Citaçães sobre Educação Escolar

Cerca de 31720 frases e pensamentos: Citaçães sobre Educação Escolar

Educação escolar ,ganha mais importância se for temperada com ,gentileza,cordialidade,consideracao ,ingredientes estes que fazem a vida melhor ....

zelosilva
Inserida por zelosilva
1 compartilhamento

Fechamento do bimestre escolar, o aluno entra na fila para mostrar ao professor o caderno sem atividades prontas: Tentativa de suborno ou de enganar, Joãozinho sem braço não tem cabeça também.

Claudeci Ferreira de Andrade
Inserida por Kllawdessy
1 compartilhamento

A geraçao que vêm será uma geraçao onde nao teremos melhores coisas (educacao escolar),tenho pena do meu filho que surgirá na proxima geraçao .

Van bruston
Inserida por Albertolazaroraposo
1 compartilhamento

Ruth Teles de Menezes – primeira diretora do Grupo Escolar Joaquim Leitão - educadora pioneira em Santo Aleixo
1934-1953


Ruth Telles de Menezes nasceu em São Fidelis-RJ, no dia 30 de maio de 1913, filha de Arnaldo Telles de Menezes e Edwirges Telles de Menezes. Quando seus pais se casaram, sua mãe, a noiva, não havia completado ainda quinze anos; formaram uma família muito grande, com treze filhos.
Em 1934 a professora Rute Telles mudou-se de São Fidélis-RJ para Santo Aleixo, tão logo concluído o Curso Normal - formação de professor - na Escola Normal do Liceu de Humanidade de Campos-RJ. Ela fez o concurso público estadual de professores, foi aprovada e contratada para trabalhar em Santo Aleixo na Escola Estadual Isolada que deu origem ao Grupo Escolar Joaquim Leitão. No ano seguinte, em 1935, já instalada numa casa cedida pela Fábrica de Tecidos Esther, conseguiu levar todas as irmãs e a mãe para morarem na pequenina cidade. Os irmãos ficaram em São Fidelis.
Antigamente, quem ostentasse o título de professor, tinha status. Em 1934, em Santo Aleixo, a única professora formada, com certificado do Curso Normal (ensino médio) era Ruth Telles de Menezes, diretora da Escola Estadual Isolada - era assim que se chamava - com duas turmas, ainda sem nome.
Os desfiles escolares, a disciplina impecável da Escola, o nível de aprendizagem e educação, a elegância da diretora Ruth, tanto no trato com os pais, alunos e autoridades, fizeram da Escola que dirigia, com imensa dedicação, uma referência no Município de Magé.
A professora Ruth Telles já estava lutando há algum tempo e conseguiu que a Fábrica construísse mais três salas de aula, ampliando-se o número de vagas na Escola do Estado, uma exigência da lei de Diretrizes e Bases da Educação para uma Escola Isolada se tornar Grupo Escolar: no mínimo 05 salas de aulas.
Dona Ruth trabalhou com excelência e conseguiu junto à Secretaria de Educação do governo Amaral Peixoto para que o processo de um grupo escolar, já autorizado a funcionar em Niterói, fosse transferido para Santo Aleixo.

Quem era Joaquim Leitão, o vulto histórico que foi homenageado pelo governador do Estado do Rio, dando seu nome à Escola Estadual de Santo Aleixo?

Joaquim Leitão foi médico, escritor e tradutor. Nasceu no Porto- Portugal - em 26 de Abril de 1875. Casou com D. Amélia de Abreu de Lima Tavares Cardoso Leitão. Morreu em 1956
Sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras – 4º ocupante, de 1941 a 1956, quando faleceu.
Escreveu o livro: Do civismo e da arte no Brasil
Joaquim Leitão colaborou como jornalista no Jornal de Notícias e Correio da Manhã, assim como em revistas portuguesas e brasileiras.
Escrevia mensalmente para a Atlântida: mensário artístico literário e social para Portugal e Brasil.
O processo da autorização de funcionamento do niteroiense Grupo Escolar Joaquim Leitão foi, então, transferido para Santo Aleixo, por força do Decreto-Lei 1657, de 31 de julho de 1943, e incorporou-se a ele a Escola Isolada já existente. Por competência, dedicação, mérito próprio, Ruth Telles permaneceu, como diretora do Grupo Escolar Joaquim Leitão, por dezenove anos: de 1934 a 1953.
Em 1954, quando o governo do Estado do Rio construiu e entregou a nova e grandiosa sede do Joaquim Leitão, em novo endereço, foi uma grande festa, mas a professora Ruth mudou-se para o Rio. Em vão os moradores de Santo Aleixo fizeram muitos abaixo-assinados, com milhares de assinaturas, pedindo para ela continuar. Ela foi descansar.
Ruth Telles morreu, aos sessenta e um anos, no dia 25 de junho de 1974, no Rio de Janeiro. Foi uma grande educadora em Santo Aleixo.

