Carta De Amor De Fernando Pessoa
Eu não quero mesmo ser alguém que te conhece como todos o conhecem
Quero adentrar à sua alma e vasculhar os seus segredos
Quero ser o motivo dos teus pensamentos e suas divagações
Alguém com quem você compartilha seu mau humor e suas gargalhadas...
... Eu quero ser o seu amor
Ou isso, ou nada!
No caminhar dessa atual existência aprendie, que a vida não é o corpo, prosperidade não é só dinheiro, e felicidade verdadeira não é ter coisas materiais, ter um corpo físico saudável etc... de um certo ponto de vista é uma alegria você possuir esses bens materiais, e isso não é errado, enquanto aqui no planeta terra estivermos, necessitamos do trabalho, dinheiro, alimento, água, etc... roupa, calçados e muito mais, não é errado; O único erro é não saber dá o real valor a esses bens, a essas coisas, incluindo o dinheiro que é fonte divina de sustentação da matéria corpórea energia cósmica criada pelo TODO.
Abundância prosperidade não é só dinheiro; É está alegre contente feliz e grato por cada manhã de sol que abrimos os nossos olhos e enchergamos a linda luz do dia, cada por do sol belo o fim do dia felicidade verdadeira é sermos gratos felizes e contentes por cada respiração que é um presente divino e abençoado de cada novo presente permitido pelo Grande Eu Sou, Espírito criador que está em nós ligado a nossa essência de que juntos somos um. E não existe separação entre nós, Gratidão infinita. Felicidade é abraçar o irmão (ã)
é desejar o bem ao próximo, e também desejar o bem pra os que se dizem inimigos nossos, não existe inimigos, somos todos irmãos. Eu agradeço a todas as pessoas que passaram pela minha existência, essa vida-encarnação atual e me ensinaram lindas lições, e belos aprendizados. Muchas gracias, thank you, gratidão, gratitude life.
Eu sendo simplesmente Eu mesmo... 🙏🏽😇😘
Doar, ajudar, amar, cuidar bem, viver um dia de cada vez, amar sem limites com o amor incondicional que Jesus Cristo nos ensinou.
Compartilhe oqui você tem com seus familiares e amigos, seja gentil sedes gentis. Viva a vida com muita alegria e sorriso no rosto, sedes honestos com os outros e com vocês mesmos 😀😂chore de rir conte piadas sadias, não ofenda as pessoas, antes de falar
tome cuidado com oqui vai dizer, antes de dizer algo a alguém reflita noqui vai dizer e procure falar a palavra certa, e não se deixe ser confundido(a) pelos diversos sentimentos negativos contrários aos positivos. Manter-se com pensamentos e sentimentos positivos que a vida flúie bem na paz e na harmonia do senhor criador. Mantenha a fé a esperança de que mudanças positivas podem sim acontecer. Nunca duvide da sua capacidade, faça pequiniques com seus amigos e familiares e irmãos e irmãs amados e amadas que você ama e quer bem. Seja você, você não é oqui querem que você seja, você é oqui você tem a consciência de ser. E oqui Deus sabe que você é. O Eu Sou Deus sabe de tudo e sonda as profundezas de nossa alma. Ah sempre um momento certo para todas as coisas. Ah tempo de plantar ah tempo de colher, ah tempo de espalhar pedras, e ah tempo de ajunta las, ah tempo de viver na terra e ah tempo de morrer pra ela e viver pra o reino Celestial, pois a morte não existe, existe o falecimento do corpo, e nós continuamos vivos. Pois nós somos a vida de Deus, e nos movemos por ele e nele. Nós deitamos e falamos por ele e nele. Pois ele é o Grande Espírito criador o Eu Sou Divino e Celestial. Viva bem com todos, ame ao teu próximo como a ti mesmo. Amando a ti amarás também a teu próximo. Somos todos um. E não existe separação entre nós. Eu estou muito feliz em Deus ter me apresentado essas informações maravilhosas das quais me lembraram de quem verdadeiramente Eu Sou.
Eu Sou você e você Sou Eu. Nós somos a vida de Deus movendo esse corpo tridimensional, um dia alcançaremos o nosso corpo quadridimensional, quando o físico morrer, nós permaneceremos. Pois estamos no pai e o pai em nós. Eu Sou o Eu Sou. Eu Sou a porta aberta que ninguém pode fechar. Eu Sou o caminho a verdade e a vida. Jesus é o mestre nosso irmão amado e querido. Paz luz e amor Divino.
