Coleção pessoal de PensamentosRS

1 - 20 do total de 994 pensamentos na coleção de PensamentosRS

A consciência é um salto evolutivo infeliz. A clareza absoluta sobre a condição humana é um sintoma insuportável.

Países como o Brasil, que não têm poderio militar para defender a integridade do seu território, existem por assentimento internacional.

A geopolítica, a mais cínica das visões de mundo, divide o planeta em três grandes áreas de influência: chinesa, russa e norte-americana.

O inferno deve estar povoado por pessoas que nunca sofreram.

Odiar Deus como consequência de um sofrimento atroz é um puro ato de fé.

Uma tristeza secreta se esconde por trás do sorriso forçado do século XXI.

A beleza, para ser bonita de verdade, tem que ter alguma característica que foge à regra, alguma estranheza, algum desvio.

Parafraseando o poeta Cesar Vallejo, um dos que mais admiro, há pessoas tão boas na vida, eu não sei!? São pessoas que colocam afetos acima de ideologias, confiança além de resultados, admiração em lugar de colunas Excel, a poesia acima da prosa cinza das segundas-feiras, a alegria dos encontros casuais muito acima dos compromissos agendados no celular.

O que é suprimido na cultura pós-moderna não é a escuridão, mas a luz. Nos sentimos muito mais confortáveis com demônios do que com anjos. Enquanto o demoníaco parece legal e sexy, o angelical é considerado constrangedor e sentimental.

O sucesso no Brasil é reservado aos bandidos, aos canalhas e aos répteis.

A direita brasileira é imensamente mais poderosa do que a esquerda, mesmo quando perde a eleição presidencial. O notável é que essa imensa máquina conservadora, criada durante nossa transição para a democracia, seja tão difícil de dirigir.

A história acontece aos poucos, lentamente. Ao percebemos as transformações que aconteceram no mundo, ficamos abismados com tantas mudanças que não tínhamos notado, apenas nos acostumamos a elas.

A paixão não fica menor porque não virou álbum de família. Um romance pode ser pleno, honesto, inteiro e, ainda assim, caber em pouco tempo. O que azeda não é a brevidade: é a cobrança de que toda história precise virar projeto de longo prazo, com meta, cronograma e prestação de contas para terceiros.

A elite empresarial e financeira deixou-se seduzir por um capitão dispensado do Exército por tentar um golpe contra seus superiores e o colocou na presidência da República. Foram quatro anos de vexame, culminando com a tentativa de golpe para não devolver o poder depois de derrota em eleições livres e limpas.

Os ministros do STF sabem que construíram um poder absoluto e inquestionável. O que veio depois é parte da natureza humana e sempre acontece quando tanto poder é concentrado nas mãos de poucos: o poder absoluto corrompe absolutamente.

O ativismo fez e faz muito mal aos jovens, além, é claro, de prestar um enorme serviço à preguiça que os assola quando têm que arrumar o quarto, atividade bem mais difícil do que salvar o mundo e seguir a Greta Thunberg. Causas sociais e políticas corrompem o caráter dos mais jovens.

Jovens saem correndo quando chega um velho contador de histórias. Têm pressa de não escutar o que talvez venham a viver.

O Estado brasileiro despreza seu povo e cuida muito mal dele.

Os textos, mesmo em mãos de atores iniciantes, podem ganhar vida porque a própria vida é uma encenação dramática. O mundo todo não constitui evidentemente um palco, mas não é fácil especificar os aspectos essenciais em que não é.

Os homens querem a paz, mas temem o vazio que ela traz: a paz exige o enfrentamento silencioso de nós mesmos.