Colegas de Faculdade
Os amigos me traíram. Os irmãos me desiludiram.Os colegas sumiram. Mas meu coração permaneceu intacto!
Levo nos meus escritos os nomes de colegas que conheci ao longo da vida, colegas que de uma maneira ou outra cruzaram meu caminho, em busca de uma palavra de conforto, talvez de uma história bem contada ou até mesmo uma ajuda para algum fim...porém na minha cabeça e no meu coração levo o nome dos meus amigos, estes sim não querem e não cobram nada em troca, e até nas horas mais difíceis aparecem com uma palavra amiga mostrando o caminho a seguir, não sou tão bom assim de memória, mas o nome destes amigos nem são tantos assim que eu precise decorar, hoje e sempre digo com todo vigor, amigos são como joia rara, assim que encontrar uma, vale a pena lapidar para que seja uma amizade eterna e duradoura, colegas...ah estes ensinam a valorizarmos os amigos...
Sinto-me lisonjeado a estar aqui representando meus colegas para homenagear aqueles que durante toda essa caminhada, nos ensinaram e nos inspiraram. Um pedacinho de vocês irá sempre nos acompanhar... uma lembrança, uma brincadeira, e até mesmo uma bronca, confesso que ficamos chateados no momento, mas aprendemos com isso. Professores não nos ensinam apenas matérias escolares, aprendemos com cada um de vocês a viver. Aqueles que, quando simplesmente deveriam ser professores, foram mestres, transmitindo-nos seus conhecimentos e experiências. E que, quando mestres, foram amigos, nos apoiando, compreendendo, inspirando, provocando e incentivando-nos a trilhar outros caminhos. Já passaram por nossas vidas professores que foram verdadeiros pais, amigos, irmãos. Cada um com a sua maneira, cada um com um carisma diferente, cada um com as palavras certas, para momentos certos, conquistaram nossa confiança e nosso carinho.
Não é de hoje mas sempre vi o Colégio como uma verdadeira peça de Teatro... Adquirimos ao longo dessa peça os ensinamentos de nossos mestres que foram como diretores e todos nós meros coadjuvantes que atuamos durante esses anos. Muitos deles foram carismáticos o bastante, com um método diferente a nos ensinar, onde nós mesmos acharíamos gratificante... E foi exatamente o que aconteceu ao longo dessa peça. Diretores e produtores que nos ensinaram muito, e que hoje nós levamos para passar adiante. Gostaria de falar um pouco particularmente de nossos professores homenageados, (Breve relato aos mestres homenageados)
Diretor Jaques, só posso dizer que é um excelente administrador na instituição escolar, um amigo que faz de tudo para o bem estar de todos, sempre dando nos apoio e nos ouvindo. Profª Marisa. muitos se peguntavam quem é esta, que vem ensinar a tão terrível matemática para muitos!, só temos que agradece-la pelo seu trabalho para com todos nós, pois sabemos que você doou grande parte de seu tempo para ajudar-nos, Muito Obrigado mesmo!. Profº Regis, posso dizer que fez com que, tornássemos verdadeiros artistas, com os trabalhos, só temos agradecer por estar em um ambiente que contamos com um professor bem animado para dar aula, um professor que fez com que aprendêssemos um pouco de cultura para levarmos conosco. Profª Cristiane, posso dizer que o seu carisma é notável, sempre correu atras para que saíssemos sabendo algo para levarmos para fora do colégio, não ha muito o que posso dizer, só posso agradecer por sempre ser essa pessoa maravilhosa, que sempre teve vontade para ensinar-nos. Profª Gislene, Professora de grande carisma, de grande alegria, professora que sempre fez com que animássemos a estudar, agradeço por tudo, mas sobretudo por você ter se doado tando esse ano a estar a frente para que realizássemos esta maravilhosa festa, obrigado, muito obrigado mesmo!.