Viva bem com todos, com todos os seus amigos, filhos, com suas famílias com todos os seus. Viva bem viva bem viva bem. Eu estou tão feliz que vocês estejam felizes. Que minha alma vai pular do corpo de tanta felicidade. Eu aprendie. Eu me lembrei quem Eu Sou. Viva bem com seus pais e irmãos ãs Façam passeios juntos, pequiniques, sugiro que levem frutas e legumes frescos para o caminho. E leve bastante água para manter o corpo físico saudável e hidratado. ok? Beleza. Vivam bem. Abrace quem você ama, diga Eu te amo você é muito importante pra mim. Dê aperto de mão, sorria para as pessoas, seja Gentil. Seja oqui você tanto quis ser, que por medo timidez e insegurança por muito tempo ficou sem ser. Sem ser quem você sempre é, nunca mais faça isso. Não desperdice seu tempo. Não desista dos seus sonhos. Ame viva, acredite... Viva bem com todos viva viva viva. A vida nunca morre, pois ela é vida não tem nem começo nem fim. Tome suco com a família de frutas ricas em vitaminas c que ajuda o sistema imune. Se alimentem bem. O senhor é o meu pastor e nada me faltará. Salmos 23:01.....
Ande, fale boas palavras, de consolo, conforto, ajuda, seja um amigo. Dê um abraço amigo de gratidão fé e amor. Seja paz para o mundo, quando muitos querem só guerra, seja a paz pra os irmãos (ãs). Seja o amor que você é. Seja bem vindo (a) a vida. A vida é bela. Cante dance, brinque, ame, sorria, grite bem alto e diga Eu te agradeço Meu Deus por Eu está vivo. Eu Sou grato ó Grande Eu Sou por cada Sol belo e maravilhoso que faz nascer pra mim. E para os que Eu amo. O sol nasce para todos. Sejamos alegres. Gratidão infinita 😀🙏😇🌞😊 paz e muita saúde e felicidade eterna.
A vitória é da luz.
Reflita nessas mensagens.
Procure viver bem, pois a vida no planeta terra é uma passagem, tudo aqui é emprestado. E logo acordaremos algum dia desse sonho. Pois o mundo real não é aqui no planeta terra. Tudo é onda eletromagnética. Átomos, ondas. Ondas mafifestadas em forma partículas Física quântica. Infinitas possibilidades.
Deus é amor. Deus é alegria. Eu respeito a todos. Cada um com sua crença. E nosso dever é respeitar e procurar viver bem com todos.
Paz luz amor harmonia tranquilidade união fé esperança vida com abundância acredite em você você consegue você é capaz
Prosperidade e sucesso felicidade e fraternidade boa vontade
Aquele que habita no esconderijo do altíssimo, a sombra do onipotente descansará. Salmos 91:01
Serenidade e calma
Leia todo o salmo 91...
Não importa oqui pensam de você e falam, não importa oqui querem que você seja. A única coisa que importa, é que, você não se importe com oqui a maioria das pessoas pensam e falam de você. E não ser oqui querem que você seja. Apenas ser você simples assim.
Paz amor luz e união...
O amor vence o ódio. A fé vence a dor. A esperança alcança as infinitas possibilidades e bençãos do TODO e bom criador.
O bom criador é o Todo. É Deus o bom pastor. Ele é o Eu Sou do universo que tudo na natureza criou.
Não ah separação entre nós. Somos todos um em Deus.
1 Somos nós 🏵️🌹💐💮😊🌸🌼🙏🍀😇😍
Que cheiro doce e perfumado dessas rosas, e flores que me fazem Eu Alma Espírito sentir-se muito bem e feliz. Na bela e maravilhosa respiração do ser. Eu Sou um com vocês e Deus é o pai que está em nós. A nossa vida e sustentação.
Que lindo o por do sol e o nascer do sol que nos mostra o amor do criador por cada um de nós. No momento em que escrevo estas palavras Eu me pego Alma chorando, mais não de tristeza, e sim de alegria por pouder deixar com vocês o meu legado de paz, amor fé e união. Tristeza pode ser substância química do corpo que me faz querer realizar meu propósito de alma de viver as felicidades terrestre de necessidades de está sempre bem com todos.
