Carta De Amor De Fernando Pessoa
Carta aos seus eleitores
FAÇA PARTE DESTA CAMPANHA! NÃO ELEJA, NEM REELEJA CANDIDATOS QUE ESTÃO NO PODER Á DÉCADAS.
O que o cidadão deve fazer é fiscalizar, é olhar as prestações de contas e checar, em primeiro lugar, se o DINHEIRO dos impostos vão para beneficiar a nação ou às contas bancárias destes Parasitas. Além disso, se o que está sendo ou foi feito corresponde às nossas expectativas.
E não acenar bandeiras e colar adesivos, Por que não importa quem vença as eleições, é atribuição DELES promover o bem geral do povo brasileiro, compete a ELES darem rumo estratégico às áreas de interesse da nação como: educação, saúde, cultura, trabalho, segurança e transportes.
Nos dias de hoje, justificar, votar branco ou nulo é mais válido do que ir às urnas. E não se deixem enganar, o Código Eleitoral determina em seu artigo 224 que “se a nulidade atingir a mais de metade dos votos do País nas eleições”, novas eleições devem ser convocadas dentro do prazo máximo de 40 dias e os candidatos pegos em situações de fraudes ficam inelegíveis por um bom tempo e a Lei Eleitoral n° 9.504 determina que “nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias”.
Se é que você não se deixar levar pelo populismo ou está satisfeito com as migalhas que são oferecidas coincidentemente sempre próximo das novas eleições ou não se incomoda com o estrago que ajuda a promover no país quando valida, repetidamente, o poder dos criminosos ao ir às urnas renovar a permissão para que seu candidato continue praticando a inoperância das suas promessas de campanha enquanto enriqueci subitamente?
Sem mais, mas más Chicó Nauta em ativismo de sofá.
carta pra ela..
Quando te conheci, você estava tão linda, sabia que era você,
eu desci do ônibus, e paralisei com teu sorriso, rsrs... verdade nunca vi algo tão lindo quanto teus olhos, nunca vi boca mais perfeita cara, teu cabelo, ruivo igual o meu, magnetizou, mais sabia que você era diferente, no começo duvidei, que algo aconteceria, mais o tempo passou, e tudo mudou, aliás, você mudou, " mudou minha vida, o sentido dela,fez ela ter sentido, sabe o que é ter vontade de viver intensamente?! então ela fez isso na minha vida, ela trouxe motivos, pra continuar, então no primeiro dia, eu parei na frente do ônibus tipo, eu nunca te vi aqui" como você pode ser tão linda, confesso todos me achavam idiota, né, diziam que você nunca falaria comigo, kk nunca me daria bola, que você nunca iria querer nada comigo,e assim eu respondo já, como o povo é invejoso", hahaha, então eu fui pra aula naquele dia, boba da cabeça aos pés, por ter encontro você, e no dia seguinte, novamente, eu vi você, sabe deu até mais vontade de estudar, hahaham eu frequentava mais o terminal, só pra te ver, rs, então no 3 dia, você deu oi pra todos os meus amigos, que estavam naquela rodinha, das 18:20 por ae, rs, e então, eu lhe disse você nao vai me dar oi? tem algo contra mim? e você respondeu suavemente, linda " ... oiiee .. e me deu a mão," simplismente, aquilo, fez meu coração pular por dentro, explodir, rs e assim os dias passaram cada dia diferente,cada dia novo presente pra mim, pra nós, então você já veio e me deu um beijo no rosto, eu tava louca por você, sabia que não era paixão, já era amor, era muito forte, o que eu sentia, então, por uma amiga nossa, que eu achava que estava ficando com você, super hetero ela, e eu desconfiando dela, só por que ela te abraçava, pra me por ciume, sendo que eu mau te conhecia, mais eu já ficava louca de raiva, kkk, então um dia, começamos a conversar no facebook, lembro como ontem, se fosse o caso, lembro, da nossa vergonha e falando, que se fosse pra ficar comigo não seria aventura, eu queria algo sério, e você teria que tomar iniciativa, por que eu não conseguiria, e você disse o mesmo, os meus amigos, falavam que você nunca ficaria comigo, em público mesmo"< jamais, " COITADOS ". (...)
então depois de conversar uns dias, eu fiz a pior pergunta do mundo a mais idiota, possivel, " Você tem alergia a lactose? e você riu, da minha cara ,e respondeu, NÃOOO por que? hahahahah-"
então eu bem idiota, morta da vergonha, lhe dei um kit ket que estava no meu bolso, rs
e você me olhou toda invergonhada, e falou que eu queria lhe deixar gorda, mais seus olhos,brilhavam olhando pra mim, eu sabia que seria você, então no dia seguinte eu trouxe uma rosa" 1" só, e todos nossa ?CAMILA " já? assim tão rápido, eu dei pra você, e você gamou, confessa, haahahhaha, eu sabia que seria você, todos não acreditavam, então, depois de conversar no facebook, a gente se encontrou, como sempre, deixou todo nossos amigos, loucos berrando bja bja," e eles, pareciam que rezavam cara, pra voce nao ficar cmg. dane-se
eu sabia que ia te conquistar cara, eu sabia, que era você.
então 40 minutos, uma olhando pra cara da outra, com 1 mm, de distancia no meio do terminal justo no meio, ali onde tem o relogio no teto, a faixa de segurança, pro Bar do pipoca, kkkk, ali justo ali , 40 mintuos depois eu dei o primeiro passo, e depois de mais 10 minutos, você veio em minha direção e me abraçou por muito tempo,e isso foiiii muito bom, me senti maravilhosa, e calma, parecia que ali era meu lugar, e eu tinha razão era mesmo, nos teus braços, então nós beijamos, lembro do seu batom lindo maravilhoso, acontece que eu também estava usando um batom, kkk então ninguém sabia né? que tinhamos nós beijado, por que né?! aquilo ficou marcado na cara toda, kkkk
foi incrivel, foi maravilhoso, e te levei até na escola, você me chamou de louca, por ir com você. e isso se tornou parte da minha vida te levar, te buscar, e isso sim é amoor, por que ela não estava comigo por interesse, até por que andavamos de ônibus, de apé na humildade, cara, ela me provou o que é amor, ela me provou o que é ser feliz, o que é amar, o que é viver, o que eé sonhar, ela é minha maior realidade, minha vida...
