Coleção pessoal de FrancisIacona

421 - 440 do total de 474 pensamentos na coleção de FrancisIacona

A ironia é uma arma inócua contra a burrice que é invencível por não ser sensível. Mas é uma arma que machuca muito a inteligência. E como machuca!

Vi ontem professores fazendo greve pelo TER. Fiquei em dúvida se se tratava de professores, pois estes têm consciência de seu papel que é despertar o SER nos seus discípulos, dando a eles o exemplo.

Em vão se luta pelo TER quando ainda não conseguiu o SER. Todo TER sem o SER se assemelha a algo roubado e como tal acabará sendo perdido ou roubado por outro.

O TER é uma consequência do SER. Todo TER sem uma base de sustentação no SER se esvai facilmente.

A sociedade tem cometido um erro ao longo dos tempos: no afã de suprir suas necessidades materiais tem ordinariamente lutado pelo TER, em vão. Um conquista logo é superada e a luta recomeça. Dever-se-ia inverter essa postura e passar a lutar pelo SER. Uma vez conquistado o SER, o TER surgiria naturalmente. O TER nasce do SER. É preciso primeiro SER para depois TER.

Nem o comunismo nem o capitalismo pode satisfazer o homem, porque ambos lutam pelo TER, enquanto o que torna o homem feliz é o SER e esta conquista não está ao alcance de nenhuma das duas políticas econômicas.

No passado Jesus recomendou aos seus seguidores que procurassem em primeiro lugar o Reino de Deus e sua Justiça e tudo mais lhes seria dado de acréscimo. Hoje, ele poderia fazer a mesma recomendação usando as seguintes palavras: procurai em primeiro lugar o SER e obtereis o TER de acréscimo.

Os mestres do ser estão fazendo greve pelo ter...

Um professor ensinava a seu aluno que SER é melhor do que TER. Paradoxalmente, logo depois juntou-se aos colegas do magistério em greve para lutar pelo TER...

Há dois tipos de paciência: a que é filha do medo e a que é filha do amor. A primeira, precisamos combater porque nos faz mal e alimenta em nós a covardia. A segunda, devemos alimentar porque nos faz exercitar a caridade para com o nosso semelhante.

Paradoxo : Os professores nas salas de aula, de forma hipócrita, ensinam seus alunos a lutar pelo SER. E na prática, via greves, dão-lhes exemplos, lutando pelo TER.

Todo advogado é ladrão.

Ironia do destino: a vítima contratou um advogado para defendê-la em processo judicial. Ao final, a vítima percebeu que fora assaltada e ludibriada pelo advogado que fizera o jogo do seu oponente...

Antes de ridicularizar a crença de uma pessoa, devemos conhecer em profundidade sua crença. Poderemos nos surpreender ao verificarmos que ridículos somos nós...

Não demonstra sensatez emitir opinião sobre um assunto que a pessoa não conhece. Por outro lado, demonstra preconceito se posicionar contra tal assunto, pelo mesmo motivo.

Não conte com o apoio dos famintos em uma disputa judicial. O estômago fala mais alto e eles abrirão a boca para dizer mentiras, mesmo sabendo da verdade.

Dificilmente a Justiça triunfará em um ambiente dominado pela opressão, pela mentira e pela falta de ética.

Para que a Justiça se faça é preciso que alguém esteja disposto a relatar a Verdade. E para que a Verdade seja dita é preciso coragem e ética.

Se sonhar um pouco é perigoso, a solução não é sonhar menos é sonhar mais. (Marcel Proust)
De acordo com o Budismo, estamos todos sonhando e por isso sofremos. Estamos todos como que hipnotizados. O convite é para acordarmos e começarmos a viver. Também Jesus se expressa nesse sentido ao dizer "Deixe que os mortos (os que estão dormindo ou hipnotizados por este mundo) enterrem seus próprios mortos (os defuntos)". Paulo, apóstolo, faz-nos um apelo, dizendo "Desperta, ó tu que dormes! Levanta de entre os mortos, e Cristo te iluminará (ou te esclarecerá)!" Então, sonhar é viver na ilusão. E ilusão é fonte de sofrimento. Vamos acordar e deixar para trás o pesadelo vivido em nosso sono. Deixe Jesus te iluminar, ele é a Luz do mundo e quem o segue não anda nas trevas (ilusão do mundo) conforme ele mesmo disse.

Todo aquele que expressa admiração frequente por tudo que vê, ou é um ignorante naquilo que admira ou um adulador de quem fez a obra.