Boas intenções O éfode tornou-se uma... ministério pãodiário

Boas intenções

O éfode tornou-se uma armadilha para Gideão e sua casa. - Juízes 8:27

Escritura de hoje : Juízes 8: 22-27

Você já teve um daqueles momentos em que eu estava apenas tentando ajudar? Talvez você tenha se oferecido para levar o bolo para a mesa e o tenha deixado cair. Ou talvez você se ofereceu para cuidar do cão do cão do vizinho e o carinha fugiu.

Nos juízes 8, parece que Gideão tentou fazer uma coisa boa. Mas o resultado foi trágico. Impressionados com suas façanhas militares, os homens de Israel pediram a Gideão que fosse seu rei. Para seu crédito, ele recusou (Juízes 8: 22-23). Mas então ele pediu que eles doassem brincos de ouro, que ele transformou em um "éfode" (v.27). Era uma roupa sagrada usada pelo sumo sacerdote ou algum tipo de imagem. Por que ele fez isso? Não sabemos ao certo, mas Gideon pode estar tentando fornecer liderança espiritual. Qualquer que fosse o motivo, Deus não havia dito para ele fazer isso.

Quando Gideão estabeleceu o éfode em Ofra, desviou a atenção do povo da adoração ao Senhor e os levou à idolatria (v.27). E assim que Gideão morreu, o povo achou fácil voltar a adorar os Baals (v.33).

Gideão pode ter tido boas intenções, mas cometeu o erro de agir sem consultar o Senhor. Sejamos cuidadosos para não deixar que nada desvie nossos olhos de nosso Deus santo e amoroso - ou isso nos desviará e outros.

Refletir e orar
A Palavra de Deus fornece a luz
. Precisamos ver o caminho;
Se obedecermos ao que Deus disse,
não seremos desviados. —Sper

Boas intenções não substituem a obediência. Dave Branon