Ivone Boechat (ex-aluna, ex-professora do Grupo Escolar Joaquim Leitão

Ivone Boechat
Inserida por IvoneBoechat
1 compartilhamento

Além de permitir à elite se justificar de ser o que é, a ideologia do dom, chave do sistema escolar e do sistema social, contribui para encerrar os membros das classes desfavorecidas no destino que a sociedade lhes assinala, levando-os a perceberem como inaptidões naturais o que não é senão efeito de uma condição inferior, e persuadindo-os de que eles devem o seu destino social (cada vez mais ligado ao seu destino escolar) à sua natureza individual e à sua falta de dom.

Pierre Bourdieu
Inserida por SoraiaOliveira
1 compartilhamento

A presença na vida escolar é uma expressão de amor; é hoje e agora que o futuro do seu filho se constrói.

Andrea Ramal
Inserida por colecaoramal
1 compartilhamento

Os benefícios da participação dos pais na vida escolar não estão relacionados a morar na mesma casa; importa a qualidade do tempo que pais e filhos passam juntos.

Andrea Ramal
Inserida por colecaoramal
1 compartilhamento

Quando os alunos colam nas provas, é porque os valores das notas do sistema escolar tem mais valor do que o que os estudantes estão aprendendo.

Guilherme Esteves
Inserida por guilhermesteves

Idealmente, o que deveria ser dito a todas as crianças, repetidamente, ao longo da sua vida escolar, seria algo como isto: «Você está no processo de ser doutrinado. Nós ainda não fomos capazes de desenvolver um sistema de educação que não seja um processo de doutrinação. Lamentamos, mas é o melhor que podemos fazer. O que estamos te ensinando é um monte de preconceitos atuais e de escolhas desta cultura em particular. Uma pequena olhada na História vai mostrar a você o quanto eles são temporários. Você está sendo ensinado por pessoas que conseguiram se acomodar a um regime de pensamento que foi desenhado pelos seus antecessores. É um sistema de auto-perpetuação. Aqueles de vocês que forem mais fortes e individuais que os outros serão encorajados a sair e a encontrar formas de se educarem a si mesmos – a educarem seus próprios julgamentos. Aqueles que ficarem têm que se lembrar, sempre, e para sempre, que estão sendo moldados e modelados para se encaixarem nas necessidades estreitas e particulares desta sociedade».

Doris Lessing
Inserida por pensador

A cultura não necessariamente é preciso ter através de formação acadêmica, formação escolar, formação familiar e formação religiosa. A cultura vem do raciocínio lógico da vida. Não adianta ter nivel superior, ter estudo, ser religioso(a) e ser casado(a) se você não ter raciocínio lógico da vida.

Tiago Faria de Assis
2 compartilhamentos

Era mais do que um dia-a-dia escolar, era uma amável convivência, da qual sinto muito falta.

Aurélio Ramos
Inserida por aurelioramos
1 compartilhamento

A gestão escolar democrática tem sido o carro forte que conduz a produção cognitiva.

Paulo Marcos Ferreira Andrade - Barra do Bugres- MT
Inserida por paulomarcosfandrade
1 compartilhamento

Gestão escolar competente é, pois sinônimo da capacidade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos, saberes empíricos, capacidades, informações, instrumentos tecnológicos, dinâmicas e pessoas para liderar uma série de cenários que se instalam em favor do desenvolvimento cognitivo.

Paulo Marcos Ferreira Andrade - Barra do Bugres- MT
Inserida por paulomarcosfandrade
1 compartilhamento

De tomar chuva eu entendo...
Quando voltava do grupo escolar... guarda pó branco...
alpargatas já feito chinelas...
Schlap... Schlap... iam os respingos da terra retornando nas costas...
E a chuva encharcando nosso corpo...
Que sensação deliciosa até chegarmos em casa...dois quilômetros de pura diversão...

Agora a gente fecha as janelas e portas....como se ela fosse uma intrusa...

mel - ((*_*))

Melania Ludwig
Inserida por MelaniaLudwig
1 compartilhamento

Na vida sempre haverá dificuldades,
Seja em meio familiar, seja em meio a vida escolar, mas saiba que contudo isso Deus lhe fará triunfar.

RENATA MENDES FERREIRA SÃO LUIS-MA
Inserida por renatamendes
1 compartilhamento

não a criatividade em minha mente para fazer frente a logicas apadrinhada pelo saber escolar, afinal o que a escola faz para alem de me afastar me da realidade pura. se alguém sabe me explica.

edson nosde Mbanje
Inserida por edsonsonnosde
1 compartilhamento

Cidadania deveria ser um disciplina escolar.

L. L. Santos
Inserida por LLSantos
1 compartilhamento

"Se errar não fosse humano, não haveria a necessidade de borracha no material escolar""

Tiago Santos Figueredo
1 compartilhamento

"UMA COISA DEMONSTRAM TRANSFORMAÇÕES QUE TAIS: DEPAUPERAÇÃO, NO CURRÍCULO ESCOLAR, DO VOCABULÁRIO VERNÁCULO'

Naoleão Mendes de Almeida Filólogo que escreve para o Estado
Inserida por ajotage
1 compartilhamento

Esse sistema escolar que seleciona o melhor aluno, por sua nota; é completamente desigual e constrangedor. Pois não se pode medir o grau de conhecimento de um individuo por um assunto especifico.

Franco Araujo
Inserida por FrancoAraujo
1 compartilhamento