Cartas de reflexão
Não há crença que justifique abrir-se mão da reflexão de modo a não questionar a própria fé. Quando aquilo que se professa não admite dúvida que suscite a busca de entendimento, como esperar, então, que haja condição de absorver tal nível de verdade divina, se até para o mais reles contraditório não se faz uso da inteligência?
Ou enfrentamos com honestidade uma grande e profunda reflexão sobre a pauta ética, ou vamos regredir até os instintos mais selvagens e nos dizimar. Tudo que pleiteamos nos fará evoluir? Ou será que cada vez mais violentos, competitivamente violentos? A ética é o único remédio para evitarmos nossa extinção, é urgente, é caso literal de vida ou morte humana.
Um nascer do sol pra recordar com direito a reflexão de uma vida inteira, de outras vidas, de um tempo que não volta mais e de um futuro que vem sendo escrito com muita calma. Um despertar num amanhecer. Vida se renovando. Reverbera nossa fé, sem aquela necessidade da obrigação de ser feliz. Por que isso são só momentos, e quem os escreve somos nós. Olha lá e veja além do que os olhos podem enxergar. Chegou a hora. Avante.
Hoje a pandemia nos trouxe ainda más notícias... Penso que esse momento deva servir de reflexão. Mais um ano que estamos nos distanciando, distantes das pessoas que amamos, que são importantes, deixando de lado, as comemorações e os encontros que alimentam a nossa memória afetiva. Que tipo de memória afetiva iremos ter desse tempo? Esse tempo serviu para liberar amor, compreensão, tolerância, caridade e busca da paz? Ainda dá tempo.
O ocaso não é um acidente sideral. Ele é como um portal ao mundo da reflexão, que nos permite pensar no pedido de perdão que hesitamos em formular - por medo ou orgulho; nos oferece a chance de conceder o perdão que nos foi pedido e, sem dó, o negamos- pela mágoa cristalizada ou por enxergarmos uma fissura oportuna para empreender a vingança.
Páscoa, mais do que uma festa com banquetes e bebidas, é tempo de reflexão e retomada do verdadeiro sentido de libertação. É momento de voltarmos à nossa tradição judaico-cristã e lembrarmos da História de nossos pais, os expatriados e explorados por um sistema injusto e violento. É momento de ressignificar o tempo que se chama hoje. Páscoa é tempo de celebrar, mas é principalmente tempo de conscientização e conversão de nossas ideias que, muitas vezes, infelizmente, combinam com a dos poderosos deste mundo.
Que essa sexta-feira santa seja um dia de renovação, reflexão e oração. Que a crucificação de Jesus nos lembre que mesmo nos momentos mais difíceis da vida é possível renovar a esperança e buscar forças em Deus. Que o exemplo de Jesus na cruz nos ensine a perdoar como Ele perdoou. Que hoje e todos os outros dias, possamos sentir a presença do Divino Espírito Santo em nossa vida.
Assim como um espelho reflete a imagem do observador, a reflexão permite que enxerguemos a nós mesmos com clareza e honestidade, revelando verdades que muitas vezes preferimos ignorar. A reflexão é como um espelho da alma, pois assim como um espelho reflete a imagem do corpo, a reflexão reflete as nossas escolhas, pensamentos e sentimentos mais profundos.
É inevitável a reflexão a respeito do quão muitos indivíduos conseguem chegar ao ápice da malignidade, seja consigo mesmo ou para com outras pessoas: Assim, para muitos a autonomia de poder ser e escolher, dada pelo próprio Criador de todas as coisas, é sinônimo de rebelião contra Deus e perversidade diante do próximo. Enquanto que para outros essa mesma autonomia recebida é sinônimo de adoração ao ser supremo e amor ao próximo.
Uma ação reflexa ainda não é uma reflexão, assim como uma inspiração ainda não é um insight. Transforme os sopros de vento passageiros em sussurros do universo e permita-se fazer mergulhos profundos na essência dos momentos. Dessa forma, você poderá desvendar os segredos que se escondem além das aparências e descobrir novas perspectivas de compreensão e crescimento.
O caminho da reflexão é solitário, mas essencial, ele nos força a encarar o espelho da alma, onde os disfarces caem e a essência nua de nossas fraquezas e grandezas se manifesta. Só nesse mergulho interior é possível encontrar a sabedoria para julgar a própria vida com retidão, e a coragem para assumir que nem sempre o nosso direito é a nossa verdade mais profunda. A maturidade é a aceitação de que somos mestres e alunos no tribunal silencioso do coração. Reserve um tempo hoje para ouvir o que sua alma tem a dizer sobre seus próprios vereditos.
Essa é uma reflexão profunda! De fato, aonde escolhemos direcionar nossa atenção frequentemente reflete nossas prioridades, valores e até mesmo quem somos como indivíduos. Afinal, nossa atenção é um dos recursos mais preciosos que temos, e o que fazemos com ela pode moldar nossa identidade e impacto no mundo.
"Em estados de reflexão nos deparamos com barreiras do reflexo da nossa linha temporal,o tão chamado desanimo.Do mesmo jeito que um caminho permite a passagem de diversas naturezas,o êxito de nossa caminhada só é atingida pela ruptura de naturezas maléficas e aceitação de naturezas benéficas."
A vida é um constante convite à reflexão. Cada dia nos oferece a chance de olhar para dentro, reconhecer nossas imperfeições e buscar ser melhor — não para os outros, mas para nós mesmos. Viver com consciência é despertar para o presente, desapegar do passado e não se perder nas incertezas do futuro. É encontrar equilíbrio entre o que sentimos e o que fazemos, entre o que desejamos e o que realmente precisamos. Quando nos permitimos viver o agora com presença e gratidão, a vida ganha novas cores, os passos se tornam mais leves e o coração, mais sereno.
A "reflexão" do espelho é muito mais sobre você mesmo, nele a alma e o espírito se sobressaem ao que é físico, nesse evento é como se apesar das ondas de luz externas que chegam aos seus olhos revelarem seu estado físico, que é aquilo que foi criado do pó e os acessórios que te vestem, é como se na vdd essa luz viesse de dentro você, revelando seu estado emocional e espiritual, por vezes essa "reflexão" se mostra embasada, fazendo-se necessário uma limpeza com produtos não físicos mas espirituais. @luizsrmorais
Quanto mais sobre este assunto eu ponho-me em reflexão, mais nítida torna-se a minha conclusão que aconselhar o que não fazemos, demonstrar indiferença ao que perdemos, dizer o que pessoalmente não diríamos ou fingir estarmos em momento de diversão totalmente felizes quando não estamos para chamar atenção, fingir sermos o que não somos ou termos o que não temos para obter aprovação social, fingir sentir o que não sentimos ou fingir estarmos no presente momento onde não estamos é o que agora chamamos de publicação
Às vezes, em momentos difíceis ou de reflexão, o ser humano busca saber a diferença entre VIVER e ESTAR VIVO, pois se alimenta de polêmicas, de incógnitas que, frequentemente só servem para gerar inseguranças e dores. E enquanto isso, a VIDA, detentora de todas as respostas, olha para a humanidade com certa apreensão, respondendo de forma discreta e silenciosamente, quase em um sussurro... mas ninguém ouve, ninguém vê, ninguém tem sensibilidade para interpretar os SINAIS.
A vida carece de reflexão da propria vida,vida vivida, sofrida ,traída entre altos e baixos segue a vida,experiente pelo caminho vai descobrindo novos caminhos, olhando pra trás a vida ve quanto viveu,mas parece que viveu um segundo ,segundo lento comprido, vida que segue o caminho que olha para o passado, passa pelo presente constante,rumo ao futuro esse incerto,más forjado pelo caminho vivido ,a vida merece reflexão, e a vida pulsa e o pulso ainda pulsa....
Num momento de pausapara reflexão, podemos ser levados à percepção de que o serhumano seja um suicida em potencial pois, se a maioria da populaçãonão se interessa em saber se existem outros locais possíveisde abrigar nossa espécie e destrói totalmente o único localque lhe confere a existência, cria-se uma atitude perigosamente incoerente.
Nesse dia de tantas homenagens ao dia das mães, veio a minha mente uma profunda reflexão. Quando nos tornamos mãe, automaticamente está relação mãe e filho, está vinculado à uma terceira pessoa. Óbvio que estamos falando de relacionamentos que em sua maioria, acaba em desgaste, frustrações, fortes decepções. Nesse processo, desgastante, o amor de mãe, tratado como intocável nesse dia, afeta a relação com Seu filho, por que acabamos transferindo para eles nossos traumas, frustrações. Autômaticamente estamos fornecendo lixos, que serão transferidos nos relacionamentos futuros dos nossos filhos. Percebe que o amor puro e verdadeiro qualificado apenas as mães , sofreu alterações . Eu falo como mãe, carregada de traumas e frustrações no relacionamento direto afetivo, e um casamento também tóxico. Ser mulher Maravilha, longe de ser! O meu amor por minha filha não quebra este círculo vicioso das instabilidades conjugais. Infelizmente, a heroína do dia não tem fórmulas mágicas para preservar os filhos dos lixos tóxicos gerados em relacionamentos conjugais opressivo. A reprodução independente, também não sana está questão. Gera outros tipos de traumas e frustrações. Hoje penso, que ser mãe, e uma conquista ambiciosa, que satisfaz apenas nosso ego. São tantos os contras, colocados na balança . E na atualidade, vemos que mais é mais mulheres estão renunciando a maternidade. Estão erradas! Do meu ponto de vista, estão certíssima. Filhos? pra que te los. Filhos não são gerados para sofrer as consequências das nossas escolhas erradas.
- Relacionados
- 153 frases de reflexão para ampliar os seus horizontes
- Cartas de Amizade
- Frases espíritas: sabedoria e reflexão para iluminar seu caminho
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Mensagens de reflexão para encarar a vida de outra forma
- Frases de grandes pensadores que inspiram reflexão e sabedoria
- Frases para cartas de amor que encantam corações