meu tudo, anjo que Deus mandou pra mim, enfrentamos altos e baixos, e estamos ae, e tudo ainda, que estamos pecorrendo é o caminho pra nossa felicidade, por que muitos acharam que seria uma fase, e se engaram,botamos a boca de muitos no chão, por que nós se amamos, pra valer, é tão real, quanto o céu, o mar, e eu sou tão feliz com ela, quanto qualquer coisa, cara não tenho palavras pra dizer o tamanho do meu amor, é puro real e verdadeiro, doce como a voz dela, rsrs..
eu jurei ela, a minha vida, pra fazer ela, feliz, eu jurei tantas coisas e vou cumprir por que por ela eu faço tudo ..
como eu disse pra ela, se a musica acaba eu canto pra ela, e se for frio, seria seu manto, se for calor eu bolo um plano tudo pra te fazer feliz..
Daiane"
Carta ao Próximo Herói
Vila Nova de Gaia, fevereiro de 2015
Caro senhor ainda desconhecido,
Estamos num ano novo, isto é, todos o dizem. Mas já sentiu alguma diferença? Aliás, sentiu diferenças em alguma época comemorativa? Do género, Natal, festa de passagem de ano, Carnaval…
O mundo é monótono, não? A alegria de viver, onde é que ela anda, essa beleza… Talvez perdida, nas entranhas de um deserto longínquo. Só que se pensar bem, é ridículo! Os chamados de terroristas têm-na tão perto e nem se dão ao trabalho de experimentar um método para a alcançar ou sequer de a conhecer. Contudo, são eles que quebram a tal monotonia: as balas que saem das armas caraterizam a sua personalidade, o fogo é alma gémea deles. Tanta se torna a fome com a pobreza, principalmente a de espírito. É impensável a existência de tanta maldade num único corpo. Mais parece não terem vontade própria e serem liderados por um demónio… Não serão?
Reconheço que ainda não referi, de uma forma concreta, o objetivo desta carta. Pois bem, apenas digo que quem tiver a sorte de a encontrar, por favor, é necessária toda a ajuda possível para mudar este mundo injusto. O Universo já existia sem nós, as pessoas chegaram e destruíram tudo. Apelo aos seus sentimentos, caro leitor. Seja o autor de um verdadeiro ato humanista.
Com os melhores cumprimentos,
LCF
Carta aos Dois Únicos Corações que me Protegem
Vila Nova de Gaia, fevereiro de 2015
Queridos pais,
Começo a escrita desta carta como sempre desejei começar: a agradecer-vos por tudo o que fizeram por mim até hoje. A minha vida não existiria se vocês não estivessem sempre lá, nos bons e nos maus momentos, não desta forma, pelo menos.
Parece que, desde o dia do meu nascimento, sou guiado por uma fonte de um poder imenso (Deus) e por vocês, caros pais. Quando o poço está perto, consigo sempre ver uma mão estendida para me apoiar, para evitar que eu caia. Qualquer local que exista no mundo nunca desaparece, o amor nunca se perde, pois a vossa segurança, aquela que anda sempre comigo, tem um valor infinito. E, ao observar os vossos olhos, vejo alegria, vejo carinho, vejo todo o trabalho que tiveram ao cuidar de mim. Nada poderei dizer mais, exceto isto: são os melhores pais do mundo. Nenhuma discussão irá ultrapassar a afetividade da nossa relação.
Despeço-me neste momento afirmando, por fim, que ficarão para sempre na minha memória e no meu no meu coração.
Com um abraço do tamanho do mundo,
LCF
A Carta do Descartado
Me disseram que haveria luz e que haveria escuridão. Mas estavam enganados... afirmaram que eu seguiria por um túnel repleto de lembranças. Não. Todos estavam errados.
Não havia divisão do bem e do mal como tanto mencionavam com uma certeza notável; nada disso.
Eu estava em uma sala neutra, não havia cor. Meus olhos enxergavam somente o que minha cabeça transmitia. As risadas, os choros e os gritos eram verdadeiros, uma sala, onde eu era o espetáculo. Onde eu era a plateia, aplaudia todas as minhas conquistas e apedrejava minhas falhas. Era imperdoável. A plateia não aceitava uma falha se quer, as conquistas eram tratadas com repetência. Meus esforços eram ignorados, mas minhas falhas se destacavam.
As pessoas criavam suas certezas e incertezas, enquanto eu era enganado. E agora, sofro as consequências de uma eternidade imaculada. Meus olhos apavorados encaram a solidão com coragem, minhas mãos são covardes e traidoras, minha boca luta incansavelmente com meus olhos, enquanto minha cabeça vira um mero peão nesse conflito.
Deixo essa carta para todos que estão se iludindo com promessas de paz e harmonia, pois aqui, não há companhia.
Não há sofrimento e não há paz. Apenas o descanso eterno. Tolo é aquele que afirma descanso e paz serem irmãos, descanso é somente a paz para o cansaço.
Aquela estrela vive de saudades
Talvez quando leres esta carta eu não tenha mais vida
Quando o futuro for presente lembre -se daquela que te amou e sentiu esperanças
No Luar chamo seu nome mas ali você não esta
O vento balanças as flores e elas me trazem um perfume doce e suave como o seu
Muitas vezes eu disse palavras duras e intolerantes, mas nada era maior do que o amor que eu sentia por ti.
Ahh como eu queria te abraçar, te beijar e estar sempre ao seu lado
Mas você foi embora .... e será que um dia volta?
Um dia verás nascer no céu uma estrela , serei eu que estarei velando por sua felicidade ao lado de alguém que possa ama-lo e compreendê-lo
E quando tiveres um filho mostre a ele aquela estrela no céu e diga:
Aquela estrela vive de saudades
Carta ao Ingrato
Filho da alva, meu filho insensato,
Por que tu estás a agir assim comigo,
Não fui eu quem te criei, amamentei e formei?
Não fui eu sua amada mãe, ó ingrato?
Por qual razão arrancas de mim meus vastos cabelos,
Pelas traquinagens sem fim, rasgas meus seios,
Desgastas aos poucos a doce pele,
Tirando e sugando meu sangue?