Façam passeios juntos com seus familiares, amigos e irmãos de caminhada. Tome água bastante água. Suco natural. Por favor se ame e ame aos seus ents queridos. Não tome refrigerante, nem coma industrializados. Faça uma horta natural pra você. Não coma carne, Vocês. Preserve a natureza. Ame os animais. Tenha animais de estimação cuide bem deles. Dê comida dê água. Pois eles são vidas e são nossos irmãos (ãs). Pense positivo e sinta bons sentimentos. Viva bem com todos e ame seus irmãos. Viver é tão lindo. Mas, o más feliz nisso é que a vida não morre ela é Deus a energia cósmica Espírito. Amo vocês com todo o profundo de mim alma. Não chorem por favor. Chorem mais de alegria por saber que nós estamos juntos para sempre. Amém!!!!! Desejo tudo de bom para todos vocês. Sejam felizes sendo quem você é. Não seja oqui a sociedade quer que você seja. Seja feliz sendo quem você é. Simplesmente assim. Nós somos abençoados. Amém.
Abrace, façam passeios, tome sorvete, tome açaí, brinque, viva bem. Ame. Alimente se bem. Vá a lugares lindos da natureza. Tome banho de Rio, reconheça o renovo e a purificação que a nossa irmãzinha água nos traz, reconheça o seu amor por nós. O amor do sol na sua rica vitamina De para nossos ossos e pele ser sempre saudáveis. O amor da chuva a nos banhar. O amor do arco íris a deixar o céu lindo. O amor da linda Lua a nos influênciar Ao amor das nuvens, ao amor dos raios relâmpagos e trovões. Ao amor de Deus. Ao amor da mãe terra. Ao amor das árvores. Ao amor do vento. Ao amor da vida. Ao amor dos rios das pedras e das Cachoeiras. Ao amor dos pássaros. Ao amor dos cães. Dos cavalos dos jumentos. Dos grilos dos papagaios. Ao amor das aves, da águia do condor do Falcão. Ao amor de Deus. Ao amor da luz, da aurora boreal. Ao amor dos planetas. Ao amor dos anjos. Ao amor dos leões tigres onças. Ao amor das zebras. Das cobras das serpentes do escorpiões. Ao amor da vida, ao amor dos antilopes, ao amor de Deus. Ao amor de saber que a comida é nós e nós somos nossa comida. Um somos nós nada está separado. O amor de toda floresta, de toda galáxia. De toda natureza de todas as praias. O amor dos jardins o amor das abelhas, o mel das abelhas é muito docinho, e as flores belas. Ao amor das lagartas e das borboletas, Ao amor da vida gratidão por tudo. Sejamos paz e luz a iluminar a vida que nos nutri em alegrias eternas. Sejamos o cachimbo sagrado e as ervas medicinais que nos fazem bem. Sejamos a alegria e o amor de Deus que se move em nós. Sejamos a música que nos faz bem. Em nossa respiração. As águas do mar nos banha, andar descalço lá é tão lindo. Amar amar e amar a vida. A beleza dos passarinhos. Deixe os pássaros livres. Não venda animais por favor. Cuide bem ame e adote. Doe fraternidade e Boa ação a quem necessitar de ajuda. Dê o agasalho a um irmão com frio na rua. Seja amor que cristo ensinou. Dê a um assassino a chance do perdão e do ser do bem. Pois lá no interior desse ser mora um ser do bem. Dê a todas as pessoas da terra a chance de sentir a vida, e de despertar para a verdade que todos nós somos amor em Deus somos um.
Deus é justiça amor e alegria. Deus é fiel sempre. Ele o Eu Sou.
Gratidão, Eu Sou feliz e grato pelo amor de todos os animais. De toda a vida que é Deus. De todo o bem que está em nós. Gratidão pelo amor. Gratidão pela paz. Cuide da natureza com amor fé e gratidão. Plante árvores flores regue cuide e vai florescer concerteza. Dê valor real a tudo que você tem. E ame ame. Com amor compassivo e incondicional.
Brinque com seus filhos, amigos familiares Passeios tome sorvete tome açaí suco. Sejam felizes. Levem seus animais de estimação com vocês.
Vamos juntos colorir o mundo de amor. Amor. E, AMOR!!!
