Carta a um Amigo Detento
"De certo ela sempre pensava que poderia ser livre se fosse um pássaro.Queria poder sentir o vento do alto.Precisava se apartar do peso do mundo,pra ela nao havia sentido nos outros.Justificativas,desculpas,cobranças,queria se livrar de tudo que a consumia.Estava cansada de ter que aparentar sempre o mesmo sorriso ,queria sorrir sem que isso fosse uma exigência,queria poder sorrir com os olhos,precisava mudar de lugar,precisava de novas descobertas,de novas paisagens.Ela queria encontrar algo que a completasse,que fosse simples e bonito apenas.Não queria mais arrependimentos,nem solidão.Sentada vendo o anoitecer, revia as lembranças de outra hora,fragmentos do que se passou vinham em sua mente, pensava nas inumeras formas que poderia amar outra vez,imaginava um dia poder realizar seus desejos.E assim adormeceu,pensando no que poderia acontecer quando acordasse,se tudo seria diferente,se aconteceria algo novo em sua vida,e assim esperou,e ainda espera, mesmo que dure uma eternidade."
Agora, eu escolho por meu sentimento à prova. Mas é certo, um doce inferno sempre será melhor do que um falso paraíso. Não quero mais nada que não seja real. Deixei essa história de proteção pra quem prefere viver de fantasias. Ando preferindo as verdades, pois as ilusões me fizeram perder o entusiasmo. Uma hora cansa desse brincar de faz de conta. Dessa vez eu abro mão dos meus finais felizes pela liberdade de ser quem eu sou. É triste admitir depois de tanta coisa que não existe proteção melhor do que a verdade. Poucos estarão ao seu lado sabendo de tudo, mas são essas pessoas que vale a pena ter por perto."
"Tenho pena de quem não sabe ter amigos, nem sabe ser verdadeiro, nem tem um colo seguro para poder descansar as dores, nem faz qualquer tristeza acabar em alegria. Tenho pena de gente que não tem família esquisita, nem histórias malucas para contar, nem amores complicados. Tenho pena de gente que não dá a cara a tapa, que não sabe que o melhor da vida é realmente viver.
Nada na vida que vale realmente a pena se conquista fácil. Desde de um amor, um sonho, um concurso ou uma competição. Tudo o que vale a pena se conquista com tempo, paciência, fé e força de vontade, e quando se conquista dura muito tempo. E o que vem fácil na vida? Tudo que vem fácil se vai fácil. Não se contente apenas com as estrelas quando você pode conquistar o céu inteiro.
Um dia vai dar certo, ah vai. Mas antes disso vai dar tudo errado. Tudo mesmo. Você vai se decepcionar com as pessoas. Vai ganhar vários 'não'. Vai vir várias pessoas dizendo que você é fraco. Seus sonhos vão parecer impossíveis. Vai cair de cara no chão. De novo. E de novo. E quando você não tiver mais forças pra se levantar, estiver desistindo de tudo. Vai aparecer a oportunidade, vai aparecer alguém pra te dar a mão e te levantar. É isso. Deu certo. E quando isto tudo acontecer agradeça a Deus, pois ele queria ver aonde você teria condições de ir, a sua fé e principalmente o seu merecimento.
Eu ainda quero beijar na chuva, dar chocolates, ver um filme com chuva, dormir de conchinha, dormir no sofá com um cobertor, comer brigadeiro até não aguentar mais, dividir um algodão doce, chorar, mas sabendo que tem alguém para limpar as lágrimas, e me fazer sorrir. Mas tem que ser com você..❥
Tenho aprendido que a dificuldade me fortalece e que um sonho não se desfaz; o ontem não muda o meu hoje mas, o meu hoje faz o meu amanhã... Tenho aprendido que minha força não está em minhas mãos, e sim quando eu me ajoelho diante de Deus, e da determinação que tenho quando busco um sonho e não desisto dele...
Tem um oceano desaguando em mim e tudo que eu queria era calmaria, maré mansa. Tenho atravessado os dias pedindo calma, rezando paciência. Tenho tentado conter ansiedades, reter expectativas, fazendo o que for de meu alcance para que os dias sejam mais leves, para que meus ombros não doam tanto e para que o sono não seja apenas fuga da realidade.
