Coleção pessoal de areopagita

221 - 240 do total de 289 pensamentos na coleção de areopagita

A Santa Cruz é, ao mesmo tempo, vara e balança. Ela, a cruz de Cristo, é prefigurada nas balanças e varas que se fazem presentes no Antigo Testamento e, após o escândalo da crucificação, é diante dela que temos nossos méritos e deméritos devidamente pesados e, frente a ela que receberemos aquilo que nos é devido na medida da misericórdia divina e na proporção de nossa humildade.

Quando nossa alma está inquieta, assolada por toda ordem de tormentos, urge, que aprendamos primeiro a não nos deixar afligir com o devir do tempo para que essa aflição não intensifique o impacto de tudo o que está nos amargurando no momento. Por isso, antes de qualquer coisa, ocupemo-nos dele, do tempo, com coisas dignas, prestativas e boas, para que ele não venha se ocupar de nós, com mais angústias em nossa desocupação.

Aos vinte e cinco dias do mês de dezembro
Eis que chega aquele tão esperado momento
Em que nosso coração manjedoura tornar-se
Para acolher o Verbo divino que se fez carne.

Que a noite escura venha a dissipa-se
Na espera do nascimento do Salvador.
E que na espera nosso coração faça-se
Manjedoura para acolher o divino amor.

Amanheceu um novo dia para todo a raça humana
Com o santo natalício do nosso Senhor e Salvador.
E a alegria que invade todo do universo é tamanha
Que todas as criaturas cantam hinos de louvor.

Coerência no Brasil é mais ou menos assim: você aprende e pratica um punhado de estupidezes na juventude e, envelhecido, ao invés de amadurecer, continua fiel aos disparates da mocidade por coerência com a mentira em que sustenta a autoimagem que dá sentido a sua vida humanamente miserável.

Por misericórdia, a segunda pessoa da Santíssima Trindade fez-se carne e sangue, caminhou nesse vale de lágrimas, se faz presente entre nós e, amorosamente, pede abrigo em nosso coração na forma de Comunhão. Por isso, recebamo-Lo com o coração, não com a mão.

Ajoelho-me diante do Santíssimo Sacramento porque diante de mim, misteriosamente, está o Rei do Universo que se fez carne e sangue para salvar cada um de nós.

Quem está em paz com sua consciência não carece de bajulações, nem sofre de autopiedade, muito menos se entrega à comiseração.

A grande maledicência da impunidade
Não é o fato daqueles que são investidos
Com a toga da justiça, fazerem-se de Pilatos,
Mas sim, testemunhar a gélida impiedade
Para com as vítimas desamparadas de tudo
Enquanto os biltres se locupletam a vontade
Através das leis desse desajuizado mundo
Que desdenha o cidadão e ultraja a verdade
Em nome dum bom mocismo politicamente correto
Parido pelo vil marxismo cultural multifacetado
Que ignora a diferença entre o certo e o errado
Através dum multiculturalismo furibundo e afetado
Que intenta as bases de toda sociedade destruir
E com isso fazer o bom senso e a razoabilidade ruir.

Aquele que se arroga conhecedor de tudo
Sem primeiro dedicar-se a algo aprender
Nada de relevante tem essa alma a dizer
Apesar de não calar-se nem por um minuto.

Enfatizar unicamente a hipocrisia do Congresso ignorando os malfeitos do partido limpinho da ética é a forma mais decantada de hipocrisia.

Tem gente que consegue ser mais chata que um chinelo de dedo velho arrumado com um prego enferrujado.

A política é a arte do possível. O caminho da perfeição e da pureza chame-se santidade. Confundir uma coisa com outra é pura pilantragem.

Gente inconveniente, ideologicamente desorientada, é assim: segue em frente dizendo o quer, vendo o que lhe convêm e ignorando todo o resto.

Totalitarismo é corrupção em estado bruto. Onde o poder singra por essa via, a corrupção torna-se total e silenciosamente assassina.

A afobação em responder a tudo e a todos nos faz cometer inconveniências nada originais. Nada originais mesmo.

Diploma não é garantia de sabedoria; porém, abona o indivíduo com presunção suficiente pra se colocar acima da razão com chavões ocos.

Corrupção é um mal, sim senhor. Mas quando se torna um instrumento para realização da sanha totalitária duma facção, ela se torna uma praga.

Você pode ter a opinião que quiser da mesma forma que todos têm o direito de ignorá-la, se assim desejarem. Isso é liberdade de expressão.