Coleção pessoal de PensamentosRS
Os craques costumam pensar o pensamento dos outros. Possuem um saber inconsciente que antecede o raciocínio lógico. Os neurocientistas chamam de inteligência cinestésica a capacidade de enxergar, em frações de segundo, tudo o que acontece à volta, além de calcular os movimentos e a velocidade da bola, dos companheiros e adversários. Ele sabe sem saber que sabe.
O Nelson Rodrigues deveria ser lido em cada lar, nas escolas, em cada enfermaria de hospital, nos cemitérios, em cada cama de casal, nas igrejas, na porta dos bares, nas confrarias de bêbados, nas escolas de freiras e nas casas das "meninas", ditas filhas da desgraça.
A geopolítica das famílias é mais perigosa do que qualquer conflito armado. Nenhuma guerra ameaça exterminar a paz cotidiana com tanta eficiência quanto uma relação conturbada com a sogra.
O componente irracional humano é o que move a adesão ideológica. Não é o desejo de melhorar o mundo, mas, sim, o gosto de sangue.
O Judiciário brasileiro é ruim. É lento, ineficaz e pouco coerente. Se levarmos em conta o fator preço —1,43% do PIB—, é sério candidato ao posto de pior do mundo.
Os EUA não bombardearam e invadiram a Venezuela para "libertar" o país. Fizeram-no para dominá-lo e explorar seus recursos.
A consciência é um salto evolutivo infeliz. A clareza absoluta sobre a condição humana é um sintoma insuportável.
Países como o Brasil, que não têm poderio militar para defender a integridade do seu território, existem por assentimento internacional.
A geopolítica, a mais cínica das visões de mundo, divide o planeta em três grandes áreas de influência: chinesa, russa e norte-americana.
