Cartas de Criança
Tenho saudades do tempo em que minha única preocupação era construir um castelo de areia que não desabasse; do tempo em que dor era somente a do Merthiolate; em que deitar na cama entre meus pais era o suficiente pra espantar o medo; um tempo em que meus erros eram corrigidos simplesmente com uma boa palmada. Sinto saudade do tempo em que o sabor das coisas era mais intenso e um mero chocolate com gosto de parafina alegrava o dia; das nuvens feitas de algodão, que em segundos passavam de dinossauros a coelhos; daquele tempo em que dormir na sala e acordar na cama era um milagre inexplicável. Tenho saudades do tempo em que desilusão era descobrir que Papai Noel não existe e, ainda sim, esperar ansiosa pelo Natal. Sinto saudade dessa literalidade, da simplicidade, da fé intrínseca e inconsciente em Deus. Não me interessava o amanhã, não me preocupava com ele, o hoje era suficiente, e por hora, apenas o resistente castelo de areia bastava para ser feliz.
Nossa a cabeça dá um nó. Um nó que dá na reticência. É quando queremos que a voz do divino, estrondasse como nos livros sagrados, indicando um caminho seguro, mas apuro o ouvido e o que ouço é um eco de silencio mortal, vozes sufocadas de choro e de indecisão. Uma criança com esperanças planejou um futuro romântico e florido. Encheu o pulmão de perfumes amadeirados, mas o cheiro que vem é o da poeira. Lá fora um mundo, acelerado pessoas pensam que cumprem um destino, quando na verdade seus sonhos são uma realidade que não leva a lugar nenhum. Mas a criança ainda sonha. Apura o ouvido e crê, que depois do silêncio alguém lhe venha indicar o caminho.
Todos fomos crianças. Todos sem exceção, não importa a condição de vida em que vivíamos, montávamos nas asas da imaginação ao brincar com coisas simples. Me lembro de uma reportagem onde até o repórter chorou ao visitar uma zona de extrema pobreza. Tinha um menino que brincava com ossos, fazendo de conta "que aqui é um boi, aqui é o filhinho do boi, aqui é uma mesa, etc". Faltava-lhe tudo: moradia decente, água, comida escassa, muito escassa. Roupa, só uma. Mas tudo isso não o impedia de voar dentro da sua própria imaginação. Todos fazíamos isso. Me lembro que eu e meu irmão com uma poltrona e 4 cadeiras e uns pedaços de fios, tínhamos uma carruagem do velho oeste. Que montar uma árvore de natal com bolinhas feitas de papel alumínio e algodão nos lembrava na neve que nunca vimos e do Papai Noel que já sabíamos não existir a não ser na nossa imaginação. Um lençol e 4 cadeiras era nossa cabana, que também podia servir como nossa caverna secreta. Hoje sofro de adultice, mas, não deixo meu lado criança de lado. Se consigo ter uma televisão desejada, nova, me sinto como quando meu pai comprou uma: levantava bem cedo de manhã várias vezes até me acostumar, simplesmente para ver se a televisão continuava no mesmo lugar, pois sabia que dali sairiam aqueles desenhos, aqueles filmes, aquelas novelas, e me levariam também ao mundo cheio de imaginação e fantasia. Hoje as pessoas se levam a sério demais, perderam a sua criança interior. Algumas estão comigo: ainda são capazes de sonhar, de voar no mundo da imaginação, deixando um pouco de lado o mundo cheio de problemas a enfrentar. E você? Onde está sua criança interior?
O amor é um estado natural e original do nosso SER, - Para algumas pessoas este estado esta hibernando e quando é despertado, - voltamos a ser um SER de AMOR... E logo, voltamos a ser criança... Sem preconceito, sem julgamento e sem corrupção! Este é o nosso estado original humano e precisamos acordar urgente! Acorde agora! Por um mundo mais tolerante e com mais amor! Vamos voltar a ser criança?
