Coleção pessoal de 2019paodiario

141 - 160 do total de 3276 pensamentos na coleção de 2019paodiario

Ser realista

Sempre que tiver medo, confiarei em você. -
Salmo 56: 3

Escritura de hoje : Salmo 27

Poucos de nós estão viajando para o céu em um estado de liberdade de todo medo. Quem pode honestamente testemunhar que sempre pratica este versículo: “Em Deus eu confiei; Eu não terei medo"? (Salmo 56:11). Confiamos e, no entanto, às vezes podemos ser incomodados por preocupações atormentadoras. Nossa experiência comum é que nossa confiança em Deus se mistura a episódios de preocupação.

Até o apóstolo Paulo, que escreveu muitas das cartas do Novo Testamento, tinha algumas ansiedades. Ele confessou aos coríntios: "Eu estava com você em fraqueza, em medo e em grande tremor" (1 Coríntios 2: 3).

Portanto, não se preocupe, pois você tem preocupações! Não finja que você nunca os tem. Se você estiver perturbado por ansiedades, admita-as para si mesmo. Compartilhe-os com um amigo de confiança. Acima de tudo, fale com o amigo todo-compassivo, Jesus Cristo, que conhece todos os seus pensamentos e emoções (Salmo 139: 4). Com compaixão, Ele diz para você: "Não tema" (Lucas 12:32). Peça a Ele a graça de ajudá-lo a superar seus medos e preocupações. Então, “espere no Senhor; tenha boa coragem, e ele fortalecerá seu coração ”(Salmo 27:14).

Em sua jornada pela vida, sempre que tiver medo, confie no Senhor (Salmo 56: 3).

Refletir e orar
PARA ESTUDO ADICIONAL De
que preocupação você precisa conversar com o Senhor?
Leia O que posso fazer com minha preocupação?

Confiar na fidelidade de Deus dissipa o nosso medo. Vernon Grounds

Ele tem sido fiel

Sua fidelidade permanece para todas as gerações. - Salmos 119: 90

Escritura de hoje : Salmo 119: 89-96

Jim e Carol Cymbala oraram, louvaram e pregaram seu caminho através de um pesadelo pessoal de dois anos. A filha adolescente deles, Chrissy, havia voltado as costas ao Deus que amavam e serviam com tanta fidelidade. Embora seus corações estivessem partindo, Jim e Carol continuaram ministrando ao povo do Tabernáculo do Brooklyn, em Nova York.

Algumas pessoas pensam que Carol escreveu a música "Ele tem sido fiel" após o dramático retorno da filha a Deus, mas ela não o fez. Ela escreveu isso antes. Carol se refere a ela como "uma canção de esperança nascida no meio da minha dor". Enquanto sofria profundamente, Carol disse que sua música "se tornou como um bálsamo para o meu coração, me fortalecendo mais uma vez". As palavras que ela escreveu durante esse período ajudou-a a seguir em frente. Embora sua filha ainda não tivesse voltado ao Senhor, Carol poderia louvá-Lo por Sua fidelidade amorosa em sua própria vida.

Mais tarde, quando Chrissy apareceu em casa e caiu de joelhos pedindo perdão, a verdade do Salmo 119: 90 tornou-se real para Carol: Deus é fiel não apenas à nossa geração, mas a todas as gerações! Carol também experimentou de uma maneira nova uma linha de sua própria canção que abençoou tantos: "O que eu pensei que era impossível, eu vi meu Deus fazer!"

Refletir e orar
Quando não temos mais nada além de Deus, descobrimos que Deus é suficiente. Julie Ackerman Link

Pensamentos do céu

Eis que o tabernáculo de Deus está com os homens, e Ele habitará com eles, e eles serão o Seu povo. - Apocalipse 21: 3

Escritura de hoje : Apocalipse 21: 1-5

Os cartunistas costumam retratar aqueles que foram para o céu como formas fantasmagóricas de túnica branca flutuando nas nuvens ou sentadas nas escadas douradas tocando harpas. Que grito distante da figura que encontramos na Bíblia!

Em 1 Coríntios 15, lemos que nossos corpos de ressurreição, embora não sujeitos à morte, serão reais e tangíveis - não meras aparições. E Apocalipse 21: 1-5 nos diz que Deus trará “um novo céu e uma nova terra”. Ele derrubará “a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial” (Hebreus 12:22), e a estabelecerá. sobre a nova terra como a “Nova Jerusalém”. É descrita como tendo ruas, muros, portões e até um rio e árvores (Apocalipse 22: 1-5).