Deite na grama, respire o doce ar da vida, deite nas folhas secas, tome suco de acerola. Coma melancia sejam felizes. Ame a vida. E sorria. Com alegria. No caderno tem escritas aqui também deixo pra vocês o meu amor em Deus. Somos um. 🍀🍀🍀🍀🍀🌼🌼🌼🌈🌦️
A vida é bela. Viva cada dia como se fosse o último pois pode ser aqui no planeta terra. Viva contente com gratidão e muita alegria. Com felicidade no coração. Ame ame muito ame com amor que Jesus ensinou a todos nós. E o mesmo amor o mesmo ensinamento outros mestres iluminados vieram trazer também em diferentes linguagens. Um Somos nós. Buda Cristo krisnha e todos os seres de luz nos abençoe amém.
Compartilhe momentos lindos com quem você ama. Não perca tempo.
Vida me surpreenda.
Gratidão infinita 😀🙏😇🌞
Bom dia Boa tarde Boa noite e Boa madrugada
Muita paz e luz a todos os irmãos (ãs).
Amor
Falta de Amor
Hoje em dia, já não se fala do tema "Amor". Mas o tema amor é uma realidade na Bíblia, tanto no Torah como no Novo Testamento. No Velho Testamento, o amor foi logo focado, nos Dez Mandamentos. Depois também está escrito, que o cumprimento da lei é o amor; o fim da lei é Cristo. No Novo Testamento temos uma revelação totalmente do Deus de amor. O Deus de amor a se entregar para morrer, por todos os seres humanos. Deus ama os pecadores e morre por eles, para que todos possam ter vida, em Jesus Cristo. Todos os que crerem em Jesus Cristo são salvos.
No mundo em que vivemos não há amor. Mas há um sentimento de egoísmo e de Repulsa ao próximo. Cada um pensa no bem estar de si próprio. O outro não conta, o que conta é cada um por si. Mas na igreja não está melhor. Podemos mesmo dizer, que na igreja não há amor. Os crentes não amam ninguém. Os pastores também não. Apascentam-se a si próprios.
Quando um crente deixa de ser útil na igreja (por doença ou por velhice) é posta de parte pelo pastor e mesmo pela equipe de visitadores. Depois alguns se admiram de dizermos, que na igreja há pessoas não salvas. Pois quem não ama não está salvo.
Nas instituições também ninguém ama ninguém. Apenas muitas vezes se cumpre um ritual; um desempenho profissional de um cargo, desprovido de amor. Mas ainda na igreja, eu sei de um pastor, que disse a alguém "Então seus familiares não fazem visitas, iria eu visitar, não vou!" Eu já fui pastor, mas no meu tempo não era assim. Eu fui do tempo em que o pastor ia ao hospital visitar os doentes. Hoje já não há tempo para visitas. Os crentes sabem que eu digo a verdade. Há falsidade no mundo e na igreja também. Que Deus tenha misericórdia! Na igreja há como que uma máquina, a trabalhar sem amor. Romanos 12:9-21
Um dragão jamais pertence nem mora com alguém. Seja uma pessoa banal igual a mim, seja unicórnio, salamandra, harpia, elfo, hamadríade, sereia ou ogro. Duvido que um dragão conviva melhor com esses seres mitológicos, mais semelhantes à natureza dele, do que com um ser humano. Não que sejam insociáveis. Pelo contrário, às vezes um dragão sabe ser gentil e submisso como uma gueixa. Apenas, eles não dividem seus hábitos.
Experimentou sentir ódio, lembrar pessoa, coisas e fatos desagradáveis, apalpar novamente a tessitura sombria do que vivera, a massa espessa de que era feita a mágoa, e todos os desencontros que tinha encontrado, e todos os desamores desilusões desacatos desnaturezas não, não, já nem ódio queria, que encontrasse ao menos a tênue melancolia, aquele como-estar-debruçado-na-sacada-num-fim-de-tarde, a tristeza, a solidão, a paixão: qualquer coisa intensa como um grito.
I
Eu nunca guardei rebanhos,
Mas é como se os guardasse.
Minha alma é como um pastor,
Conhece o vento e o sol
E anda pela mão das Estacões
A seguir e a olhar.
Toda a paz da Natureza sem gente
Vem sentar-se a meu lado.
