Coleção pessoal de swamipaatrashankara

3501 - 3520 do total de 4133 pensamentos na coleção de swamipaatrashankara

Importante não é o tamanho da porrada que recebe e sim saber o porquê dela. Ficar se lamentando e não fazer nada, vai levar porrada de novo.

Se suporta porrada na hora da porrada não reclame depois. O mundo é bem maior que isso.

Mentiras não fabricam uma verdade, mas de uma verdade podem ser retiradas uma porção de mentiras. Só depende dos atores da tragédia.

Alguns passando fome de forma literal, outros, mais afortunados, passando fome de forma literária.

Essa historinha furada de não dar um peixe e sim ensinar a pescar... Já viu alguém com fome conseguir fazer algo correto? Dê um peixe para comer, depois vá até o lago e ensine a pescar. Nem você consegue pescar alguma coisa durante um dia inteiro, por que acharia que alguém com fome conseguiria quilos e quilos de peixe? Conversa fiada - literalmente - não enche a barriga de ninguém.

Já levou seu cachorrinho - com coleira - hoje para passear? Pense em relacionamentos: coleira apertada demais vai sufocar e ele vai tentar se soltar. Coleira frouxa, ele se solta mesmo. Nos relacionamentos assim como para os cães, nada melhor que o meio-termo.

A melhor maneira de conseguir alguma coisa de alguém é dar conselhos, mas de forma que ela pense que foi ela que pensou na solução.

Quando se é um professor, parece que as pessoas querem tudo mastigado, mas se recebem algo dessa forma, é como comida, não se consegue reconhecer o sabor de nada, pois já fizeram / pensaram por você. Nada como apreciar o sabor de cada alimento / ensino, um a um.

A questão não é mal que pode praticar, afinal você é humano, e a maldade é intrínseca desde priscas eras. Mais que isso é o controle mental e das suas emoções para não praticá-lo. Alguns conseguem. Tente também.

Quando pensar em fender algum defeito que tanto lhe apontam, antes de fazer isso, primeiro veja se vale a pena para você mesmo e mais importante que tudo, veja se esse defeito não é o que lhe sustenta como base da sua vida. Os outros que se lixem, vão procurar os seus próprios.

Nós fazemos o roteiro das nossas vidas assim como um roteirista entrega suas ideias ao diretor. Problema que roteirista e diretor somos nós mesmos e às vezes as ideias são tão confusas que não tem como montar um filme adequado. O roteiro confuso poderá fazer um filme confuso que será entendido por pessoas - lei da atração - igualmente confusas. Queremos isso para nossas vidas? Acredito que não. Sempre há hora para tudo, inclusive parar, pensar e reescrever certas partes.

O acaso nos faz conhecer pessoas. O pouco caso nos faz perdê-las.

Acredito piamente na vida após a morte. Não acho que poderia ser diferente por uma questão de justiça. Se terminasse tudo ali, dentro de um caixão, isso seria muito bom para os maus, que teriam suas culpas rescindidas como a contratos e niveladas aos bons. Em algum lugar, os bons tem que ser adustos e os maus, punidos. Queira Deus.

Não é o que você diz, mas como diz. A língua brasileira é rica demais para ser deixada de lado. Tem várias formas de dizer a mesma coisa, mas a maioria acaba por ofender sem necessidade. Talvez seja falta de estudo, talvez seja falta de lustro, talvez seja falta de ser humano.

Intimidade é algo que damos a quem achamos ter atributos suficientes para isso. Me causa espécie, entretanto, pessoas que doam intimidade a outras sem ao menos elas saberem, principalmente quando querem julgar palavras e atos alheios. Como diz aquele ditado mesmo? Cada um no seu quadrado? Isso seria de bom tamanho, tanto na vida real como na virtual. Ou simplesmente: respeito é bom e todos nós gostamos. Se não gostam do que somos, como se diz aquele outro ditado? Ah, sim: a porta da rua é serventia da casa. A escolha dos íntimos é individual e escolhemos aqueles que nos são afins, não o contrário.

A generosidade de dar nem sempre é proporcional à generosidade em receber.

É mortificante ouvir de pessoas que "estou mudando", "estou pensando a respeito" e nunca ver mudança alguma. O que essas pessoas esperam? Que a vida que ainda tem se estenda ao tempo que dizem que vão mudar? Quantos anos precisam para que isso aconteça? Quantos anos ainda vão atrapalhar a vida de outras pessoas que estariam vivendo o tempo que tem, sem se preocupar com a esperança que essas outras teimam em dizer que vão mudar e nunca fazem nada? Que desagrado, vai mudar? Então faz alguma coisa a respeito. Você tem uma vida para isso, mas não consuma a vida de alguém enquanto diz quem tenta mas não faz nada. Por enquanto consuma sua própria vida. Apenas.

A diferença entre o que é, e o que deveria ser, é que sempre achamos que o que é mais atraente por ser mais conveniente, dá menos trabalho, mas também há menos brilho, há menos do que deveria ser, há mais solidão, há menos expansão espiritual, há estagnação. O que é não ajuda a ninguém e nem a si mesmo.

Definição de Fernando Pessoa para o homem: O homem é um cadáver adiado. Na atualidade não sei se minha vida está procrastinando ou antecipando. Talvez um meio termo. Não sei se amo ou odeio isso. Sabe aquela sensação que ainda falta muita coisa a fazer ou apenas ir desse mundo? Pois é. É dessas sensações que vivo. Ou morro.

Não entre em briga com cachorro grande na esperança de não ser mordido.