A vida naquela cidade será maravilhosa, livre de todos os efeitos debilitantes do pecado. Não haverá mais morte, tristeza, luto e dor, pois Deus tornará "todas as coisas novas". Mas o melhor de tudo é que Ele mesmo viverá entre nós, possibilitando um novo nível de intimidade com Ele.

É difícil imaginar tal existência, mas que perspectiva empolgante! Tudo é possível por causa do que Jesus fez quando morreu por nós na cruz. Isso deve nos motivar a adorá-Lo, viver vidas piedosas e dizer aos outros como eles também podem ter certeza de um futuro glorioso.

Refletir e orar
PARA ESTUDO ADICIONAL
Leia nosso lar eterno e para onde vamos a partir daqui?

Quanto mais amamos a Jesus, mais ansiamos pelo céu. Herbert Vander Lugt

Deserto da diversão

Você deixou seu primeiro amor. Lembre-se, portanto, de onde você caiu. - Apocalipse 2: 4-5

Escritura de hoje : Apocalipse 2: 1-7

Muynak já foi um porto de pesca próspero no mar de Aral. Mas hoje Muynak está à beira de um deserto amargo e salgado. As dunas de areia estão repletas dos cascos enferrujados e ocos de uma frota de pesca que navegou no alto, na superfície da fonte de vida da Ásia Central.

As coisas começaram a mudar por volta de 1960, quando os planejadores do governo soviético começaram a desviar a fonte de água de Aral para irrigar o maior cinturão de algodão do mundo. Ninguém, no entanto, imaginou o desastre ambiental que resultaria. O clima tornou-se mais extremo, a estação de cultivo foi reduzida em 2 meses e 80% das terras agrícolas da região foram arruinadas por tempestades de sal que varrem o fundo do mar seco.

O que aconteceu em Muynak é paralelo à história da igreja de Éfeso. Outrora uma comunidade espiritual próspera, os crentes efésios desviam sua atenção de Cristo para as obras que estavam fazendo em Seu nome (Apocalipse 2: 2-4). Eles haviam perdido de vista o que era mais importante em seu relacionamento com Cristo - seu amor por Ele.

Senhor, ajude-nos a reconhecer e se arrepender de tudo o que desvia nossa atenção de Te amar. Inunde o deserto de nossas almas com a sua água viva.

Refletir e orar
As obras que fazemos em nome de Jesus
E as batalhas vencidas
não serão agradáveis ​​ao Senhor, a
menos que sejam feitas com amor. —Sper

Para renovar seu amor por Cristo, reveja o amor de Cristo por você. Mart DeHaan

Isca do Diabo

Não ame o mundo ou as coisas no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. - 1 João 2:15

Escritura de hoje : 1 João 2: 15-17

Certa vez, li sobre um método interessante usado por pessoas no norte da África para capturar macacos. Um caçador esvazia uma cabaça e faz um buraco na lateral, grande o suficiente para que um macaco insira a mão aberta. A cabaça é então cheia de nozes e amarrada a uma árvore.

O macaco curioso é atraído pelo cheiro das nozes e alcança dentro e as agarra. O buraco na cabaça é muito pequeno, no entanto, para o animal retirar o punho, desde que esteja bem fechado ao redor das nozes. Como ele se recusa a liberar seu prêmio, o macaco desavisado é presa fácil de seu captor. Não querendo relaxar, ele realmente se prende!

Satanás usa um método semelhante para nos prender. Ele nos tenta a buscar mais e mais posses materiais, o que achamos que nos trará segurança. Enquanto nos apegarmos tenazmente a eles, somos escravizados. Quão relevante é o aviso bíblico: "Não ameis o mundo nem as coisas do mundo" (1 João 2:15). O apóstolo João também disse que “o mundo está passando e a luxúria dele; mas quem faz a vontade de Deus permanece para sempre ”(v.17).

Lembre-se do que aconteceu com o macaco. Não se deixe enganar pela isca do diabo!

Refletir e orar
Pegue o mundo, mas me dê Jesus ...
Todas as suas alegrias são apenas um nome;
Mas o seu amor permanece para sempre,
através dos anos eternos o mesmo. —Crosby

Você não pode guardar tesouros no céu se estiver segurando os tesouros da terra. Richard DeHaan

Quem pegou sua língua?

A língua dos sábios promove a saúde. -
Provérbios 12:18

Escritura de hoje : Provérbios 12: 17-25

Estima-se que uma pessoa falante possa falar 30.000 palavras por dia! Mas a questão importante é: como nossas palavras, sejam muitas ou poucas, afetam outras?