A Medida que crescemos vemos tudo através de outros olhos, posso dizer que é graças a eles, que nos ensinaram o saber e o atuar. Devo lembrar que muitas vezes reclamamos dos Professores se é professor jovem não tem experiencia, se e velho esta superado, se e pobre é um coitado, se e rico é um mercenário, se vem arrumadinho é vaidoso, se vem esportivo é um desleixado, se nunca falta as aulas não da folga, se precisa falta é folgado, se conta caso perde tempo, se não conta é muito teórico, se brinca com a turma é metido a engraçado, se não brinca é muito formal, se erra no português é um desastroso, se escreve corretamente é pretensioso, se chama atenção é chato, se não chama não se impõe, se nos chama por jovem não guarda nome, se chama pelo nome é marcação. Para nós Professor sempre esta errado. Mas através deles, hoje as nossas vidas começa, somente por que cheguei aqui é graças a eles. Hoje… nós nos tornamos cidadãos, nos tornamos responsáveis, responsáveis pelos outros, perante ao mundo… Perante ao futuro… Hoje, meus amigos, são nossas vidas que começam, e eu pelo menos… Não vejo a hora.
Charles Chaplin dizia "A vida é uma peça de teatro que não nos permite ensaios. Por isso cante, chore, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina se feche e a peça termine sem aplausos", O futuro chegou. Damos graças a Deus por estarmos nos formando. Damos graças a Deus por essa peça de muitos anos ter chegado ao fim. Mas breve, tentaremos esconder de todos que morreremos de saudades dos bastidores. Não exatamente da sala de aula, nem saberemos dizer se é do intervalo, mas em algum lugar, nós aprendemos a ser felizes, criar grandes amizades, e lutar por algo.
Só posso agradecer aos professores, pois me falta palavras, sei que é puco, mas é gratificante estar aqui homenageando todos vocês que nos ensinaram. Hoje uma nova caminhada se inicia, posso afirmar que essa peça não terminará sem aplauso, não serão aplausos somente a nós, mas principalmente aos idealizadores de tudo isso, aos nossos educadores, aos nossos verdadeiros mestres.
Certos colegas advogados, acham que por serem advogados, podem gritar e desmoralizar as repartições públicas, são aqueles que se julgam poderosos e que parecem ter o "rei na barriga, ou sofrem daquela doença "advocaciatite," e da mesma maneira, acontece com determinados juízes, que parecem sofrer daquela doença "juizite"
Caros colegas advogados, cumpram com seus deveres e obrigações, valorizando a sua instituição, e lembrem-se sempre de que o advogado é um cidadão digno e honrado a serviço da sociedade.
Às vezes, recosto a cabeça no travesseiro e me lembro de quantos amigos eu já tive, quantos colegas eu já aturei, em quantas brigas já me meti.
Lembro de gente que eu jurava amor eterno. Lembro de amigos que eram meu chão, e eu, o teto deles. Hoje são só lembranças. Sempre tive dessas. Dessas de abrir mãos das pessoas, pra deixa-las serem felizes sem mim. Como se por algum motivo, eu as prendesse, ou já tivesse cumprido meu papel em suas vidas.
Às vezes eu vou embora sem dizer tchau que é para a saída não ser notada. Vou me afastando, saindo aos poucos das histórias, deixando com quem vivam sem mim. Não vou dizer que seja fácil ou que eu não sinta saudade. Sim, é difícil, dói e às vezes dá uma vontade louca de voltar atrás. Mas eu vejo como vivem melhor.
Pode parecer que isso seja um egoísmo às avessas. Pode ser que eu tenha me enganado, que tenha pecado feio em sair da vida das pessoas. Pode até ser que eu tenha realmente feito falta. Mas quem vai me garantir que isso não tenha sido o melhor para todos nós? Quem poderá dizer que eu teria feito grandes mudanças nas vidas que abandonei?
