Caráter as Sustenta
Caráter, princípios... há os que nos conquistam por alguns dias e os que nos ganham por toda vida!
Lourdes de Paiva
Evite despertar a ira do inimigo, além da falta de caráter, amor ao próximo, ele não conhece limites!
Caráter não é algo que deva ser elogiado. Mas, um dever de todos tê-lo. Ninguém está obrigado a viver entre os maus. Estes devem ser combatidos.
É elegante ter um coração grande, caráter grande, vontade grande, paciência grande e respeito grande pelos idosos.
Ser “certo”, “bom”, “correto”, “honesto” são metáforas que já deve qualificar o caráter de qualquer homem. Não de estar prestando favor.
Futilidades são adereços brutos que pesam na alma e responsabilidades é o que define o caráter e o lapida como um diamante.
Sentimentos são dessas coisas de caráter estritamente pessoal, e não estão vinculados às pessoas próximas das que os inspiram, pois depende de um histórico próprio e intransferível entre elas. Não se pode, assim, desejar que nossos amigos estendam também a nossos cônjuges, pais, irmãos ou filhos o carinho, amor ou gratidão que nos dedicam, pois que o respeito que recebemos pode não estar presente entre todos aqueles de quem gostamos. Jamais cobre essa vinculação, portanto, nem a transforme em moeda de troca para manutenção de algo bom que cabe apenas a você e a cada um construir ou desconstruir por si mesmos.
O tipo de caráter no Brasil, entranhado na formação moral de seu povo, mostra-se ainda mais degradante quando comparado ao das culturas orientais: lá eles colocam a moralidade num patamar mais elevado do que a própria vida, pela convicção de que a desonra a macula de forma indelével para não mais justificar sua manutenção. Assim, quando expostos por falhas da honra, é comum escolherem o suicídio antes de conviver com a vergonha. Em nosso país a valorização do homem não reside em esquivar-se da ilegalidade, mas na competência para negá-la à exaustão mesmo diante de todas as evidências contrárias, sendo esta capacidade motivo de orgulho por quem a domina e de admiração pelos que o defendem. A regra é de que o reconhecimento do delito jamais se faça por parte do criminoso, e a estratégia seja sempre a de transformar constatações inequívocas em "perseguições do poder vigente", e a correta aplicação da lei em injustiça.
Quando se segue justificando um líder sem caráter não há como escapar de um destes entendimentos: a pessoa não se informa, e a ignorância fá-la crer que é esperta; ela ainda olha para seu mundo de faz-de-conta com “olhar de poliana”; ou – o que é pior – ela tem o caráter tão distorcido quanto o líder que apoia. Mas encaixá-la sempre neste último tipo não revela uma visão menos distorcida e indigna do que qualquer outra.
O caráter é como a lâmina de uma faca que pede reação ao primeiro sinal de ferrugem: quando aparece pode ser removida com um leve passar da esponja, mas logo se integra para fazer com ela uma coisa única que não permite mais separar-se uma da outra.
E não sendo logo retirada do faqueiro a corrosão se estende a todas as que lhe estão próximas, não restando uma que não se transforme em prolongamento da que deixou de ser aço para ser ferrugem.
Calhordas se revelam pelo caráter, não pelos erros que todos cometemos. Daí que ninguém deveria ser tachado de canalha por esta ou aquela ação em particular, mas pelo conjunto da obra.
As leis são desnecessárias para o Homem honesto. Então casar pra quê? Um caráter honesto está acima das leis. Cuidado com quem te pedir em casamento.
_______Sim_
Pessoas com traços de caráter rígido tendem a serem frustradas amorosamente.
O indivíduo se torna muito competitivo e sempre busca a perfeição. Gerando em si um intelecto muito aguçado, qualidades atraentes e uma imensa necessidade de está no pódio.
No entanto, tudo é encenação, nada será suficiente, muito menos as paixões!
