Cidadão
Por que, no Brasil, errar é um dever de humildade? Supondo-se que um cidadão acertasse sempre, isso não faria dele nem um deus, nem um gênio, apenas um bom observador da realidade.
Quando um sujeito acerta sempre, ou quase sempre, ou com muita freqüência, isso só quer dizer que ele guardou para si mesmo as opiniões erradas que lhe passaram pela cabeça.
Não vou discutir escolhas, religiões ou opção que um cidadão venha fazer. Espero que o poder democrático reine e que possamos mudar a história desse país.
O óbvio dos óbvios: Se o cidadão não tem a capacidade de aprender, e nem mesmo a capacidade de entender que precisa aprender, muito menos terá a de 'pensar com os próprios miolos'. Ele será sempre alguém que exige um patinete de presente antes de ter aprendido a andar.
O maior feito dos governantes é apontar as diferenças entre cada grupo de cidadão, assim provocando rivalidade entre os mesmos, para que eles nunca se unam, e vão contra o governo.
Hoje o cidadão honesto, trabalha apenas para pagar impostos para sustentar o Estado e seu funcionalismo público com suas regalias indecentes e vergonhosas e em troca nos oferecem serviços piores que de países africanos em guerra civil....
Guerra dos civis que absolve o corrupto em sacrifícios morre o cidadão.
Brasil a chacina que não cessa.
Surge um cidadão que só faz o bem, cura os leprosos, faz os paralíticos andarem e os cegos enxergarem, ressuscita os mortos, mas, quando ele diz que é o filho de Deus, vem um entojadinho, empina o nariz e e objeta:
— É, mas você não provou que criou o universo.
Cem por cento dos debates sobre Deus, hoje em dia, querem satisfazer ao entojadinho primeiro, à razão depois. Por isso não dão em nada.
O governo multa o cidadão que não cumpre o seu dever, mas sobre ao que o governo não cumpre - o cidadão nem pode reclamar!
Não! A maioria nunca tem razão! Esta é a maior mentira social que já se disse! Todo o cidadão livre deve protestar contra ela. Quem se constitui na maioria dos habitantes de um país? As pessoas inteligentes ou os imbecis? Estamos todos de acordo, penso eu, em afirmar que, em se considerando o globo terrestre como um todo, os imbecis formam uma maioria esmagadora. E este é um motivo suficiente para que os imbecis mandem nos demais. Sim, vocês podem gritar mais alto do que eu, mas não podem me responder. A maioria tem o poder, infelizmente! Mas não tem razão! A razão está comigo e do lado de alguns indivíduos isolados. O direito está sempre com as minorias". (Dr.Stockmann rebatendo o jornalista Hovstad)
(Um inimigo do povo)
Nenhum cidadão respeitavel diz abertamente:
a alma morre com o corpo.
não há julgamento após a morte.
universo não foi criado pelo porder de um Deus, e
toda noção de vida após a morte e uma fantasia superticiosa.
O maior protesto que um cidadão dentro de uma democracia pode fazer. Custa menos de 10 segundos em um único dia e perduram seus efeitos em 1460 dias por 35.040 horas.
O MEU PAÍS
Quero país
Flor-de-lis;
Democracia
De fidalguia;
Povo lavado
E penteado;
Cidadão
Cristão,
Homem irmão,
Filho de Deus,
Anjo dos céus;
Habitação,
Um coração,
Conchego e amor;
Embalo e flor;
Piso
Liso;
Rua de luz,
Que conduz,
Aos largos da Saúde,
Da Força e da Vitude,
Cidade,
Mocidade;
Grandeza
De Beleza
E movimento
Sem tormento;
União,
Ação
Coordenação;
A apologia
Da harmonia;
Tudo a girar
No seu lugar.
Vieira do Minho, 1937
Gay também é gente, gay cumpre com seus deveres e obrigações como qualquer cidadão, então merece seus direitos.
Um voto cidadão não é o voto consciente: é o voto responsável, o voto pensado de forma coletiva e não pessoal.
A cultura para mim, é uma oportunidade do cidadão conhecer a sua origem, compreender o seu lugar na história, e participar do processo evolutivo do seu povo. E percebo que essa oportunidade está entrando em extinção.
A leitura passa a exercer papel preponderante na formação do cidadão, quando este se conscientiza, aprende a gostar e entender a extensão que a mesma influencia sua vida, a partir do que passa vislumbrar a possibilidade de criar, inventar, contar uma história, ser a própria história.