Mas eu fico triste como um pôr do Sol
Para a nossa imaginação,
Quando esfria no fundo da planície
E se sente a noite entrada
Como uma borboleta pela janela.
Mas a minha tristeza é sossego
Porque é natural e justa
E é o que deve estar na alma
Quando já pensa que existe
E as mãos colhem flores sem ela dar por isso.
Com um ruído de chocalhos
Para além da curva da estrada,
Os meus pensamentos são contentes.
Só tenho pena de saber que eles são contentes,
Porque, se o não soubesse,
Em vez de serem contentes e tristes,
Seriam alegres e contentes.
Pensar incomoda como andar à chuva
Quando o vento cresce e parece que chove mais.
Não tenho ambições nem desejos.
Ser poeta não é uma ambição minha.
É a minha maneira de estar sozinho.
E se desejo às vezes,
Por imaginar, ser cordeirinho
(Ou ser o rebanho todo
Para andar espalhado por toda a encosta
A ser muita coisa feliz ao mesmo tempo),
É só porque sinto o que escrevo ao pôr do Sol
Ou quando uma nuvem passa a mão por cima da luz
E corre um silêncio pela erva fora.
Quando me sento a escrever versos
Ou, passeando pelos caminhos ou pelos atalhos,
Escrevo versos num papel que está no meu pensamento,
Sinto um cajado nas mãos
E vejo um recorte de mim
No cimo dum outeiro,
Olhando para o meu rebanho e vendo as minhas ideias,
Ou olhando para as minhas ideias e vendo o meu rebanho,
E sorrindo vagamente como quem não compreende o que se diz
E quer fingir que compreende.
Saúdo todos os que me lerem,
Tirando-lhes o chapéu largo
Quando me vêem à minha porta
Mal a diligência levanta no cimo do outeiro.
Saúdo-os e desejo-lhes sol
E chuva, quando a chuva é precisa,
E que as suas casas tenham
Ao pé duma janela aberta
Uma cadeira predilecta
Onde se sentem, lendo os meus versos.
E ao lerem os meus versos pensem
Que sou qualquer coisa natural —
Por exemplo, a árvore antiga
À sombra da qual quando crianças
Se sentavam com um baque, cansados de brincar,
E limpavam o suor da testa quente
Com a manga do bibe riscado.
Sim, sou eu, eu mesmo, tal qual resultei de tudo,
Espécie de acessório ou sobresselente próprio,
Arredores irregulares da minha emoção sincera,
Sou eu aqui em mim, sou eu.
Quanto fui, quanto não fui, tudo isso sou.
Quanto quis, quanto não quis, tudo isso me forma.
Quanto amei ou deixei de amar é a mesma saudade em mim.
E ao mesmo tempo, a impressão, um pouco inconsequente,
Como de um sonho formado sobre realidades mistas,
De me ter deixado, a mim, num banco de carro eléctrico,
Para ser encontrado pelo acaso de quem se lhe ir sentar em cima.
E, ao mesmo tempo, a impressão, um pouco longínqua,
Como de um sonho que se quer lembrar na penumbra a que se acorda,
De haver melhor em mim do que eu.
Sim, ao mesmo tempo, a impressão, um pouco dolorosa,
Como de um acordar sem sonhos para um dia de muitos credores,
De haver falhado tudo como tropeçar no capacho,
De haver embrulhado tudo como a mala sem as escovas,
De haver substituído qualquer coisa a mim algures na vida.
Baste! É a impressão um tanto ou quanto metafísica,
Como o sol pela última vez sobre a janela da casa a abandonar,
De que mais vale ser criança que querer compreender o mundo —
A impressão de pão com manteiga e brinquedos,
De um grande sossego sem Jardins de Prosérpina,
De uma boa vontade para com a vida encostada de testa à janela,
Num ver chover com som lá fora
E não as lágrimas mortas de custar a engolir.
Baste, sim baste! Sou eu mesmo, o trocado,
O emissário sem carta nem credenciais,
O palhaço sem riso, o bobo com o grande fato de outro,
A quem tinem as campainhas da cabeça
Como chocalhos pequenos de uma servidão em cima.
Sou eu mesmo, a charada sincopada
Que ninguém da roda decifra nos serões de província.
Sou eu mesmo, que remédio!...
