Cartas de Perdão
Perdoar é aprender a respirar
Pois rancor te sufocar até você não aguentar
É uma pedra que você carrega sem precisar
Pois se você não teve culpa, porque esse peso carregar?
Rancor é veneno que impede seu coração de pulsar
Enquanto o perdão é vacina, é remédio
Que qualquer dor pode curar
Mas só se você tiver coragem de dar o primeiro passo
E perdoar!
Vive a vida inteira, perdoando a todos
hoje percebi que nunca perdoei a mim.
(Eu não estou vivendo estou me torturando)
Por não aceitar que eu possa errar, a cada pensamento de frustração eu me nego o Perdão. pergunto a mim: como vou perdoar tantos erros? Como vou conviver com tantos traumas sem conseguir o meu próprio perdão.
O mais difícil dos perdões é aquele que temos que dar a nós mesmos.
É imperdoável deixar que nossos medos nos tranquem o coração.
Errar faz parte do aprendizado.
Que o erro vire lição,
E que a gente aprenda a recomeçar.
É tempo de tomar atitudes que nos transformem de verdade por dentro.
Felicidade não pula janela: temos que abrir as portas para ela entrar.
ALÉM DA DOR.
" Perdoa sempre,porque o pior que virá te acontecer é se ti mantiverdes mergulhado em rancores que te enegrecem o teu íntimo,materializando no corpo a falta de amor.
Quem ama vive melhor e visivelmente mais feliz. "
Trexo Do Livro: Primavera De Solidão.
Que amor é esse?
Que perdoa, o imperdoável!
Que supera a amargura,
E transforma feridas em cura.
Que amor é esse?
Que não envaidece,
Nem ensoberbece.
Amor que compreende,
Que entende,
E não mente.
Amor que perdoa,
Amor que acolhe,
Amor que envolve.
Que trás esperança,
Que renova, que inspira,
E fortalece.
Não tenho direito eu, sendo uma pessoa de fora, não sofrendo o que você sofreu dizer: perdoe quem te feriu, ele também sofre.
Mas eu sendo, uma pessoa que também sofreu dores e injustiças, escolhi o perdão por amor a mim, poder dizer: perdoe e liberte-se do que te causa sofrimento até os dias de hoje.
Perdoar é Esquecer?
Não sei quantas vezes ouvi durante este ano, a frase rasa e sem sentido – “Deixa pra lá!”
"Deixa pra lá"... como se "lá" fosse uma lixeira da calçada do vizinho, fora dos domínios seguros e limpos do “Eu iluminado”.
O que ninguém me explicou é “Onde é lá?”
Lá é embaixo do tapete? É aquele lugar no nosso porão, onde depositamos nossas mágoas, revolta, medos, vergonha, tristeza, raiva... bem distante do meu mundinho perfeito e adequado.
Não!
"Lá" está dentro, na sala, no quarto, na cozinha, no coração, na memória, no estômago, no útero... "Lá" é a incubadora onde meu monstros estão sendo gerados e alimentados com o medo, ódio reprimido, vergonha, ira, lembranças doloridas, humilhação...
"Lá" é onde são fecundadas as minhas doenças, fracassos, culpa, raiva, frustração...
"Lá" é o fundo da gaveta; é dentro da mala esquecida em cima do guarda-roupa; o meio da agenda antiga que caiu por detrás da estante; o bilhete guardado no bolso da calça que nunca mais serviu... "Lá" existe e mantém registrado tudo aquilo que imaginei apagar, com minha compreensão e sabedoria mentirosas, é o lugar perigoso onde escondi o meu pior e coloquei a etiqueta – PERDOEI!
Perdoar não é esquecer, aliás é impossível esquecer algumas coisas, mas é possível se libertar da emoção que envenena e alimenta os monstros que guardam as portas do “lá”.
Escancara essas portas, olha nos olhos desse monstro, não com raiva, mas com respeito, pois esse é meu filho. Deixa o sol entrar e iluminar cada canto, cada lembrança amarga que a memória tentou apagar e eu fingi que acreditei.
Ninguém consegue apagar a emoções e histórias que escreveu, mas reinterpretar essa história, para amenizar a dor e a revolta, é talvez, nosso ofício mais difícil.
Perdoar não é sobre quem me feriu, é sobre o que eu me permito fazer, com o que a vida fez de mim.
Perdoar não é abrir as portas para quem me feriu, essas portas estarão fechadas para sempre, mas é minha responsabilidade deixar do lado de fora, a mágoa, a raiva e a revolta e fechar tudo isso para sempre."
