Citações sobre professor que reconhecem a importância da profissão
Se um professor te abrir uma porta, faça-me o favor, só entre se houver o real interesse de aprender.
Ler é um ato social. Hoje sou professor e meu ofício é ler. Leio tudo, leio de tudo. Chitãozinho e Xororó dizem: Nascemos para cantar.
Eu digo: Nasci para estudar. Estudo todos os dias. Quando preparo uma aula estou estudando. Quando dou uma aula estou estudando. Quando corrijo uma prova, estou estudando. E o melhor de tudo. Sou pago para isto.
Sou um profissional das letras e posso dizer com muita fundamentação que ler é um ato social. Há poucas semanas recomendei na sala de aula que os alunos lessem a obra de Agatha Christie "O caso dos dez negrinhos". Qual não foi minha surpresa quando uma aluna retornou no dia seguinte e disse. Professor, estou lendo o livro e gostei muito.
Através da leitura interagimos e modificamos a sociedade. É muito importante tentar fazer uma seleção de boas obras. Porém o leitor é quem julgará se o livro é bom ou ruim. Você pode até não gostar de Paulo Coelho mas ele é o escritor brasileiro mais vendido no mundo. Isto significa que muita gente gosta dos livros deles.
"Não indique livro ruim para seu aluno. Pode ser a sua primeira e última leitura."
Antes de oferecer clássicos para o seu aluno, ofereça livros populares que despertem o amor pela leitura. Ler é um exercício. Para nos tornarmos bons leitores precisamos ler sempre. Após adquirir o hábito da leitura, poderemos começar a estabelecer critérios próprios e nos encaminharmos para a leitura dos clássicos.
Prof. Nilo Vieira - 2015
Certa vez um professor chegou para mim e disse:
- Se você aceitar fazer qualquer papel, sempre que precisarem de alguém para fazer um papel que ninguém quer fazer, vão lhe chamar.
Quem tem consciência de suas capacidades e se dá valor, sabe dizer não e seguir trabalhando e batalhando para conseguir chegar onde quer chegar, mesmo que demore mais tempo.
Professor valente sempre recebe elogios dos seus educandos, a reflexão do produto do seu pensamento.
(Perato furucuto)
O espelho é um grande professor. Ele aponta nossos erros e acertos sem pudor. A cada manhã ao olhar-se no espelho você encontra um novo reflexo e reconhece as mudanças que as experiências do dia anterior causaram na sua alma! Nada como a honestidade de um espelho pra mostrar que estamos evoluindo diariamente…
Se não existisse o professor, a sabedoria seria fatalmente apenas intuitiva; fadada a uma inexistente base, representada por uma improvável capacidade argumentativa de um ‘se’ ou até mesmo de um ‘eu acho, quem sabe’, sem qualquer possibilidade de exatidão, desprovida do melhor bem que temos: o intelecto.
ALEGRIA DE PROFESSOR
Demétrio Sena, Magé - RJ.
Meu querido ex-aluno; é com satisfação e grande orgulho que o reencontro e constato que você se formou um homem digno. De bem. Admiro grandemente sua desenvoltura e a simpatia no atendimento a tantas pessoas diferentes. De culturas, condições econômicas diversas e temperamentos opostos. Venho sempre aqui, por se tratar de um espaço gastronômico democrático, ao alcance até mesmo de um simples professor como eu. Você deve ser novo nesta casa, pois é a primeira vez que me atende.
A propósito, sabe quem vi um mês atrás? Marcele; a menina endiabrada e linda que adorava beijar os meninos da classe para provocar ciúmes em todos eles; lembra? Ela também está ótima; bem sucedida como você. Trabalha honestamente. Creio que se tornou comissária de bordo. Quem não encontro faz muitos anos é o Tião Azulão, aquele menino tímido que a turma toda zoava por causa do cacoete com os olhos, mas tive notícias suas que me deixaram feliz como estou agora: ele comprou um terreno de bom tamanho, na roça, depois de receber uma ótima indenização por processo movido contra uma empresa em que trabalhou. Nesse terreno, Tião arregaçou as mangas e fez uma bela plantação de coqueiros. Fornece cocos para vários quiosques em uma praia do Rio.
Bem; agora preciso ir. Foi realmente um prazer encontrá-lo. É sempre ótimo ter boas notícias de meus ex-alunos. Saber que seguiram suas vidas com dignidade, não importa em que profissões. Com muito ou pouco estudo, muita gente se perde pela vida e julga ter sucesso, tão somente por ganhar muito dinheiro com o que faz, mesmo levando a sociedade ao caos. É o caso dos traficantes, agiotas, milicianos, sequestradores, políticos e similares. Ainda bem que vocês, ao invés disso, têm coragem para trabalhar.