Me doei, sempre, e muito. Já coloquei meus problemas no bolso e o sorriso no rosto centenas de milhares de vezes para curar as ressacas, dores de cotovelo, de cabeça e principalmente dos corações que me cercavam. Nunca fui de falar muito de mim. Omito, não nego. Queria ter um buraco negro pra jogar tudo lá, fazer virar poeira estelar. Esquecer, apagar. Não dá. Mas também não consigo desabafar.
Sei que deixei muita gente pra trás, com essa minha loucura insana de desistir das pessoas, mas, acho, aqui com meus botões, que se alguém realmente sentisse falta, procurava. Quando, meu amigo, meu coração aperta, eu vou lá e digo pelo menos “oi”. Sem revirar muito os estômagos. Recebo meu afago, coloco o orgulho de lado, e sigo.
A gente sempre fica esperando o outro vir, o outro tomar as iniciativas, o outro. Sempre o outro. Vai ver ele também fica esperando a minha tomada de iniciativa, e assim, nós sigamos singular quando deveríamos ser plural. Mas, cá comigo, ainda acho que algumas vezes, fiz muito bem indo embora sem dar tchau. Acho mesmo que deixei espaço para algumas pessoas serem felizes, com algumas outras pessoas.
Vai ver, guardam rancor por eu ter ido embora sem avisar. Sei que muita gente não se deu conta, ou ainda não entendeu que eu estava pensando só na sua felicidade. Melhor assim. A gente não precisa anunciar aos quatro ventos que está tentando praticar uma boa ação. Se aquela pessoa conseguir ser feliz sem mim, minha missão realmente terá sido cumprida. Se não, se ela não conseguir, errei, pequei feio em deixá-la. Mas essas coisas a gente nunca sabe. Essas coisas são o cotidiano. Coisas que acontecem todos os dias.
Meus amigos, quanta gente boa tem morrido estas últimas semanas, vários colegas de trabalho e amigos. Temos ficado atônitos com tantas perdas. Deus proteja a todos e não se esqueçam de agradecer a Deus por tudo. Por que não abraçar , beijar, agradecer e sorrir para quem gostamos? Pedir desculpas quando erramos e reconhecer a gratidão? — se sentindo angustiada.
Amigos passam a ser colegas, colegas passam a ser estranhos, estranhos passam a ser amigos, e a vida continua.
Quando criança gostava da fresca da noite. Sentava na calçada junto aos meus colegas... ficávamos a olhar a lua e apreciar as estrelas. A rua ficava enfeitada de bochichos, risadas, e olhares perdidos... Hoje, as calçadas ficam vazias; a lua nasce, cresce, diminui, some e poucos apreciam sua grandeza. As estrelas cintilam no infinito, e poucos se preocupam com o seu brilho. E as ruas? Bem vazias! Não tem mais com quem sorrir.
O tempo todo erramos, com colegas de trabalho, com filhos, esposo, irmãos, a familiaridade algumas vezes, gera o desprezo, não pela pessoa, mas nos dá mais intimidade de sermos sinceros, ao ponto de sermos rude as vezes. Estamos em evolução e invariavelmente entramos em ebulição, em atrito com as pessoas que estão à nossa volta é o mesmo acontece com elas. Ninguém acerta o tempo, temos nossas dúvidas , nossas loucuras e lacunas , mas tudo isto faz parte do aprendizado, faz parte da vida. Todos os dias dormimos sábios e acordamos ignorantes, todo dia é dia de aprendizado.
Amigos verdadeiros
“Colegas apenas sabem da gente, mas os verdadeiros amigos nos conhecem tão bem á ponto de nos resguardar dos perigos, identificando com precisão nossos inimigos”.
"Há sua volta tudo estava em constante transformação,seus melhores amigos,seus colegas e sua forma de viver.
Em pouco tempo nascia pêlos onde não havia e acredite essa é a mudança menos significante.
Enquanto nascia um homem alguns ainda o achavam criança,e seus colegas tinham convicção que ele não era tão legal.
E pouco a pouco ele se moldou a todos em sua volta e ele bateu as mãos e assustou sua criança interior,algum tempo depois bateu as mãos pela segunda vez e assustou a pré adolescência.
