Coleção pessoal de PensamentosRS

61 - 80 do total de 692 pensamentos na coleção de PensamentosRS

⁠A insânia cria complicações, dores e sofrimentos que não ficam só naqueles que são atingidos, mas vão se refletir nos outros, talvez mais profundamente, deste ou daquele modo.

⁠Podemos perfeitamente desertar do nosso destino mais autêntico; mas só para nos tornarmos prisioneiros nos andares inferiores do nosso destino.

⁠A filosofia não necessita nem de proteção, nem de atenção, nem de simpatia da massa. Cuida de seu aspecto de perfeita inutilidade e, com isso, liberta-se de toda submissão ao homem médio.

⁠Entendo que o diálogo com Deus nos faz mais inteligentes.

⁠Nossa atividade de decisão não descansa um instante sequer. Mesmo quando, desesperados, nos abandonamos ao que vier, estamos decidindo não decidir.

⁠Quando se fala da nossa vida, geralmente se esquece disto, que me parece extremamente essencial: nossa vida é, em todo instante e antes de tudo, consciência do que nos é possível.

⁠Quando vejo que o aplauso se dirige fácil e insistente a um homem ou a um grupo, surge em mim a veemente suspeita de que nesse homem e nesse grupo, talvez junto a excelentes dons, haja algo extraordinariamente impuro.

⁠Em sua dimensão profunda, todo destino é dramático e trágico.

⁠Quem não for como todo o mundo, quem não pensar como todo o mundo, corre o risco de ser eliminado.

⁠O característico do momento é que a alma vulgar, sabendo-se vulgar, tem a audácia de afirmar o direito à vulgaridade e o impõe em toda parte.

⁠Nunca houve uma carência tão grande por escuta e acolhimento como a que vivenciamos coletivamente no mundo de hoje.

⁠Há algo de imaturo na incapacidade de perceber que existem questões para as quais não há solução.

⁠O Exército tem que ser temido. É para isso que ele existe.

⁠Amigo de verdade nunca é mais ou menos.

⁠O Brasil é um país sequestrado por uma cultura barata que vai do BBB à fúria democrática do Carnaval, passando pela corrupção da política e pela indiferença dos ricos que andam de helicóptero.

Tal é a fraqueza do gênero humano e tal a sua perversidade que, indubitavelmente, é melhor que ele seja subjugado por todas as superstições possíveis, desde que não venham a causar assassinatos, do que viver sem religião.

⁠Esta nossa sociedade é absolutamente idiota.

⁠Uma parcela significativa dos eleitores desconfia de nossas instituições e apoiaria um golpe.

⁠A harmonia, universal ou não, não existiu nem existirá jamais.

⁠Que orgulho descobrir que nada nos pertence, que revelação!