Ingrato! Não percebes que sem mim nada sois?
Peço-te como mãe, pares de me maltratar,
Nem que seja por pouco tempo,
Deixes minhas feridas cicatrizarem.
Meus vastos frutos dos olhos azuis tu avermelhastes,
Seus irmãos do próprio sangue matas,
Um a um sucumbem perante ti,
Filho cruel, sua justiça chegará!
Meu delicado perfume quebras,
Em mil pedaços estão a debater-se,
Você foi capaz de ferir-me no ventre,
O umbigo de onde saístes.
Queria eu que você percebesse,
Que suas atitudes são tão horripilantes quanto Nero,
Tão sombrias quanto o coração de Hitler,
E tão sedenta de seiva humana, que Nosferatu foge de ti!
Filho, meu filho querido,
Já não basta os anos de dor?
Ainda não aprendeu que tudo volta,
Em boa ou má colheita?
Pena que quando perceberes a sua mania,
Já será tarde demais meu filho,
Não haverá terra, mar, céu, campo, nada mais.
Jazes meu corpo ao relento, da sua tão amada;
Mãe Pátria Terra.
CARTA A UMA BOA AMIGA
"As palavras só chegam ao coração quando saem do coração." - Sólon.
Dessa forma, sitar versos bonitos diante da sutileza das emoções que por você carrego, seria uma tentativa frustrada e controversa de agregar sentidos a esse carinho e admiração que tenho por ti. Por isso, busco no espelho da simplicidade de nossa amizade fundar os valores que tanto desejo ver refletidos em todos os dias da minha vida. E talvez um dia para além dos dias, quando já não estivermos mais próximos um do outro ou nem tão ligados como devera ser, que possamos ao menos parar pra relembrar com destreza dos momentos de nossa convivência, consolada pela ternura das lembranças das coisas que hoje ainda estamos a construir.
Mas, de pessoas especiais a gente não cobra presença, cobra saudade. E como diz o poeta, "saudade é a solidão acompanhada", por isso te digo: - nunca se sinta sozinha, pois como todas as outras pessoas que também gostam de você... Eu estou com você pra te apoiar, pra te motivar, pra te consolar, para poder te proporcionar algum bem...
Bom, ficar sem falar contigo me faz muita falta. Não me deixe apenas com a sua ausência, eu preciso da sua companhia.
Escrevi essa carta faz uns dez dias. Desabafei! Desentranhei tudo que me mantinha afogado em sentimentos. Fui sincero. Lutei e tentei. Mas escapou das minhas mãos. Fugiu da minha alçada. Gostaria de ter me despedido porém não foi possível.
Querida mulher adorada,
Algumas coisas começam da maneira mais louca, da forma menos esperada. E também terminam assim.
Uma das coisas que aprendi nas minhas relações anteriores foi separar o sentimento das outras coisas. Tentar manter o sentimento no seu estado mais puro. Magicamente dói muito menos. Sim há melancolia que te remete à tristeza, mas ao final, não há dor. Há paz. A tranqüilidade de ter sido feito o melhor.
Isso deve ser uma das coisas que mais me doeram.
É muito estranho estar afogado num mundo de sentimentos que vão e vem de uma maneira desenfreada, dentro de mim. Existem coisas que pensei que jamais voltariam a acontecer comigo, porque acreditei que sabia muito acerca dos sentimentos. Acreditei saber o suficiente para não cometer outro erro.
É evidente que tenho que aprender que nessas experiências sentimentais, as experiências não servem muito. Sempre volto a cair nas mesmas armadilhas. E o pior de tudo, somado à dor, se soma o fato de sentir-se um idiota.
Queria dizer tantas coisas olhando nos seus olhos. Frente a frente, como sempre gostei de tratar as coisas, sendo com meu pior inimigo ou com a pessoa que mais amo. Mas lamentavelmente não tenho espaço para isso e não me resta outra alternativa que escrever minhas palavras num "papel" que nem entende bem o que acontece. Pessoalmente não gosto de me expressar dessa maneira porém a única razão é que não posso fazê-lo de outra maneira.
Era eu sempre o que aconselhava a todo mundo nos temas sentimentais. Conheci milhões de situações diferentes. Algumas as vivi, e algumas situações que particularmente me fizeram chegar lá no fundo, onde parece não haver volta. Outras que aconteceram com meus amigos e amigas. Mas nunca termino de me surpreender.
Mas agora preciso dizer todas essas coisas que disse a toda essa gente, a pessoa mais importante e na situação mais difícil: a mim mesmo. É que não tenho agora com quem falar. Talvez por orgulho, talvez por vergonha.
É evidente que algo esta diferente em mim, não há como esconder.
Não entendo exatamente como funciona o universo, mas sei que há algo que me cuida e que me coloca perto de pessoas que me servem de ajuda. Meus poucos e escassos amigos, na acepção literal da palavra me perguntam onde deixei minha alegria repentina. Onde deixei o brilho dos meus olhos. Onde deixei a vontade de lutar.
Dói ter que mentir quando me perguntam como estou, " Muito bem". Tento dizer com a minha melhor cara, sabendo que não posso dissimular esta dor que as vezes sinto que me parte em dois.
Mas assim são as regras e assim é a agonia. Sempre disse, prefiro uma dor aguda e curta, a uma imensa e suave.
Já te imagino lendo essas palavras e concordando e dizendo, " viu, eu te avisei", porque sabe melhor que ninguém ao que me refiro.
Mas não. Não se equivoque. Ser forte não significa ser frio e insensível. Isso, ao meu critério, é tornar-se um covarde e isso não sou.
Sempre penso: a vida segue, o mundo gira e segue dando voltas, não posso ficar aqui sentado enquanto estou mal.
Quando nos conhecemos foi a primeira coisa que te disse. Lá atrás, quando éramos bons amigos, seu bom amigo que tentava de alguma maneira raciocinar enquanto vc pensava nas decisões a serem tomadas.
Mas tudo bem, em nome da honra que ensinei a alguns, terei que tirar essa força de algum lugar. Não sei exatamente de onde. Uma forma fácil seria injetando algo de raiva, ódio e ira. Seria mais fácil, claro que sim. Mas seria uma atitude covarde e desonesta. E acredito que te disse que isso é algo que não sou.
