É no amor que vivemos as maiores emoções.
********************
Amor não é se envolver com a pessoa perfeita, aquela dos nossos sonhos. Não existem príncipes nem princesas. Encare a outra pessoa de forma sincera e real, exaltando suas qualidades, mas sabendo também de seus defeitos. O amor só é lindo, quando encontramos alguém que nos transforme no melhor que podemos ser.
DIFÍCIL SER NATURAL NA SOCIEDADE ATUAL
Autora : Prof Lourdes Duarte
É curioso como é difícil ser natural, nessa sociedade conturbada pelo egoísmo, preconceito, posição social ou status social elevado, pela valorização da beleza física e não da beleza interior. Uma sociedade em que as leis existem, mas difícil ser cumpridadas à risca, quando necessário. Uma sociedade em que os valores e os bons costumes estão sendo esquecidos e que a maioria das pessoas vivem por si, pensando mais em ter do que ser. Vivem , sem pensar no outro, na verdadeira amizade, no verdadeiro amor e no irmão que sofre.
Difícil ser natural, sem se deixar influenciar, vivendo numa sociedade em que todos se acostumaram a rotina e a um único ideal, aqueles que não opinam da mesma ideia ou aqueles que não respeitam essa ideia são massacrados, gerando conflitos, manifestações. Onde o mundo vai parar com tantas crises, corrupção e falta de amor!
Infelizmente, poucos são os que se preocupam com bem estar do próximo, acreditam que fazendo uma única boa ação já é o suficiente, mas não fizera apenas que sua obrigação e se vangloriam por causa disso, esquecendo-se que somos apenas um instrumento de Deus nesse mundo carente de amor.
Hoje, a sociedade família está deixando de lado o que há de mais sagrado, a educação em valores éticos e morais dos seus filhos e muitas vezes entregam seus filhos as escolas como se a elas fossem exclusividade, ensinar e educar. Esquecem-se de que a família deve caminhar lado a lado com as escolas, acompanhando a educação dos filhos e suas aprendizagens.
Então, as pessoas começam a se questionar, por que tantas distorções, por que tanta violência nas sociedades atuais? Tanta corrupção? O devemos fazer? Quando isso vai mudar?
Então, começam elencar uma série de culpados. De uma coisa é certa. Os pais dificilmente ensinaram ou ensinam seus filhos a serem corruptos, preconceituosos, delinquentes ...
Li certa vez um autor desconhecido , ele diz “Somos seres de muitas faces e múltiplas cascas que trocamos no decorrer da vida , buscando o cerne e a essência de nossa humanidade. O que realmente somos”.
Por vezes temos uma grande dificuldade em sermos autênticos, em sermos nós mesmos. Muitas vezes agimos não porque achamos correto, mas para agradar os outros.
O importante é que sejamos Nós! Que sejamos o que pensamos e o que dizemos, sem que isso nos confunda ou engane. Pois a capacidade de acertos é maior que as dos erros.
Martin Luther King diz que “ Não há nada mais trágico neste mundo do que saber o que é certo e não fazê-lo. Que tal mudarmos o mundo começando por nós mesmos?”.
Pense nisso!
DOCE ILUSÃO DE AMOR
Profª Lourdes Duarte
Como um sonho ou uma ardente miragem
Li em teus olhos brilhantes de felicidade
Um amor resplandecente, ou ardente
Como um céu iluminado pela aurora.
Oh! Que triste despertar dos sonhos
Chamo por ti, ó noite, restitui-me as ilusões
Regressa, regressa a mais uma noite radiosa,
De amor e encantamento e doce ilusão!
Em um sonho encantado vi tua imagem,
Teu olhar pra mim era doce e intenso
A tua voz pura e sonora aos meus ouvidos
Sonhei, com juras de amor, vivi felicidade.
Ou doce ilusão ou sonho encantado
O amor é paciente, espero-te então
O amor tudo suporta, mesmo doendo
Suportarei tua real ausência, meu amado
Sofrendo, sonhando e tendo doces ilusões.
*******
O grande Fernando Pessoa diz que :
O amor romântico é como um traje, que, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formamos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos. O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceite desde o princípio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida.
DOCE ILUSÃO DE AMOR
Profª Lourdes Duarte
Como um sonho ou uma ardente miragem
Li em teus olhos brilhantes de felicidade
Um amor resplandecente, ou ardente
Como um céu iluminado pela aurora.
Oh! Que triste despertar dos sonhos
Chamo por ti, ó noite, restitui-me as ilusões
Regressa, regressa a mais uma noite radiosa,
De amor e encantamento e doce ilusão!
Em um sonho encantado vi tua imagem,
Teu olhar pra mim era doce e intenso
A tua voz pura e sonora aos meus ouvidos
Sonhei, com juras de amor, vivi felicidade.
Ou doce ilusão ou sonho encantado
O amor é paciente, espero-te então
O amor tudo suporta, mesmo doendo
Suportarei tua real ausência, meu amado
Sofrendo, sonhando e tendo doces ilusões.
*******
O grande Fernando Pessoa diz que :
O amor romântico é como um traje, que, como não é eterno, dura tanto quanto dura; e, em breve, sob a veste do ideal que formamos, que se esfacela, surge o corpo real da pessoa humana, em que o vestimos. O amor romântico, portanto, é um caminho de desilusão. Só o não é quando a desilusão, aceite desde o princípio, decide variar de ideal constantemente, tecer constantemente, nas oficinas da alma, novos trajes, com que constantemente se renove o aspecto da criatura, por eles vestida.
