Coleção pessoal de DavidFrancisco

61 - 80 do total de 1003 pensamentos na coleção de DavidFrancisco

Devemos converter nossa alma em uma fortaleza inexpugnável.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: conversão alma

A virtude é mesquinha nas palavras; o vício fala sem parar.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: virtude mesquinha

A gratidão é a memória do coração

Antístenes
917 compartilhamentos
Tags: gratidão memória

Não imagine que os outros tem tanto desejo de te escutar como você tem de falar.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: imaginação desejo

As paixões têm causas mas não tem princípios.

Antístenes
1 compartilhamento

Os corvos devoram os mortos e os aduladores devoram os vivos.

Antístenes
1 compartilhamento

Eu prefiro enlouquecer a sentir prazer.

Antístenes
1 compartilhamento

Observe o teu inimigo porque é ele que primeiro vê teus defeitos.

Antístenes
1 compartilhamento
Tags: inimigo observação

Frente ao drama da vida a única consolação é a palavra que adquire valor próprio porque não exprime a verdade mas a aparência.

Górgias
1 compartilhamento

Uma mesma atividade pode ser boa ou ruim dependendo de quem a pratica e em que situação se encontra.

Górgias
1 compartilhamento

Podemos somente analisar a condição em que nos encontramos e expor o que devemos ou não fazer e mesmo o que devemos ou não fazer muda muito dependendo da situação em que nos encontramos.

Górgias
1 compartilhamento
Tags: condição análise

Mesmo que pudéssemos pensar e conhecer o ser, nós não poderíamos expressar como ele é porque as palavras não conseguem transmitir com veracidade nada que não seja ela mesma. Quando comunicamos, comunicamos palavras e não o ser.

Górgias
1 compartilhamento
Tags: conhecimento pensamento

Mesmo que o ser existisse, ele não poderia ser conhecido, pois se podemos pensar em coisas que não existem é porque existe uma separação entre o que pensamos e o ser, o que impossibilita o seu conhecimento.

Górgias
1 compartilhamento

O ser não é uno, não é múltiplo, nem incriado e nem gerado, por conseguinte o ser é nada.

Górgias

A poesia é um discurso com métrica e quem a escuta é invadido por um arrepio de estupor, uma compaixão que arranca lágrimas, um ardente desejo de dor e pelo efeito das palavras a alma sofre seu próprio sofrimento ao ouvir a sorte ou o azar de fatos e pessoas estranhas.

Górgias
1 compartilhamento
Tags: poesia discurso

O artista é um criador de mundos.

Górgias
1 compartilhamento
Tags: artista criador

Mesmo que as coisas sejam, elas não são conhecíveis.

Górgias
1 compartilhamento

Se é eterno não teve princípio, se não tem princípio é infinito, se é infinito não está em nenhum lugar, se não está em nenhum lugar não existe.

Górgias
1 compartilhamento
Tags: eterno princípio

Assim como o olho não enxerga os sons, o ouvido não ouve as cores, mas os sons. Quem fala expressa bem um som, mas não pode, falando, expressar uma cor ou uma experiência.

Górgias
1 compartilhamento

Protágoras de Abdera (480 - 411 a.C.)
A base da filosofia de Protágoras está na máxima "O Homem é a medida de todas as coisas, daquelas que são por aquilo que são e daquelas que não são por aquilo que não são." Para ele medida significava juízo e as coisas são os fatos e as experiências das pessoas. Com essa máxima Protágoras tinha por objetivo negar um critério absoluto para distinguir o ser do não ser. O critério para a diferenciação torna-se o homem, cada homem. Ele explica melhor "Tal como cada coisa se apresenta para mim, assim ela é para mim, tal como ela se apresenta para você, assim ela é para você." O vento que sopra é frio ou quente? A resposta vai depender de cada pessoa, para algumas vai estar frio e para outras vai estar quente, dessa forma ninguém vai estar errado e a verdade vai estar em cada sujeito e no que ele pensa sobre sua experiência.

Se os homens são a medida de todas as coisas, por consequência, nenhuma medida pode ser a medida para todos os homens. As coisas assim vão ser definidas pelas pessoas que as definem, o que vale para determinada situação não vai valer para outras. As coisas vão ser conhecidas particularmente por cada indivíduo.

Protágoras ensinava também técnicas e métodos para tornar um argumento fraco em um argumento forte. Ele ensinava a aptidão de fazer sobressair um ponto de vista sobre um ponto de vista contrário. Os homens tem em si a faculdade de julgar com justiça, a função do sofista é fazer com que eles expressem essa capacidade.

Para ele as coisas são portanto relativas aos indivíduos e aos seus pareceres. Não existe uma verdade absoluta assim como não existem padrões morais absolutos, o que existem são coisas mais oportunas, úteis e convenientes. A pessoa sábia vai ser aquela que consegue distinguir o que é mais vantajoso e decente para cada situação. O sábio vai conseguir também convencer os outros a reconhecer essa qualidade superior e fazer com que eles a ponham em prática.

Protágoras afirmou também que em relação aos deuses ele não poderia afirmar se existem ou se não existem pois muitas coisas o impediam de fazer tais afirmações, ele considerava o assunto obscuro e a vida breve para se achar uma resposta para a questão. Mostrava-se agnóstico nas suas crenças pois o divino vai além da capacidade humana de compreensão dessa experiência sendo o homem limitado em seu saber. Para ele era possível criarmos argumentos tanto a favor como contra a existência dos deuses.

Ele dizia ainda que os sábios e os bons oradores deveriam guiar através de conselhos as outras pessoas.

(de A filosofia de Protágoras de Abdera)

Dicionário de Filosofia
1 compartilhamento
Tags: homem medida