Sinto vergonha do meu país quando o governo oprime, condena, marginaliza ou desvaloriza os professores. Foram eles que deram luz aos pensamentos de faraós, reis, imperadores e presidentes. Foram eles que despertaram o gênio dos cientistas, intelectuais e pensadores mais extraordinários do planeta. Recordo como cada um dos mestres que tive me foi inesquecível e fundamental. Eles merecem mais que remuneração decente. Merecem a nossa gratidão, o nosso respeito e o nosso apoio. Sem eles, sequer, este texto existiria. Não é à toa que professor rima com amor e também rima com dor.
Ser professor não é simplesmente entrar numa sala de aula e ministrar a aula, ser professor vai muito mais, além disso.
Ser professor, vai além da sala de aula, atravessando paredes, pulando muros, enfrentando barreiras.
Ao professor se deve ao mínimo o superestimo.
O radicalismo é insano, egoísta? A violência endurece a racionalidade, pula etapa, cerceia a razão, corrompe valores morais e fere a dignidade. Houve época que o professor(a) era mais respeitado, mais digno e honrado, todos tinham como referência o Professor(a).
As forças palacianas deveriam servir com a finalidade de garantir os frutos desses sacrifícios e benefícios para a classe. O Professor(a) já tido como referência, padrão de estética da sociedade, tem sido visto como vilão, de demérito feito, representado pelo radicalismo sindical. São lutas travadas que provocam conquistas e deturpações da mais digna e respeitosa imagem social.
Salvem-se! Salve o professor(a) daquilo que possa parecer radical, insano, esquizofrênico! Almeja-se uma representação educativa para a classe, tão mediadora de conflito assim como o professor mediador de conhecimentos. A luta diária torna-se um conflito de interesses entre representante, representado e poder. Perdem-se diariamente os valores humanistas das conquistas.
“Ao professor se deve ao mínimo o superestimo”, como reconhecimento parcial da batalha cotidiana. Não esquecendo de que lutam contra os efeitos causados pela incompreensão de um ou outro dirigente. Aos professores se devem a empatia, carisma pela contribuição mediadora do conhecimento.
Amauri Valim.
Quando uma turma de alunos tira notas baixas, geralmente o professor culpa os alunos, alegando que eles não se interessam em aprender.
Em um momento que as informações estão disponíveis de diversas formas, é bom repensar a forma de avaliar, pois, avaliar não é simples e exige domínio de conhecimentos e técnicas além de experiências em processos concretos de avaliação. O professor preocupado com o processo de ensino aprendizagem dará possibilidades para que seus alunos ao longo do decorrer do ano letivo possa desenvolver suas competências de acordo com suas habilidades dentro da sala de aula. Trabalhando a avaliação com os alunos da melhor forma possível e não fazendo desta um objeto de poder e dominação. Assim, competência está relacionada planejar a aula, dar aula e avaliar a aprendizagem dos alunos ao longo do processo educacional.
O Professor que se limitar (em prática- metodologia- e ação) na contemporaneidade (e na complexidade da Educação Moderna), as quatro paredes de sua “finita” Sala de Aula, eis aí um Profissional fadado à extinção e ao anonimato!
Muitas vezes o professor precisa "desaprender" o que pensa que sabe, para com o seu aluno, aprender a ensinar.
Enquanto Professor, não posso reclamar (do estudante) uma péssima redação, se eu mesmo não escrevo;
Enquanto Professor, não posso questionar (o estudante) uma equivocada leitura, se eu mesmo abomino e não gosto de ler;
Enquanto Professor, não posso criticar (o estudante) de sua má formação ‘intelectual’, se eu mesmo não me atualizo/ aperfeiçoo;
Enquanto Professor, não posso conclamar (junto ao estudante) que a Escola é um vínculo de transformação social e humana, se eu mesmo a vejo como uma ocupação- um local que ganho dinheiro para pagar minhas contas;
Dito isso, aproximo a teoria da prática, pois distantes desse eixo entraria em um circulo que viola a Ética e a Moral. Portanto configura-se em um caminho sem volta, de quem necessita repensar sua carreira profissional, pratica didática- metodológica! E cá entre nós, soa a oportunismo barato. Logo não se cobra aquilo que não pode dá! É perceptível perante a clientela, é injusto, é ilegal, é incoerente e leviano.
- Relacionados
- Frases sobre professores ditas por grandes filósofos e pensadores
- 43 frases para o Dia do Professor que celebram a educação
- Frases de valorização do professor para refletir sobre sua missão
- Mensagem de professor para aluno: palavras que transformam e motivam
- Ser professor é: mensagens sobre a jornada no ensinamento
- Poema para Professor
- Orgulho de ser professor: frases para quem ama a docência