Um filósofo grego pediu ao seu servo para cozinhar o melhor prato possível. O servo, que era muito sábio, preparou um prato de língua, dizendo: “É o melhor de todos os pratos, pois nos lembra que podemos usar a língua para abençoar e expressar felicidade, dissipar a tristeza, remover o desespero e espalhar alegria. "

Mais tarde, o criado foi convidado a cozinhar o pior prato possível. Mais uma vez, ele preparou um prato de língua, dizendo: "É o pior prato, pois nos lembra que podemos usar a língua para amaldiçoar e partir corações, destruir reputações, criar conflitos e colocar famílias e nações em guerra".

Não precisamos comer língua para entender o argumento desse servo. Mas podemos ter que “comer nossas próprias palavras” com bastante frequência antes de aprendermos a evitar dizer coisas que gostaríamos de retratar. Salomão escreveu: “A língua dos sábios promove a saúde” (Provérbios 12:18). Afirma e encoraja os outros. A palavra-chave nesse versículo não é língua, mas sabedoria. A língua não está no controle, mas a pessoa por trás dela está.

Se você quer que sua língua edifique as pessoas e não as derrube, peça a Deus para torná-lo sábio.

Refletir e orar
Um velho pássaro sábio estava sentado em um carvalho -
Quanto mais ele via, menos ele falava,
menos ele falava, mais ouvia;
Senhor, faça-me como aquele velho e sábio pássaro. - Anon.

Sabedoria é saber quando falar o que pensa e quando pensar o seu discurso. Joanie Yoder

Roll-em Up

Mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras. -
Tiago 2:18

Escritura de hoje : Tiago 2: 14-26

Quando Dave Thomas morreu no início de 2002, ele deixou para trás mais do que apenas milhares de restaurantes de Wendy. Ele também deixou um legado de ser um homem prático e trabalhador que era respeitado por seus valores práticos.

Entre os bons conselhos que sobreviveram ao empresário sorridente, está sua visão do que os cristãos deveriam fazer com suas vidas. Thomas, que quando jovem foi influenciado por Cristo por sua avó, disse que os crentes deveriam ser cristãos "arregaçam as mangas da camisa".

Em seu livro Bem Feito , Thomas disse: “Os cristãos arregaçam as mangas da camisa veem o cristianismo como fé e ação. Eles ainda dispõem de tempo para conversar com Deus através da oração, estudam as Escrituras com devoção, são super-ativos em sua igreja e levam seu ministério a outras pessoas para espalhar a Boa Palavra. ”Ele continuou dizendo que são“ pessoas anônimas que podem estar fazendo ainda mais bem do que todos os cristãos conhecidos no mundo. ”

Essa declaração tem mais carne do que um hambúrguer triplo de Wendy. Thomas sabia sobre o trabalho árduo no negócio de restaurantes e sabia que isso também é vital no mundo espiritual.

Em Tiago 2:17, lemos que, a menos que nossa fé seja acompanhada de obras, nossa fé estará morta. Vamos arregaçar as mangas e começar a trabalhar. Há muito o que fazer.

Refletir e orar
Trabalhemos alegremente em servir a Cristo,
pois somente a fé está morta;
Vamos trabalhar por amor por Aquele
que sofreu em nosso lugar. -D. DeHaan

Uma fé viva é uma fé que trabalha. Dave Branon

Incentivo à meia-noite

Suas mãos serão fortalecidas para descer contra o arraial. - Juízes 7:11

Escritura de hoje : Juízes 7: 1-23

Os midianitas e seus aliados invadiram Israel. Era o tempo dos juízes, e Gideão podia reunir apenas 32.000 homens contra um exército "tão numeroso quanto gafanhotos" (Juízes 7:12). Então Deus reduziu o exército para 300 (vv.2-7). Gideão estava com medo, então Deus o enviou para o campo inimigo à noite. Agachado, o capitão israelita ouviu um soldado contar a outro sobre um sonho (vv.13-14). Um pedaço de pão de cevada caiu no acampamento midianita, destruindo uma de suas tendas. Seu amigo viu isso como um sinal claro de que Gideon venceria a batalha.

Gideon foi muito encorajado. Depois de adorar a Deus, ele voltou ao acampamento, organizou seus 300 homens com suas trombetas e lâmpadas e derrotou as forças midianitas superiores (vv.15-22).