Só é amor se amar
Quem ama não tem medo de perdoar
Mas sempre terá medo
Do que o amor pode se transformar
Dor e angústia o amor pode causar
Podem machucar, aterrorizar
Transformar-se no que mais odiamos e nos distanciar
Fazendo com que duvidemos da pureza do que é amar
Nunca tema o amor
Tema jamais se apaixonar
Esquecer de que o amor
Por mais dor é angustia que pode causar
O amor sempre ressurgirá
Às vezes, essa história de "tenho memória curta pra ressentimento", "perdoo com facilidade", "esqueço rapidinho" e outros tipos de amnésia me assustam. Parece que sentir virou crime e essa positividade tóxica vai se alastrando em nossa vida. As pessoas querem pasteurizar as dores e colocar até os sentimentos nessa onda de instantaneidade em que vivemos onde tudo é descartável e dura pouco. Me deixem sentir em paz. Eu não guardo ressentimento pra sempre, não fico remoendo dores eternamente, mas não esqueço rapidinho, não perdoou com facilidade e não tenho memória curta. As minhas dores são intensas, meus sofrimentos são legítimos, minhas decepções são profundas, depois de apanhar eu não ofereço a outra face, se for embora eu não quero de volta e se me trair, seja de que forma for, nada vai voltar a ser como antes. Eu tiro da minha vida, tiro do centro da minha atenção, na hora certa deixo pra lá e mesmo com o coração dilacerado eu sigo minha vida. Não em paz, porque onde há dor não há paz. A vida é perfeita eu sei, o próprio tempo se encarrega de afastar a dor. Agora dizer que eu esqueço é no mínimo um desrespeito com meus sentimentos, só se eu tivesse amnésia e não é o caso. Dizer que esqueci sem ter esquecido seria enganar a mim mesma e eu não ganho nada com isso.
Parem de minimizar a dor dos outros. O luto, o sofrimento faz parte do processo de cura. Se você esquece rapidinho, parabéns pra você, só não esqueça que nem todo mundo é igual.
Sem paraquedas deslizo rapidamente pelo ar, impelido pelas palavras que agora me escapam.
Alço velas e velames, num desenlace de certames, que me faziam despencar.
Saio da queda livre, para o descanso da descida, em lindos horizontes decidindo me salvar.
O cheiro de céu agora me rodeia, numa névoa que permeia, me autorizando descansar.
Uma brisa de sossego, num momento de apego, toco os pés ao chão.
Um salto de coragem realizado, são e salvo, perdoado de alma e de coracao.
Uma conquista inesperada, uma aterrisagem deslumbrante, um ato até que impensado, mas que com certeza, foi esperado bastante!
O VERDADEIRO AMOR 💖
O amor ágape é baseado em ações e não em sentimentos; esse é o amor de Deus.
Quando Deus diz: “Ame o seu inimigo” e você obedece, você está praticando o amor de Deus. Quando ele diz: “Perdoe quem o ofendeu e você obedece, você está praticando o amor de Deus; o exercício desse amor é obediência, e a obediência se revela no amor a Deus.
Quem ama a Deus ama e perdoa o próximo. É uma missão, às vezes, difícil, mas nunca impossível, pois não há impossíveis para Deus.
E quando o nosso querer está de acordo com a vontade de Deus, ele nos fortalece e nos abençoa para realizá-lo. Portanto, É preciso querer amar e querer perdoar para poder amar e perdoar.