Ainda não estava bom aos olhos,ele queria ser notado!
Então mudou a forma de assustar e trocou por uma arma e o primeiro tiro deu em sua humildade.
Matou sem perceber com apenas um tiro sua identidade.
Ele estava quase perfeito,porém precisava fazer como os outros e se tornar igual a todos.Sim!
Ele precisava matar a sua felicidade e ele não teve coragem.
Correu,gritou e clamou.De repente caiu no chão e chorou,uma criança o cobriu e uma outra maior o abraçou.
Eles conversaram e o homem adulto se culpou por matar cada um de seus aspectos e a criança de bom grado lhe deu a felicidade o pré adolescente lhe ofereceu a humildade.
E logo atrás deles estavam todos de pé, seus colegas e amigos.
A criança e o pré adolescente bateu palmas e o adulto largou a arma e bateu palmas e eles se assustaram.
Depois de se buscar interiormente o rapaz podia seguir a vida sem ser igual.
Agora ele podia contar com a felicidade de criança e a humildade de um pré adolescente e sem mais teve a identidade de um adulto."
Texto:Interiores
José Marcelino
Bom, não quero causar polêmicas, mas já causando, né?
Aos meus professores e colegas, esta é uma postagem de reflexão carregada de "licenças poéticas" (afinal, se a Globo pode usar isso com D. Pedro, eu também posso no meu Face).
Para os meus amigos de direita: se você não usa esses argumentos citados abaixo, o texto não é sobre a sua pessoa. Abaixe as armas.
Para os meus amigos de esquerda: apontar um dedo significa ter três apontados para si.
Desde o dia em que aconteceu aquele ato em Charlottesville, o Brasil se vê mais uma vez debatendo se o nazismo foi de direita ou esquerda. Cada grupo jogando a responsabilidade para o outro. Li, pelo menos, quatro artigos de historiadores que meus amigos compartilharam. Eu mesma compartilhei coisas. Meu posicionamento é de acordo com o deles: não é de esquerda. Como disse o Renan em seu vídeo: "Vá a uma roda de neonazistas e grite 'Comuna'. Não fuja. Com os dentes que sobrar na boca, me fale se você ainda acha que são de esquerda". Perdoem a piadinha, mas ela é válida. Então, resolvi tirar uns minutinhos dos meus estudos para entender o que a Internet falava sobre isso. Quais argumentos eles usaram. E me deparei não com uma fonte de desinformação, mas com contradições que não sei se são apenas confusão ou puro oportunismo. Vou ilustrar:
- Não foi de direita, porque a direita prega Estado Mínimo.
- Pegue os discursos de Hitler e compare com Stalin, Mao, Kim Jong... são iguaizinhos.
- Partido Nacional-SOCIALISTA.
- Hitler matou menos que Stalin.
- Quem matou mais comunista foi os próprios comunistas, por isso que a União Soviética não ligou de invadir a Alemanha. (Esse sujeito deveria ganhar um prêmio.)
- Direita é Liberalismo, Adam Smith. Hitler era "muito liberal mesmo" pregando Estado Autoritário.
Com esta última linha, deixo claro meu ponto. Não pode ser desinformação. Até pode, mas continua sendo uma desinformação seletiva, ou seja, oportunismo da parte de quem a difundiu.
Destaco: "direita e esquerda" NÃO é algo binário. Existem diversas faces para ambas, seria como um dado de vinte faces, e cada uma representasse uma ideologia. Assim como tem a esquerda autoritária, que a direita adora esfregar na cara de todos os seus opositores, tem também a direita autoritária. Não há apenas Liberalismo e Comunismo no mundo.
Retomando os argumentos, toda vez que via o comentário sobre comparar os discursos de Hitler, alguém rebatia, pedindo para comparar ao de ditadores da América Latina ou de países árabes. Diziam que direita e esquerda autoritárias confundem-se e parecem similares, citando um autor que me esqueci de anotar. Então, chego a dois pontos importantes:
- Quem diz que Hitler é de esquerda, também fala que o Regime Militar brasileiro foi democrático, do contrário, é autoritário, portanto, de esquerda (mesmo combatendo "comunas", porque quem mais matou a esquerda foi a esquerda).