Como seguidores de Cristo, não estamos lutando contra exércitos, mas estamos em guerra. Os inimigos espirituais nos atacam (Efésios 6: 10-12). Eles minam nossa confiança e minam nossa força. Também estamos lutando contra nós mesmos - nossas fraquezas, medos, dúvidas (Romanos 7: 15-25). Depois de um tempo, podemos ficar desanimados.

Mas nosso Deus é o grande incentivador. Quando nossa determinação enfraquece ou a visão diminui, por Seu poder Ele nos dará a força de que precisamos (Efésios 3:16) - mesmo quando o inimigo parece mais numeroso do que um enxame de gafanhotos.

Refletir e orar
Ao encontrarmos inimigos ferozes no caminho da vida,
seja Satanás, seja eu ou pecados,
vamos olhar para o Senhor em busca de encorajamento;
Se o fizermos, a batalha venceremos! - Fitzhugh

Confiar é triunfar, pois a batalha é do Senhor. David C. Egner

Os Caminhos de Deus

O Senhor é justo em todos os seus caminhos, gracioso em todas as suas obras. -
Salmos 145: 17

Escritura de hoje : 2 Samuel 24: 1-17

Você já ficou intrigado com as declarações da Bíblia que parecem se contradizer? Por exemplo, 1 Crônicas 21: 1 afirma que quem “levou Davi a numerar Israel” foi Satanás, mas 2 Samuel 24: 1 diz que era o Senhor. Como nós explicamos isto? Sabemos que Deus nunca tenta alguém a pecar (Tiago 1:13).

A resposta está na maneira como os escritores do Antigo Testamento expressavam os caminhos de Deus. Às vezes atribuem a Deus o que Ele simplesmente permitiu, sabendo que Ele nos permite fazer escolhas erradas e depois usa os trágicos resultados para realizar Seus bons propósitos.

Em 2 Samuel 24: 1, lemos que Deus “moveu Davi” para fazer um censo de Israel. Este é claramente um caso em que Deus permitiu que Satanás influenciasse Davi, pois era uma tentativa de avaliar a força militar de Israel. Isso refletia o mesmo pecado de orgulho e autoconfiança que prevalecia na nação. Como resultado, Deus julgou o povo e seu rei.

Então, qual foi o bom propósito que Deus realizou ao permitir que Satanás influenciasse Davi? Embora muitos israelitas tenham morrido, a própria nação foi poupada e purificada. O Senhor puniu os culpados, mas também mostrou Sua misericórdia.

Os caminhos de Deus podem estar além do nosso entendimento, mas sempre podemos confiar nele para fazer o que é certo.

Refletir e orar
PARA ESTUDO ADICIONAL
As Escrituras são confiáveis? Para obter respostas, leia Estudos em contraste .

Deus pode ocultar o propósito de Seus caminhos, mas Seus caminhos não são sem propósito. Herbert Vander Lugt

No Lie

Não minta um para o outro, pois você adiou o velho homem com suas ações. -
Colossenses 3: 9

Escritura de hoje : Colossenses 3: 9-17

Um técnico de futebol da faculdade renuncia após admitir que falsificou suas credenciais acadêmicas e atléticas. Um oficial de carreira militar confessa usar decorações de combate que não ganhou. Um candidato a emprego reconhece que sua experiência declarada em “supervisão de alimentos e bebidas” estava realmente fazendo café todas as manhãs no escritório.

Dentro de cada um de nós há uma tendência de embelezar a verdade para impressionar os outros. Seja no currículo do trabalho ou em uma conversa casual, o exagero ocorre naturalmente - mas pagamos um preço. Pequenas mentiras geralmente aumentam à medida que tentamos evitar a descoberta. Então nos perguntamos como nos metemos nessa situação.

A Bíblia diz: "Não minta um para o outro, pois você despojou o velho com suas obras e vestiu o novo homem que é renovado em conhecimento, de acordo com a imagem daquele que o criou" (Colossenses 3: 9-10). Em outras palavras, se depositamos nossa fé em Jesus como nosso Salvador, mentir é inconsistente com o que Deus espera que sejamos. O antídoto para o veneno da autopromoção é uma semelhança crescente com Cristo - um espírito de misericórdia, bondade, humildade, paciência, perdão e amor (vv.12-14).

Se realmente nos importamos com as pessoas, não precisaremos tentar impressioná-las a qualquer custo.