#monicacampello #perdaoliberta #amoragape #amor #amar #perdoarépreciso #❤️ #❤️❤️ #🙏🏽❤️
Ei você, você mesmo lembra do bom samaritano? Pois é... quando ele viu seu próximo caído ele ajudou a tratar suas feridas, certo? Pois é... então porque será que as vezes em vez de tratarmos as feridas do próximo nós apenas apontamos as mesmas e muitas vezes cutucamos a ferida fazendo com que esta se torne ainda maior? Estranho, não? Nos esquecemos que as palavras “Satanás” e “Diabo” significam “acusador” ou “caluniador”... as vezes me parece que eu, e alguns outros (não afirmo você, pois não lhe conheço como Deus), enfim as vezes acabamos parecendo um tipo de Satanás ou Diabo, “acusando” ou “caluniando” o nosso próximo... isso esta um tanto quanto fora da vontade de Deus para a minha e a sua vida certo? ... ai me lembro de romanos capitulo 14, e penso... Será que eu não estou sendo uma pedra de tropeço para meu irmão (versículo 13)? Será que eu me esqueci que o mesmo capítulo fala que cada um prestará conta da sua própria vida (versículo 12)? Muitas vezes a história pode até mesmo ser verdade, contudo não conheço o particular do meu próximo com Deus, ele pode muito bem ter se arrependido, se humilhado diante de Deus e após isso recebido uma nova chance... e quem sou eu para julga-lo... Deus o aceitou, certo? Muitas vezes este irmão começou a receber o tratamento e foi deixado na hospedaria (Igreja)... mas os hospedeiros (congregados da Igreja) em vez de continuar o tratamento, começam a colocar o dedo na ferida do irmão, começam a julga-lo, começam a acusar o mesmo... e muitas vezes isto leva o ferido a morrer (espiritualmente)... e adivinha quem foi o culpado pela morte do irmão? ... ai nós querendo nos justificar afirmamos... eu não tenho culpa pelo pecado dele, se ele morreu a culpa é dele que andou por onde não devia... meu caro se Deus deu a ele outra oportunidade, então quem sou eu para renegar o mesmo, se Deus o aceitou... se eu fui o culpado por derrubar o meu irmão certamente serei cobrado por isso... “ai daquele que faz mal a um dos meus pequeninos...” ... ah mais ele é um joio! ... se é joio deixe o mesmo no seu lugar... ou você vai arranca-lo e levar juntamente com este joio algum trigo? ... lembre-se que somente na grande ceifa os ceifeiros arrancaram ambos, separarão o joio do trigo, e lançaram o joio na fornalha de fogo ardente...
Se preocupe com a sua salvação porque cada um prestará conta da sua própria vida; não seja uma pedra de tropeço para seu irmão; guarde a Palavra e a sua coroa; e não se esqueça você é o hospedeiro e a Igreja é a hospedaria, então cuide bem dos seus feridos (hospedes), um dia o bom samaritano voltara e pagara “todas as despesas que você tiver”!
Aproveitando o espaço, ainda no contexto de romanos 14... não julgue os costumes de outras Igrejas, se alguém guarda o sábado, guarda o mesmo para o Senhor e não para você... se alguém não come determinada carne, não come para o Senhor e não para você...
“Quem é você para julgar o servo alheio? É para o seu Senhor que ele está em pé ou cai. E ficará em pé, pois o Senhor é capaz de o sustentar” (versículo 4)
Gostaria de fazer um pedido a você que é um cristão, por favor medite no capítulo 14 de romanos, se estiver a sua disposição uma tradução NVI, utilize a mesma pois facilitara a leitura e a meditação.
Texto por: Eliseu Fernandes Laurindo
Navegantes, 25 de Junho de 2015
Não gosto de fazer o que todos esperam. Pra mim o maior sentido está naquilo que é inesperado. Não me deixo limitar pela minha visão. Não defendo teorias que não pratico. Não falo de algo ou alguém que não conheço e me protejo de todos aqueles que assim o são. As vezes sou amor, outras vezes trago dor...mas sei reconhecer, voltar atrás...pedir perdão.
Não preciso diminuir as pessoas pra me sentir mais alto, maior. Pelo contrário, quanto mais qualidades dessas eu reconheço, aposto, elogio, comento. Mais eu aprendo, me espelho, somente assim, me elevo
Te ver e não poder te tocar,
é como que estar no céu e não poder voar.
Te ver e não poder te tocar,
é como que estar no meio do mar e não conseguir nadar
Te ver e não poder te tocar, é como fugir de algo que não se consegue enxergar.
Te ver e não poder te tocar,
é como pedir perdão a não vai perdoar.
Por isso fecho meus olhos,
Para não te ver sem poder de tocar.
Nem tudo que queremos acontece,
Machucamos quem nos ama e nos machucamos .
Difícil dizer ou fazer algo para concertar se é que tenha concerto .
Que palavra podemos usar para nos redimir ? Desculpa, eu errei, me perdoe.
Em certas situações palavras ou até mesmo atitudes não mudará o que foi dito ou feito.
Ser explosivo ou falar sem pensa nós prejudica e machuca!
