Bom Senso

Cerca de 674 frases e pensamentos: Bom Senso

As pessoas boas e verdadeiras, agem pela razão e bom senso mas pensam com o coração, sempre se coloca no lado do próximo antes de tomar uma decisão.

erico edson
Inserida por ericoedson

Humanidade é a régua por onde medimos nossa habilidade racional de conviver em sociedade sem a necessidade de quaisquer regras impostas.

F.Selles
Inserida por Selles

Não há como discordar de Umberto Eco quando defende que as redes sociais deram voz a uma legião de imbecís que “antes falavam apenas num bar após uma taça de vinho, sem prejuízo para a coletividade". Mas há também que se considerar Max Ehmann, que séculos antes já nos lembrava de dar vez aos pobres de espírito, posto que eles também têm o que dizer. Na dúvida o bom senso nos pede ponderação entre levar a sério qualquer bobagem replicada muitas vezes ou assumir como premissa que tudo o que chega pelas redes não é digna de crédito.

Luiz Roberto Bodstein
Inserida por bodstein

Quando quisermos emitir uma opinião sobre alguém, segundo nossos critérios (porque sempre é) devemos lembrar que o outro também tem essa mesma capacidade, a de emitir uma opinião ao olhar pra você, segundo os seus próprios critérios.

Por isso, um e outro, pense, se o critério do outro vier a ser desproporcional a nós, há o mesmo risco de o nosso também ser com relação a ele.

Use de bom senso, compreensão e compaixão ao falar de alguém e se o que for dizer não trouxer benefícios, não diga nada ao outro, nem do outro, assim, sim, irá contribuir para o bem do outro, da sociedade e também do seu próprio!

Lívia Moura
Inserida por PontoDeEquilibrio

Esperar pelo bom senso de todas as pessoas é uma bela utopia.

Em contrapartida, sempre questionar nossas próprias impressões e preferir ignorar algumas coisas em nome do bom senso pode ser dar espaço demais.

Estou certa de que há muitos que não precisam ser convidados já são o bastante inconvenientes, mas também estou certa que, em nosso território, ninguém vai além do que permitimos ou quem sabe queremos, porque não dizer nada ou dizer sim acabam por ter o mesmo peso.

Por fim, de avanço em avanço, os espertos demarcam espaço e minam o território daquele que viu, fingiu que não viu e nada fez.

Por isso, um não as vezes é tão benéfico e necessário quando um sim!

Lívia Moura
Inserida por PontoDeEquilibrio

O Bom Senso é a balança entre o que é Tolerável e Intolerável.

Gretchen Stipp
Inserida por GretchenStipp

"Ópio Racional"
Quando tudo é ânsia
Me amolda o coração
Pois o efeito é (con)sequência
De longa duração

Aguieiras Fabio
Inserida por fabioaguieiras

O bom senso passou longe e fugiu de mãos dadas com a burrice para uma visita cordial ao descrédito.

Carol Aleixo (Aleishow)
Inserida por Aleishow

A única vantagem real que temos sobre os animais é a capacidade de pensar e o bom senso. Mas lembre-se, um cavalo é mais forte, um cachorro é mais amigo e um gato é mais ágil. Considerando que existem muitas pessoas que não sabem a diferença entre os "cocôs" deles, então não tem jeito, estas muitas pessoas nem estas vantagens terão.

di matioli
Inserida por dimatioli

Nunca me importei que amor e bom senso andem na contramão; a vida acaba nos ensinando a fazer os desvios certos.

Marilene Amaral Branquinho
Inserida por marileneamaralbranqu

Não é a ideologia que faz a pessoa, mas as pessoas é que deturpam e emburrecem as ideologias que abraçam.

Luiz Roberto Bodstein
Inserida por bodstein

Há sentimentos que eu gostaria de gritar ao mundo para que todos soubessem, mas o bom senso me obriga ficar em silêncio.

Valdir Aquino Lubas
Inserida por VALubas

Tenha bom senso. Tenha senso do ridículo. Ria de si mesmo. Ria dos outros. Mostre ao mundo que ninguém é melhor que você.

T.Gacciona
Inserida por thiagogacciona

Diante da força e da estupidez não há argumento.
Por mais que tenhamos razão, devemos abrir mão dela e fazer uso do bom-senso.

Francis Iacona
Inserida por FrancisIacona

Todos levamos em nosso interior uma boa dose
de energia, que não deve ser desperdiçada.
Vamos aprender a usá-la sempre para o bem...
Ela é que governa nossa vida, e para que a vida
tenha sentido, é preciso saber usar o tal do bom senso...
Propinas e corrupção colaboram ativamente para
apagar essa luz, que deveria estar sempre brilhante...
Osculos e amplexos,
Marcial

BOM SENSO PARA QUE A VIDA TENHA SENTIDO
Marcial Salaverry

É preciso saber o que é bom senso, para entender que ele é muito necessário para para que possa ser bem sentido o verdadeiro sentido da vida, e assim, é preciso saber que algo que precisa ser bem entendido, é que todos temos nossa energia interior e precisamos saber usá-la, pois por qualquer coisinha, ela é usada inadequadamente, já que muitas vezes permitimos que outros a desliguem quando agimos em discordância com o que mandaria nossa consciência, se ela estivesse acordada.

Quando eventualmente compactuamos com suborno, (seja ativo ou passivo), quando permitimos que outros dominem nossa personalidade, comandando nossos atos e atitudes, quando, enfim, deixamos de agir por nós mesmos, limitando-nos a uma função de "vaquinha de presépio", anuindo com atos contrários ao que é direito e correto, e pior ainda, quando permitimos atitudes desonestas, desde que nos sejam convenientes, ou seja, isto ou aquilo, pode ser errado, mas se me trouxer vantagens, embora prejudique outrem, deixa rolar, quem se prejudicar, que se dane, como por exemplo é o que o que geralmente pauta a atitude da grande maioria dos politicos, para não generalizar dizendo que são todos...

O interessante nesse fato, é que todos nascemos honestos, sinceros e com bom coração, e nossa energia interior deixa bem acesa o que poderemos chamar de nossa Luz Interior, que quando está acesa ilumina bem nosso caminho. Mante-la acesa ou não, dependerá de nosso livre arbítrio, e tais sentimentos nos são inatos, mas com o passar do tempo, segundo nossas necessidades de vida, os vamos relegando a plano secundário. Sempre surgem ocasiões em que somos "obrigados" a agir contra esses princípios.

As desculpas, perdão, os motivos para tanto são incontáveis, seja na vida familiar, seja na profissional. Quantas vezes mentimos, seja porque precisamos manter um emprego, seja porque nosso conjugue não pode saber onde fomos, seja porque passamos um farol vermelho, seja porque... Bem todos conhecemos um sem número de desculpas, perdão, motivos para irmos apagando nossa Luz Interior.

E convenhamos, é impossível ser-se absolutamente correto. As exigências da vida moderna sempre nos colocam diante de situações, em que a única solução é "sair pela tangente". Algo que é preciso observar com muito carinho e atenção é que tais atitudes incorretas devem ser repensadas quando percebemos que vamos atrapalhar a vida de alguém. E não é justo prejudicar outras pessoas, para obter algum benefício ilícito, mas acontece que tal atitude já é comum demais.

Da mesma maneira que a Luz Interior não se encontra à venda em lugar nenhum, ela não pode ser vendida, nem trocada. Portanto, ao ceder às tentações de vantagens desonestas, não estamos "vendendo" nossa Luz Interior, a estamos perdendo, pois ela vai se apagando, até não restar sequer uma fagulha.

Daí, restam apenas as vantagens auferidas, as propinas conseguidas, e fica em princípio a satisfação pessoal de que conseguimos enrolar todo mundo, e que somos mais espertos, mas nosso íntimo, que está na escuridão, eis que sabe a maneira com que tal posição foi conseguida e, mais cedo ou mais tarde, nesta vida ou em outra vamos olhar para dentro e ver que nossa Luz Interior, tão brilhante em seu início, inexiste. E aí... fazer o que?

Para evitar chegar a esse ponto, vamos procurar manter o que ainda resta de nossa Luz Interior, repensando atitudes. Na realidade, crescer prejudicando outros, não é mérito nenhum. No fundo, não deve dar aquela satisfação íntima do dever cumprido, eis que falta o brilho da Luz Interior.

É muito mais gostoso poder desfrutar do êxito conseguido tendo nossa consciência tranquila, com nossa Luz Interior brilhando ao máximo, ofuscando as vistas de quem tentou nos prejudicar, e sem duvida é muito gratificante olhar-se no espelho, e perceber dentro dos olhos o inequívoco brilho de nossa Luz Interior, e assim, saber que não desperdiçamos nossa energia interior, apenas a usando com boa intenções, para o bem. Que ao invés de prejudicar outras pessoas, as ajudamos, ou ao menos procuramos ajudá-las...

Esse o verdadeiro sentido da vida, e sabendo bem entende-lo, procure sempre fazer de seu dia, UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Inserida por Marcial1Salaverry
1 compartilhamento

Independente de normas, regulamentos e leis, a atitude que deve prevalecer em qualquer relação social é o bom senso. Podemos dizer que esta virtude é a capacidade ou maneira de ver as coisas como elas realmente são e de fazê-las como elas devem ser feitas.
Para adquirir bom senso não é necessário ter títulos acadêmicos e nem pertencer a uma determinada classe social. É uma questão de inteligência e de equilíbrio moral que não se aprende nas escolas e nem com os livros, mas com o cotidiano da vida e no permanente exercício de se colocar no lugar dos outros.
O bom senso é o modo de simplificar coisas ou assuntos aparentemente difíceis ou burocráticos.

Manoel O. Guimarães Jr
Inserida por Manoelogj

Não ouso definir o que seja "bom senso", porque é um conceito subjetivo e, que reclama apenas o respeito mútuo, entre os que convergem e os que divergem.

Augusto Felipe de Gouvêa e Silva (O Poeta Curitibano)
Inserida por poetacuritibano

Virtude e Bom-senso perderam espaço nos valores de algumas pessoas. Não é a toa que a televisão e outros meios de comunicação divulgam grande quantidade de sensacionalismo, tragédia, vulgarismo, superficialidade, e mesmo assim contam com uma boa audiência. Não é somente com o objetivo de tornar o povo mais ignorante, iludido e consumista - na verdade, isso já foi conquistado por ELES com grande sucesso. Hoje, pelo hábito, esse envenenamento mental já se tornou uma (necessidade) para atrair a atenção do público e são meios bastante eficazes de se ter (audiência). E quem são ELES? Um punhado de gente com grande poder politico econômico social, dedicados a se manter e ganhar mais poder a custos dos outros.

Quando a massa compreender que a mudança social começa em nós mesmos, no "Conhece a ti mesmo". A (ESSÊNCIA) das coisas terá mais importância do que a (SUPERFICIALIDADE) das coisas. Nesse sentido, palavras superficiais que geram conflitos, posturas dogmáticas e intolerantes, sejam elas na religião, na filosofia ou na política, deixará de ter força, ao passo que haveria um entendimento mais amplo do que A e B separados com antagonismo e orgulho humano. ''O Homem superior é amplo nas ideias e não toma partido; o homem inferior toma partido, mas não tem nenhuma amplitude de visão''.

Bruno Alberto Ferreira
Inserida por bruno_ferreira_1
1 compartilhamento

Tudo é questão de bom senso...
Na alegria para não virar euforia;
Na tristeza para não virar melancolia;
No orgulho para não virar egoísmo...
...na preocupação para não virar obsessão!

Todos os sentimentos são importantes, há quem dia que até a lágrima tem sua importância pois lava a alma;
porém bom senso entra para que essas mesmas lágrimas não sejam em demasia.

Bom senso cabe em todo lugar! Use-o.

Juliana Morais
Inserida por julianamorais35

O pior cego é aquele que não tem memória, discernimento e bom senso

Max Rocha
Inserida por maxrocha