Havia um tempo em que eu sabia cuidar de mim. Sabia do que precisava. Sabia o que queria. Eu era jovem, jovem demais e o futuro estava tão distante. O futuro dava uma espécie de aconchego, porque ainda estava longe e não exigiam de mim, atitudes. Eu sabia que eu queria ser. Eu sabia quem eu poderia ser. Mas aí veio o tempo, vieram às dificuldades, vieram os medos, veio a maturidade (que tarda, mas vem) e estou confusa de novo. Minhas pessoas preferidas no mundo me decepcionaram. Fizeram-me excluí-las da minha vida. Estabeleci novas regras. Estabeleci limites. Mudei tudo aquilo que construí ao longo dos anos, pelos outros e por proteção a mim mesma. Percebi que confiar e ter amor-próprio estão intimamente ligados. Percebi que muitas pessoas simplesmente não se importam. E quem deve decidir o que fazer sobre isso, sou e sempre será eu mesma. Eu que era tão inocente, tão amável, me tornei dura, seca, e até mesmo apática. A inocência é a única coisa que não volta mais. Havia um tempo em que eu sabia como cuidar de mim. Agora, estou sozinha. Penso e ajo por mim mesma. E crescer não é como nos filmes e histórias de livros. Os monstros não estão debaixo da cama. Os monstros estão na cabeça, dia e noite. E eu preciso matá-los se quiser continuar viva. Não dá pra fugir. E é por isso que estou confusa. Não sou a mesma de ontem e provavelmente estarei diferente amanhã. Eu me faço diante dos fatos. Eu estou sendo e vou continuar a ser ainda que tudo a minha volta não esteja como nos meus sonhos. Eu preciso cuidar de mim de novo. Eu preciso!
Meu quarto, minha vida, meu coração, tá tudo bagunçado. Os sentimentos desorganizados, as emoções uma desordem, o amor atrapalhado, as sensações confusas, o coração um caos. Tá uma baderna, um tumulto, uma rebelião, um conflito. Tá uma agitação, um alvoroço, uma incerteza, uma pertubação. Tá tudo desarrumado, desentendido, desalinhado. A única certeza que eu tenho é que o amor é uma arte e nem todo mundo é artista. Há certas coisas que a gente não pode fazer nada, só aceitar que nem tudo é como a gente quer e muito menos como a gente espera. E seguir em frente e só. É a vida.
O mundo era terrível, cruel, impiedoso, negro como um sonho mau. Não havia um lugar para viver. Os livros eram o único lugar onde havia compaixão, consolo, alegria… e amor. Os livros amavam a todos que os abriam, ofereciam proteção e amizade sem exigir nada em troca, e nunca iam embora, nunca, mesmo quando não eram bem tratados.
Agora eu aprendi, você só dá valor ao que tem, quando pensa que perdeu. Então eu vou te dar um conselho: Não vá brincando com a sorte, por que qualquer dia desses você pode perder de verdade. E não haverá conversa que fará ela voltar. Cansa sabe? A pessoa fica lá sentadinha esperando a sua chance chegar, e nunca chega. Ás vezes você aparece, certifica-se que ela ainda é sua, e volta para o mundo de novo. Ela já cansada disso, mas ainda com esperança, continua esperando o dia em que você vai voltar pra ela. Então eu vou te dar um aviso: Enquanto você não se decide se vai ou se fica, outros rapazes a convidam para conhecer o mundo lá fora com eles, e qualquer dia desses ela pode se encantar por alguém e ir embora, ou até mesmo se dar conta que te esperar é em vão, e se deixar levar por algum deles. E quando você voltar ela não estará mais lá sentada te esperando. A menina terá ido embora pra nunca mais voltar. Então eu só vou ter uma coisa á dizer: Tarde demais, brincou com a sorte, não deu valor, agora aguenta.
Curioso que as pessoas acreditam que podem controlar suas emoções. Que realmente podem prometer um comportamento equilibrado e santo. Que não vão sofrer nenhum baque, nenhum susto com aquilo que será revelado. É uma falsa onipotência. Nunca descobriremos como vamos receber uma notícia. Alguns gritam e esperneiam, outros são mansos e indiferentes. É um enigma, um mistério. Somos imprevisíveis no amor e na amizade. O justo é não antecipar respostas. Perante uma tristeza, você nunca saberá o que vai sentir. Ou deixar de sentir.