ALÉM DA TERRA, ALÉM DO MAR
Autora: Profª Lourdes Duarte
Como um fantasma que refugia-se na sua sombra
Rugiu-me da solidão do meu eu que me atormenta
Contemplo o mar revolto e as ondas que vão e voltam
Sei, que nunca voltarei no tempo, pois o tempo não volta.
Observo as ondas nas pedras se encontrando
Como minha vida batendo de frente com a solidão
Refugio-me nas sobras da minha existência
Querendo lavar a alma nas ondas do mar revolto.
Percebo que além da Terra, além do mar
No trampolim da vida, nuvens nebulosas podem mudar
Senti que nem tudo está perdido, ergui a cabeça...
Mergulhei no mar da vida para lutar,
Contra meus fantasmas a me atormentar.
Joguei o chapéu na areia e mergulhei no mar,
Lavei minha alma, libertei-me da solidão
Renovei minhas forças, outra vez... busquei
Coragem para fazer de um simples detalhe
Uma imensa razão de viver e vencer a solidão.
AMOR FORTE COMO O MAR
Autora: Profª Lourdes Duarte
No peito rugem desejos
Gigantes e fortes como o mar
Suspiros movidos por sentimentos
Tão loucos, tão intensos a nos guiar.
Acendemos constelações novas na noite
Com o fervor do nosso amor
Pela alegria de juntos construirmos
Vencemos os desertos que em nós havia.
Vencemos os ímpetos oceanos
E os gigantes navios em que trabalhávamos
Recortamos terras em geometrias audazes
Aprisionados nas redes dos nossos desejos.
Depois de anos e anos nos separando
Finalmente nos encontramos pra viver nosso amor
Deciframos o enigma deste forte sentimento
O amor que nos uniu e nos encontrou.
Amor do marinheiro e da comandante
Uma história linda pra se viver
Intenso amor que venceu barreiras
E o mar bravio e as ondas mais severas.
Cai a tarde de domingo...
o tempo escorre,
esvai-se pouco a pouco
como um suspiro antigo
que já não se ouve mais.
A kalanchoe amarela no parapeito
resiste —
minha pequena explosão de sol
em um mundo meio gasto,
meio silenciado.
Pelas ruas,
vagam transeuntes
perdidos em si mesmos.
Já não sabem quem são,
nem quem foram um dia —
apenas seguem.
Lá fora, o vento hesita,
como se lembrasse
de outros domingos idos,
com passos,
com vozes atravessando as horas
sem pedir licença,
avançando sempre...
Há uma beleza única nesse momento —
e ela não grita,
sussurra em amarelo
nas pétalas da kalanchoe,
no breve toque do vento
em meus cabelos
antes de seguir
seu perpétuo curso.
(Kalanchoe Amarela)
Lágrimas de vidro
Sou como vidro,
Frágil e quebrável,
Fácil de ser contida,
Algo controlável.
Mas também sou como lágrimas,
Derrama as vezes sem motivo,
Sempre nas lástimas,
Sempre na conflito.
Lágrimas de vidro,
Muitas vezes insuficiente,
Porém em alguns momentos,
Sou o eficiente.
As vezes você considera uma pessoa como seu amigo (a), mais essa pessoa não lhe considera igual, não mude o seu pensamento porque não te enxergam como você enxerga os outros, seja você mesmo sem querer nada em troca!
“O ‘não’ é tomado como ofensa pelo agressor que tenta lhe impor uma tarefa à qual você não se sente obrigado a atender.”
Quero florir
Como flores do inverno pra primavera,
que se abrem após tempos de dor
se livram do frio vão pra calor,
Começam animar a atmosfera.
Como borboletas nos campos,
que voam sem medo,
depois de se libertarem em segredo,
e conseguir fazer seus desejos.
Eu quero ser como eles,
Sentir a liberdade na pele,
poder ser como flores
ter a fragrância de uma belle.
Quando dizemos coisas como "pessoas não mudam", estamos, na verdade, ignorando uma das verdades fundamentais do universo: mudança é a única constante. Para os cientistas, essa ideia de imutabilidade é quase absurda, pois tudo, desde a energia até a matéria, está em constante transformação — fundindo-se, crescendo, evoluindo e, eventualmente, desaparecendo.
O que realmente não é natural é nossa resistência à mudança. Insistimos em nos agarrar ao que já foi, às antigas versões de nós mesmos, às memórias que acumulamos, em vez de abraçar o novo.
O impacto que a mudança tem sobre nós depende de como a enxergamos. Ela pode parecer o fim, como uma morte, ou pode ser vista como uma nova oportunidade, uma segunda chance de viver. Quando soltamos o que nos prende, quando abandonamos nossas certezas, abrimos espaço para algo novo. E isso pode ser como uma descarga de adrenalina, como uma faísca que reacende a vida – uma chance de renascer, de começar de novo, a qualquer momento.
Abrace a mudança 🤞
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp- Relacionados
- Frases da vida para transformar os seus dias ✨
- 67 frases para pessoas especiais que iluminam a vida
- Charles Chaplin sobre a Vida
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Charles Chaplin Poemas sobre a Vida
- Frases sobre a morte que ajudam a valorizar a vida ✨
- Sobre a vida: frases que capturam a essência de viver