Nota: Versão adaptada de poema de Álvaro de Campos, heterônimo de Fernando Pessoa
O Mal em MimNão sou capaz de explicar a sensação do mal em mim; representava, nesse período da minha vida de que falo, a fonte de uma angústia inexprimível. Os homens constroem teorias estranhas sobre o bem e o mal, sobre os castigos e as recompensas; procuram assim a verdade que nunca em vida poderão saber.
Foi muito bom para mim e para a minha família o facto de eu ter sempre ficado em casa e conservado sem esforço o meu antigo modo de ser calmo até aos quinze anos. Nessa altura, porém, mandaram-me para uma escola longe da minha casa, onde o ser latente em mim que tanto temia despertou e começou a agir e a insinuar-se na vida humana.
Quando digo que sentia haver muito mal dentro de mim, não quero dizer que estivesse desde sempre condenado a uma vida de infâmia ou de vício. Quero dizer, porém, isto — que havia em mim uma forte atracção por todas as coisas censuráveis que assediam o homem: podia controlar ou podia satisfazer esta atracção, mas uma vez satisfeita, mesmo só um pouco, era provável que eu nunca mais me pudesse controlar. Resolvi satisfazer essa atracção, e a partir desse momento, dava-me um prazer enorme explorar sempre novas espécies de mal.
Fernando Pessoa- manuscrito, original em Inglês (1904-1908)
Procurar o Sonho é Procurar a VerdadeA única realidade para mim são as minhas sensações. Eu sou uma sensação minha. Portanto nem da minha própria existência estou certo. Posso está-lo apenas daquelas sensações a que eu chamo minhas.
A verdade? É uma coisa exterior? Não posso ter a certeza dela, porque não é uma sensação minha, e eu só destas tenho a certeza. Uma sensação minha? De quê?
Procurar o sonho é pois procurar a verdade, visto que a única verdade para mim, sou eu próprio. Isolar-se tanto quanto possível dos outros é respeitar a verdade.
Fernando Pessoa, 'Textos Filosóficos'
Nada sou, nada posso, nada sigo.
Trago, por ilusão, meu ser comigo.
Não compreendo compreender, nem sei
Se hei de ser, sendo nada, o que serei.
Fora disto, que é nada, sob o azul
Do lato céu um vento vão do sul
Acorda-me e estremece no verdor.
Ter razão, ter vitória, ter amor.
Murcharam na haste morta da ilusão.
Sonhar é nada e não saber é vão.
Dorme na sombra, incerto coração.
Quando te vi, amei-te já muito antes.
Tornei a achar-te quando te encontrei.
Nasci pra ti antes de haver o mundo.
Não há coisa feliz ou hora alegre
Que eu tenha tido pela vida fora,
Que não o fosse porque te previa,
Porque dormias nela tu futuro,
E com essas alegrias e esse prazer
Eu viria depois a amar-te. Quando,
Criança, eu, se brincava a ter marido,
Me faltava crescer e o não sentia,
O que me satisfazia eras já tu,
E eu soube-o só depois, quando te vi,
E tive para mim melhor sentido,
E o meu passado foi como uma estrada
Iluminada pela frente, quando
O carro com lanternas vira a curva
Do caminho e já a noite é toda humana.
Tens um segredo? Dize-mo, que eu sei tudo
De ti, quando m'o digas com a alma.
Em palavras estranhas que m'o fales,
Eu compreenderei só porque te amo.
Se o teu segredo é triste, eu saberei
Chorar contigo até que o esqueças todo.
Se o não podes dizer, dize que me amas,
E eu sentirei sem qu'rer o teu segredo.
Quando eu era pequena, sinto que eu
Amava-te já hoje, mas de longe,
Como as coisas se podem ver de longe,
E ser-se feliz só por se pensar
Em chegar onde ainda se não chega.
Amor, diz qualquer coisa que eu te sinta!
O Homem é um Animal Irracional
1. O homem é um animal irracional, exatamente como os outros. A única diferença é que os outros são animais irracionais simples, o homem é um animal irracional complexo. É esta a conclusão que nos leva a psicologia científica, no seu estado atual de desenvolvimento. O subconsciente, inconsciente, é que dirige e impera, no homem como no animal. A consciência, a razão, o raciocínio são meros espelhos. O homem tem apenas um espelho mais polido que os animais que lhe são inferiores.