E sabe de uma coisa? Vou tratar de sair dessa sem dizer nenhuma mentira. Nem a você, nem a mim. Não vou sair dizendo que não te adoro e muito mais, porque seria mentira. Sem mentiras, somente a verdade.
Não vou lhe dizer que não sinto a sua falta, porque não há sequer um minuto em que não pense em você.
Não vou dizer que não preciso de você. Que não me faz falta estar ao seu lado e acariciar os seus cabelos.
Porque me faz falta, e talvez mais que nunca, hoje.
Não vou dizer que não quero te ligar. Porque a cada vez que tenho o telefone em minhas mãos e meus dedos vão sozinhos discando seu número, e não vou negar que isso congela meu sangue.
Tampouco vou dizer que não quero que me ligue. Porque na primeira coisa que penso quando toca o telefone é na sua voz.
Pra que mentir, se não posso. É algo que não posso fazer. Andar por ai dando uma de que está tudo superado seria a coisa mais idiota que eu poderia fazer agora. Há algo muito mais importante que meu orgulho, o que te prometi.
Prometi não mentir. E isso joga contra agora. Mata-me. Porque eu poderia sair dessa pelo caminho mais fácil. Mas não vou te dar a oportunidade de dizer que falhei. Nunca!
Não me arrependo de nada. Faria tudo de novo. Iria por aquele abraço todos os dias como se fosse a primeira vez. Te conquistaria todos os dias como se fosse a primeira vez. Colheria de olhos fechados essa flor sem saber que era amor. As pessoas prometem algo quando está seguro de poder cumprir, ao menos é o que trato de fazer. E se estou seguro de algo, são das minhas palavras, das minhas promessas e do meu sentimento em relação a você.
Das quinhentas cartas que escrevi essa semana, essa é a que vai parar em suas mãos. Porque é a mais sincera. Mas também é a que mais dói. Porque a verdade dói. Dói mais do que imagina.
Espero que algum dia entenda que tudo foi verdade. Te custa confiar porque talvez te mentisses da maneira mais covarde e da maneira mais estúpida, diante dos teus olhos.
Te pedi que fosse sincera. Pedi que não falhasse. Mas vc, querida e adorada mulher, não pôde cumprir com isso.
Sei que deve estar retrucando," vc sabia onde estava se metendo, vc sabia como era tudo".
Sim eu sabia e nunca neguei. E assim mesmo, me animei.
Antes as regras eram simples e claras. De repente tudo se encheu de duvidas. De algumas mentiras.
Doendo ou não, um dia vou ter que aceitar que nos precipitamos. Porque não vou te dizer que não dói aceitar algumas coisas. Dilacera!
Te questionei certa vez e me disse, "não, não é assim, eu quero estar contigo".
A história segue e finalmente essa noite encontrei/entendi qual era o meu lugar. Essa noite compreendi que foi tudo em vão.
O problema não é vc. O problema sou eu e essa minha louca utopia do amor, que nasce da forma mas espontânea. Meus sonhos e ilusões. Essas coisas que não estão à mão da maioria porque eles tem medo, mesmo dizendo que não. Sem duvida nenhuma são os mais covardes porque tem medo ao mais elementar: ao amor.
E agora penso que tenho que ir. Não ha outro caminho, ou há?Tenho que fazer um pouco de força e sair caminhando. Suponho que algo bom tinha que ter depois de tudo. Não há bem que dure para sempre nem mal que nunca acabe.
O mundo escapou das minhas mãos. Amanha tenho que correr atrás. Tentar alcançá-lo e subir de novo no meu lugar e deixar algumas coisas pra trás. Dentre elas, você, mulher maravilhosa e majestosa.
O problema é que dói. Dói se desprender de algo tão maravilhoso e grandioso. Mas talvez seja um mal necessário pra ambos. O tempo dirá.
Não queria fazer isso, mas somente quero levar algo que deixei em suas mãos, sem que me pedisse, meu coração.
Não é que não quero deixá-lo contigo. Se pudesse desejar, desejaria estar ao seu lado para sempre. Mas é que meu coração precisa de algo de conserto. Necessita um pouco de cuidado para que se recupere e volte a bater. Preciso voltar a ser "eu" outra vez.
Preciso que entenda que não considero vc culpada. Preciso que saiba que a pessoa maravilhosa que conheci esta escondida atrás de algo que não podemos transpor. E ainda que eu queira ir e quebrar tudo, não posso. Não devo. Tenho que lembrar sempre que prometi não te magoar.
Nao posso obrigá-la a sair dai se não quer, embora tenha a sensação que sim vc quer, porque alguma vez me disse, "quero estar com você". Essas palavras sou incapaz de esquecer. E jamais as esquecerei. Essas palavras ficarão gravadas em mim somente porque elas foram verdadeiras. Mas, lamentavelmente vc não esta disposta a assumi-las.
Sinto muito. Agora terei que correr muito, já esta tarde e a vida segue seu ritmo desenfreado.
A verdade, foi uma enorme satisfação haver compartilhado momentos inesquecíveis contigo. De verdade. Muito mais maravilhoso foi me apaixonar e te ter ao meu lado. Vc me fez sentir pequeno ao seu lado e por outro lado, o homem mas cheio de sorte e grande do mundo. Claro, talvez pode ser que nunca tenha acreditado, supondo que não passasse de um verso a mais.
Já não importa. É lindo demais.
Vai terminar de ler essas linhas e vai entender que não minto. Que fui sincero e o que sinto, chega a ser tangível. Vc pôde tocar. Esteve tocando sem se dar conta. Sem querer se dar conta.
Pode ser que tenha se prendido em detalhes negativos. De acomodar. Mas tudo bem, é o que vc escolheu pra sua vida. Quem sabe um dia possa ver o outro lado das coisas.
Agora estou escrevendo com o pouco que resta de mim. Mas agora já não conta. Já não importa.
E agora, antes de ir, quero te devolver algumas coisas e ficar com algumas.
Devolvo os pensamentos que foi capaz de colocar na minha cabeça. Coisas que nem aconteceram e que provavelmente jamais acontecerão. Eu fico com o que acredito que é a verdade.