Refletir e orar
Senhor, ajuda-me a Te agradar, dizendo a verdade,
Sendo honesto em palavras e em ações;
E me ajude a conquistar meus desejos egoístas,
Amar os outros e cuidar de suas necessidades. - Fitzhugh

Honestidade significa nunca ter que olhar por cima do ombro. David C. McCasland

Árvores resistentes

Tribulação produz perseverança; e perseverança, caráter; e caráter, esperança. -
Romanos 5: 3-4

Escritura de hoje : Romanos 5: 1-5

Os pinheiros de Bristlecone são as árvores vivas mais antigas do mundo. Estima-se que vários tenham entre 3.000 e 4.000 anos. Em 1957, o cientista Edmund Schulman encontrou um que ele chamou de "Matusalém". Este pinheiro antigo e retorcido tem quase 5.000 anos de idade! Era uma árvore velha quando os egípcios estavam construindo as pirâmides.

Os bristlecones crescem no topo das montanhas do oeste dos Estados Unidos a altitudes de 10.000 a 11.000 pés. Eles foram capazes de sobreviver a algumas das condições de vida mais adversas da Terra: temperaturas árticas, ventos violentos, ar rarefeito e pouca chuva.

Seu ambiente brutal é realmente uma das razões pelas quais eles sobreviveram por milênios. Dificuldade produziu força extraordinária e poder de permanência.

Paulo ensinou que “a tribulação produz. . . caráter ”(Romanos 5: 3-4). A adversidade faz parte do processo que Deus usa para produzir bons resultados em nossas vidas. O problema, se isso nos leva ao Senhor, pode realmente ser a melhor coisa para nós. Isso nos deixa totalmente dependentes Dele.

Portanto, devemos orar não apenas pelo alívio de nossa aflição, mas pela graça de transformá-la em maior abertura a Deus e à Sua vontade por nós. Então podemos ser fortes em calamidade e em paz no lugar onde Deus nos plantou.

Refletir e orar
PENSANDO EM
QUALQUER provação em sua vida está fazendo você se perguntar por que Deus está permitindo isso? Leia Por que um bom Deus permitiria o sofrimento?

Deus usa nossas dificuldades para desenvolver nosso caráter. David H. Roper

Verdadeira Grandeza

Quem deseja tornar-se grande entre vós será seu servo. - Marcos 10:43

Escritura de hoje : Marcos 10: 35-45

Algumas pessoas se sentem como uma pedrinha perdida na imensidão do Grand Canyon. Mas não importa quão insignificantes nos julguemos, podemos ser grandemente usados ​​por Deus.

Em um sermão no início de 1968, Martin Luther King Jr. citou as palavras de Jesus de Marcos 10 sobre servidão. Então ele disse: “Todos podem ser ótimos, porque todos podem servir. Você não precisa ter um diploma universitário para servir. Você não precisa fazer seu assunto e seu verbo concorda em servir. Você não precisa saber sobre Platão e Aristóteles para servir. . . . Você só precisa de um coração cheio de graça, uma alma gerada pelo amor. ”

Quando os discípulos de Jesus brigaram sobre quem iria receber os lugares de honra no céu, Ele lhes disse: “Quem deseja tornar-se grande entre vós será seu servo. E quem quer que seja o primeiro a ser escravo de todos. Pois nem mesmo o Filho do Homem veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida um resgate por muitos ”(Marcos 10: 43-45).

Eu me pergunto sobre nós. Essa é a nossa compreensão da grandeza? Estamos servindo de bom grado, realizando tarefas que podem ser despercebidas? O propósito de nosso serviço é agradar ao Senhor, em vez de receber aplausos das pessoas? Se estivermos dispostos a ser um servo, podemos alcançar a verdadeira grandeza.

Refletir e orar
Nenhum serviço em si é pequeno,
Nenhum grande, embora a terra preencha;
Mas isso é pequeno, que busca o seu próprio,
e grande, que faz a vontade de Deus. - Anon.

Pequenas coisas feitas em nome de Cristo são grandes. Vernon Grounds

Quem é Jabez?

Jabez foi mais honrado que seus irmãos. -
1 Crônicas 4: 9

Escritura de hoje : 1 Crônicas 4: 9-10

As celebrações do Ano Novo Chinês são divertidas para as crianças. Quando parentes e amigos se reúnem, é costume que os adultos entreguem às crianças pequenos envelopes vermelhos contendo somas de dinheiro. As crianças costumam abrir seus pacotes apenas para receber o dinheiro, e seus pais precisam lembrá-los de que o doador é mais importante que o presente.

Da mesma forma, quando estudamos a oração de Jabez em 1 Crônicas 4: 9-10, é importante lembrar que o Doador, o Senhor, é mais importante que o presente. Se nos concentrarmos apenas no pedido de Jabez, pode ser fácil cometer o erro de transformá-lo em uma fórmula para obter o que queremos de Deus.