K.B
"Pare de se desculpar por coisas sobre as quais você não tem controle. Em vez de dizer: 'Desculpe, esqueci.' Diga: 'Obrigado por me lembrar.' Em vez de dizer: 'Desculpe, estou atrasado' Diga: 'Obrigado por esperar.' A gratidão pode mudar a sua energia quando você se sente perdido."
twitter.com/culturaespirita
Mo, pela primeira vez senti que te perdi de verdade. Foram os 3 piores dias de toda a minha vida, eu sei que você está magoada e que nenhum jogo de palavras vai derramar uma lágrima sua, sei que você está destruída por dentro, eu só tenho duas coisas para fazer nesse exato momento, que é te tratar com o maior carinho e maior amor possível, também sei que fiz TUDO isso nas outras vezes, sei que fiz... e também sei que você vai pensar que eu sou o mesmo de antes, que vai ter outras brigas por motivos fúteis, e assim irá ter mais choro, lágrimas, tristezas e desilusão amorosa, mas o que tenho para te falar é isso, mo.
A partir de hoje eu mudei, você é uma princesa e vai ser tratada como tal, você está triste e magoada comigo, nem sei se você me ama mais... sinceramente eu não sei, mas de uma coisa eu tenho certeza, eu vou tentar reconquistar seu amor a todo o custo, porque minha vida é ABSOLUTAMENTE NADA sem você, você é o meu chão, meu ar, meu céu, meu tudo, você é a razão do meu viver, e eu também estou sofrendo demais, sofro porque vi que fiz e faço mal pra mulher dos meus sonhos, porque eu destratei, briguei e larguei da mulher que sempre pedi a Deus, POR QUÊ? Me pergunto isso toda hora, por que, por que, POR QUÊ, MEU DEUS? Porque eu fui um estúpido, idiota e um ogro, mas eu só te peço uma última oportunidade. Eu farei o impossível para te ter, vou sofrer o dobro, vou te amar infinitamente mais, você vai até enjoar de tão doce e romântico que vou ser, porque você merece ser feliz, merece abrir esse sorriso lindo que você tem, porque só com ele aberto que o meu sorriso abre sem esforço algum. É natural, sua felicidade é a minha felicidade, então te peço isso, mo.
ME deixe pelo menos TENTAR, MAIS UMA VEZ, te fazer feliz, para que eu possa ser feliz também, a vida está sendo dura, não tiro a razão dos seus pais, mas eu tenho por mim que Deus vai fazer uma obra e vamos agradecer muito a Ele no dia em que formos subir e nos despedir na reunião da mocidade, o seu, o meu e o coração da sua família está em pedaços, porque EU não cuidei direito do nosso amor, você sempre foi e sempre será perfeita, eu estraguei tudo, e por meio dessas palavras que já falei TANTAS vezes pessoalmente, eu quero lhe pedir perdão e dizer que o amor que sinto por você é maior que tudo, eu não vivo sem você. Você está do meu lado agora, sentada nessa cadeira, eu quero que você olhe para mim e dê aquele sorriso que só você sabe dar, e fale que me ama, que me quer de volta, que quer tentar ser feliz, levante, me dê um beijo, me dê um abraço e não se assuste com meu choro, porque ele é de felicidade, é do mais puro amor que Deus pode colocar no coração de alguém, não espero comoção nem lágrimas de você por meio desse texto, só espero um sorriso de felicidade e um SIM, “SIM, EU TE ACEITO DE VOLTA. SIM, EU QUERO NAMORAR VOCÊ. SIM, EU QUERO CASAR COM VOCÊ E, SIM, EU QUERO SER FELIZ COM VOCÊ ATÉ O FIM DOS MEUS DIAS".
É só isso que te peço no meio dessas palavras, mo. Você é a mulher que eu pedi a Deus e é a mais pura verdade, você é um SONHO que se tornou REALIDADE e eu não quero acabar com isso tudo, não quero ser feliz só em sonho, e você me trouxe para a realidade, me dê essa chance de lhe fazer feliz. Deixa eu viver esse sonho com você?
Deixa eu viver esse mundo de ilusão com você? Permita que eu te chame de mo nesse abrir de olhos e me permita te chamar de mo e beijar a aliança no meu último segundo de vida? Me permita isso, mo?
Amanhã é dia 13, o dia do mês que nos conhecemos, vamos começar a nossa nova vida, mo? Me conceda isso, eu amo você e vai ser para sempre, lhe prometo que, a partir de hoje, você só irá derramar lágrimas de alegrias, no casamento, no nascimento dos nenês, dos netos, dos domingos que irei levantar cedinho e preparar um café da manhã delicioso e levar até você na cama, com uma rosa linda e com um beijo e com um sorriso e um "EU TE AMO, MO" saindo da minha boca, me conceda essa felicidade, meu anjo?
Essa é só uma pequena demonstração do meu imenso amor que tenho por ti.
