Coleção pessoal de DavidFrancisco

141 - 160 do total de 1003 pensamentos na coleção de DavidFrancisco

Sobre a nossa relação com os outros:

Buscar a essência da nossa relação com os outros é mais um dos objetivo da filosofia pois estamos ligados aos outros através de uma comunidade natural. O filósofo deve buscar a razão, a essência da natureza que nos liga a nós mesmos, ao mundo e aos outros. Esta razão da natureza é a lei que tudo regula, regula o homem, regula a relação entre os homens e regula a natureza externa. Esta lei é o ser do mundo e este ser é que vai se revelar na pesquisa filosófica.

Ter essa atitude filosófica é para Heráclito uma opção constante que os homens tem que fazer. É semelhante à opção de estar acordado ou dormindo, entre fechar-se em si em seu pensamento e abrir-se à comunicação consigo mesmo, com os outros e com o mundo objetivo. Quem está dormindo se isola como indivíduo. Quem está acordado vai pesquisar além das aparências e pode alcançar o mais profundo da própria consciência, da relação com os outros e a essência da lei única de todas as substâncias que coordena o mundo. Esta opção entre estar dormindo ou acordado para o mundo é a opção que pode levar o homem à esperteza ou à sabedoria, ela determina também qual será o caráter do homem, que é o que vai definir o seu destino.
(da filosofia de Heráclito)

Dicionário de Filosofia
1 compartilhamento
Tags: relação filosofia

Pesquisar o mundo e a si próprio:

Além do mundo o homem deve examinar a si próprio. Na pesquisa o filósofo pode encontrar diversas respostas diretas e claras a respeito do mundo. Mas ao pesquisar a si próprio o homem vai encontrar uma profundidade infinita de conhecimentos a serem descobertos. Quanto mais nos aprofundamos em nós mesmos mais percebemos que somos mais profundos. Essa descoberta de nós mesmos jamais termina. A razão última do que sou vai sempre estar fora do meu alcance, quanto mais conhecimento tenho de mim mesmo mais percebo que tenho outros conhecimentos a conhecer sobre mim mesmo. Esse processo cada vez mais profundo e cada vez mais íntimo de conhecer a mim mesmo não tem fim.
(Heráclito)

Dicionário de Filosofia
1 compartilhamento

A luta é a regra do mundo e a guerra é que cria todas as coisas.

Heráclito
1 compartilhamento

São iguais, os vivos e os mortos, os que estão acordados e os que dormem, os jovens e os velhos: porque cada um destes opostos quando se transformam tornam-se o anterior.

Heráclito
2 compartilhamentos

Se não esperares, não irás achar o inesperado, porque ele não se pode achar e é inacessível.

Heráclito
2 compartilhamentos
Tags: esperar inesperado

Este mundo, que é o mesmo para todos, não foi criado por qualquer dos deuses ou dos homens, mas foi sempre, é e será fogo eternamente vivo que ordenadamente se acende e regularmente se extingue.

Heráclito
1 compartilhamento

Caminha o quanto caminhares,
tu não encontrarás os confins da alma, tão profunda é ela.

Heráclito
2 compartilhamentos
Tags: caminhar encontrar

Procurei-me a mim mesmo.

Heráclito
2 compartilhamentos

O Deus é dia-noite, inverno-verão, guerra-paz, saciedade-fome; mas se alterna como o fogo, quando se mistura a incensos, e se denomina segundo o gosto de cada um.

Heráclito
1 compartilhamento

A doença faz da saúde algo agradável e bom.

Heráclito
1 compartilhamento

Não poderias entrar duas vezes no mesmo rio.

Heráclito
176 compartilhamentos

Pitágoras afirmou que "quem fala semeia. Quem escuta, colhe". Seiscentos anos depois, Jesus, através de uma parábola, comparou a disseminação de sua mensagem a um semeador que saiu para semear. Muitos dos que o escutaram ficaram de início felizes com a mensagem, mas não tinham um bom terreno para permitir a germinação da semente. E neste caso não colheram nada. Em outros casos, a semente germinou, mas a terra era ruim e a planta secou. Apenas em alguns, a semente da mensagem germinou, criou raízes e permitiu que a planta crescesse e desse frutos. E em alguns casos, muitos frutos. De qualquer maneira, o falar tanto pode semear o bem como o mal e neste caso sempre haverá terreno propício para germinação da semente dando frutos do bem ou do mal, conforme o ouvido.

David Francisco
1 compartilhamento
Tags: parábola mensagem

Tudo no mundo guarda relação com os números.

Pitágoras
1 compartilhamento

Todas as coisas se assemelham aos números.

Pitágoras
1 compartilhamento
Tags: coisa assemelhar-se

Educai as crianças e não será preciso punir os homens.
Pitágoras

Pitágoras
1 compartilhamento
Tags: educação educar

Quem não domina a si mesmo não encontra a liberdade.

Pitágoras
2 compartilhamentos
Tags: dominar domínio

Devemos tomar cuidado com quem falamos e com nossas palavras, pois como disse Pitágoras, quem fala semeia. A depender da espécie de ouvinte, poderemos estar fornecendo a ele condições de fazer uma boa colheita baseada em nossa informação, contra ou a nosso favor.

Francis Iácona
1 compartilhamento

Faz aquilo que achares justo mesmo que o outro pense diferente.

Pitágoras
2 compartilhamentos

Falar é lançar a semente. Escutar é se preparar para fazer a colheita.

Pitágoras
1 compartilhamento

Quem fala semeia.Quem escuta, colhe.

Pitágoras
126 compartilhamentos