Não sabemos muito sobre Jabez, exceto que sua mãe deu a ele um nome que soa como a palavra hebraica para "angústia" ou "dor". Também nos dizem que quando ele cresceu, "Jabez era mais honroso que o seu". irmãos. "

O que tornou Jabez "mais honrado"? Com base em sua oração, podemos assumir que ele levou a sério seu relacionamento com Deus. Não havia mágica nas palavras de sua oração. Antes, ele sabia que Deus é o doador de todas as coisas. Jabez foi honrado, creio, porque ele honrou o Senhor.

Nossa oração hoje deve ser imitar o caráter de Jabez, que viveu para agradar a Deus.

Refletir e orar
Não podemos presumir saber o que é melhor
Quando começamos a orar;
Portanto, devemos perguntar: "O que honra a Deus?"
E busque Sua vontade e caminho. —Sper

O propósito da oração não é conseguir o que queremos, mas tornar-se o que Deus quer. Albert Lee

Muito valorizado

Mefibosete. . . Comerei à minha mesa como um dos filhos do rei. - 2 Samuel 9:11

Um operário fabril britânico e sua esposa ficaram entusiasmados quando, depois de muitos anos de casamento, descobriram que teriam seu primeiro filho. Segundo o autor Jill Briscoe, que contou essa história verdadeira, o homem repassou as boas novas aos seus colegas de trabalho. Ele lhes disse que Deus havia respondido suas orações. Mas eles zombaram dele por pedir a Deus por um filho.

Quando o bebê nasceu, ele foi diagnosticado com síndrome de Down. Quando o pai foi trabalhar pela primeira vez depois do parto, ele se perguntou como encarar seus colegas de trabalho. "Deus, por favor, me dê sabedoria", ele orou. Assim como ele temia, alguns diziam zombeteiramente: “Então, Deus lhe deu esta criança!” O novo pai ficou por muito tempo, silenciosamente pedindo a ajuda de Deus. Por fim, ele disse: "Fico feliz que o Senhor deu este filho para mim e não para você."

Como este homem aceitou seu filho deficiente como um presente de Deus para ele, assim Davi teve o prazer de mostrar bondade ao neto de Saul que era “coxo em seus pés” (2 Sam. 9: 3). Alguns podem ter rejeitado Mefibosete porque ele era manco, mas a ação de Davi mostrou que ele o valorizava grandemente.

Aos olhos de Deus, toda pessoa é importante. Ele enviou Seu único Filho para morrer por nós. Que nos lembremos com gratidão do quanto Ele valoriza cada vida humana.

Senhor, que possamos ver naqueles que encontramos
A marca da tua imagem justa,
E que a sua dignidade especial
Cresça mais forte do nosso amor e cuidado. —DJD

Todos são valiosos para Deus. Dave Branon

O Crítico

O caminho do tolo é reto aos seus próprios olhos, mas quem segue o conselho é sábio. -
Provérbios 12:15

Escritura de hoje : Provérbios 15: 1-12

Quando eu era adolescente, uma família se juntou à nossa congregação. A esposa estava quieta, mas o marido era alto, crítico e autoritário. Eu estava parado perto de uma manhã de domingo, quando ele atacou o pastor e o atacou verbalmente por algo que ele havia dito no sermão. A voz do homem era alta, seu tom desrespeitoso.

O pastor não fez o que eu esperava. Ele falou em voz baixa, agradeceu ao crítico por suas idéias e prometeu refletir sobre o assunto novamente.

Mais tarde, perguntei ao meu pastor por que ele não argumentou de volta. Ele me deu alguns conselhos valiosos que ainda tento seguir. Ele disse: “Todas as críticas podem ser úteis. Deus pode estar nele, e se Ele estiver, eu preciso ouvir o que Ele está dizendo. O crítico pode estar certo.

Quando alguém o critica, eis alguns princípios bíblicos a seguir: Primeiro, não responda com raiva (Provérbios 15: 1). Isso apenas acelera a tensão entre vocês. Segundo, perceba que você recebeu uma oportunidade de ouro para modelar o comportamento cristão - amor, altruísmo, humildade e preocupação pelos outros (Filipenses 2: 1-4). Terceiro, o crítico pode estar certo; você pode precisar mudar. Uma pessoa sábia recebe bem os conselhos (Provérbios 9: 8-9).

Trate um crítico como amigo e vocês dois vencem.