Esse texto foi escrito no dia 12/02/2013 por LUCAS HENRIQUE RIBEIRO para a MARIA LARA DOMENI, futura SRA. RIBEIRO, e o recado que passo para vocês que estão lendo isso é: Cuide do amor que Deus deu para vocês, seja ficantes, namorados, namoradas, marido e mulher, cuide. Porque vocês não sabem o quanto dói ver a pessoa que você mais ama na vida chorar e sofrer por você, falando que não aguenta mais brigas, que é melhor largar para não sofrer anos e anos por besteira, então cuide, eu demorei 1 ano e 4 quatro meses para perceber isso e não foi tarde, então AINDA DÁ TEMPO, corra atrás, demonstre seu amor, implore, passe vergonha, grite que ama ele/ela no meio de todo mundo, faça coisas impossíveis e vergonhosas por eles, viva, seja feliz com o amor da sua vida, como eu vou ser até o fim dos meus dias com ela.
De nada adianta reclamar
O vazio aqui está
Jaz meu último suspiro
Desvendando almas
Bate o arrependimento
É tanta falta de Amor
Vivemos em Ilusão
Essa Dor vai passar
Mas o Perdão... esse não vai dar não
Essa Solidão não é nada meu irmão
Imensidão de seres sem luz
Do Calor ao Frio
Dormir e não acordar
Ver o mar sem amar
Viver sem morrer
Morreu e não percebeu
Viveu e não envelheceu
Só dor e decepção
Era tudo ilusão
Observo! Apenas observo.
Hoje em conversa com uma pessoa especial estávamos refletindo sobre nossa postura.
Vimos e demos risada de nossos erros, percebemos o quanto mudamos e o quanto ainda devemos mudar.
Ela é uma pessoa próxima a mim, da qual eu falo de mim. Me abro. E dessa pessoa o feed back é bom. Alguém que eu mesmo não perguntando sempre me ajuda a abrir os olhos... Amor de amigas 😘 a recíproca é verdadeira.
Aproveitamos e falamos das pessoas que pensam que não percebemos as intenções. (Sabem de nada inocentes 😂) Pensam que não percebemos a postura, a mudança... e a gente respeita.
Muito bom falar da forma que APENAS OBSERVAMOS... também mudamos conforme a pessoa muda com a gente.
Afinal NÃO somos RESPONSÁVEIS pela decisão dos outros. A gente aprende com isso.
Mas também falamos como é bom TER PESSOAS DE VERDADE POR PERTO!
Sabe aquele amor que não precisa NADA EM TROCA! Como é bom ajudar os que amamos, e nos permitir evoluir junto.
Eu precisava desse feed back hoje.
De continuar apenas observar... de não ser bobo, de se fazer de bobo 😎
Observar. Apenas observar
Relacionamento, não é para garotos e garotas mimadas, pessoas sem objetivos e descompromissadas!
Relacionamento, não é brincadeira!
Relacionamento, é construção, é comunhão, é perdão, é renovação.
Relacionamento, não é para quem quer ser feliz às custas do sacrifício de outros.
Relacionamento é, antes de tudo, oferecer e, então, uma troca onde cada um contribui com o que pode e com o que tem.
Relacionamento, é reciprocidade. Fora disso, pode ser chamado de qualquer outra coisa, menos de relacionamento saudável!
Relacionamento, não é só alegria, pode ter, também, tempos difíceis.
Mas, o que fazer quando os tempos difíceis vierem? É só passar uma borracha e fazer de conta que nada aconteceu?
Um conselho, antes de esquecer o que um fez de ruim para o outro, encarem o problema, ajustem o que estiver desajustado e, então, não insistam em acusações sobre o que já passou.
Mudem o que precisa mudar, ajustem o que precisa ajustar, abandonem o orgulho e respeitem as diferenças, que não podem ser mudadas.
E se for amor? Como saber se é amor de verdade?
Amor não vem pronto!
Amor é uma escolha e uma construção a ser consolidada dia a dia.
Não busque a perfeição que você não pode oferecer. Mas busque a sinceridade que você oferece!
Se preciso for, busque ajuda de pessoas neutras que não tomem partido. Cuidado com pessoas negativas ou frustradas; elas não suportam a sua felicidade!
Por isso eu digo, relacionamento é coisa séria, amor é muito mais!
Relacionamento, requer caráter e altruísmo. Amor, também requer coragem e resiliência!
E, para terminar, é impossível construir um relacionamento saudável com quem você ama, mesmo com a maior boa vontade possível, sem o dono da vida fornecendo o cimento que une vidas e corações!