- Quem diz que esquerda só prega Estado Autoritário está negando a existência do Anarquismo, portanto, Bakunin se revira no túmulo possuído pelo ritmo Ragatanga ao lado dos conservadores, sociais democratas. Sério, eu gostaria de saber onde esse pessoal coloca todas as outras ideologias (não precisa responder).
A partir disso, dá para notar que os brasileiros estão cada vez menos se interessando por História em si, e mais por falácias que corroborem com suas ditas ideologias. Afinal, saberiam que debater direita-esquerda não acaba com o nazismo, e sim dá uma brecha para que ele se perpetue. Os países "de direita" fizeram vista grossa para a Alemanha, porque ela estava expulsando os comunistas. A União Soviética fez um pacto de não agressão com Hitler por conta de interesses territoriais. E assim começa a Segunda Guerra.
Nós já temos nazistas aqui no Brasil. (Esta é a piada, pode rir.)
Eles são a maior prova de como desinformação seletiva e oportunismo se enraizaram em nossos debates. Ninguém quer saber de fatos. Contra argumentos, não há fatos. Todos querem estar certos.
O perfil de quem fica debatendo na Internet brasileira é o de torcedores de futebol fanáticos, que dizem que não houve falta ainda que o jogador do time adversário tenha quebrado uma perna e a cena seja vista em câmera lenta 3 vezes. Eu avisei isso em 2014. Aviso de novo. Por favor, não sejam essas pessoas. Informação com responsabilidade, sempre.
Obrigada.
A Besta
Era domador de sua besta interior: não reagia às carícias do padastro bêbado, aos colegas o surrando na saída da escola, aos gritos do sargento no quartel, às reclamações da esposa, ao chefe, ao mundo. Por fim, encostou um cano prateado na têmpora esquerda. A besta voou como borboletas vermelhas.
Quando eu era garoto,eu via os pais dos meus amigos e colegas todas as tardes
irem buscar seus filhos depois das aulas.
Eu retornava pra casa de a pé mesmo,ou de ônibus,quando eu chegavá na frente de casa e la via o belo carro do meu pai parado
Eu perguntava para ele.
Pai porque o senhor nunca me busca na escola ?
Ele respondia-meu filho quando você for um pouco maior E mais velho eu te explico,então você irá me entender
Eu deixava passar
Quando meus
amigos se juntavam pra sair
Eu,eu nao podia ir pois meu mais
me falava sempre as mesmas palavras
Se você quer sair conquiste seu dinheiro
para fazer péssimo aproveitamento
Eu ficava bravo e então não saía
ficava no meu quarto furioso
Fiquei quieto e triste muitas vezes
E ele sempre com as mesmas
Respostas;filho quando você for maiôs e mais velho vai entender quando eu explicar
você vai ver que será diferente de todos os seus amigos e colegas
Hoje todos nós crescemos e nos tornamos adultos.
Alguns amigos da época da escola
ainda moram com seus pais
Não trabalham,e estão sem dinheiro
dependem de seus pais para se vestirem
E para poderem sair
Hoje meu pai me abraça e diz
filho como tenho orgulho de ver
como você aprendeu a nunca depender
dos outros,eu disse que você seria
diferentes de muitos
Muitas pessoas insistem em afirmar que não existe ou não tem inimigos. Assim como temos colegas, companheiros e amigos temos também os inimigos, sejam eles os declarados ou os escondidos. Se não tivéssemos adversários Jesus não teria incluído-os em sua oração dominical. Atualmente temos os reais, ocultos, assumidos e os virtuais. Para todos esses temos que fazer como o Mestre nos pediu: “Amem os seus inimigos e orem pelos que perseguem vocês”. Elias Torres
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp