Cartas de Sofrimento para Ex Namorados
Onde os céus nunca
se repetem
e a Lua dos Namorados vem
entregando a aurora
nos braços da noite
como o costumeiro ritual.
Continuo esperando
que venha proteger o nosso
amor aqui em Rodeio
com todo o maior cuidado
do minueto do tempo
com o calendário em tempo
de Bicentenário Nacional.
Onde as rosas damascenas
que enfeitam por onde
passo é no desabrochar
do botão que também
vejo a delicadeza que
devo devotar ao seu coração.
Prossigo assim escrevendo
a confiança no teu amor que
virá e nas mãos tuas mãos
consagrarei a minha poesia
atemporal, máxima e sobrenatural.
Rodeio na Época dos Namorados
Um bonito entardecer dourado
beija o Médio Vale do Itajaí
das minhas expectativas
onde cultivo as minhas poesias.
Em Rodeio na época dos Namorados,
eu sou a tal poetisa de uma espera sem hora e sem data marcadas
para comigo se enlaçar na vida.
O Pico do Montanhão não me deixa
nunca desistir e sem faz com que eu
não perca o hábito de me inspirar
e estar sempre pronta para vivenciar.
Assim vou escrevendo sobre a espera
num mundo que boicota o tempo
todo o romantismo de quem
vive um amor querendo esperar,
nada vai me fazer desistir
de querer o teu amor para amar.
No Dia dos Namorados
receber poemas ou Petúnias,
Manifestar ternuras públicas
em tempos que demonstrar
afetos é algo revolucionário,
Entrego mais de mil inspirações
aos apaixonados para que
sigam acordados no amor
e desfrutando de silêncios
apaziguados que sejam
com vocês dois enlaçados.
Rodeio no Dia dos Namorados
O Pico do Montanhão está
coberto pela gala do nevoeiro
que vestiu o Médio Vale do Itajaí,
Te querer ao meu lado
vem sendo o meu mantra diário.
Chove por aqui na nossa Rodeio
no Dia dos Namorados,
E eu que não paro de pensar
em você o tempo inteiro.
Rodeio no Dia dos Namorados
é o destino dos apaixonados,
Sei que a nossa hora haverá
de chegar e você vai se declarar,
e seremos o tal lindo casal
que ninguém há de contestar.
Ter corações apaixonados
no Dia dos Namorados
é somente para os que
são de fato privilegiados.
Na Era que o romance
se tornou escasso,
trago a recordação que
o amor requer cuidado.
Ter alguém do seu lado
te faz comprometido,
não ter alguém te faz poeta.
Quando o amor buscado
por cada um for encontrado:
melhores serão os dias lado a lado.
NO DIA DOS NAMORADOS
Demétrio Sena - Magé
Eu queria sair sem ter que ser pra festa;
sem fazer excursão com visitas guiadas;
pra seresta, balada nem ao shopping center
ou comprar e comprar e depois fazer compra...
Quero tanto sair e me sentir lá fora;
me deitar com você num gramado qualquer;
fazer hora em seus braços, esquecer do mundo
com garçons, atendentes, romantismo fashion!
Só dos rios e ventos ouvir as correntes;
caminhar nos dormentes duma linha férrea
e não ter que almoçar no Bistrô Madeleine...
Sem pousada, choupana, glamour de salão
nem pegar condução; só voar e sorrir;
eu queria sair e não entrar em nada...
Corrução escancarada. A Previdência é o elefante do deficit do Tesouro Nacional. O Instituto paga verdadeira fortuna a estivadores por falsos acidentes de trabalhos ocorridos na área portuária. Além de altos sálarios, paga-se à clínica médica pelo tratamento que se prolonga por cinco anos necessários à aposentadoria do pseudo acidentado. Deus sabe, a Previdencia e o Mtb e todos trabalhadores do Porto e o Governo. É hora do Ministério Público e Polícia Federal tomarem providências evitando um rombo de bilhões.
Existe uma diferença entre ser vítima e se fazer de vítima. Somos todos suscetíveis a nos tornar vítimas de alguma maneira. Todos sofremos algum tipo de aflição, desgraça ou abuso causado por pessoas ou circunstâncias sobre as quais não temos controle. Isso é ser vítima. É algo que vem de fora. Em contrapartida, o complexo de vítima vem de dentro. Ninguém pode fazer você se sentir inferior a não ser você mesmo. Nós nos tornamos vítimas não pelo que acontece conosco, mas quando escolhemos nos agarrar ao sofrimento.
Quando dizemos, então, que o prazer é fim, não queremos referir-nos aos prazeres intemperantes ou aos produzidos pela sensualidade, como crêem certos ignorantes, que se encontram em desacordo conosco ou não nos compreendem, mas ao prazer de nos acharmos livres de sofrimentos do corpo e de perturbações da alma.
Perder alguém especial é como se naquele momento essa pessoa representasse o mundo para nós. A razão da nossa existência. De repente deixamos de sentir o tempo passar, deixamos de reparar no anoitecer ou no amanhecer, e dormir já não faz sentido, é como se viver fosse só num dia. Nem a meteorologia nos representa algo. A chuva, o vento, sol, calor, frio, trovoada, etc. Nada significa. Apenas é um fundo vazio que em nada preenche a nossa alma magoada. Parece que os nossos olhos, abertos ou fechados, apenas vêm momentos dessa pessoa e nada mais à sua frente. Queremos tentar não chorar, mas parece que há um impulso dentro de nós que tenta sair por encher o nosso vazio de sofrimento. Após o choro sentimos um certo vazio, frio na barriga e, ao mesmo tempo, um incômodo na garganta e na cabeça, como uma dor. Apercebemo-nos de que daqui por diante nada seremos sem aquela pessoa e longos tempos infinitos se aproximam para acompanhar este nosso sofrimento solitário.
Chega dessa geração de bundões, com frases de autoajuda em cada foto do Instagram, dizendo que é feliz, que sempre será feliz, e que a felicidade é o que importa. Na verdade, o fundamental é saber sofrer, que é o estado natural do homem. A felicidade que é o extraordinário. É preciso sofrer bem, como cantava Vinícius de Moraes
Quando ela se sentou no sofá, eu pulei para ficar com ela e apoiei minha cabeça no colo dela. Senti parte da tensão e da tristeza dela irem embora. Eu estava dando conforto à minha mãe. Isso era mais importante do que sair para passear ou ajudar a alimentar os gatos. Era o meu trabalho mais importante. Eu sabia que devia ficar sentada ao lado da minha mãe durante o tempo que ela precisasse.
Quando só existe o ódio. Quando as coisas tem mais valor que as pessoas. Quando tudo se perde e o vazio é insuportável. Quando as palavras ferem mais do que as atitudes. Quando o nada é mais do que um vazio e te lacera por dentro. Quando a sombra é mais confortável que a luz. Quando sonhos se destroem, causando um aperto no peito. Te sobra o pó, as cinzas e as lágrimas escorrendo pelo rosto. Nessa hora vc se pergunta qual o sentido de tudo isso...
Quando meu filho morreu (...), as visitas vinham me dar pêsames e, achando que isso iria me consolar, diziam: “A vida continua.” Que bobagem, eu pensava, porque é claro que ela não continua. É a morte que continua (...). Não existe fim para isso mas, talvez, haja um fim para o sofrimento que isso causa.
Devemos encarar com tolerância toda loucura, fracasso e vício dos outros, sabendo que encaramos apenas nossas próprias loucuras, fracassos e vícios. Pois eles são os fracassos da humanidade à qual também pertencemos e, assim, temos os mesmos fracassos em nós. Não devemos nos indignar com os outros por essas fraquezas apenas por não aparecerem em nós naquele momento.