Refletir e orar
Se a crítica aparecer,
considere sua intenção;
Pode ser que alguma verdade de Deus
Para você esteja sendo enviada. -D. DeHaan

A crítica é um bom professor, se estivermos dispostos a aprender com ela. David C. Egner

Novas roupas

Todos somos como uma coisa impura, e todas as nossas justas são como trapos imundos. -
Isaías 64: 6

Escritura de hoje : Isaías 64

Dois homens estavam conversando pouco depois de se tornarem cristãos. Um deles era um homem pobre de origem sem Deus; o outro era de um ambiente religioso abastado. Depois que cada homem contou sua conversão, o homem de origem religiosa perguntou ao outro: "Por que você acha que respondeu na primeira vez que ouviu o evangelho, enquanto tantos anos se passaram antes de mim?"

O pobre homem respondeu: “Isso é fácil. Suponha que alguém apareceu e se ofereceu para dar a cada um de nós um terno novinho em folha. Eu aceitaria a oferta. Minhas roupas estão velhas e gastas. Mas seu armário é sem dúvida repleto dos melhores ternos. É assim que é com a salvação. Você provavelmente estava satisfeito com toda a sua bondade, por isso demorou muito tempo para perceber a necessidade da vestimenta de justiça de Deus oferecida a você por meio de Cristo. Mas eu estava profundamente consciente da minha condição pecaminosa e estava ansioso por receber perdão e limpeza. ”

Todas as pessoas precisam desesperadamente ser salvas. Isaías disse que “todas as nossas retidão são como trapos imundos” (64: 6). Aqueles que reconhecem sua pobreza espiritual e aceitam o presente inestimável da salvação que advém da fé em Cristo recebem “novas roupas” de justiça.

O que você está vestindo?

Refletir e orar
Ninguém pode dizer que ele não precisa do
perdão pelos seus pecados;
Todos devemos ir a Cristo pela fé
Para ter uma nova vida interior. —Branon

Ninguém é bom o suficiente para se salvar; ninguém é tão ruim que Deus não possa salvá-lo. Richard DeHaan

Boas intenções

O éfode tornou-se uma armadilha para Gideão e sua casa. - Juízes 8:27

Escritura de hoje : Juízes 8: 22-27

Você já teve um daqueles momentos em que eu estava apenas tentando ajudar? Talvez você tenha se oferecido para levar o bolo para a mesa e o tenha deixado cair. Ou talvez você se ofereceu para cuidar do cão do cão do vizinho e o carinha fugiu.

Nos juízes 8, parece que Gideão tentou fazer uma coisa boa. Mas o resultado foi trágico. Impressionados com suas façanhas militares, os homens de Israel pediram a Gideão que fosse seu rei. Para seu crédito, ele recusou (Juízes 8: 22-23). Mas então ele pediu que eles doassem brincos de ouro, que ele transformou em um "éfode" (v.27). Era uma roupa sagrada usada pelo sumo sacerdote ou algum tipo de imagem. Por que ele fez isso? Não sabemos ao certo, mas Gideon pode estar tentando fornecer liderança espiritual. Qualquer que fosse o motivo, Deus não havia dito para ele fazer isso.

Quando Gideão estabeleceu o éfode em Ofra, desviou a atenção do povo da adoração ao Senhor e os levou à idolatria (v.27). E assim que Gideão morreu, o povo achou fácil voltar a adorar os Baals (v.33).

Gideão pode ter tido boas intenções, mas cometeu o erro de agir sem consultar o Senhor. Sejamos cuidadosos para não deixar que nada desvie nossos olhos de nosso Deus santo e amoroso - ou isso nos desviará e outros.

Refletir e orar
A Palavra de Deus fornece a luz
. Precisamos ver o caminho;
Se obedecermos ao que Deus disse,
não seremos desviados. —Sper

Boas intenções não substituem a obediência. Dave Branon

Descubra os tesouros

O Senhor dá sabedoria; Da Sua boca vêm conhecimento e entendimento. - Provérbios 2: 6

Escritura de hoje : Provérbios 2: 1-9

O estudo lucrativo da Bíblia envolve mais do que apenas abrir um capítulo e ler o que está lá. Aqui estão seis diretrizes para ajudá-lo a tirar o máximo proveito do seu estudo da Bíblia.

1. Reserve um horário regular. A menos que você agende, você a negligenciará.

2. Antes de começar a ler, peça ajuda e compreensão a Deus.

3. Pense com cuidado no que está lendo. Os tesouros da Bíblia raramente jazem como pedras na superfície. Para minerar o ouro, você tem que cavar.