Te devolvo minhas ilusões e meus planos;
Te devolvo seus olhos, os mais belos que nunca tive. Mas fico com o seu olhar. Fico também com seus abraços e beijos.
Te devolvo minhas ilusões de viajar, te devolvo esse encontro imaginário.
Te devolvo meus planos de quando estivesse comigo, compartilhando do muito que tínhamos que compartilhar.
Fico com o primeiro abraço e com a primeira vez que te conheci. Fico também quando nos encontramos no parque e comemos frutas, um dia lindo. Talvez algum dia saiba porque esperei tanto tempo.
Fico com seu bom humor e as vezes que me fez rir de gargalhadas.
Fico também com as longas despedidas que esperava que nunca terminassem.
Guardo também os longos e apaixonados beijos que as vezes nos deixavam sem ar, que pareciam não ter fim.
Te devolvo minha louca vontade de te ajudar nos seus projetos. E te dou de presente todo esse tempo que gastei pensando em concretizá-los.
Te deixo uma canção, " si tu no estas", do grande Franco de Vita. E te deixo outra, que sonorizou o nosso jantar mais maravilhoso, " O haver".
Deixo meu desejo que seja feliz.
Te deixo um grito entranhado e apaixonado, desesperado e agonizante: Te adoro e muito mais. Deixo também minha amizade, dessas que creio que não tenha, diga o que me diga.
Te deixo minha vontade louca de cuidar de vc.
Te deixo todas as lagrimas que derramei enquanto escrevia essas sinceras palavras. Minha falta de ar. A dor. A amargura. A impossibilidade. Deixo tudo aqui.
E fico com o que não posso deixar de sonhar do fundo da minha alma, duas palavras, "quero estar com vc" e " te adoro e muito mais", que alguma vez me disse de verdade.
Deixo a possibilidade de que, se quiser, podemos nos encontrar e conversar, confesso que adoraria.
Adeus mulher linda, maravilhosa, majestosa. Adeus mi reina.
Papai Noel que nunca chega
(Carta de um menino zimbabuano)
Papai Noel,
Onde é que está você?
É verdade que sua barba é branca,
Feito algodão-doce, sem sabor colorido?
Que você existe mesmo eu sei...
No Natal, eu quero um pacote de bolacha
E um ainda maior de pipoca, bem grande,
Que é para dar pros meus oito irmãozinhos,
Barrigudinhos como eu. E a titia... minha tia precisa,
Somente ela, porque minha mãe morreu,
Pai já não tinha – e morreram mais crianças,
Muitos vizinhos, morreram meus irmãozinhos, afinal,
Por enquanto, só eu fiquei,
Eu, minha tia e meu primo do meio.
Papai Noel, será que é possível passar por aqui,
Quero dizer (se não for pedir muito)
Aqui primeiro, aí depois visitar o resto do mundo,
Mundo que nos esqueceu neste lugar
Onde as estrelas se escondem atrás de nuvens marrons,
Marrom-escuras, estacionadas sobre nossas almas.
Querido Papai, velho Noel, se tiver de vir, vem logo,
Não nos deixa para depois dos outros...
Se não quiser sujar o trenó de poeira ou cinza,
Faz uma coisa prática, vem de carroça,
Mas enche a carroça de bolacha, por favor.
(Nossos corações não estão vazios, até que existe esperança,
E existe agonia; e não falta união, falta alegria
Porque nossas barrigas estão ocas. Ocas,
Simplesmente assim, ocas. Nem os vermes sobrevivem.)
Aliás, por falar em união da família,
Pelo menos aqui, a fome é que tem desfeito essa união:
Deixando filhos sem pais, pais que perdem seus filhos;
Netos que não têm sequer a bênção dos avós,
Avós que nunca nanam seus netinhos;
Tios e tias, sobrinhos, madrinhas... todos,
Todos de mãos dadas, unidos,
Mas unidos num vasto e acolhedor leito de morte
– Morte que se apresenta aqui pausadamente,
Separando um do outro,
Deixando tempo demais para a despedida,
Tempo que a gente nem queria ter.
Por isso, Papai Noel, não demore tanto para chegar...
Já estamos cheios de bolachas de barro,
Bolinhos de barro, torrões...
Faz um esforço e vem com algo de verdade,
Qualquer sabor, bolachas e mais bolachas,
O melhor presente da vida.
Faz um pouco de esforço e vem,
Vem antes de o pôr do sol,
Não dá meia-volta de novo,
Não deixa a gente para trás,
Vem, mas vem antes de o sol se pôr,
Ninguém mais pode ficar de fora,
Vem, vem logo, vem,
Vem e traz bolacha pra todos,
Traz o sorriso.
Edder Alexandre é jornalista e escritor, autor do romance Silêncio na Marcha – O Drama do Homem na Ponte do Milagre; também escreveu o infantojuvenil As Gêmeas de Getsêmani.
CARTA DE CONSELHOS A UM CANDIDATO
Caro candidato à presidente,
Quando tomares posse, não se esqueça de tirar as suas fotos com a faixa, pois este vai ser o ato mais público, apesar de privado, que participarás. As fotos serão espalhadas aos quatro cantos do país, as outras aparições que acontecerem, não terá o mesmo impacto, e serão sempre acompanhadas de notícias, que alguns aprovam, mas nem todos.
Lembre-se que estará assumindo um Estado, onde há muita gente que sabe o que fazer, e o que menos sabe agir é você. E poderá se perder em detalhes, o diabo mora nos detalhes, então se limite a ser figura de proa, representante político da nação, e deixe a parte administrativa aos funcionários públicos, que já fazem isto há muito, e sabem como fazer.
Seja feliz com o salário e vantagem do seu cargo afinal concorreu para isto, e só para isto. Não venda favores para enriquecer mais, pois já terás uma boa aposentadoria depois, e é melhor deixar um legado de um político honesto, que perdurará por gerações, do que dinheiro que logo acaba.
Na escolha de seus assessores, esqueça a política e pense administração, as duas não se misturam como água e azeite.
Faça isto e serás feliz, honrado e sempre lembrado, como quem honrou seu nome, o cargo e a pátria.