Quando eu era pequeno, ver a minha mãe sofrer, sem poder ajudá-la, me levava ao desespero e quase à loucura. Meus desenhos da época — eu desenhava dia e noite — tinham um tema recorrente: um homem maduro e forte, com uma barba muito preta, socorria um bebê, um cachorro, uma velhinha em apuros. Eu queria ser esse homem, é claro. Mas, na ocasião, tudo o que eu podia fazer pela minha mãe — ou por quem quer que fosse — eram micagens para fazê-la rir por uns momentos. Até hoje tento aliviar os sofrimentos das pessoas por meio de piadas. Às vezes consigo.
Um dia sonhei em ser um escritor, um poeta...me apaixonei e amei uma pessoa...depositei minhas esperanças e sonhos, fiz os mais belos poemas e texto, abrir minha cabeça para novas ideias, tentei me moldar pra ser a pessoa da qual ela queria que eu fosse mas de nada adiantou, não fui capaz de fazer ela me amar, mas uma coisa eu posso dizer, eu tentei, insistir para que tudo desse certo, eu não desistir fácil, mas eu não posso força a ninguém, enfim me encontro numa pior situação em minha vida muitas coisas aconteceram, pessoas que confiei (risos) me decepcionou, me abandonou, logo no meu pior momento, eu sinto que eu não vou estar preparado para outra relação logo, ainda doi muito, mas tenho que esquecer-la...e enfim mais um de meus sonhos foi destruido e esse eu trocaria tudo, só para viver com ela, e enfim acabou o que achei que fosse para sempre mais é verdade uma frase " O pra sempre, sempre acaba" e termino esse texto dizendo, um dia sonhei em muita coisa.
Se você vive num sonho do passado, não pode aproveitar o que está acontecendo agora, porque sempre deseja que ele seja diferente do que é. Não existe tempo para ter saudade de algo ou de alguém, porque você está vivo. Não aproveitar o que acontece no aqui e agora é viver no passado é estar vivo pela metade. Isso leva à autopiedade, sofrimento e lágrimas.
Temos que aproveitar cada minuto como se fosse o último, aproveitar os momentos vagos para estar ao lado daqueles que amamos, ao lado dos amigos também, aproveitar para dizer o quanto são importantes o quanto os amamos, nunca sabemos o dia do amanhã, e seria uma lástima não ter feito o possível para estar ao lado de quem é importante em nossas vidas, aliás a vida é uma só, se não aproveitar o hoje, o agora, de nada vai adiantar chorar depois, então sempre que possível vai visitar aquela pessoa especial, e antes de ir embora diga que o ama.
Queria poder partir, simplesmente ir, sem olhar pra trás. Queria cicatrizar a ferida, por um basta nessa vida e seguir por outros caminhos, Mas, me parece que eu só tenho feito me machucar, só sei olhar pra trás e apertar a tal ferida, e machuca-la ainda mais, parece que gosto da dor que ela me causa e pareço gostar das lágrimas pela minha face, estou congelada agora, anestesiada pela minha própria dor, você não entenderia, você parece não sentir, você fica aí com cara de pouco caso, e teorias semi perfeitas, mas você não enxerga que poderia ser, entende? então eu fico aqui me auto flagelando pra ver se você acorda desse coma que se encontra e me veja aqui na sua frente, ainda que mutilada, ainda que flagelada, eu tô aqui, estou me sentindo em farrapos, mas ainda aqui... Se um dia eu não mais estiver a sua vista, não se esqueça nem por um segundo que eu estive aqui, perdendo minhas partes pra essa amontoado de nada, Estive aqui, esperei, como esperei, mas... um dia, eu vou ter que ir, ainda que sem nenhuma parte de mim. É que, sabe, o descaso fere mais do que o meu dedo na ferida. é que ficar aqui olhando pros seus olhos cada dia mais vago e distante dói muito mais...