O Brasil é o país da contradição. Um país aonde a maioria da população ganha salário mínimo que não da para suprir suas necessidades mais basicas, mas mesmo assim fica alienado em frente a tv ou no estádio, vendo 22 milionários correndo atrás de uma bola. Pessoas morem aos milhares por não ter vaga nos hospitais públicos, mas mesmo assim o brasileinado ( brasileiro com alienado ) fica feliz com a construção de estádios de futebol com dinheiro do contribuinte. Acorda Brasil!! Está na hora dos brasileiros acordarem para à realidade.
"Me dá um desespero quando vejo alguém se jogando de cabeça em uma canoa furada. Existem coisas que são muito claras: o mundo se divide em gente que quer ficar com você e em gente que não quer ficar com você. Você decide para que lado do mundo vai. Ninguém tem esse poder de decisão nas mãos, só você. Frequentemente, vejo gente reclamando “ai, como eu sofro, ai, que difícil, ai, que isso, ai, que aquilo”. Será que você não está indo para o lado errado? Será que a “culpa” é dos outros ou sua? Será que você não está se contentando com pouco?" Engraçado como poucas palavras te abrem os olhos para grandes coisas..
Segundo Marx o homem é por natureza um animal social pois ele nao pode ser privado de estar em sociedade. Mas ser realmente social nao se resume apenas está em uma determinada sociedade, ser social é ter uma unica coisa e dividir pra todos, ter tudo e querer apenas um pouco, ser bom mais querer ser ótimo pois social é está em sociedade, mas além de tudo é participar ativamente do grupo ao qual esta enserido.
Se sou predominantemente um "ter” humano, a vida se enche de medo e insegurança na tentativa de proteger as aquisições. Como "fazer” humano não consigo parar - entro numa seqüência incessante de ação e reação sem forças para sair. Como um "estar” humano me perco nos papéis bem como nas emoções e nos sonhos que eles produzem. Apenas como "ser” humano tenho acesso aos poderes e qualidades inatos que podem me ajudar a estar, fazer e ter exatamente o que realmente quero.
Não ligue se eu estiver um pouco irritada, mas é que ultimamente eu to sem paciência pra quase tudo, prefiro ficar sozinha por um tempo a ter que estar ao lado de centenas de pessoas falsas e esse é só uma das causas da minha intolerância. Nesses últimos dias devo ter falado “estou bem” umas 50 vezes, a maioria era mentira mas ninguém percebeu, então chego a conclusão que sei atuar muito bem, por mais que isso não me anime. Esse seria um desabafo perfeito, se eu soubesse o que eu sinto, mas assim como meu quarto, minha vida é uma bagunça, e sabe aquela depressão pós-nada? ela vem me invadindo constantemente, meu humor está mudando tanto que nem eu me aguento mais. Descobri que a vida costuma ser irônica demais, eu que sempre fiz de tudo para entender os outros hoje não consigo me entender direito, e se for para me descrever nesse momento, ninguém encontraria as palavras certas, é como algo inexistente. Preciso de uma terapia, mas sem nenhum médico, muito menos remédios ou drogas naturais, sei lá, preciso que alguém cubra esse vazio que eu sinto, acabe com essa minha abstinência.
Um dia as festas perdem a graça, os amigos encontram alguém e nenhuma outra mulher terá o mesmo encanto, a mesma magia, o mesmo amor que ela tinha por você. E para correr atrás do prejuízo será tarde demais. É uma pena você brincar tanto com a sorte, hoje é ela quem chora, amanhã pode ser você.
O tempo traz ótimas lembranças de apenas um único dia que aconteceu à 7 meses atrás, mais que mudou tudo o que eu esperava... Foi intenso, estranho, mágico, inesquecível, foi o melhor de uma vida inteira, foi uma data que nunca mais saí da minha cabeça, tive uma pessoa ao meu lado pra poder compartilhar algo surreal. Esteve comigo e sei que também foi bom pra você, amiga o que aconteceu com a gente naquele sábado talvez nunca mais aconteça, só quero que saiba que foi o melhor pra mim, o dia seguinte a gente apaga das nossas lembranças, os tão dos irmãos F. vai sentir depois o que perderam ;)
- Relacionados
- Poemas de aniversário: versos para iluminar um novo ciclo
- Frases de efeito que vão te fazer olhar para a vida de um novo jeito
- Carta de Amor: textos românticos para o seu amor se sentir especial
- Frases para falsos amigos: palavras para se expressar e mandar um recado
- Mensagens de despedida para amigos para marcar o coração de quem parte
- Perda de um Ente Querido
- Textos de volta às aulas para um começo brilhante