TITO
CARTA AOS BRASILEIROS
Espero que um dia, Todos venham a acordar e perceber que muitas Proibições, muitos Medos, o Cabresto e o Preconceito, partem da cabeça das pessoas, do Governo e de muitas lideranças religiosas...
estar em um lugar que te dá Liberdade, estar em um lugar que te ensina a pensar não tem preço, muitos se enganam achando que a Umbanda é bagunçada, não é não.
Assim como em outras religiões o que existe são Líderes mal intencionados que difamam a Umbanda, são os Líderes que se vendem por Dinheiro.
A Verdadeira Umbanda só prega o Amor e a Caridade, e através disso te ensina e Evoluir e Prosperar.
A Liberdade a que me refiro, é a Liberdade de pensar e distinguir o que é certo do que é errado, de buscar o Melhor pra Sí , de Crescer, de Ser e não de ter...
Mas tudo isso sem as "direções" (induções) dadas por aqueles que acham que o melhor pra um é o melhor pra todos.
Não reclame pelo que tenha passado, mas aprenda que tudo foi parte da Sua Evolução.
Busque se Firmar em um lugar Bom para que Você aprenda mais a como Evoluir e Prosperar, lembrando que, para que isso aconteça deve ser um lugar de Amor e Caridade.
Aprenda com as pessoas, principalmente a como não
trata-las, assim como não gostaria que Tratassem Você.
Saravá e muito Axé pra todos.
Ricardo Déric
UMA CARTA AO SEU AMADO As vezes chego a pensar que vc irá pra sempre...
Penso que vc jamais irá se lembrar de mim que até mesmo já me esqueceu.
As vezes chego a chorar pensando em nós dois nos momentos que tivemos juntos até mesmo das intrigas e confusões.
Mas também chego a pensar que vc jamais sentirá minha falta em qualquer momento de sua vida. ..
Sinto vc bem distante de mim. ..
As vezes chego a mim perguntar pq vc me abandonou e nem se quer se explicou.
Será pq vc nunca me amou? Eu lhe digo algo: poderemos juntos fazer a diferença e dar chance de nos mudarmos, pq o Amor é a razão de tudo!.
Será que foi por causa de mim mesma tudo isso ter acontecido? É! Poderia ter mudado o meu geito de agir, mas essa SOU EU.
Se me amasse mesmo vc poderia me ajudar a mudar e juntos faremos a diferença!
Sei que errei várias vezes, mas todos erramos ne? Mas não tem como voltar atrás, mas se tivesse como voltar não voltaria pq isso é uma prova que jamais poderemos estar juntos.
Talvez tivesse acontecido isso pq DEUS tenha algo melhor para nós dois.
Mas sabe de uma coisa?
Eu te diria vários TE AMO, pq sei o que realmente sinto.
Que pena que já nem posso mais lhe dizer isso. ..
TE AMO...
TE AMO. ..
S2 S2
Se acabou numa carta
Essa serenata é nata em pureza púrpura,
essa iludida menina me pregou peças,
ela quem se calou às avessas...
Me conjura, julga e conjuga nosso amor,
naquelas frases me revelas,
por dois sujeitos talvez não se apaixonou,
daqueles parênteses quis fazer tudo perfeito...
Que verbo que me impeças monotizar,
nas dissílabas que me queiras,
numa vírgula pusera-se a se findar,
ponto a morte por dura que sejas,
nas aspas coloco-a em profetizar,
ela rosácea em reticências estás a pensar...
Carta de uma filha para uma mãe:
Há um ditado que diz “há um filho perfeito no mundo, e todas as mães o têm”.
É isso mesmo, é assim que elas nos enxergam. Minha mãe me vê sempre assim, apesar dos meus defeitos estarem tão nítidos para alguns, ela sempre consegue enxergar o que há de melhor em mim.
Por isso peço a Deus que me dê o privilégio de conviver com ela por muitos e muitos anos, não sei se eu e o meu irmão saberíamos viver sem o olhar dela sobre nós. O olhar de quem ama por completo, sem impor condições, sem esperar nada em troca, o amor mais generoso do mundo, que aqui nessa Terra só uma mãe pode dar. Te amo, mãe.
️Parabéns para a minha mãe que é a mais perfeita e melhor do mundo, assim como são todas as mães para nós filhos!
CARTA AOS GOVERNADORES DO BRASIL
Vamos pensar um pouco, sociedade, carrasco de nós mesmos. Há exemplos mundo afora de boas idéias que fazem bem a qualquer país. Caso a que estiver sendo usada não resolver nossos problemas, que mal há em copiar uma boa idéia. Na fórmula um onde os valores são de bilhões de dólares, há uma máxima, nada se cria tudo se copia. Não há mal algum ou vergonha em copiar bons exemplos. O absurdo seria a continuidade do erro. Os erros estão a nossa frente, basta prestar atenção e não errar mais.
Usando como paradigma ao governo brasileiro, a situação governamental da França no século XVIII, era de extrema injustiça social. O Terceiro Estado era formado por trabalhadores urbanos, camponeses e a pequena burguesia comercial. Os impostos eram pagos somente por este segmento social, com o objetivo de manter os luxos da nobreza. A situação era tão grave e o nível de insatisfação popular tão grande, que o povo foi às ruas com o objetivo de tomar o poder e arrancar do governo a monarquia comandada pelo rei Luis XVI. O primeiro alvo dos revolucionários foi à queda da Bastilha. O Brasil socialmente vive um momento parecido com a revolução francesa do século XVIII.
Os impostos pagos aqui são terrivelmente ALTOS. O retorno deste, ineficaz. Faz-se necessário os mesmos ideais Franceses do século XVIII, "Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
O povo brasileiro deve resignar-se ante esses escândalos e tomar atitudes dignas de amor ao próximo. Sim, amor ao próximo, por que cada vez que um cidadão é conivente com uma falcatrua, no fim da fila morre um inocente. Toda vez que uma verba é desviada, uma obra superfaturada, um equipamento é deixado num deposito qualquer, um burocrata não faz um processo andar, alguém paga por isso. E quem paga todos sabemos, é a população mais carente. Esses desvios podem atrasar o tratamento de doenças, mas não atrasam a evolução de um câncer. O câncer predominante no Brasil é o câncer conhecido como jeitinho brasileiro.
Jeitinho brasileiro em levar vantagem para si, sem importar-se com quem vai perder.
Esse câncer ceifa mais vidas que qualquer doença conhecida no mundo todo. É um câncer cultural e está enraizado na sociedade brasileira há muitas gerações. Quando a educação, o amor ao próximo e principalmente a cultura brasileira priorizar a cidadania como sinônimo de qualidade de vida, seremos detentores de todos os adjetivos que qualificam nosso país como o Éden terreno. Há décadas detemos o status de país mais feliz do mundo. Porém o titulo não reproduz fielmente essa colocação. A disparidade social é gritante. A culpa desta disparidade é esse câncer.
Somadas todas as verbas desviadas nos últimos anos por este câncer, poderíamos construir um país muito melhor.
Os bilhões de dólares roubados dos cofres públicos, bem distribuídos, poderiam ser transformados em estradas de ferros. Nossa safra escoaria num custo bem mais atrativo para nossos compradores. O desperdício seria bem menor. Nossas estradas teriam uma vida útil muito maior. Os acidentes seriam reduzidos drasticamente. A construção de novas rodovias sairia mais em conta. Caminhões diminuem a vida útil das rodovias. Sem deixar de mencionar a importância ambiental, quanto menor o numero de caminhões, menor também é a poluição.
Poderia também esta dinheirama toda ser investida em educação. A construção de novos campos universitários. Manter no país professores com salários mais atrativos. Ter escolas especiais e professores para estes alunos. Uma merenda mais nutritiva. Bibliotecas bem equipadas.
A sociedade poderia ter mais segurança às ruas. Policiais bem treinados, bem equipados, mais viaturas. Presídios mais humanos, mais seguros, com uma estrutura para ressocilializar o preso através de programas próprios.
A saúde do brasileiro seria outra, com hospitais bem aparelhados, excelentes profissionais, especialistas para todas as áreas. Equipamentos de última geração. Consultas realizadas na hora que o paciente precisar. Disponibilidade de profissionais a qualquer hora.
Um sistema jurídico eficaz, justo, sem distinção de classes sócias, políticas, ou qualquer outra que separe o ladrão de galinha do colarinho branco. Paridade a todo cidadão, roubou cadeia, matou cadeia, burocrata cadeia, ate por que se fosse feita justiça, o ladrão de galinha nem deveria ser apenado. Tendo em vista as conseqüências, estes que desviam milhões, deveriam pagar por cada vida inocente que ceifam.
Estes são apenas alguns exemplos citados, há uma gama infinita de outros projetos que transformariam o país.
Eis o ponto a ser discutido. A solução da eminente falência do país não reside pontualmente, este é globalizado. Ou seja, resolver os problemas de apenas uma classe, não ira trazer ao país o conforto econômico que este precisa. Já a junção das necessidades coletivas sim.
Que pode ser entendido assim. Todos os sindicatos, lideres comunitários, síndicos, feirantes, tocadores de sanfona, brasileiros anônimos ou não, devem eleger prioridades e lutar por estas. Uma andorinha só não faz verão.
Recentemente acompanhamos na mídia a luta dos professores paranaenses. Esses pleiteiam direitos de sua categoria. Solidariamente são apoiados por toda classe no país. Temos assim um belo exemplo de que a união faz a força. A classe paranaense reivindica seus direitos, e solidariamente tem o apoio do país todo. Muito bom, mas a que ser melhorada e amplamente difundida está idéia.
Melhorada no sentido de mostrar a toda população, que essas atitudes podem mudar o rumo do país. Esperar isso do governo é uma utopia. Não vai acontecer nunca. E temos exemplos que o poder corrompe Fidel Castro, Muammar kadafi, Saddam, dentre outros tantos ditadores.
E temos este mesmo exemplo em nosso país. Na década de 60 no século passado, a atual presidenta da republica lutou contra o então governo. Era esperado por todos que esta não cometesse os mesmos erros, aos quais lutou contra. E está repetindo-os.
A greve dos professores é extremamente justa. Mas a luta em prol de apenas uma categoria, só beneficia um segmento da sociedade. E o país precisa da união de todas as forças, dos professores, dos tocadores de sanfona, dos bancários, dos garis, da sua, enfim da sociedade toda.
E há duas formas simples e eficazes de alcançarmos este objetivo. Por voto, não reelegendo as pessoas que estão no poder a anos e não fazem nada. Como também copiarmos a França do século XVIII, quando está fez a queda da bastilha, só que nós aqui faremos a queda de Brasília.
Sem nunca nos esquecermos de uma coisa, somos os governadores do país. Somos nós quem decidimos nosso futuro. Como você quer o seu?
Paulo Cesar
FIZ UMA CARTA E GOSTARIA QUE TODOS OS HIPOCRITAS DESSE MUNDO LENDO-A ....
senhor HIPOCRITA: ..,é com uma ousadia imensa que menciono seu nome no inicio desta carta , é que na maioria das vezes voce
Chega com piadas sem nexo e todos nós rimos , enquanto isso algumas pessoas já estavam mortas nas ruas devido à vida ruim e condições meteorológicas, hoje um bairro inteiro poderia cair a qualquer minuto causando novas mortes e lesões e mais as doenças que surgirão após essa tempestade .. graças a Deus você está sentado em um lugar seguro e quentinho , em suas casas de frente para seus laptops,, computador , smartphone etc ...enquanto os outros estão enfrentando a morte na ruA a vida é dura e insegura
Olá, futura namorada da Lanny,
Estou escrevendo essa carta para que, quando finalmente estivermos juntas, você não se sinta tão confusa com o meu jeito. Bom, quero iniciar pedindo que você não espere que eu seja uma garota como essas que você já deve estar acostumada, de rostinho meigo e atitudes de donzelas, pois sou o oposto disso. Adianto que não sou nem um pouco normal, tenho crises de risos e dramas intermináveis, mesclados a medos absurdos.
Sou como um livro velho que ninguém se permite ler. Como um dia nublado que, por falta do brilho solar, ninguém encontra tempo para admirar. Sou aquela que fica na vida das pessoas como fotografias antigas, mas nunca como companhia constante, por incrível que pareça, elas sempre enjoam de mim. Sou um misto de mulher e menina. Sou quem a vida escolheu como exemplo de solidão e vazio.