4. Antes de decidir o que uma passagem significa para você, tente entender o que o autor estava dizendo aos leitores originais.

5. Escreva pelo menos uma verdade ou princípio que você possa colocar em prática.

6. Não desanime. Algumas partes da Bíblia são difíceis de entender, mas há muito que você pode entender. E se você aplicar o que aprendeu, isso revolucionará sua vida.
Agora leia a passagem de hoje de Provérbios 2 novamente, mantendo esses princípios em mente. Então use esse método sempre que estudar a Palavra de Deus. Se você o fizer, começará a descobrir os tesouros da Bíblia.

Refletir e orar
Tua Palavra é como uma mina profunda e profunda,
E jóias ricas e raras
estão escondidas em suas profundas profundezas
Para todo pesquisador ali. - ombro

Gemas da verdade são encontradas na Bíblia - mas você deve cavar por elas. Haddon W. Robinson

Quem é o dono da sua casa?

Tudo o que está no céu e na terra é Seu. -
1 Crônicas 29:11

Escritura de hoje : 1 Crônicas 29: 10-15

Minha esposa e eu compramos nossa primeira casa quando nos mudamos para Grand Rapids, Michigan. Durante meus anos no pastorado, sempre havia sido oferecido um presbitério. Lembro-me da sensação quando assinei uma hipoteca de 30 anos. Parecia que eu estava me comprometendo com uma vida inteira de dívidas.

Outro pensamento tomou conta de mim recentemente - nunca vou ser dono de minha casa, mesmo quando a hipoteca é paga. Veja bem, Deus é o verdadeiro detentor do título. Tudo pertence a ele.

Essas reflexões levantam uma questão vital em nossa cultura altamente materialista. Nós, como cristãos, devemos reconhecer que Deus é o legítimo dono de nossos bens, ou eles serão uma causa de frustração. Nossa atitude será refletida no que lhes acontece. Um entalhe na para-choque do nosso carro novo, por exemplo, pode nos deixar fora de forma. Um derramamento de café nos móveis pode manchar nossa atitude. Um roubo pode facilmente nos roubar a paz.

Precisamos renunciar aos direitos de propriedade e levar a sério nossas responsabilidades de mordomia. Isso não significa adotar uma atitude casual e inútil em relação às coisas materiais. Em nossos corações, devemos fazer uma transferência de nossos bens para Deus e, em seguida, lembrar-nos de quem realmente os possui (1 Crônicas 29:11). Isso nos ajudará a usar as coisas com sabedoria, segurá-las com leveza e aproveitá-las plenamente.

Refletir e orar
Deus possui o ouro em todas as minas,
o gado nas colinas,
e em sua graça soberana, ele dá
conforme a sua vontade. -D. De Haan

A verdadeira medida de nossa riqueza é o tesouro que temos no céu. Dennis J. DeHaan

Legado

Deus é nosso refúgio e força, uma ajuda muito presente nos problemas. - Salmos 46: 1

Escritura de hoje : Salmo 46

Erma Bombeck escreveu uma coluna sobre os conflitos que às vezes ocorrem quando os irmãos dividem os itens da família depois que um dos pais morre. Sejam as tigelas, as mantas da vovó ou os enfeites de Natal, as pessoas costumam estar convencidas de que só elas devem ter um determinado item. Bombeck disse que nunca quis que um aparelho de TV ou uma sacola se lembrasse de seus pais, porque o verdadeiro legado para ela era a maneira como viviam, não o que deixavam para trás.

Esses comentários me fizeram perguntar: “Que tipo de legado eu gostaria de deixar para meus filhos?” Concluí que gostaria que meus filhos achassem que o pai deles os ajudou a aprender para onde ir durante as tempestades da vida.

Três vezes no Salmo 46, o escritor se refere ao Senhor como "nosso refúgio" - um local de proteção durante tempos de perigo ou angústia (vv.1,7,11). E em Provérbios 14:26, lemos sobre o homem piedoso por Deus como alguém cujos filhos "terão um lugar de refúgio".

Se eu aprender a encontrar abrigo e força no Senhor hoje, meus filhos terão um exemplo a seguir e saberão para onde se virar. Eu ficaria satisfeito se algum dia todos eles disserem sobre o refúgio que encontraram no Senhor: "Papai queria que eu tivesse isso."

Refletir e orar
Ó Deus, nossa ajuda nos séculos passados,
nossa esperança nos próximos anos,
nosso abrigo contra a tempestade,
e nosso lar eterno! —Watts

Viver para o Senhor deixa um legado duradouro. David C. McCasland