2. Sendo assim, toda a vida social procede de irracionalismos vários, sendo absolutamente impossível (excepto no cérebro dos loucos e dos idiotas) a ideia de uma sociedade racionalmente organizada, ou justiceiramente organizada, ou, até, bem organizada.
3. A única coisa superior que o homem pode conseguir é um disfarce do instinto, ou seja o domínio do instinto por meio de instinto reputado superior. Esse instinto é o instinto estético. Toda a verdadeira política e toda a verdadeira vida social superior é uma simples questão de senso estético, ou de bom gosto.
4. A humanidade, ou qualquer nação, divide-se em três classes sociais verdadeiras: os criadores de arte; os apreciadores de arte; e a plebe. As épocas maiores da humanidade são aquelas em que sobressaem os criadores de arte, mas não se sabe como se realizam essas épocas, porque ninguém sabe como se produzem homens de gênio.
5. Toda a vida e história da humanidade é uma coisa, no fundo, inteiramente fútil, não se percebe para que há, e só se percebe que tem que haver.
6. A plebe só pode compreender a civilização material. Julgar que ter automóvel é ser feliz é o sinal distintivo do plebeu.
O homem não sabe mais que os outros animais; sabe menos. Eles sabem o que precisam saber. Nós não.
O silêncio que sai do som da chuva espalha-se, num crescendo de monotonia cinzenta, pela rua estreita que fito. Estou dormindo desperto, de pé contra a vidraça, a que me encosto como a tudo. Procuro em mim que sensações são as que tenho perante este cair esfiado de água sombriamente luminosa que [se] destaca das fachadas sujas e, ainda mais, das janelas abertas. E não sei o que sinto, não sei o que quero sentir, não sei o que penso nem o que sou.
Toda a amargura retardada da minha vida despe, aos meus olhos sem sensação, o traje de alegria natural de que usa nos acasos prolongados de todos os dias. Verifico que, tantas vezes alegre tantas vezes contente, estou sempre triste. E o que em mim verifica isto está por detrás de mim, como que se debruça sobre o meu encostado à janela, e, por sobre os meus ombros, ou até a minha cabeça, fita, com olhos mais íntimos que os meus, a chuva lenta, um pouco ondulada já, que filigrana de movimento o ar pardo e mau.
Abandonar todos os deveres, ainda os que nos não exigem, repudiar todos os lares, ainda os que não foram nossos, viver do impreciso e do vestígio, entre grandes púrpuras de loucura, e rendas falsas de majestades sonhadas... Ser qualquer coisa que não sinta o pesar de chuva externa, nem a mágoa da vacuidade íntima... Errar sem alma nem pensamento, sensação sem si-mesma, por estrada contornando montanhas, por vales sumidos entre encostas íngremes, longínquo, imerso e fatal... Perder-se entre paisagens como quadros. Não-ser a longe e cores...
Um sopro leve de vento, que por detrás da janela não sinto, rasga em desnivelamentos aéreos a queda rectilínea da chuva. Clareia qualquer parte do céu que não vejo. Noto-o porque, por detrás dos vidros meio-limpos da janela fronteira, já vejo vagamente o calendário na parede, lá dentro, que até agora não via.
Esqueço. Não vejo, sem pensar.
Cessa a chuva, e dela fica, um momento, uma poalha de diamantes mínimos, como se, no alto, qualquer coisa como uma grande toalha se sacudisse azulmente aberta dessas migalhinhas. Sente-se que parte do céu está já azul. Vê-se, através da janela fronteira, o calendário mais nitidamente. Tem uma cara de mulher, e o resto é fácil porque o reconheço, e a pasta dentífrica é a mais conhecida de todas.
Mas em que pensava eu antes de me perder a ver? Não sei. Vontade? Esforço? Vida? Com um grande avanço de luz sente-se que o céu é já quase todo azul. Mas não há sossego — ah, nem o haverá nunca! — no fundo do meu coração, poço velho ao fim da quinta vendida, memória de infância fechada a pó no sótão da casa alheia. Não há sossego — e, ai de mim!, nem sequer há desejo de o ter...
Não fiz nada, bem sei, nem o farei,
Mas de não fazer nada isto tirei,
Que fazer tudo e nada é tudo o mesmo,
Quem sou é o espectro do que não serei.
Vivemos aos encontros do abandono
Sem verdade, sem dúvida nem dono.
Boa é a vida, mas melhor é o vinho.