Costumo ser só mais uma na vida das pessoas. Carrego no peito várias feridas que nunca cicatrizam, é na verdade a marca de muitos abandonos. Talvez as pessoas que já passaram por minha vida foram necessárias para me fazer crescer e aprender um pouco mais sobre o mundo, mas eu preciso de você agora. Eu não quero mais amores passageiros, quero algo que dure uma vida inteira. Eu quero segurar sua mão e não largar. Quero acordar ao seu lado durantes anos, sentir teu cheiro até decorar, me encantar por suas manias e ver minha imagem refletida em seus olhos em cada entardecer. Quero beijos longos, abraços carinhosos.
Sabe, futura namorada? Eu já passei noites em claro imaginando como você deve ser. Sei que parece loucura idealizar quem eu ainda não conheço, mas sonhar com você me faz sentir mais próxima a ti. Sei que você ainda está morando no futuro, mas não vejo a hora de você se tornar logo um presente em minha vida. Por favor, quando você finalmente estiver comigo, não se assusta com minhas grosserias. Esse jeito ogro que criei foi uma armadura para me defender de pessoas que brincam com sentimentos. No entanto tenho certeza de que com você será diferente. Eu nem sou tão grossa. Bom, eu sou. Mas sou carinhosa também. Minha grosseria, minhas reclamações, minha chatice é só uma forma de me proteger. Desculpa, é que eu só estou um pouco cansada de pessoas que nos fazem se apaixonar e depois vão embora. Por medo de partidas, eu passei a ter medo de deixar as pessoas se aproximarem. No fundo, mesmo com toda essa minha marra de brava, eu imploro por pessoas novas. Sei que essas palavras estão confusas, mas é para combinar com meus sentimentos.
Sabe, futura namorada? Você não precisa ser a garota mais linda do mundo, você só precisa me amar e eu com toda certeza serei a garota mais feliz do planeta. Não precisa me presentear com ursos, joias e chocolates, você só precisa ser presente em minha vida e certamente isso me bastará. Não precisa falar que me ama todas as horas, mas fale ao menos uma vez ao dia. Por mais certeza que eu tenha dos seus sentimentos, ouvir é sempre bom. Se eu sentir medo do escuro, por favor, me abraça o mais forte que você conseguir e diga que vai ficar tudo bem. Me faça sentir segurança em sua presença, para que eu não tema ser abandonada. Eu já fui abandonada e sei como dói.
E posso prever que em alguns momentos você vai sentir vontade de desistir de mim, de nós… mas eu imploro, não desista. Respire fundo e tenha um pouco mais de paciência comigo. Me mostre que você é realmente diferente? Ignora minha TMP e valoriza mais meus sentimentos. Não me faça chorar, não me magoe, não machuque e eu prometo fazer o mesmo por você. Quando pensar em jogar tudo para o alto, tenta lembrar das coisas que nos fizeram se apaixonar. Por favor, tenta mais uma vez, liga mais uma vez, sei lá, faz qualquer coisa, menos desistir de mim.
Eu não sei por mais quanto tempo eu terei que te esperar chegar em minha vida, mas eu juro que vou esperar. Quero te pedir que não demore muito, pois eu tenho pressa em te conhecer, mas se demorar eu espero. Eu não vou abrir mão de você. Sei que você está meio perdida ainda, mas espero que encontre o caminho da minha vida logo. O amor achará uma forma de trazer você para mim, mas até lá eu terei um coração vazio que só será preenchido por você. Sem os seus braços não há lugar ao qual eu pertença. Sei que você vai me fazer muito feliz quando finalmente chegar, mas, enquanto você demora, meu coração vai se enganando com algumas tapadas que surgem no caminho.
Finalizando minha carta, futura namorada, eu só quero que você seja capaz de receber todo o amor que busco te oferecer e seja capaz de correspondê-lo na mesma intensidade.
Um grande beijo da garota que você ainda não sabe que existe!
Tarde fria
...E tu eras apenas uma lembrança.
Uma velha carta desbotada
Mas tão pouco era tanto,
que eu parava todo o desencanto das saudades tuas...
Detinha o tempo só para vislumbrar tua letra no velho papel amarelado.
Estranho, eu poderia jurar que sentira o toque dos teus dedos
A força que usara para escrever as palavras
A pausa entre uma frase e outra
Tua cabeça pendendo para o lado,
á espera de um novo pensamento...
A tarde está fria
Mas a carta queima em minhas mãos
...Minha solidão se torna menos vívida
Esboço um sorriso.
Guardo o velho papel no seio.
Carta sem remitente
Lembras da ultima frase que diriji pra ti?
Fora meu sucego a noite passada
Sentira a noite abensoada
Falara sobre a vida naquela carta
As ultimas veses em que eu sorrira
Foras tu minha alegria
Lembras do tempo em que começamos a trocar
cartas?
Tu deixacas frases por acabar e eu concluia teus
pensamentos
Falavamos de paixão
As ideias convergiam quase sempre
Sabiamos os dois oquê procrurar e onde procurar
A felicidade fora antes o passo primordial para
chegar ao que queriamos
Falavamos de amizade
Prometemos apoiarmo-nos em tudo
Que a distansia não separasse nossos caminhos
Que estivecemos juntos independentemente do
que acontecesse
Falavamos da vida
Era a tua sugestão predileta
Antes que eu dicesse uma palavra
Estavas tu a enfantisar um pensamento
Nunca concluimos sobre isso
E nas cartas que fui enviando pra ti acrescia
sempre algo
Devemos amar a vida antes de amarmos a nós
mesmos
Foi a ultima frase na carta que escreveste para
parabenizar o meu aniversario
Viví dias sem escrever palavras
Chorei noites sem ter lacrimejado
Questionei-me purquê os outros eram felizes e eu
não
Foi alí que entendi
Se queremos ser felizes não devemos viver de
comparações!
Falei sem pensar algumas veses
Não lera uma carta tua á mêses
Os dias em que não escrevi uma palavra
São os que esperei insensantemente suas
palavras