A morte faz parte da vida. Mesmo assim, é impossível lidar com ela quando a pessoa que parte desse mundo é uma criança. De certo modo, a morte não deveria existir para elas. Sempre haverá um vazio em sua alma quando uma criança presente em sua vida vier a falecer. Dizem que o tempo é o melhor remédio, que ele cura tudo, não acho que seja o caso aqui. Quando um jovem morre, ele leva consigo toda esperança que as pessoas possuem em ver um mundo melhor. É como se dessemos um passo atrás todas às vezes que isso acontece. Parece até que o mundo irá acabar, parece até que partimos junto com elas. Muitas vezes, é realmente isso que acontece.
As vezes eu queria ser um anjo,ajudar quem precisa e bater minhas asas gigantes,levantando vôo para longe daqui. Já quis ser fada,guerreira,princesa e rainha. Já quis ser sereia,ser maga,bruxa e feiticeira. Saudade dos meus sonhos de infância,tão vivos e reais,tão em mim. Hoje me vejo distante,longe de mim,longe de tudo. Sinto falta dos meus momentos nostálgicos,saudade das rosas e das flores,do colorido do mundo. Sei que pode parecer confuso,mas sinto falta da pureza do mundo,dos sentimentos sinceros e dos finais felizes. Um dia notamos que os finais felizes existem apenas em livros,que são na verdade,uma fuga para os loucos que não abrem mão de um sonho perfeito. Loucos,errados aqueles que acham a loucura uma doença,loucura é diferença,individualidade,individual ou acompanhada. Saudade dos sonhos de um futuro livre,saudade dos meus sonhos de criança.
A boa educação não é feita por uma mãe que deixa seu filho fazer tudo e ainda acha graça e não o corrige para se tornar um adulto honrado e capaz. Assim também é uma Igreja que é permissiva a tudo para não desagradar seus membros, e do mesmo modo uma igreja que proíbe a tudo. As doutrinas jamais devem serem realizadas para agradar a homens e angariar associados, mas somente a Deus e sua palavra sem distorções, pois muitas doutrinam para agradar esse ou aquele grupo, ou a quem paga um dízimo mais pomposo. Ter equilíbrio e verdade é primordial para ao alcance da salvação do cristão e seus líderes. Um cristão deve ter boa sabedoria para distinguir o certo do errado, saber quando esta na presença de um pastor vendedor politico e de um verdadeiro evangelizador. Rostos bonitos, e belos ternos não o fazem a imagem e semelhança de Deus, mas sim somente um ídolo de igreja. A proliferação de igrejas em países pobres é tremenda, mas as falsas afirmações e heresias também crescem na mesma proporção. Existem alguns pastores que estão se tornando grandes empresários de tantas igrejas que estão abrindo em diversas cidades como se fossem lojas, mas se estivessem na sua igreja somente e fazendo a vontade do Pai, seriam muito mais úteis ao verdadeiro Reino de Deus, mas estão apenas progredindo seus próprios reinados. Os sinais estão aí, a Anátema será certeira, e não terá justificativa para choros... Já que tudo é legal e permissivo para algumas, então quando os "Ais" de Deus vierem, não reclamem
Vejo-me simples, pequenae quase uma sombra frente ao mundo. Esteparece querer engolir os que são cumpridores do dever e carregam n'alma, ainda, uma parte boa de criança e a usam para tentar abafar o barulho intensodos que não conseguem entender: nunca saberemos o que se passa realmente com o outro, cada pessoa é única, corpo e mentee isso devemos respeitar.
Nas trilhas dos perversos existem espinhos e ciladas; quem deseja proteger a própria vida deve afastar-se deles. 6 - Ensina a criança no Caminho em que deve andar, e mesmo quando for idoso não se desviará dele! 7 - O rico domina sobre os pobres, o que toma emprestado se torna servo do que empresta.
Outro dia, chamei alguns meninos e meninas do bairro, para uma tarde de recorte e colagem em fanzines. Queria saber o que é ser criança no contexto onde moramos. Como é soltar pipa na rua ou brincar na beira do córrego já que as quadras e pracinhas da vila ficam a mercê da juventude que bebem e fumam seus baseados. Em vielas, becos e escadões também não é possível brincar, pois correm o risco de atrapalhar o comércio local das drogas ilícitas. E as motocas barulhentas que sobem e descem o morro? Ora com perseguições e aborgadens mal sucedidas da Polícia que rodam a favela de noite e de dia. Este é o olhar dos meninos, porque as meninas não podem sair de casa. Suas mamães não deixam e dizem que menina têm que aprender os afazeres de casa para se tornar uma mocinha. O dia-a-dia da criança na periferia é assim: De manhã, trancada em casa sendo cuidada pela avó e a televisão, e a tarde, na escola pública cercada de grade. Mas tem aqueles que não estudam, pois não vêem graça no ensino educacional. Estes, preferem a rua. E aprendem o quê ela têm a oferecer.
Por trás da raiva e do ódio podemos encontrar a baixa autoestima, a insegurança, a imaturidade emocional, o egoísmo, a impaciência, a falta de tolerância ou a frustração. Atrás de toda raiva excessiva e descontrolada, está sempre uma criança (um ser imaturo e imprudente), frustrada e com medo,
Tombos na vida são importantes para que aprendermos a ver bem o rumo por onde seguimos.Sejam tombos reais ou aquele onde o pensamento prega peças, induzindo a algumas coisas que nem sabemos de onde vem a ideia ou tentação.Muitas vezes nos perdemos por causa deles. Cabe a nós escolhermos o tanto de tombos que podemos suportar, mas uma coisa é certa: todos eles nos farão levantar e aprender.
Descalço na terra, e toda essa plenitude me invade, então sou, o que sou, e o resto é vaidade, quem é que toca a bola rápido, que nem olha pro lado, continua a malicia, olho no peixe, olho no gato, quem é que te define, quem é que te julga, quem pode fazer isso, enquanto ninguém te ajuda, quem segue rente ao que quer, quem não vê empecilho ao fazer, quem é a pessoa que quer ser igual a você, quem te faz acordar cedo, quem que te faz dormir tarde da noite, a criança que você foi ontem, gostaria do adulto que se tornou hoje?
A ruptura com a infância muitas vezes acontece de forma tardia e tende a ser muito dolorida, mas necessária! Um dia todos teremos que nos despedir de nossa bela infância e partir pra realidade da vida adulta. Bom é que poderemos fazer um breve retorno de vez em quando... sem esquecer que a partir dos dezoito anos, podemos as vezes, até brincar de ser criança... mas consciente de que isso não nos pertence mais e que dependendo dessa "brincadeira" adulta, alguém pode se tornar um "inocente" muito perigoso!
Quando somos meninos, agimos como meninos. Mas quando nos tornamos adultos, continuamos agindo como meninos. Porque quando éramos meninos, nossos pais freava muitas de nossas atitudes de menino, mas agora crescemos e a atitude de menino que não era possível de se realizar por estarmos sobre a custódia de nossos pais, hoje se realizam. Porque crescemos e nos tornamos donos dos nossos próprios atos, que muitas vezes são de menino.
Minha particularidade em ver o mundo , causa conflitos em minha mente fazendo com que eu crie minha próprias regras; Imagine infinitas possibilidades, imagine onde você estaria se aquele desimportante minuto em sua vida não acontecesse. Imagine você se lambuzado e desfrutando de tudo que você pensava ser só um sonho, tudo isso agora diante dos seus olhos. E pensar que o mesmo sol que inspirou grandes poetas, gênios da ciência, até mesmo deuses é o mesmo sol que brilha até hoje. Esperança ainda tem, só me falta coragem para seguir em frente, para enfrentar meus medos, para mostrar ao mundo toda a verdade que está atrás de sua felicidade. Aprendendo que o erro é o portal para algo que nunca foi tentado antes, entender que não precisamos que nenhuma lei aprove nossa felicidade. E que Deus esta em todo lugar, tudo o que imaginar será seu deus daqui pra frente. No meu caso sou meu próprio Deus, que reflete no espelho um rosto triste, mas nos olhos ainda tem esperança de ser a criança feliz que sempre quisera voltar a ser. - Orfeo Sun
Antes de falar, faça! Como saber se o concelho será realmente bom? Todos temos uma realidade, um mundo na mente e vivencias, Situações parecidas podem ter finais totalmente diferentes, cada vida tem seu caminho, ponderar em concelhos de pessoas que nos amam é muito bom pra baseamento em atitudes, porém certas atitudes devem ser tomadas pra não reviver a vontade dos outros, a vida é nossa e dela devemos viver com nossas verdades! Cada um tem um tipo de felicidade restrita onde só cabe a cada um explorá-la. Não adianta querer acelerar as fases, todo processo evolutivo acontece em nossos olhos e ainda vivemos concretados a velhos conceitos de aprisionamento. É necessário errar para aprender, e cada um deve conviver com seu erro! Ensinar a criança é necessário, porém aprisionar seus sonhos é podar o real sentimento de felicidade!
Há pouco tempo as coisas em minha vida pareciam estar dando sempre errado. A felicidade, tão presente em outros tempos, parecia ser uma lembrança distante. A minha mente sempre materializou o sentimento da alegria como uma linda menininha de vestido branco e cabelos cacheados. Essa criança estava sumida da minha vida há um tempão. E estava com saudade de vê-la brincar, correndo entre as árvores e os pássaros. Mas, felizmente, acredito que ela também estava com saudades minha. Esses dias, eu a vi depois de muito tempo, sentada à mesa do café. Mas ela, ainda muito tímida, não disse uma palavra e se levantou. Outro dia, eu pude percebê-la do outro lado da rua, vigiando-me. Acenei e ela respondeu com uma leve inclinação de cabeça. De uns tempos pra cá, entretanto, ela está cada vez mais frequente e desinibida. É comum vê-la dando tchauzinhos. Hoje, tomei coragem e fui perguntar a ela porque havia sumido por tanto tempo. A felicidade me respondeu que sempre vai ser uma criança, e, portanto, adora brincar de pique esconde. Ela estava brincando comigo, mas eu desisti de procurar e ficou me aguardando até que eu a achasse. Lembrou-me ainda que sempre se esconde nos lugares mais fáceis porque gosta que os outros a achem, bastando fazer uma forcinha para encontrá-la nos lugares mais comuns e bobos com um belo sorriso de criança em seu rostinho.
“Não tenha medo da menina que mora nos confins da sua alma. Ela é a parte da sua consciência que ainda não amadureceu e precisa fazê-lo. Se alie a ela e passe a ver o mundo com a sua ternura, pureza e simplicidade. Reconheça-a, enxergue suas necessidades, senão ela continuará escondida dentro de você, se manifestando quando menos desejar, com comportamentos inadequados, ressentida, ferida, tornando a sua vida infeliz”.
Sempre sonhei em ser um super-herói, mas com o passar dos tempos e com "realidade" do mundo, percebemos que isso é impossível... Até você perceber que você pode ser um, basta você se doar para aqueles que necessitam de seu sorriso, olhar, de sua atenção, seu afeto e amor. Queria muito que todos tivesse pelo menos um pouquinho de amor pelo próximo .
- Relacionados
- Mensagens para o Dia Mundial da Criança (Feliz dia 1 de junho)
- 75 frases sobre crianças que celebram a magia da infância
- Frases de incentivo ao esporte infantil que motivam essa prática
- Frases de autoestima para crianças (palavras de encorajamento)
- Versos para Criança Recitar
- Inocência de Criança
- Frases sobre brincadeira de criança que valorizam o brincar