O amor é bom, mas é melhor o sono.
ANÁLISE
Tão abstrata é a idéia do teu ser
Que me vem de te olhar, que, ao entreter
Os meus olhos nos teus, perco-os de vista,
E nada fica em meu olhar, e dista
Teu corpo do meu ver tão longemente,
E a idéia do teu ser fica tão rente
Ao meu pensar olhar-te, e ao saber-me
Sabendo que tu és, que, só por ter-me
Consciente de ti, nem a mim sinto.
E assim, neste ignorar-me a ver-te, minto
A ilusão da sensação, e sonho,
Não te vendo, nem vendo, nem sabendo
Que te vejo, ou sequer que sou, risonho
Do interior crepúsculo tristonho
Em que sinto que sonho o que me sinto sendo.
Fernando Pessoa, 12-1911
Vaga, no azul amplo solta,
Vai uma nuvem errando.
O meu passado não volta.
Não é o que estou chorando.
O que choro é diferente.
Entra mais na alma da alma.
Mas como, no céu sem gente,
A nuvem flutua calma.
E isto lembra uma tristeza
E a lembrança é que entristece,
Dou à saudade a riqueza
De emoção que a hora tece.
Mas, em verdade, o que chora
Na minha amarga ansiedade
Mais alto que a nuvem mora,
Está para além da saudade.
Não sei o que é nem consinto
À alma que o saiba bem.
Visto da dor com que minto
Dor que a minha alma tem.
Fernando Pessoa, 29-3-1931
todos os dias que passam
sem passares por aqui
são dias que me desgraçam
por me privarem de ti
tem um livrinho onde escrevo
qdo me esqueço de ti
é um livro de capa preta
onde inda nada escrevi
o canário ja nao canta
não canta o canario já
aquilo que em ti me encanta
talvez nao me encantará
Nunca supus que isto que chamam morte
Tivesse qualquer espécie de sentido...
Cada um de nós, aqui aparecido,
Onde manda a lei e a falsa sorte,
Tem só uma demora de passagem
Entre um comboio e outro, entroncamento
Chamado o mundo, ou a vida, ou o momento;
Mas, seja como for, segue a viagem.
Passei, embora num comboio expresso
Seguisses, e adiante do em que vou;
No términus de tudo, ao fim lá estou
Nessa ida que afinal é um regresso.
Porque na enorme gare onde Deus manda
Grandes acolhimentos se darão
Para cada prolixo coração
Que com seu próprio ser vive em demanda.
Hoje, falho de ti, sou dois a sós.
Há almas pares, as que conheceram
Onde os seres são almas.
Como éramos só um, falando! Nós
Éramos como um diálogo numa alma.
Não sei se dormes [...] calma,
Sei que, falho de ti, estou um a sós.
É como se esperasse eternamente
A tua vida certa e conhecida
Aí em baixo, no café Arcada —
Quase no extremo deste [...]
Aí onde escreveste aqueles versos
Do trapézio, doriu-nos [...]
Aquilo tudo que dizes no «Orpheu».
Ah, meu maior amigo, nunca mais
Na paisagem sepulta desta vida
Encontrarei uma alma tão querida
Às coisas que em meu ser são as reais.
[...]
Não mais, não mais, e desde que saíste
Desta prisão fechada que é o mundo,
Meu coração é inerte e infecundo
E o que sou é um sonho que está triste.
Porque há em nós, por mais que consigamos
Ser nós mesmos a sós sem nostalgia,
Um desejo de termos companhia —
O amigo como esse que a falar amamos.
“Podem rezar latim sobre o meu caixão, se quiserem.
Se quiserem, podem dançar e cantar à roda dele.
Não tenho preferências para quando já não puder ter preferências.
O que for, quando for, é que será o que é”.
( Alberto Caeiro [Heterônimo de Fernando Pessoa], In Poemas Inconjuntos - In Poesia, Assírio e Alvim, ed. Fernando Cabral Martins, Richard Zenith, 2001.)
Mas eu não tenho problemas; tenho só mistérios.
Todos choram as minhas lágrimas, porque as minhas lágrimas são todos.
Todos sofrem no meu coração, porque o meu coração é tudo.
( Álvaro de Campos [Heterônimo de Fernando Pessoa], In Poesia, Assírio e Alvim, ed. Teresa Rita Lopes, 2002.)
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp