Citações

Cerca de 171192 citacoes Citações

Amor é desejo de conhecimento.

Por mais que a vida tenha um sentido, só conhece o combate eterno que os deuses travam entre si, ou, evitando a metáfora, só conhece a incompatibilidade dos pontos de vista últimos possíveis, a impossibilidade de regular os seus conflitos e portanto a necessidade de se decidir a favor de um ou de outro.

Max Weber
A Objectividade do Conhecimento

Uma das vantagens deste mundo é que podemos odiar e ser odiados sem sequer nos conhecermos.

Ordinariamente tratamos com indiferença aquelas pessoas de quem não esperamos bens nem receamos males.

O que prevemos raramente ocorre; o que menos esperamos geralmente acontece.

Às vezes, quando considero as tremendas consequências advindas das pequenas coisas ... sou tentado a pensar ... não existem pequenas coisas.

Pois todas as nossas misérias verdadeiras são íntimas e causadas por nós mesmos. Acreditamos erradamente que elas vêm de fora, mas formamo-las dentro de nós, da nossa própria substância.

Todo mundo acredita muito facilmente em qualquer coisa que tema ou deseje.

Somos tão presunçosos que desejaríamos ser conhecidos em todo o mundo... E tão vaidosos que a estima de cinco ou seis pessoas que nos rodeiam nos alegra e nos satisfaz.

luz amarela no quarto dela
ali se espera
que um sonho entre pela janela

Perder a razão é uma coisa terrível. Antes morrer. A um morto consideramos com respeito, rezamos por ele. A morte fá-lo igual a todos. Enquanto um homem privado da sua razão deixou de ser homem.

É bem conhecido que a ambição tanto pode rastejar como voar.

O que tem sido acreditado por todos, e sempre, e em toda a parte, tem toda a probabilidade de ser falso.

Prometemos conforme as nossas esperanças e cumprimos segundo os nossos receios.

É uma grande virtude considerar todos melhores que nós.

Sê mais esperto do que os outros, se puderes, mas não lhes digas isso.

Uma das situações da vida mais cheia de esperanças é aquela em que estamos tão mal que já não poderíamos estar pior.

O homem não é julgado pelas suas opiniões, mas pelos seus atos.

Um doido é aquele que acredita em tudo que lhe vem à cabeça.

Émile-Auguste Chartier
ALAIN, Les propos d'Alain: Volume 1, Nouvelle revue française, 1920

A natureza concedeu aos grandes homens a faculdade de fazer e aos outros a de julgar.